11 de novembro de 2013

2013/2014 - Taça de Portugal - 4E - Académica 1 - Ac Viseu 1


A Académica venceu este domingo o Académico de Viseu através da marca de grandes penalidades e segue em frente na Taça de Portugal. Depois de ter batido o Belenenses no Restelo também após a marcação de castigos máximos, hoje a Briosa voltou a precisar dos penaltis para garantir a passagem aos oitavos de final.

Depois do nulo que imperou no tempo regulamentar, os golos apareceram no prolongamento com Diogo Valente a abrir a contagem num remate de fora da área. O 23 da Briosa chutou de muito longe e teve a preciosa ajuda do guardião viseense que ficou mal na fotografia e não conseguiu impedir que os "estudantes" se adiantassem no marcador.

Mas o golo de Diogo Valente não foi suficiente para a Académica resolver a questão de imediato. José Rui empatou o jogo a uma bola na segunda parte e levou as decisões para os penaltis. Aqui, Ricardo chamou a si os holofotes e voltou a ser decisivo parando duas grandes penalidades do Académico, com a Briosa a falhar apenas um castigo máximo.

No final, é a Académica quem segue em frente na competição e espera agora por adversário nos oitavos de final da Taça.

Força Rapazes!

espectadores: 1 486

Crónica 

Ricardo, o tal que Paulo Bento pré-convoca em série mas nunca chamou em definitivo à seleção, voltou a ser determinante este domingo ao defender dois remates da marca de grande penalidade e assim garantir a presença da Briosa na próxima eliminatória da Taça de Portugal.

Tudo isto depois de um jogo que apenas animou na segunda parte do prolongamento, com o primeiro golo, muito consentido, da Briosa e a vigorosa resposta do Ac. Viseu, que justificou o desempate pela marca de 11 metros e, talvez, até algo mais.

Um derby como este, que é também um clássico, merecia mais público, mas isso é pedir de mais nesta altura. Estudantes e viriatos não se encontravam a título oficial há 16 anos, apesar de estarem separados por apenas 80 kms.

Verdade seja dita que, perante o espetáculo que foi oferecido, também se compreende que tanta gente fique em casa. A Académica, natural favorita para o jogo, chamou a si o controlo dos acontecimentos, perante um Ac. Viseu que começou bem organizado e a pressionar alto.

Não é por acaso que a Briosa detém o pior ataque da Liga. Apesar de estar mais próxima da baliza do que o adversário, falta-lhe sempre qualquer coisa para fazer o golo. Nuno Piloto e Marinho deram os primeiros sinais de perigo, mas erraram o alvo.

Também Cleyton começou o jogo com o pé quente, mas para atirar de longe e com pouca intensão, em duas ocasiões. A réplica forasteira foi diminuindo com o passar do tempo, mas ainda houve tempo para um lance de Leonel, que passou Reiner Ferreira e rematou forte, por cima.

A tendência para melhorar na segunda parte foi aquilo que os adeptos da Briosa aguardaram logo após o intervalo, mas a reação, afinal, quase nem se viu. Nem depois da troca de pontas-de-lança, com a entrada de Rafael Oliveira para o lugar do «inexistente» Manoel. Ou da aposta em Diogo Valente.

O jogo continuava com pouca intensidade. A Académica procurava o golo, mas com pouco critério, perante um Ac. Viseu a fazer pela vida, a defender-se, e a tirar naturalmente partido da pouca clarividência atacante dos estudantes.

Só para dar uma ideia do desacerto de ambos os lados, Ricardo fez a primeira defesa apenas aos 73 minutos, mas a maior responsabilidade caia sobre os homens da casa, muito desinspirados e desconcentrados.

O prolongamento tornou-se, pois, inevitável. Mas começou bem para os estudantes, mercê de um erro de Janota, que deixa passar entre as mãos um remate aparentemente fácil de Diogo Valente.

O golo teve, todavia, o condão de espicaçar o adversário, que teve em Zé Rui o grito do Ipiranga. O empate foi mais do que merecido pela forma como os viriatos desfizeram a defesa da casa quando se viram a perder.

A lotaria dos penaltis acabou por sorrir aos de Coimbra, que eliminaram pela terceira época consecutiva uma equipa treinada por Filipe Moreira, mas podem agradecer fortemente a Ricardo. E, já agora, também ao miúdo Magique que, no último pontapé, não vacilou.

Opiniões 

Sérgio Conceição, treinador da Académica, na final da vitória, nos penaltis, sobre o Ac. Viseu, e que permite à equipa passar à próxima eliminatória da Taça de Portugal:

«Vendo o que aconteceu às equipa da I Liga, que jogaram com outras de ligas diferentes, veja-se o caso do Gil Vicente, não me parece nada de anormal. É mais fácil defender que arranjar soluções ofensivas para desequilibrar o adversário. Se virem bem, o Ac. Viseu, que nos mereceu todo o respeito, fez um remate aos 77 minutos. Depois podemos divagar, e todos terão uma opinião diferente, mas é isto. Estou contente por passar, é difícil jogar contra equipas fechadinhas, há demérito nosso também, mas penso que é justa a nossa passagem, não há muito mais a dizer.

Jogar bem? Já sabem como sou pragmático. Jogar bem é passar, se queremos espetáculo, podemos ir ao teatro ou ai cinema. É evidente que esta equipa ganhou a Taça há dois anos, mas é claramente uma alegria quando conseguimos passar mais uma eliminatória. Agora, se jogamos melhor ou pior… Claro que já tivemos melhores jogos em termos de dinâmica de jogo, mas para uma equipa que tem de desequilibrar o adversário não é fácil jogar com tanta gente atrás da linha da bola.

[Sonham com o Jamor?] Em termos de balneário, sabemos bem o que queremos, com maior ou menor dificuldades, estamos conscientes de que estamos a fazer um trabalho competente. Por vezes, não é fácil lidar com algumas faltas de sorte, mas acho que temos qualidade para atingir os nossos objetivos, que passam pela manutenção e chegar o mais longe possível nas taças.

[Abdi foi desconvocado, o que se passou?] Apresentou-se com algumas dores no sítio que o obrigou a parar no início da semana, ressentindo-se, e, como não se estava disponível, tivemos de chamar um jovem, o Magique. Fico contente por colocar mais um jovem da Académica em jogo, e foi ele que acabou por decidir, marcando o último penalti. O Ferreira também levou uma pancada, e são, por vezes, estas situações que as pessoas não percebem, mas que nos condicionam.»

Filipe Moreira, no final da derrota, nas grandes penalidades, este domingo, em Coimbra, diante da Académica, e que ditou a eliminação do Ac. Viseu da Taça de Portugal. O treinador começou por se queixar da sobrecarga de jogo na II Liga:

«Jogámos quarta-feira e o pior que podia acontecer, para quem anda em maratonas, foi voltar a jogar agora. Aliás, andamos a jogar todos os dias, sem parar. Não somos profissionais, se calhar somos de outro planeta.

Hoje a minha equipa entrou com personalidade, digo eu, perante uma equipa que teve da parte da direção, e treinador, uma atitude de grande dimensão humana ao deixar-nos jogar domingo, senão teríamos de jogar ontem. Tivemos muita personalidade, as equipas estiveram muito iguais, só houve duas oportunidades nos 90 minutos, do Marinho e do Leonel. Portanto, as equipas equivaleram-se, respeitaram-se, e o resultado acaba por ser justo no final dos 90 minutos. Agora, no prolongamento, fomos melhor equipa, só nós tínhamos de ganhar, de resto viram como sofremos o golo, e só com muita dificuldade fizemos o empate, que assenta que nem uma luva aos meus jogadores, mas merecíamos não ir aos penaltis.

Quero dar os parabéns aos meus jogadores pelo estoicismo, caráter, e condição física, mas estou triste porque as claques do Académico tiveram uma presença fantástica aqui e mereciam, tal como os jogadores, que seguíssemos em frente.

Em suma, foram três anos seguidos a ser eliminado aqui, com o Oriental, o Sp. Covilhã, e agora pelo Ac. Viseu. As últimas duas até foram nas grandes penalidades. Por isso, se quiserem convidar-me outra vez, estejam à vontade. Aqui é tiro e queda. É só dizer no sorteio quem é que querem. Filipe Moreira? Ok, digam dia e hora, estou disponível.»

Diogo Valente, avançado da Académica, na final da vitória, nos penaltis, sobre o Ac. Viseu, e que permite à equipa passar à próxima eliminatória da Taça de Portugal:

«Foi mais uma vez sofrido, mas o que interessa é que passámos. O golo? Recebi a bola, consegui rodar, e tentei a sorte, o guarda-redes deles foi infeliz, mas a bola entrou, é o que interessa. Quando olhei, vi que largou a bola, fiquei na expetativa, vi que entrou e festejei o golo. Ainda temos um longo caminho, mas é assim que começamos a chegar perto da final, temos sido felizes, sabemos disso, com duas passagens nos penaltis. Sentimos que a estrelinha está connosco. O Ac. Viseu é uma equipa difícil, e sabíamos como viriam jogar aqui. Tiveram muito mérito, criaram-nos muitas dificuldades. Nós, os que ganhámos a Taça há dois anos, partilhámos o que vivemos com os novos colegas, e claro que sentem que é uma festa única, que queremos repetir.»

Destaques 

A figura: Ricardo


Já tinha defendido cinco grandes penalidades numa eliminatória da Taça da Liga, no ano passado, diante do Sp. Covilhã, curiosamente também treinado na altura por Filipe Moreira. Desta feita, foram dois, os suficientes para colocar a equipa na próxima eliminatória da Taça de Portugal. Antes disso, já tinha feito várias defesas, que retardaram o empate viseense. Está, definitivamente, em grande momento de forma.

Outros destaques:

Diogo Valente

Não se pode dizer que tenha entrado para revolucionar a partida, mas a qualidade do seu pé esquerdo fez-se notar. Que o diga Ricardo Janota, que, numa má abordagem, logo no início do prolongamento, menosprezou um remate do ex-Cluj, deixando a bola entrar na baliza.

Cleyton

Está a atravessar um bom momento e isso vê-se na forma como assume o jogo, pede a bola, e ainda tenta finalizar. Este domingo foi dos pouco da Briosa com rendimento próximo do habitual, sempre bastante em jogo, tentando lançar os colegas e empurrar a equipa para a frente.

Leonel

Foi dele a única jogada de verdadeiro perigo do Ac. Viseu na primeira parte, num belo lance em que contornou Reiner Ferreira e fletiu para o meio para atirar com toda a força por cima. Depois, voltou a insistir, num remate de ressaca, ainda no dealbar da segunda parte.

Zé Rui

Outrora uma promessa do eixo Alverca-Benfica, por estes dias na II Liga. Foi determinante no assalto final que deu o empate aos viseenses, com inúmeras arrancadas pela esquerda.


Ao minuto

120'Mas não falha, à Panenka e tudo: 4-4!
120'FIM DO Académica, (0) - Académico Viseu, (0)
120'Seguem-se os penaltis!
120'Ricardo defende o primeiro penalty de Diogo Alves!!! Continua o 1-1
120'Cleyton atira ao lado!!! Continua o 1-1
120'Marca Marco Lança para o Ac. Viseu. 1-2
120'Fernando Alexandre marca!!! 2-2
120'Luisinho, ex-Académica, permite a defesa de Ricardo!!! Mantém-se 2-2!
120'Diogo Valente coloca a Académica na frente: 3-2
120'Ivanildo faz o 4-3!!!
117'Está o ambiente estragado!!! Tudo começou numa atitude de Ferreira, que faz que dá a bola a um adversário, mas depois vai para cima dele. Grande confusão!
114'Cruzamento da esquerda, mais um, mas desta feita Zé Rui, do lado contrário, não perdoou!!!
113'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de José Rui
112'Outra grande defresa de Ricardo! Agora era Digo Alves!
111'Cartão amarelo para Diogo Alves
110'Que defesa enorme de Ricardo!!! Jogada de Zé Rui pela esquerda, que centra, e Tiago Rosa aparece sozinho perante o guarda-redes a encher o pé!!!
108'Diogo Alves foge pela esquerda e remate a rasar o poste!
106'
105'Fim da primeira parte do prolongamento do Académica - Académico Viseu
99'Defende Ricardo! Era Luisinho que tenta de cabeça após cruzamento de Zé Rui!!
98'Cartão amarelo para Ivanildo
96'Cartão amarelo para Ibraima
92'Um golo caído do céu para a Académica!! Remate de longe de Diogo Valente, com pouca força, Janota dá a sensação que vai sacudir a bola com a ponta dos dedos, mas deixa-a passar por cima e acaba por confirmar o golo quando se vira e tenta tirar a bola da baliza!!!
92'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Diogo Valente
91'Começa o prolongamento do Académica - Académico Viseu
90'Um prolongamento que poderia ter sido evitado se a Académica tivesse sido mais séria no ataque...
90'Final da segunda parte do Académica - Académico Viseu
90'Cruza Diogo Valente, segura Janota!
90'O árbitro dá quatro minutos de compensação.
89'Cartão amarelo para Aníbal Capela
88'Agarra Ricardo!
87'Reiner Ferreira está a coxear e a Académica já esgotou as substituições!
85'Janota agarra a dois tempos.
83'Remate de Zé Rui, para fora!
77'Entra G. Magique do Académica
77'Sai Nuno Piloto do Académica
75'Cartão amarelo para Tiago Gonçalves
74'Sai Leonel do Académico Viseu
74'Entra Diogo Alves do Académico Viseu
73'Boa defesa de Ricardo, a primeira da partida, a remate de João Martins!
68'Entra José Rui do Académico Viseu
68'Sai B. Ouattara do Académico Viseu
68'Entra Luisinho do Académico Viseu
68'Sai Cafu do Académico Viseu
65'Sai Marinho do Académica
65'Entra Diogo Valente do Académica
63'Livre de Marcelo para defesa apertada de Janota!
60'Livre disparatado de Ivanildo, da lateral, levando a bola a sair pelo lado oposto!
58'Grande oportunidade para a Académica!!! Marinho passa o guarda-redes, mas Marco Lança recupera posição e consegue cortar!
56'Entra Rafael Oliveira do Académica
56'Sai Manoel do Académica
53'Canto de Ivanildo, resolve Janota com uma palmada!
51'Continua tudo muito denunciado da parte da Académica, com o Ac. Viseu a fazer pela vida...
49'Leonel volta a criar perigo! Novamente por cima, agora num pontapé de ressaca!
45'Jogo sem sabor em Coimbra, com a Académica a mostrar as habituais dificuldades no ataque, perante um Ac. Viseu que até tenta dar réplica,
45'Intervalo no Académica - Académico Viseu
45'Recomeça o Académica - Académico Viseu
42'Continua o ritmo lento...
36'A Académica está a jogar com um fumo preto em sinal de luto pela morte do antigo presidente do clube Cortez Vaz. Aliás, no ínicio do jogo, já havia sido cumprido um minuto de silêncio em memória do dirigente que liderou a instituição nos anos 70.
31'Cartão amarelo para Marco Lança
26'Que perigo!!! Leonel passa René Ferreira, ganha espaço ao meio, mas atira muito por cima!!!
25'Novamente Cleyton a insistir na meia-distância, mas com pouca força, fácil para Janota!
21'Cleyton atira muito por cima!
20'O Ac. Viseu tem tido agora alguma posse de bola, mas sem criar perigo.
17'Ritmo baixo
11'Cartão amarelo para Djavan Ferreira
11'Cartão amarelo para Paulo Monteiro
11'Agora é Marinho que falha na pequena área!
10'Cruzamento de Marinho e Piloto aparece muito bem a cabecear, por cima!
6'Tudo muito equilibrado para já, com pressão alta do Ac. Viseu
4'Já está tudo bem com o guarda-redes da Briosa
2'Ricardo envolve-se com Ouattara na linha lateral, cai, e está a queixar-se do ombro!
1'Começa o Académica - Académico Viseu
0'Estudantes e viriatos já não se encontravam há 16 anos.
0'Um derby histórico como este merecia mais público! Está muito pouca gente,
0'O árbitro da partida é Paulo Baptista de Portalegre, auxiliado por José Braga e Valter Rufo. O quarto árbitro será Ricardo Lourenço.
0'AC. VISEU: Ricardo Janota; Marco Lança, Tiago Gonçalves, Pedro Monteiro e Tiago Rosa; Ibraima; Leonel, João Martins e Bruno Loureir
o; Cafu e Ouattara. Suplentes: Hélder Godinho, Luisinho, Capela, José Rui, Diogo Alves, Ricardo Ferreira e Tomé.
0'Suplentes: Peiser, João Real, Bruno China, Makelelé, Diogo Valente, Rafael Oliveira e Magique.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo Goiano, Aníbal Capela, Reiner Ferreira e Djavan; Fernando Alexandre e Nuno Piloto; Marinho, Cleyton e Ivanildo: Manoel.
0'Vamos, desde já, às equipas oficiais.
0'Bem-vindos ao Académica-Ac. Viseu, jogo da IV eliminatória da Taça de Portugal, para seguir,aqui, no MAISFUTEBOL. Fique ligado.
0'Começa o Académica - Académico Viseu

Penáltis

ACV: Diogo Alves permite a defesa a Ricardo
AAC: Cleyton falha
ACV: Golo de Marco Lança
AAC: Golo de Fernando Alexandre
ACV: Luisinho permite a defesa de Ricardo
AAC: Golo de Diogo Valente
ACV: Golo de Paulo Monteiro
AAC: Golo de Ivanildo
ACV: Golo de João Martins
AAC: Golo de Magique

in AAC, Maisfutebol,
imagens Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário