19 de janeiro de 2014

2013/2014 - 16J - Académica 1 - Gil Vicente 0: Djavan na compensação garante três pontos para a Briosa


A Académica venceu este domingo o Gil Vicente por 1-0 numa partida que contou para a 16ª jornada da Liga ZON Sagres. Os "estudantes" chegaram ao golo por intermédio de Djavan, aos 90 minutos, num encontro que possibilita à Briosa somar 21 pontos na tabela classificativa.

A equipa orientada por Sérgio Conceição desde cedo que andou em busca do golo e teve várias oportunidades para inaugurar o marcador, mas quase sempre sem a pontaria afinada. Makelele, já na segunda parte, teve nos pés aquela que foi, muito provavelmente, a melhor ocasião para a Académica mas o remate saiu torto e ao lado, quando estava já na cara de Adriano.

Mas, como diz o ditado, tantas vezes vai o cântaro à fonte que alguma vez há-de-partir. Foi isso que aconteceu aos 93 minutos quando Djavan respondeu da melhor maneira a um cruzamento de Ivanildo e a um desvio de Manoel para fazer o único golo do desafio e dar três preciosos e justos pontos aos "estudantes".

Com este triunfo, a Académica ocupa a nona posição da tabela classificativa, com 21 pontos, sendo que na próxima jornada desloca-se a Alvalade para defrontar o Sporting.

Árbitro: Duarte Gomes
nº espectadores: 2736


Crónica

A Académica aproveitou bem os dois jogos consecutivos em casa e, frente a equipas em crise, o P. Ferreira na semana passada, e o Gil Vicente este domingo, somou seis pontos, e voltou a dar um salto na classificação, agora para mais perto do primeiro terço da tabela.

Mais: os estudantes conseguiram somar três vitórias consecutivas pela primeira vez esta época, contando um o jogo para a Taça de Portugal. Quer isto dizer que, em 2014, a equipa de Sérgio Conceição só sabe ganhar

Os galos estão a cair a pique. Todos anos, mais coisa menos coisa, aparece uma equipa assim. Faz uma primeira volta surpreendente e o oposto na segunda metade do campeonato. Jorge Jesus, nos primórdios como treinador, teve essa experiência em Felgueiras…

A vitória foi, todavia, bastante sofrida, pois foi preciso esperar até ao minuto 93 para ver Djavan acertar, por fim, com as redes gilistas, castigando uma equipa que, até então, não fizeram mais nada senão defender.

A primeira parte do jogo foi para esquecer. Metidos lá atrás, os gilistas não arriscavam um milímetro e os estudantes, também pouco à vontade em ataque continuado, bem tentaram desmontar aquela armadura, mas sem sucesso.

A juntar a isso, Duarte Gomes abordou o jogo com um zelo despropositado, levando à interrupção permanente da partida e chegou ao fim dos 45 minutos com cinco cartões amarelos, a maior parte deles injustificados.

Lá dentro, os jogadores procuraram seguir as instruções dos treinadores, ambos apostados na contenção inicial para tentar alguma coisa mais na segunda parte. O resultado disto foi que apenas a Académica teve situações de relativo perigo e apenas uma, em rigor, digna desse nome.

Foi num remate de Cleyton, com Adriano a defender em dificuldade, mas sem direito a uma emenda acertada. Aliás, aquilo que mais faltava à Briosa era mesmo o acerto no ataque. Ganhou livres, um deles na meia-lua, cantos e cruzou a rodos, mas o pior foi enganar Pecks e seus pares. Simplesmente inexpugnáveis.

A segunda metade do jogo, efetivamente, um pouco mais movimentada, fruto da tentativa do Gil de subir alguns metros no terreno. Os galos revelaram algumas melhorias, uma pitada de atrevimento, mas ficaram-se por ai.

A Académica voltou a ter as despesas do jogo, estreou Salvador Agra, procurando assim refrescar as alas, e trouxe-se mais emotividade e expetativa para os momentos finais. Que se resumiram, no fundo, a uma Briosa a tentar como podia chegar ao golo perante um conjunto gilista a fazer o mesmo, mas a defender e a gerir os tempos de jogo.

Até que, mum livre, depois de tanto resistir, os galos não conseguiram neutralizar Djavan e, com o golo, finalmente houve música afinada. Por outras palavras, fez-se justiça, ainda que tardia...

Opiniões

Sérgio Conceição: «Passámos 90 minutos a tentar fazer golo»
«Passamos 90 minutos a tentar fazer golo, com uma forte dinâmica ofensiva, com prazer e alegria, face a um Gil sempre a defender, com toda a gente atrás da linha da bola, o que dificultou a nossa tarefa. Ainda assim, tivemos bons momentos no jogo, os jogadores interpretaram bem o que eu disse, estivemos sempre equilibrados. O golo aconteceu aos 90, podia ter sido aos 20 ou 30, ou nos dois penaltis que não foram assinaladas. Infelizmente contra nós os árbitros têm dificuldade em ver. Fizemos um jogo fantástico, que conseguiu empolgar o público. Na vida, acredito sempre muito naquilo que faço, não tive um trajeto fácil no futebol, como sabem, podia não ser tão bom tecnicamente como os outros, mas na ambição, no querer, era difícil de superar.»


«Para nós, os árbitros não veem as grandes penalidades» - Sérgio Conceição
O treinador da Académica considera que a postura defensiva do Gil Vicente dificultou a ação dos estudantes que, ainda assim, venceram por 1-0 graças a um golo de Djava no período de compensação.
«Passámos 90 minutos a tentar fazer golos. Tivemos uma dinâmica ofensiva muito forte e o Gil Vicente sempre a defender, com toda a gente atrás da linha da bola, o que dificultou a nossa tarefa. Mesmo com falta de espaço, fomos uma equipa forte, com momentos muito bons no jogo. Os jogadores interpretaram bem o que lhes foi pedido. Estivemos sempre equilibrados a atacar neste jogo, o que foi fundamental», disse Sérgio Conceição antes de falar sobre a arbitragem:
O golo aconteceu aos 90, mas podia ter acontecido aos 20 ou aos 30 ou nos dois penáltis que não foram assinalados a nosso favor. Infelizmente, os árbitros para nós não veem as grandes penalidades, mas temos de definir critérios. Já sofremos dois ou três penáltis com a bola na mão e que foram assinalados. Hoje, tivemos um na primeira parte e outro na segunda parte. Hoje fizemos um jogo fantástico, que conseguiu empolgar o público.» - in abola

João de Deus, treinador do Gil Vicente, no final da derrota em Coimbra, este domingo, diante da Académica:
«Foi um jogo difícil para nós. Perder no último minuto dos descontos é duro, mas o futebol é isto. Foi pena. A equipa demonstrou uma organização forte, conseguiu cerrar fileiras durante todo o jogo, foi pena este desfecho final. Se a Académica foi melhor? Teve mais bola e quando se tem mais bola, tem-se mais oportunidades para ganhar. Teve uma ou duas. Não foi por a Académica ter vencido. O amargo de boca é por termos perdido no último minuto do jogo. Hoje perdemos no último minuto, quem sabe se amanhã não ganhamos no último suspiro? Deixa-nos triste, mas temos de continuar a fazer o nosso trabalhar e tentar ser mais competentes, para que situações destas não voltem a acontecer no futuro.»

Djavan, jogador da Académica, no final da vitória em Coimbra, este domingo, diante do Gil Vicente:
«Fui o autor do golo, e é para isso que trabalho para isso. Tive a felicidade de ajudar a equipa a conquistar vitória. Realmente foi um jogo bastante difícil, mas sempre jogámos sempre determinados a ajudar a nossa equipa. Fizemos uma grande partida, o resultado é justo. Agora vamos descansar, e voltar a trabalhar com o pensamento num jogo bastante difícil, com o Sporting. O futebol aqui é diferente, tenho de defender mais, mas sempre que a oportunidade surgir, eu vou tentar marcar, como aconteceu hoje. Se no próximo jogo aparecer outra oportunidade, vou tentar fazer também. Fico feliz por ajudar a equipa a conquistar objetivos, o grupo todo está de parabéns. Espero que no final da época possamos sair de cabeça erguida.»

Destaques

A figura: Djavan
Autentica pedrada no charco do marasmo ao longo da partida, ganhou estatuto de figura ao soar do gongo com o golo que trouxe justiça ao resultado. Fica-lhe bem o prémio depois do jogo que estava a fazer, sempre a altas rotações, sempre com a baliza na mira, e com pilhas para dar e vender.

Outros destaques:

Ivanildo
Mexeu muitas vezes com a partida, em velocidade, algo que nem sempre se viu no terreno. É muito difícil de parar quando embala com a bola colada no pé esquerdo. Houvesse mais como ele e dificilmente a Académica teria sofrido tanto para ganhar.

Fernando Alexandre
A máquina do costume. Para quem estava em dúvida, jogou como se nada fosse. Encheu o campo, com uma disponibilidade e vigor físico impressionante. Se os centrais tiveram uma tarde descansada, em muito ficaram a dever ao trabalho do buliçoso médio ex-Olhanense.

Pecks
Faz lembrar Rolando nos seus primórdios no Belenenses, quando tinha ainda um ar franzino e o cabelo mais curto. Também a jogar fez lembrar o conterrâneo cabo-verdiano. Imperial, colecionou cortes decisivos e outras ações de qualidade, que evitaram males maiores para Adriano.

Adriano
Sem ter sido à prova em doses industriais, acabou por ser a principal razão da improdutividade dos avançados da Académica. Fez pelo menos três defesas importantes, revelando-se sempre atento e concentrado. Só não parou o golo de Djavan.

Ao minuto

90'A justiça chegou no fim, com o golo de Djavan, a castigar um Gil Vicente que só defendeu.
90'FIM DO Académica, (1) - Gil Vicente, (0)
90'Livre de Ivanildo, Manoel atira, Adriano defende para a frente, e Djavan confirma!!
90'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Djavan Ferreira
90'Mais quatro minutos extra...
89'Entra Paulinho do Gil Vicente
89'Sai S. Nwankwo do Gil Vicente
88'Cartão amarelo para Caetano
86'Salvador Agra bate um livre muito largo, e a bola sai pela linha de fundo...
83'Entra Manoel do Académica
83'Sai G. Magique do Académica
79'Entra Caetano do Gil Vicente
79'Sai Brito do Gil Vicente
78'Defende Adriano! Era um bonito de Diogo Valente!!
76'Míssil de Fernando Alexandre por cima!
73'Mal agora Djavan, a ganhar a bola, mas a chutar sem nexo de pé direito!
72'Entra Avto do Gil Vicente
71'Sai Diogo Viana do Gil Vicente
71'Entra Diogo Valente do Académica
70'Sai Marinho do Académica
70'Que perigo!!! A bola sobra para Makelelé, que atira de primeira, ao lado!!
69'Diogo Viana bate direto para os punhos de Ricardo!
67'Defende Adriano, era canto direto!
67'Corta Gabriel para canto! Era um cruzamento cheio de perigo de Marcelo!
64'Pede-se grande penalidade a favor da Académica, por falta sobre Marinho!
63'Que mal Magique! Tentou um chapéu mas muito por alto!
59'Entra Salvador Agra do Académica
58'Sai Cleyton do Académica
58'2736 espetadores
57'Marcelo e Brito chocam de cabeça, partida interrompida, numa altura em Salvador Agra se prepara para se estrear na Académica!
55'Grande cabeceamento de Magique a livre de Ivanildo, a bola ainda raspa na barra!!!
52'Cartão amarelo para Diogo Viana
51'Bem mais movimentada a segunda parte!
48'Grande corte de Pecks a impedir que Marinho pudesse marcar!!
48'Makelelé, com um bom gesto técnico, recebe a bola e remate, à entrada da área, para defesa fácil de Adriano.
47'O Gil começa mais afoito!
46'Recomeça o Académica - Gil Vicente
45'Jogo fraco em Coimbra, com a Académica a assumir as despesas, mas sem conseguir criar perigo perante um Gil muito fechado!
45'Intervalo no Académica - Gil Vicente
44'Cartão amarelo para Makelele
42'Cartão amarelo para Brito
39'Bate Cleyton, contra a barreira! Canto. Mas ficou-se a reclamar mão!!
38'Falta sobre Marinho na meia-lua!! Livre muito perigoso!!
37'Finalmente!! Remate de fora da área de Cleyton para defesa a dois tempos de Adriano!!
35'O Gil consegue finalmente sair da área e conquista um canto.,,
33'Cruzamento muito perigoso de Ivanildo, a rasar o poste mais distante, mas ninguém consegue o desvio!
32'A Académica tem 65% de posse de bola contra os 35 do Gil!
29'Mesmo assim, nota-se um ascendente da Académica,mas o Gil está muito lá atrás!
26'O jogo está mexido,mas sem oportunidades, quer para um lado, quer para o outro...
22'Fernando Alexandre, à falta de melhor, atira do meio da rua, por cima!
20'Marinho... ao lado!
18'Grande atrapalhação na área do Gil, mas a bola acaba por ser afastada!
11'Duarte Gomes está implacável, 11 minutos e já distribuiu três amarelos!
11'Cartão amarelo para Marcelo Goiano
10'Ivanildo num livre direto para as mãos de Adriano!
9'Cartão amarelo para Vítor Vinha
7'A Académica manda no jogo!
6'A Académica está a remeter o Gil para a sua área com uma sucessão de livres e cantos!
5'Cartão amarelo para Luís Silva
4'Primeiro canto da partida, com perigo para a Académica, mas a bola chega a Adriano.
2'Jogo dividido a meio-campo, para já...
1'Começa o Académica - Gil Vicente
0'E já agora, Pitbull também passou pela Briosa, e também está lesionado...
0'Vítor Vinha, jogador formado na Académica, volta hoje a enfrentar a antiga equipa. Há outro ex-estudante no plantel gilista, o maliano Keita, mas está lesionado.
0'Ainda não voltou a chover, mas o tempo continua frio, e isso também terá influência no escasso público...
0'No jogo da primeira volta, a equipa de João de Deus venceu também por dois golos sem resposta.
0'O Gil Vicente tem apenas uma vitória em Coimbra, contra as cinco dos anfitriões, mas aconteceu há pouco tempo, em 2012, quando os galos surpreenderam a Briosa vencendo por 0-2.
0'As equipas já se encontram em aquecimento. Pouco público, quando faltam 20 m para o início.
0'Já João de Deus, deixa de fora o júnior Inácio e Daniel, que eram, justamente, novidades nos convocados...
0'Na Briosa, destaque para a chamada de Salvador Agra, um dos reforços de Inverno, que vai ficar no banco. Moussa, outro reforço, que também havia sido convocado, foi para a bancada, tal como Bruno China.
0'SUPLENTES: Caleb, Halisson, Nelson Agra, João Vilela, Caetano, Avto e Paulinho.
0'GIL VICENTE: Adriano; Gabriel, Pek’s, Danielson e Vítor Vinha; Leandro Pimenta; Luís Silva e Vítor Gonçalves; Diogo Viana, Simi e Brito.
0'SUPLENTES: Peiser, Aníbal Capela, Marcos Paulo, Nuno Piloto, Salvador Agra, Diogo Valente e Manoel.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo, Halliche, João Real e Djavan; Fernando Alexandre; Makelelé e Cleyton; Marinho, Magique e Ivanildo.
0'Já equipas oficiais!
0'O árbitro da partida é Duarte Gomes, de Lisboa, que será auxiliado por Venâncio Tomé, Nuno Vicente. O quarto árbitro será Hélder Malheiro.
0'O dia começou com sol em Coimbra, mas já evoluiu para nublado, e até cairam uns aguaceiros. Estão cerca de 12 graus e um vento que deixa a sensação de estar ainda mais frio!
0'João de Deus viu melhorias na equipa na Madeira, no empate com o Nacional, para a Taça da Liga. Falta perceber se serão consistentes.
0'Já os galos estão a cair a pique na classificação e, depois de terem sido considerados a sensação da primeira volta, somam 9 jogos oficiais sem ganhar. São a segunda equipa há mais tempo sem ganhar, depois do Belenenses.
0'Depois dos 4-2 ao Paços de Ferreira da semana passada, que lhes valeu mais de metade dos golos somados até então, os conimbricenses estão em alta.
0'O início foi irregular para os estudantes, mas, nas últimas semanas, a recuperação pontual salta à vista e, neste domingo, há perspetiva até de acontecer uma coisa inédita esta época: a Briosa pode somar a terceira vitória consecutiva, contando com um jogo para a Taça de Portugal.
0'Estudantes e galos estão empatados no oitavo lugar da tabela, ambos com 18 pontos, tal como o Rio Ave, pelo que este jogo será uma espécie de «tira-teimas».
0'Boa tarde. Sejam bem-vindos ao Académica-Gil Vicente, jogo da 16ª jornada da Liga, para acompanhar, ao minuto, no Maisfutebol. Fique ligado!

in: AAC-OAF, MAISFUTEBOL
fotos: tvi24

Sem comentários:

Enviar um comentário