6 de outubro de 2013

2013/2014 - 07J - Académica 0 - Rio Ave 1


A Académica perdeu esta sexta-feira com o Rio Ave por 1-0 numa partida que abriu a jornada 7 da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" não conseguiram o tão desejado regresso às vitórias num desafio que teve um desenlance infeliz para a Briosa que, diga-se, tudo fez para brindar o seu público com um triunfo.


A Académica entrou a todo o gás no jogo e dispôs das melhores oportunidades para marcar mas a trave, numa primeira instância, impediu o golo estudantil. Os comandados de Sérgio Conceição continuaram em busca do golo mas o intervalo chegava com o nulo a imperar no marcador. Algo bastante injusto, tendo em conta o pendor atacante da equipa da casa.

A segunda parte chegou com a mesma história e a Briosa voltou a construir boas jogadas de finalização mas nunca com a pontaria desejada. E como quem não marca sofre, seria o Rio Ave a marcar o único golo do jogo aproveitando um lance infeliz de Ferreira que introduziu a bola na própria baliza.

Com pouco tempo para reagir, a Académica já não conseguiu reentrar no desafio e o apito final confirmou o pior cenário para a Briosa: uma derrota caseira, completamente injusta e que mantém os "estudantes" com 5 pontos na tabela classificativa.

No próximo fim-de-semana, a Académica defronta o Penafiel num jogo que conta para a primeira mão da segunda fase da Taça da Liga.

espectadores: 2345

Crónica

O Rio Ave respondeu bem à última derrota caseira e, como tem sido seu apanágio, voltou a ganhar fora de portas, esta sexta-feira, em Coimbra, na abertura da sétima jornada da Liga. Quando era preciso dar a volta, os comandados de Nuno E. Santo disseram presente, já somam 10 pontos, e sobem provisoriamente ao sexto lugar.

O jogo, parafraseando Quinito, foi entretido, teve duas bolas no ferro, salomonicamente repartidas pelas duas equipas, e uma boa dose de oportunidades de golo, também bem distribuídas.

A Académica esteve melhor na primeira parte, poderia ter aberto o ativo, mas voltou a pecar na finalização, e acabou por sofrer o golo a 10 minutos do final da partida, numa altura em que tudo podia acontecer. Reiner Ferreira fez autogolo e agudizou os problemas da formação de Coimbra, que pode cair para a zona de despromoção no final da jornada.

Duas equipas com percursos irregulares, e, por isso, a precisar de pontos, sobretudo os da casa, entregaram-se a uma partida com ritmo e procura da baliza. Começou melhor a Académica, mais pressionante, aproveitando a postura positiva dos forasteiros.

Diogo Valente esteve por duas vezes à beira de marcar, bem apoiado por Djavan, sempre em postura ofensiva, e que lhe valeu, até, o primeiro momento alto da partida com um cabeceamento à barra ainda no primeiro minuto de jogo.

O Rio Ave soube responder e não fosse um pé maroto de Ricardo e Diego Lopes poderia ter aberto o ativo. Os vila-condenses podem, contudo, queixar-se de alguma má fortuna, com as lesões consecutivas de Rodríguez e Lionn, que debilitaram a defesa e obrigaram Nuno E. Santo a repensar a estratégia para o jogo.

André Villas Boas e Wakaso, que ficou no banco desta vez, tiveram de ser lançados de emergência, mas, felizmente, havia Roderick em campo, justamente no lugar do ganês, e assim foi fácil fazer o reajuste tático. Depois, o médio que entrou foi fazer dupla no centro da defesa com jovem internacional português, e Marcelo fechou do lado direito.

O problema é que duas substituições já tinham sido utilizadas e podiam faltar argumentos para a segunda metade… ou não. É nessa altura que a Briosa intensifica o assédio à baliza de Salin, em bolas paradas, mas também em ataque continuado. Foi, por assim dizer, o canto do cisne dos estudantes, ainda nos momentos inciais da segunda parte.

No entretanto, apenas uma «cavalgada» de Edimar conseguiu retirar Ricardo do marasmo. O lance teve, porém, o condão de despertar o ataque vila-condense, e o guardião português foi providencial a negar um golo que parecia certo a Ukra.

Pouco depois, Tarantini atirou também ao ferro na sequência de um livre, e Buval respondeu com um bom movimento à entrada da área para grande defesa de Salin. O Rio Ave, ainda assim, dava mostras de estar melhor na partida.

Com Ukra a crescer a olhos vistos, foi o pequeno extremo quem, numa variação de flanco, atirou o isco para Ferreira que, num mau gesto técnico, introduziu a bola na própria baliza. De nada valeu a reação dos da casa, em jeito de desespero, quando já só faltavam 10 minutos para o final da partida.

Opiniões 

Sérgio Conceição, treinador da Académica, após a derrota diante do Rio Ave, na flash à SportTV:

«Vocês viram o jogo, sabem que fizemos tudo. Entrámos muito bem, quase marcámos. Mas o golo não apareceu. Foi uma excelente primeira parte»

«O golo acabou por não aparecer e o Rio Ave marcou numa infelicidade nossa. É claro que depois do autogolo, naqueles minutos finais, jogámos mais com o coração do que com a cabeça»

«Falta-nos talvez mais agressividade na finalização, mas temos criado boas oportunidades. E tem faltado alguma sorte, também»

«Não fomos inferiores, mas tem faltado a sorte para fazer golos, que é o mais importante em futebol. Entrámos bem, e se, aos 20 minutos estivesse 2-0, ninguém acharia estranho. Nesse período, o Rio Ave só atirou à nossa baliza em livres e numa desatenção entre o Ferreira e o Capela. Na segunda parte, é normal termos uma pequena quebra para o fim, mas tivemos ocasiões para marcar. Entretanto, sofremos um autogolo e, nos últimos 10 minutos, é difícil aos jogadores dar animicamente uma resposta positiva e com clarividência.»


Nuno Espírito Santo, treinador do Rio Ave, após o triunfo em Coimbra, sobre a Académica, na flash à SportTV:

«Foi uma vitória muito importante, depois de uma semana difícil. Tivemos muitas oportunidades, o golo nasceu de uma infelicidade do adversário, mas tivemos antes muitas ocasiões para marcar»

«Foi uma semana muito complicada para nós, depois daquela derrota. É importante que internamente, haja a consciência de que estamos a desenvolver um trabalho que começou na época passada, com um ano que creio ter sido muito bom. Mas há processos que têm que ser feitos. Não digo que seja uma equipa em crescimento, já não é, mas como disse há processos que têm que ser cimentados»

«Voltámos a ter situações adversas, como o que aconteceu com o Rodriguez e o Lionn, que nos preocupa.»

«Foi uma primeira parte equilibrada, temos sempre tendência para ver só o que produzimos, mas a verdade é que não vi mais nada da Académica, além da bola na barra. Estávamos, de resto, à espera desse início forte e agressivo da parte do adversário. Depois, estatizámos e, na segunda parte, senti que estávamos perto do golo. O lance acaba por ser um momento infeliz, da parte do defesa da Académica, mas parece-me que o nosso jogador também podia fazer o golo. Os jogadores sentiam que podiam ganhar, e, quando assim é, seria ridículo transmitir do banco uma ideia contrária. Nunca senti que o empate seria bom para nós. Acho que a vitória nos fica bem.»

Diogo Valente, extremo da Académica, após a derrota com o Rio Ave, na flash à sportTV:

«Difícil de explicar mais esta derrota, porque jogámos bem, criámos boas oportunidades. Falta a bola entrar. E falta uma vitória para termos o clique nos falta para sair desta situação»

«Temos jogado bem, só falta a bola entrar. Não nos podem apontar nada, demos muito neste jogo, jogámos bem»

«Golo acontece numa infelicidade, mas até lá podíamos ter marcado»

«A sorte vai mudar, tenho a certeza. Sinto que a Académica vai acabar por fazer um campeonato tranquilo»

Destaques

A figura: Ukra

Demorou a acordar para o jogo, até porque Djavan atacava tanto que o obrigava a recuar para ajudar a defesa, mas, quando acertou o passo, animou o ataque da turma dos Arcos. Viu Ricardo negar-lhe um golo como uma boa defesa e bateu o livre que permitiu a Tarantini assinar um dos lances mais perigosos da noite. Mas ainda tinha mais um trunfo na manga, por sinal decisivo: foi ao lado esquerdo cruzar para o desvio involuntário de Reiner Ferreira para a própria baliza.

O momento: autogolo de Ferreira
Numa altura em que o jogo estava «partido», como se diz na gíria, e o golo podia surgir em qualquer das balizas, o azar abateu-se sobre a Briosa, mais concretamente sobre Reiner Ferreira, que, na tentativa de fazer um corte, acabou por desfeitear o próprio guarda-redes.

Outros destaques:

Diogo Valente
Grande início de jogo do esquerdino, dando amplitude ao jogo ofensivo da equipa e, como é habitual, geométrico nas bolas paradas e cruzamentos em geral. Bateu um livre para o cabeceamento de Djavan à barra e, mais tarde, atirou ao lado com Salin fora da jogada. Também ensaiou a meia-distância com perigo.

Djavan
Fez do lado esquerdo uma autoestrada passando, não raras vezes, à frente do próprio Diogo Valente. Além de um cabeceamento à trave, foi sempre um problema quer para Lionn, quer para Marcelo, tal a vocação ofensiva. Mas também foi capaz de roubar uma bola a Ukra, ainda na defesa, e fazer todo o corredor até ganhar canto. O brasileiro mostrou, todavia, ser bem melhor a atacar do que a defender, porque, nesse capítulo, mostrou algumas lacunas, sobretudo no durante o melhor período do Rio Ave.

Fernando Alexandre
Está para ficar no meio-campo estudantil, que estava carente da sua disponibilidade física e capacidade de «arrumar a casa». Grande pulmão e capacidade, até, de subir uns metros para tentar o remate.

Tarantini
Se o meio-campo do Rio fosse uma balança, Tarantini seria o seu fiel, pautando o equilibro da equipa, marcando os ritmos e organizando o futebol vila-condense. Esteve também perto do golo, num cabeceamento à barra, após livre de Ukra.

Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (0) - Rio Ave, (1)
90'André Villas-Boas cede canto de forma desnecessária.
90'Três minutos de compensação.
90'Remate de longe de Ogu ao lado.
90'Cartão amarelo para Makelele
89'Cartão amarelo para Del Valle
85'Entra Manoel do Académica
85'Sai Reiner do Académica
84'Entra Del Valle do Rio Ave
84'Sai Ahmed Hassan Koka do Rio Ave
80'Entra J. Ogu do Académica
80'Sai Cleyton do Académica
80'O golo: jogada de Ukra pela esquerda, com Reiner a tentar antecipar-se a Hassan e a desviar para a próxima baliza.
80'Autogolo de Reiner
75'Mais uma grande oportunidade para o Rio Ave! Grande jogada de Ukra pela direita, com Tarantini a não conseguir finalizar. na zona central, sem marcação.
70'Remate de muito longe de Fernando Alexandre para as mãos de Salin.
68'Entra L. Abdi do Académica
68'Sai Diogo Valente do Académica
66'GRANDE DEFESA DE SALIN!
65'Cartão amarelo para A. Wakaso
63'TARANTINI À TRAVE!! Ricardo estava batido, depois do livre da direita e do cabeceamento do médio.
61'FALHA UKRA! Braga cruza da esquerda, Hassan não consegue emendar e Ukra demora muito tempo, à frente de Ricardo, para finalizar. Bem o guarda-redes com a mancha.
59'Cartão amarelo para Diego Lopes
53'Fernando Alexandre falha o golo, cabeceamento ao lado depois de cruzamento da direito.
51'Cartão amarelo para Marcelo
51'Djavan está a dar bastante trabalho ao lado direito da defesa do Rio Ave.
50'2345 espectadores em Coimbra esta noite.
50'Cartão amarelo para Ukra
46'Recomeça o Académica - Rio Ave
45'Intervalo no Académica - Rio Ave
45'Três minutos de compensação.
44'Cartão amarelo para Marcelo Goiano
43'Remate de longe de Makelele ao lado.
41'Tarantini pede penálti depois de rematar contra o braço de Reiner. Bruno Paixão acha que não.
38'Boa jogada de Djavan termina em fora de jogo de um companheiro.
38'Cartão amarelo para Roderick
37'Entra A. Wakaso do Rio Ave
37'Sai Lionn do Rio Ave
37'Cartão amarelo para Diogo Valente
29'Grande remate de Diogo Valente, para fora!!
26'Diogo Valente cabeceia ao lado depois de uma saída em falso de Salin!!!
15'O Rio Ave tenta reagir
14'Que erro de Capela, a deixar Diego roubar-lhe a bola, mas Ricardo defendeu com o é!!!
14'A Académica carrega!
10'Entra Vilas Boas do Rio Ave
10'Sai A. Rodríguez do Rio Ave
5'Académca a todo o gás!
2'Djavan à barra!!!
1'Começa o Académica - Rio Ave
0'O Rio Ave está mais acima. É oitavo com sete pontos.
0'A Académica é antepenúltima na Liga com os mesmos cinco pontos de V. Setúbal e Olhanense.
0'Boa noite. Bem-vindos ao Académica-Rio Ave, jogo de abertura da sétima jornada, que vamos acompanhar ao minuto. Fique ligado!

Outros

Início de jogo atribulado para o Rio Ave, esta sexta-feira, em Coimbra. Em pouco tempo, Nuno Espírito Santo «perdeu» Rodríguez e Lionn, mas foi este último que mais preocupação suscitou.

De acordo com o técnico, o brasileiro teve de ser transportado aos hospitais da Universidade de Coimbra, devido a um problema ocular.

«Um jogador da Académica [Buval] meteu-lhe um dedo no olho, ele perdeu os sentidos, a pressão sanguínea no cérebro aumentou, perdeu o equilíbrio, e não estava em condições de continuar em jogo», afirmou.

«Ele já acordou, está bastante bem, o médico está com ele, e vai recuperar. Penso que irá passar a noite no hospital, temos bastante tempo para chegar a Vila do Conde», completou.

Treinos

A Académica regressa ao trabalho na próxima segunda-feira, numa sessão que está agendada para as 10:00, na Academia do clube.

A Briosa inicia a preparação para o duelo frente ao Penafiel, que conta para a primeira mão da segunda fase da Taça da Liga.

Adeptos querem Joeano de volta

Cântico a pedir o regresso do avançado

Nos minutos finais do jogo com o Rio Ave, na segunda derrota da época em jogos caseiros, foi possível ouvir alguns adeptos a entoarem um cântico a pedir o regresso de Joeano à Briosa.

O avançado brasileiro, que se encontra sem clube, deixou saudades em Coimbra, e o arranque em falso da equipa na 1.ª Liga levou até alguns adeptos a criar e alimentar uma página no Facebook chamada “Joeano na Académica”. 

in aac-oaf e maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário