24 de março de 2014

2013/2014 - 24J - Benfica 3 - Académica 0


A Académica perdeu este domingo com o Benfica por 3-0, numa partida disputada no Estádio da Luz e que contou para a 24ª jornada da Liga ZON Sagres. Ainda não foi desta que os "estudantes" atingiram os 30 pontos na tabela classificativa e para isso muito contribuiu o facto de a equipa da casa ter chegado cedo ao golo, por intermédio de Lima.

O actual líder do campeonato viu-se em vantagem cedo e ampliou-a ainda na primeira parte, quando Lima fez o 2-0. Apesar de a Académica nunca ter desistido de procurar outro resultado, seria novamente a equipa da casa a marcar, na etapa complementar, com Enzo Pérez a estabelecer o resultado final em 3-0.

Uma palavra para os adeptos da Briosa que marcaram presença no Estádio da Luz, fazendo mais uma vez ouvir a sua voz no apoio ao conjunto liderado por Sérgio Conceição.

Na próxima jornada, os "estudantes" recebem em Coimbra o Olhanense. A partida está agendada para domingo, às 16:00, no Estádio EFAPEL. Força Rapazes!

espectadores: 49 320
árbitro: Rui Costa

in AAC-OAF

Crónica

Os adeptos do Benfica que foram à Luz, neste domingo, tiveram direito a ementa «gourmet». Não podem dizer que se tenham empanturrado (não faltou muito), mas tiveram direito a requinte, mesmo em que doses pequenas.

Comeram com os olhos, numa refeição dividida em três pratos, dois dos quais com forte travo a Lima. Neste «Masterchef» produzido na Luz, o «chef» principal foi brasileiro, mas toda a equipa mereceu estrela.

Degustação tranquila 

O requinte do Benfica viu-se sobretudo em duas ou três jogadas de grande qualidade, resultantes sobretudo de inspiração coletiva. Momentos dignos do «Youtube».

O lance do segundo golo é o exemplo maior. A jogada começou bem perto da baliza defendida por Oblak, e acabou nas redes contrárias. Pelo meio só não terá passado pelos pés de Rodrigo, Gaitán e do próprio guarda-redes esloveno. Pelo meio ainda houve uma interceção pontual de Makelele, mas isso pouco ou nenhum brilho tira à jogada, concluída por Lima.

Estavam então cumpridos 28 minutos e as «águias» deixavam a vitória praticamente sentenciada. Cedo, como já tinha acontecido com o Estoril, com golos aos 7 e 20 minutos.

Desta vez o tento inaugural apareceu aos 11, fruto de uma asneira de Halliche, que cortou contra Lima depois de Rodrigo ter atirado ao poste.

E na ementa a Académica até se apresentava bem organizada, com um bloco coeso, sobretudo na zona intermédia. Fernando Alexandre, Marcos Paulo e Makelele começaram a fechar bem o espaço central, com Agra e Diogo Valente em missão de sacríficio nas alas.

Mas tantas vezes guloso, desta vez o Benfica teve a inteligência de ser paciente. Mostrou sempre enorme tranquilidade e segurança na circulação de bola, e assim construiu a vantagem, com momentos vistosos.

Como à beira do intervalo, numa iniciativa de Siqueira, que após tabelas habilidosas com Markovic e Rodrigo apareceu na área, mas viu Ricardo negar-lhe o golo.

A ameaça do «banquete» 

De tabela em tabela, o Benfica ia criando oportunidades. Foi assim que chegou ao terceiro golo, apontado por Enzo Pérez, após combinação com Rodrigo (59m).

A Académica só criou perigo depois, e em duas ocasiões. Primeiro com um cabeceamento de Rafael Lopes (68m), lançado ao intervalo, e depois com um livre de Marcos Paulo que ainda tirou tinta ao poste (74m).

Mas na verdade esteve mais próximo o quarto golo do Benfica do que o tento de honra da Briosa. É que Rodrigo e Salvio ainda acertaram nos ferros (63m e 90m), antes de Ricardo negar o «hat trick» a Lima no último lance.

Destaques

A figura: Lima 
Tanque cheio de golos. O melhor marcador do Benfica apareceu nesta tarde na Luz para derrubar a defesa da Académica. Dois golos, um deles sem sequer ter de chutar à baliza. Até se pode começar pelo 1-0, mesmo. Bateu de peito para Rodrigo e completou em força e querer o que o colega do ataque tinha atirado ao poste. Foi forte no arranque quando viu a bola no ferro e meteu o pé quando Halliche queria aliviar. Um golo de vontade, a empurrar a equipa. Depois, numa das melhores jogadas do encontro, finalizou o passe de Markovic para o 2-0. Mas o brasileiro foi mais do que os golos. Foi o Tanque Lima que bate contra muralhas e faz daquele pulmão força para chegar à frente. Segurou a bola e combinou muito bem com toda a ofensiva. Acabou o jogo com Ricardo a negar-lhe o hat-trick.

O momento: minuto 28 
O placard da Luz assinalava 1-0, a Académica continuava à espera do Benfica. Mas aventurou-se e decidiu ficar na pressão junto á área encarnada. Os encarnados tocaram, tocaram e tocaram a bola. Passou por Siqueira, Fejsa, Garay, Luisão, Enzo, Sílvio, Markovic. Bateu em Makelele e voltou para o lateral-direito, que depois lançou o mais novo dos sérvios. Markovic arrancou pela direita e Lima deu o toque final: 2-0. Só faltaram Oblak, Gaitán e Rodrigo na jogada.

Outros destaques

Rodrigo 
Não marcou, é verdade, mas continua a demonstrar que está num belo momento. Mas não marcou porque a baliza encolheu aos 11 minutos, quando lançado por Lima aguentou um choque e atirou de pé direito. Lá está, a baliza encolheu-se e o remate bateu no poste, apenas para Lima na sequência fazer o 1-0. Teve outros grandes momentos, como aquele toque a deixar Siqueira na área, em cima do intervalo. Quando já parecia que estava a baixar de produção, meteu uma assistência nas estatísticas e serviu Enzo Pérez para o 3-0, e logo no imediato atirar a outro ferro, com estrondo, depois de perceber o erro de Halliche. Belíssimo jogo.

Siqueira 
O Benfica pode ter aqui a solução para um velho problema. Bem a defender, igualmente bem a atacar, Siqueira está na melhor forma desde que chegou a Lisboa. O lateral-esquerdo do Benfica está mais do que ambientado, dá segurança e combina muito bem com Gaitán, por exemplo. Está mais solto, como se viu em vários lances, sobretudo naquele em cima do intervalo, em que entrou na área servido por Rodrigo. Ricardo estragou uma das jogadas da época. Tem uma cláusula de alguns milhões e, nestas coisas tem sempre de se ver o salário. Mas o passado recente do lado esquerdo encarnado já demonstrou que adiar soluções não é aconselhável.

Markovic 
Mais uma confirmação: está aplicadíssimo a defender e cada vez melhor no jogo da equipa. Djavan é um lateral ofensivo, com força e que transporta bem a bola. Mas Markovic fechou-lhe a porta primeiro e deixou-o para trás depois. No 2-0, com espaço, meteu em Lima para a pequena área, quando se pensava que a bola ia sair atrasada. Mais um passe para golo. Ainda assim, continua a ter várias decisões em campo que lhe denotam a idade.

Djavan 
Markovic tapou-lhe caminhos, é verdade, mas o lateral-esquerdo da Académica nunca parou de tentar desbravá-los. Então quando o sérvio foi jogar para o outro lado, Djavan surgiu algumas vezes no ataque, com um Benfica também a entrar em descompressão. Foi ele que criou a jogada mais perigosa dos estudantes, que Rafael Lopes atirou ao lado.

Destaques 

Sérgio Conceição, treinador da Académica, em declarações à Benfica TV 

«Não esperava esta má exibição. Falta de atitude. Tivemos lances inconcebíveis, oferecemos golos. Hoje, mesmo com o Casa Pia perderíamos, com esta atitude. Não existimos como equipa. Não estava à espera».

O treinador da Académica, Sérgio Conceição, em declarações após o jogo com o Benfica, da jornada 24 da Liga 2013/14 e que terminou com um triunfo encarnado por 3-0: 

«O que correu mal? Tudo, no fundo. Não fomos uma equipa com atitude competitiva de acordo com o que tivemos nas últimas semanas. A prova disso é que sofremos mais golos hoje do que em toda a segunda volta. Quando cometemos erros frente a estas equipas fica difícil. Houve displicência e falta de atitude. Acontece. Não têm acontecido muitos dias como este, mas este foi um jogo mau. Não só defensivamente, também não saímos bem para o ataque.»

«Mérito do Benfica? Defrontámos um coletivo muito forte e que tem jogadores com grande capacidade. Pela mobilidade que tem e desequilíbrios que cria, está mais humilde no processo defensivo. Quando tem de baixar linhas, baixa. Se não houver surpresas, é o maior candidato ao título.»

«Ninguém falou em lugar europeu, o nosso objetivo é bem conhecido por todos. Pelo balneário e pela estrutura. A imprensa é que falou na Europa. O nosso objetivo é atingir os 30 pontos, que cremos que nos dá a permanência. O que vier a mais será bom. Os jogadores têm feito uma época boa. Hoje foi apenas um dia mau.»

«O meu futuro? Foi um mau jogo da nossa parte.»

Jorge Jesus, treinador do Benfica, à Benfica TV 

«A equipa teve muita qualidade de jogo, foi forte. Jogámos com uma equipa muito organizada atrás. Não foi fácil passar a primeira linha, mas depois a qualidade da equipa permitiu fazer dois golos e merecíamos um terceiro antes do intervalo. Parabéns ao público e à equipa. 50 mil pessoas é uma maneira de nos transmitirem confiança. Esta vitória é para os adeptos.

O próximo jogo é com o FC Porto, temos de nos focar nisso. O Benfica pode levar mais adeptos ao Dragão na Taça do que em jogos do campeonato. Agora até ao fim é jogar e descansar, mais nada».

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, em declarações após o jogo com a Académica, da jornada 24 da Liga 2013/14 e que terminou com um triunfo encarnado por 3-0: 

«É uma entrada dentro daquilo que temos feito no nosso estádio, muito confiantes e conhecendo os processos defensivos dos adversários. A Académica apareceu muito bem estruturada na primeira e segunda linha e quando passámos essas linhas o jogo tornou-se mais fácil. Fizemos dois golos, mesmo a acabar a primeira parte merecíamos o 3-0, numa jogada do Siqueira de envolvimento coletivo. Pode pensar-se que o jogo foi fácil, mas não foi. Os jogadores tornaram-no como tal, pela mobilidade e pelo respeito que tivemos pela Académica. A vitória é que importava, foi 3-0, mas mais golo, menos golo não era importante para nós.»

«A Académica não apresentou um posicionamento mais defensivo. Usou um sistema que habitualmente usa. Um 4x5x1 a defender que tapou muito bem os corredores ao Benfica. Mas a equipa está adaptada às ideias dos adversários e tem de procurar caminhos. Conforme o jogo vai ditando temos de ter criatividade coletiva e individual. O 2-0 à meia hora tornou o jogo taticamente e psicologicamente difícil para a Académica. A Académica já tirou pontos em Alvalade e ao FC Porto. A Académica foi igual ao Estoril, a vitória deve-se ao mérito dos jogadores do Benfica.»

Marinho, jogador da Académica, analisa a derrota na Luz (3-0): 

«Foi um jogo que não foi bem conseguido da nossa parte. A nossa estratégia não resultou, não a conseguimos colocar em prática e tivemos grandes dificuldades.»

[mas no que diz respeito à classificação sentem-se tranquilos?] «Temos sempre de desconfiar. Sabemos que não está nada conseguido, matematicamente. É um chavão mas é verdade: temos de pensar no próximo jogo para atingir a meta dos 30 pontos, pensando na permanência da Académica.»

[sobre as críticas de Sérgio Conceição à equipa] «Não é hábito dar tantas facilidades ao adversário. A forma como interpretámos a estratégia se calhar não foi a melhor. Resta pensar no próximo jogo.»

Lima, avançado, à Benfica TV 

«Vitória muito importante. O público foi fundamental. Equipa empenhou-se e voltou a jogar bem. Procuro fazer sempre golos, mas marcar com frequência à Académica é mera coincidência. É uma boa equipa, de resto, mas o Benfica foi muito forte. Temos de continuar assim.

Ricardo, guarda-redes da Académica 

«Os golos cedo foram fatais. Estratégia era tentar adiar o golo do Benfica. Sofreu cedo não ajuda. Abrimos espaço, concedemos mais oportunidades. Tínhamos aposta na nossa consistência defensiva, mas o Benfica foi mais forte, temos de dar-lhe os parabéns.

Ao minuto 

90'Vitória folgada do líder, com momentos de futebol bem vistosos. Exibição segura e firme.
90'FIM DO Benfica, (3) - Académica, (0)
90'RICARDO NEGA O GOLO A LIMA! Só dá Benfica!
90'Três minutos de compensação...
90'SALVIO ATIRA À BARRA, após combinação com Sílvio!
89'Magique remata de longe, para defesa fácil de Oblak.
77'Números oficiais: 49.320 espectadores.
75'Entra Ruben Amorim (Benfica)
75'Sai Enzo Pérez (Benfica)
75'Entra G. Magique (Académica)
74'Sai Marcos Paulo (Académica)
74'Grande livre direto de Marcos Paulo, que parece ainda roçar o poste!
73'Entra Cardozo (Benfica)
73'Sai Rodrigo (Benfica)
69'Contra-ataque do Benfica, conduzido por Enzo, que abre na esquerda em Markovic, mas este decide mal.
68'Rafael Lopes aparece ao primeiro poste, após cruzamento de Djavan, e a bola sai bem perto!
65'Entra Salvio (Benfica)
65'Sai N. Gaitán (Benfica)
64'Remate de Fejsa por cima.
63'Rodrigo ao poste!!! Passe longo de Gaitán, Halliche decide dominar a bola e é desarmado por Rodrigo, que contorna Ricardo e atira ao ferro.
61'Entra Marinho (Académica)
61'Sai Salvador Agra (Académica)
60'O argentino tabela com Rodrigo à entrada da área, aguenta a carga e depois finaliza de pé esquerdo, diante de Ricardo.
60'Assistência para golo de Rodrigo.
60'Assistência para golo de Markovic.
59'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Enzo Pérez.
59'Remate disparatado de Rafael Lopes, de muito longe. Pede logo desculpa aos colegas.
51'Rodrigo cabeceia para fora, dá canto.
50'Cartão amarelo para Marcos Paulo.
46'Gueye sai lesionado.
46'Sai M. Gueye (Académica)
46'Entra Rafael Lopes (Académica)
46'Recomeça o Benfica - Académica
45'Intervalo no Benfica - Académica
45'Mais uma grande jogada do Benfica. Esteve à vista o terceiro, mas Ricardo negou o golo a Siqueira. O lateral tabelou primeiro com Markovic e depois com Rodrigo, sempre com toques habilidosos pelo meio.
45'Dois minutos de compensação...
39'Pontapé acrobático de Markovic, ao lado.
38'Boa pressão de Lima sobre Ricardo, que ainda assim conseguiu pontapear a bola, no limite.
34'Gaitán tenta a sorte de longe, mas a bola bate nas pernas de Halliche.
31'GOIANO EVITA O GOLO!! Gaitán aparece solto na entrada da área e remata para defesa do Ricardo. A bola ressalta para trás mas Marcelo Goiano corta de cabeça!
30'Grande jogada do Benfica, desde a sua área até ao lado contrário, embora pelo meio Makelele ainda tenha intercetado um passe. Mas depois Sílvio lançou Markovic na direita e este cruzou rasteiro, para a boca da baliza, e Lima encostou.
28'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Lima.
18'Sérgio Conceição não está satisfeito. Pede mais dinâmica na circulação de bola.
18'Moussa Gueye remata de ângulo difícil, por cima.
15'Cartão amarelo para Salvador Agra.
14'Remate de Gaitán para defesa de Ricardo
13'Rodrigo rematou ao poste, Halliche remata contra o pé de Lima. Tão mal a defesa da Académica. Muita gente a dormir. Tudo começou num lançamento lateral favorável aos estudantes.
11'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Lima.
11'Benfica com dificuldade em descobrir espaço.
10'Gueye remata fraco.
9'Bola fácil para Ricardo.
8'Boa organização da Académica, até ver.
8'Cruzamento de Marcelo, corta Luisão.
7'Atraso de Halliche, Ricardo prefere não agarrar.
5'Bola chega a Oblak.
3'Falta de Fejsa sobre Marcos Paulo.
2'Canto para o Benfica.
2'Fora de jogo a Diogo Valente.
1'Começa o Benfica - Académica
0'Minuto de silêncio.
0'Conversam os capitães.
0'Ouve-se o hino do Benfica.
0'Tudo pronto, voa a águia.
0'A Académica apresenta o onze esperado. No Benfica há uma novidade: Sílvio, que tinha falhado o Tottenham por castigo, será o lateral direito. Maxi fica no banco.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo Goiano, João Real, Halliche, Djavan; Fernando Alexandre, Makelélé, Marcos Paulo; Agra, Diogo Valente; Moussa Gueye
0'BENFICA: Oblak; Sílvio, Luisão, Garay, Siqueira; Markovic, Enzo, Fejsa, Gaitán; Rodrigo e Lima
0'Vem aí a folha com a constituição oficial das equipas...
0'Os guarda-redes de ambas as equipas já aquecem
0'Conceição foi treinador por Jorge Jesus no Felgueiras e não teve problemas em chamar o técnico do Benfica de mestre, na conferência de imprensa de antevisão à partida.
0'Refira-se ainda que a partida marca o confronto entre dois amigos: Jorge Jesus e Sérgio Conceição, os treinadores.
0'Os estudantes procuram o tão ansiado, e declarado, objetivo dos 30 pontos, a meta como definiram ser o porto segura para a permanência na Liga.
0'A Académica não perde há cinco jogos, embora só tenha ganho um desses quatro. Ainda assim, tem-se provado uma defesa difícil de bater: no mesmo período, sofreu apenas um golo em cinco partidas.
0'Do outro lado está uma Académica que venceu poucas vezes na Luz. No entanto, das quatro vitórias que tem neste palco, três foram conseguidas nos anos de 2008, 2009 e 2010, depois de um jejum de mais de cinquenta anos.
0'E no campeonato, o líder Benfica viu o Sporting encurtar a distância para quatro pontos, o que significa que os encarnados precisam de mais três pontos para repor a diferença com que a jornada se iniciou e, assim, passarem mais uma etapa.
0'Porém, Jorge Jesus quer todo o Benfica concentrado no campeonato. Tanto assim é que recusou, inclusive, comentar o sorteio da Liga Europa que colocou o AZ na rota dos encarnados.
0'A equipa encarnada vem de um empate na Liga Europa com o Tottenham neste mesmo estádio e o jogo com os estudantes precede também uma importante deslocação ao Dragão, para defrontar o FC Porto na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.
0'O Benfica volta a jogar na Luz, onde não perdeu nos últimos 42 jogos. Uma montanha para a Académica, portanto.
0'Boa tarde e seja bem-vindo ao Benfica-Académica, partida da jornada 24 da Liga 2013/14 e que o Maisfutebol acompanha AO VIVO! FIQUE LIGADO!

in maisfutebol
fotos in tvi24

Sem comentários:

Enviar um comentário