31 de março de 2014

2013/2014 - 25J - Académica 2 - Olhanense 1


A Académica venceu este domingo o Olhanense por 2-1 numa partida que contou para a 25ª jornada da Liga ZON Sagres. A Briosa conquistou assim os 32 pontos na tabela classificativa, que lhe permitem subir ao sexto lugar da competição. 

Foram, no entanto, duas partes distintas para o conjunto liderado por Sérgio Conceição. Nos primeiros 45 minutos, a Académica foi melhor e poderia ter chegado bem cedo ao golo mas a pontaria, nos instantes iniciais do desafio, não foi a melhor. Seria apenas Marcos Paulo, de grande penalidade, a desbloquear o resultado a favor da turma conimbricense. Estavam decorridos 33 minutos. 

Ao intervalo, a Briosa vencia por 1-0 mas a etapa complementar não correu bem para os de negro. No reatar da partida, o Olhanense aproveitou um erro defensivo e chegou à igualdade por intermédio de Paulo Sérgio. Sem que nada o fizesse prever, a turma algarvia reentrou na discussão do jogo e ainda fez tremer em mais algumas ocasiões a baliza defendida por Ricardo.

No entanto, os "estudantes" arregaçaram mangas e chegaram ainda ao 2-1, novamente por intermédio de Marcos Paulo e novamente de grande penalidade, a castigar mão na área do Olhanense. Até final, registe-se ainda a expulsão de Djavan, já em cima do minuto 90.

Com este resultado, os pupilos de Sérgio Conceição chegam aos 32 pontos e na próxima jornada deslocam-se ao Dragão para defrontar o FC Porto. 

espectadores: 2196
árbitro: Bruno Paixão

Crónica

Depois de semanas a apelar à prudência, com o discurso dos 30 pontos quase como uma obsessão, a Académica pode, finalmente, mudar a cassete e começar a olhar para cima. Agora, é oficial: o objetivo passa a ser tentar ficar entre os oito primeiros. A Briosa consegue, assim, fechar o mês com uma vitória, depois de ter entrado em Março a vencer, em Arouca. 

Os três pontos não foram, todavia, fáceis de alcançar. Depois de uma primeira parte em que ficou a dever a si própria uma goleada, a equipa de Coimbra permitiu o empate num erro individual quando tinha o jogo na mão, e começou a abanar. Só que duas grandes penalidades, para uma equipa que não tinha nenhuma até então, permitiram um salto na tabela, para lugares mais europeus. 

O reverso da medalha fica para o Olhanense, cada vez mais último da classificação, e agora com menos um jogo para tentar recuperar. Os algarvios, que ainda não ganharam fora, venceram o Gil Vicente há mais de um mês e, desde então, voltaram ao registo das derrotas extramuros e empates em casa. Assim, vai ser impossível atingir a salvação... 

O jogo teve um aliciante inusitado no fato de ter proporcionado um rol de reencontros. A começar pelo próprio Sérgio Conceição e restante equipa técnica, mas também entre muitos jogadores que andaram a saltar do Algarve para Coimbra e vice-versa nos últimos tempos. 

Luís Filipe, Paulo Sérgio e Tozé Marreco regressaram a uma casa que já serviram, para enfrentar Fernando Alexandre, Nuno Piloto ou Salvador Agra, que já trajaram de rubro-negro. Um fluxo que, está bom de ver, deve muito ao retorno do antigo internacional português à «sua» Briosa, agora como treinador. 

Mas vamos ao jogo. A Académica aceitou sem cerimónias a postura recuada dos algarvios. Com uma boa pressão, foi assumindo o controlo do jogo e, não fosse alguma indefinição na finalização, e podia ter resolvido a partida bem cedo. 

Os algarvios permitam muito espaço de manobra aos estudantes, sobretudo quando estes resolviam acelerar um pouco. Parecia uma questão de tempo, tal a cadência das tentativas da equipa da casa para bater Belec. 

Poderia perfeitamente ter acontecido numa bola corrida, que o diga Salvador Agra, mas acabou por ser uma grande penalidade a servir de abre-latas. A primeira da época a favor da Briosa, por sinal! Marcos Paulo não perdoou e deu alguma justiça ao marcador. 

O Olhanense praticamente não reagiu, tirando um livre já nos descontos, e foi a equipa da casa que ainda dispôs de possibilidades para alargar a vantagem. Não o conseguiu, mas, ao menos, logrou materializar as diferenças evidentes que colocou em campo em relação ao adversário ao longo da etapa inicial. 

Erro individual coloca tudo em causa 

Pelo que se disse, nada fazia prever o disparate que deu o golo do empate ao Olhanense. Numa troca de bola imprudente entre Ricardo, João Real e Fernande Alexandre, este último, de costas para o adversário, quis devolver a bola ao seu guarda-redes, mas acabou por assistir Paulo Sérgio. 

Sem se perceber bem porquê, a equipa de Coimbra enervou-se, começou a cometer erros defensivos, e os algarvios ganharam confiança. De nulidade atacante na primeira parte, passaram a espreitar o contra-ataque com determinação. 

Mas o Olhanense também não ficou atrás em matéria de erros ou desconcentrações. Num cabeceamento de Real, Diakhité meteu a mão à bola, e Marcos Paulo voltou à marca dos 11 metros. A Briosa passou novamente para a frente. 

O sofrimento foi, todavia, o sentimento que os de Coimbra mais experimentaram até final da partida. Djavan foi expulso por acumulação de amarelos, o Olhanense ainda beneficiou de um livre perigoso, e o coração dos adeptos suspirou até ao último apito de Bruno Paixão. Ufa! 

Se a ideia da Académica era limpar a imagem deixada na Luz, pode dizer-se que a missão foi cumprida, mas com um suficiente menos. E, já agora, mais uma achega: os estudantes já não ganhavam em casa para a Liga principal há 39 anos aos algarvios. Mais um borrego abatido depois dos triunfos sobre o FC Porto e em Braga. 

Destaques 

A figura: Salvador Agra
Elétrico. Fez de tudo pelo lado direito. Correu, deixou adversários para trás, e cheirou o golo. Num primeiro lance, se tivesse mais alguns centímetros, teria inaugurado o marcador com um cabeceamento à boca da área, mas não se ficou por aqui. Pouco depois, obrigou Belec a uma grande defesa. Perdeu preponderância na segunda parte, um pouco à semelhança de toda a equipa, mas foi quem mais agitou a partida do cômputo geral. 

Outros destaques: 

Marcos Paulo 
Marcou as duas grandes penalidades da partida, as primeiras para a sua equipa esta época, algo que nunca é fácil. Mas o brasileiro nem pestanejou e transformou as duas oportunidades em outros tantos golos, oferecendo a vitória aos estudantes. Já é o melhor marcador da Briosa no Campeonato, com três golos. 

Paulo Sérgio 
Estava no sítio certo à hora certa e acreditou que Fernando Alexandre poderia falhar aquele passe. Dito e feito. Marcou um dos golos mais fáceis da sua carreira, mas com todo o mérito. No resto, foi um lutador, mas não teve o devido acompanhamento. 

Marcelo 
Tal como Salvador Agra, abriu uma autoestrada pelo lado direito e fartou-se de atacar. Rápido e incisivo, causou vários embaraços à defesa algarvia, com destaque para as combinações, justamente, com o colega de corredor. Além disso, ganhou a grande penalidade que deu o primeiro golo da partida. 

Opiniões 

Sérgio Conceição, treinador da Académica, depois da vitória deste domingo sobre o Olhanense, em Coimbra: 

«Fizemos uma exibição de acordo com o que eu esperava. Esperava uma atitude diferente da Luz. Os jogadores deram uma resposta fantástica, com uma primeira parte de grande nível. Na segunda, entrámos apáticos e quando nada o fazia prever, sofremos um golo que abanou a equipa. Depois, acabámos por cima e somos justos vencedores. Tirando o golo do Olhanense, não vi mais nenhum remate que o Ricardo defendesse. Penso que foi um jogo agradável de ver, com dinâmica, preparamos bem a partida, e conseguimos fazer circular bem a bola pelas alas. Finalmente, atingimos a meta delineada por nós e estou muito feliz. Sensação de beneficiar de dois penalties? É ótima. É uma sensação boa. Penso que éramos a única equipa da Europa sem penalties a favor. Vieram na melhora altura. Mas para os ter foi preciso chegar à área e contribuir para que isso acontecesse. Agora é continuarmos a dar o nosso melhor, deixar uma imagem positiva. Atingimos o objetivo e agora tudo o que vier é bom. Continuamos a trabalhar da mesma forma, vamos preparar o jogo com o FC Porto como fizemos para o Benfica, espero é que estejamos melhor. Vamos continuar a ser rigorosos e exigentes.» 


Giuseppe Galderisi, treinador do Olhanense, depois da derrota deste domingo frente à Académica, em Coimbra: 

«A Académica fez uma grande primeira parte, o Olhanense fez uma grande segunda parte. Os episódios contra nós, não sei o porquê. Não vim criticar o árbitro, faço o meu trabalho. Mas há leis. Quando a mão não ocupa um espaço, mas está junto ao corpo, há uma lei para respeitar. Há regras iguais para todos, seja em Portugal, Inglaterra ou Alemanha. Mas não é porque perdi que digo isto. Foi o quarto penalti contra nós nas últimas duas partidas fora. Se jogarmos como no segundo tempo, conseguiremos alcançar o nosso objetivo. Estou nisto há 30 anos, não sou um garoto. Quando há demasiados episódios a favor dos outros, algo está mal. Os meus jogadores têm de trabalhar melhor. Temos de saber sofrer e esperar o nosso momento. Estou a começar a conhecer o futebol português. Estou a aprender muito. Não é uma crítica. É um alerta.» 

Marcos Paulo, jogador da Académica autor dos dois golos, de grande penalidade, que deram a vitória à equipa este domingo, em Coimbra, sobre o Olhanense: 

«Uma vitória tranquiliza sempre, não esquecendo que passamos o nosso objetivo, dos 30 pontos, e agora estamos com 32. Estamos no bom caminho e agora vamos jogar jogo a jogo para ver o que acontece. Marcar duas grandes penalidades? É diferente, nunca me tinha acontecido. Foi bom para mim e para a equipa. O Belec tentou antecipar, olhou e esperou até ao último momento e escolheu bem o lugar, mas a bola entrou. Os jogadores saíram exaustos, deram tudo o que tinham, tivemos vontade e garra. Melhor marcador da Académica no campeonato? O importante é a vitória da equipa.» 

Ao minuto 

90'Vitória sofrida da Académica, por culpa própria, mas três pontos que aproximam a equipa dos lugares europeus.
90'FIM DO Académica, (2) - Olhanense, (1)
90'Livre perigoso para o Olhanense!
90'Cartão amarelo para Ivanildo.
90'Tozé Marreco... segura Ricardo!
89'Segundo cartão amarelo para Djavan Ferreira.
87'Entra Marinho (Académica)
87'Sai Salvador Agra (Académica)
86'Regula por cima!
86'Entra F. Balogun (Olhanense)
86'Sai C. Obodo (Olhanense)
81'Cartão amarelo para Paulo Sergio.
79'Diakhité meteu mão à bola no cabeceamento de Real na grande penalidade.
77'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Marcos Paulo.
76'Cartão amarelo para O. Diakhite.
76'PENÁLTI PARA A ACADÉMICA!!!
74'Marcelo... agarra Belec!
73'Entra Ivanildo (Académica)
73'Sai Diogo Valente (Académica)
72'Cartão amarelo para Jander.
69'Entra Tozé Marreco (Olhanense)
69'Sai J. Vojtus (Olhanense)
68'Cartão amarelo para Djavan Ferreira.
66'Marcos Paulo contra a barreira. Canto,
65'Cartão amarelo para Paulo Regula.
62'Entra Manoel (Académica)
62'Sai Rafael Lopes (Académica)
59'Agora é Halliche a fazer asneira!
57'Entra Paulo Regula (Olhanense)
57'Sai Pelé (Olhanense)
55'Disparate de Fernando Alexandre, que, de costas, quis devolver a Ricardo, mas acabou por assistir Paulo Sérgio!!!
55'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Paulo Sergio.
53'Rafael Lopes às malhas laterais!
50'O Olhanense carrega...
50'Terceiro canto consecutivo para os algarvios...
49'Canto para o Olhanense.
46'A saída de bola do Olhanense quase dé em golo, mas Ricardo agarra!
46'Recomeça o Académica - Olhanense
45'Primeira parte de sentido único para a Académica, que já poderia estar a ganhar por mais.
45'Intervalo no Académica - Olhanense
45'Kroldrup não chega após um livre!!!
45'Diogo Valente bate, mas a bola sofre um ressalto e é pontapé de baliza para o algarvios!
44'Mão de Obodo na meia-lua, livre muito perigoso para a Académica!
42'Cartão amarelo para V. Belec.
42'Belec segura o cabeamento de Halliche!
41'Grande corte de Kroldrup quando Rafael Lopes se preparava para cabecear!
35'Foi a primeira grande penalidade a favor da Académica desta época!
34'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Marcos Paulo.
34'Falta de Pelé sobre Marcelo no penalti!
33'Cartão amarelo para Pelé.
33'Cartão amarelo para Lucas.
32'GRANDE PENALIDADE PARA A ACADÉMICA!
30'GRANDE DEFESA DE BELEC!! Era um golaço de Agra!!
27'Paulo Sérgio atira por cima!
26'Livre para o Olhanense em posição perigosa!
22'Golo anulado a Rafael Lopes por fora de jogo, depois de grande jogada de Salvador Agra!!
20'Agora é Makelelé a rematar à figura de Belec!
20'Foi uma boa jogada entre Djavan e Valente, este cruzou para pequena área, onde aparece o pequeno extremo de cabeça, a falhar!!!
19'SALVADOR AGRA FALHA À BOCA DA BALIZA!!!
18'Toda a bancada onde estava a claque foi evacuada...
15'A Mancha Negra está a sair da sua bancada habitual e desloca-se para o meio.
13'Livre para a área do Olhanense, mas havia fora de jogo.
10'Cartão amarelo para Diogo Valente.
8'Paulo Sérgio... por cima!
6'Era uma boa iniciativa de Makelelé, mas foi longe de mais. A Académica recupera a bola, mas Diogo Valente atira muito por cima!
4'A Académica conquista dois cantos consecutivos.
2'Primeiro canto do jogo, para a Académica.
1'Começa o Académica - Olhanense
0'Tudo a postos para o início do jogo. A Académica joga com o equipamente habitual, o Olhanense alinha de branco.
0'Cerca de duas mil pessoas neste momento, não mais...
0'Ricardo, guarda-redes da Académica, regressa aos balneários e é saudado pelo público. Que é pouco, diga-se.
0'Foi há duas épocas e já não acontecia desde 1961! Em 22 jogos, para todas as competições, a Académica leva uma natural vantagem neste confronto, com 10 vitórias contra seis dos forasteiros, registando-se ainda seis empates. Esta temporada, de resto, os estudantes já foram ganhar ao Algarve.
0'Sérgio Conceição, agora do outro lado da barricada, foi o último treinador a ganhar em Coimbra ao serviço do Olhanense.
0'Já não chove numa altura em que as equipas, incluindo a de arbitragem, fazem o aquecimento.
0'Do outro lado, passaram pela Académica três jogadores: Luís Filipe, Paulo Sérgio e Tozé Marreco. Só falta João Ribeiro, que está lesionado. Muito conhecimento mútuo em campo!
0'Este será um jogo com uma quantidade inusitada de reencontros. A começar por Sérgio Conceição e restante equipa técnica, que representaram a turma de Olhão num passado recente, tal como Ivanildo, Fernando Alexandre, Nuno Piloto e Salvador Agra, todos eles agora de losango ao peito.
0'O árbitro da partida será Bruno Paixão, de Setúbal, auxiliado por António Godinho e Pais António. O quarto árbitro é Luís Laranjeira.
0'Suplentes: Ricardo, Vítor Bastos, Luís Filipe, Paulo Regula, Rui Duarte, Balogun e Tozé Marreco.
0'OLHANENSE: Belec; Sampirisi, Diakité, Kroldrup e Jander; Lucas; Pelé, Obodo e Paulo Sérgio; Dionisi e Vojtus.
0'Suplentes: Peiser, Aníbal Capela, Nuno Piloto, Cleyton, Marinho, Ivanildo e Manoel.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo Goiano, João Real, Halliche e Djavan; Fernando Alexandre e Makelelé; Salvador Agra, Marcos Paulo e Diogo Valente; Rafael Lopes.
0'Já há equipas oficiais!
0'CONVOCADOS DO OLHANENSE:Guarda-redes: Ricardo e Vid Belec; Defesas: Jander, Vítor Bastos, Luís Filipe, Diakhite, Kroldrup e Sampirisi; Médios: Obodo, Pelé, Rui Duarte, Regula, Lucas Souza e Celestino; Avançados: Femi Balogun, Murilo, Paulo Sérgio, Tozé Marreco, Vojtus e Dionisi.
0'João Ribeiro saiu devido a lesão (lombalgia), e por indisponibilidade física os algarvios também não podem contar com Santana (lesão muscular), Mehmeti (lesão muscular) e Mladen (queixas adutores). O defesa romeno, que falhara a receção ao Nacional, devido a castigo, lesionou-se nos últimos treinos.
0'Em relação ao encontro com o Nacional, o treinador italiano deixou de fora Ricardo Ferreira, Coubronne, Mirko Bigazzi e João Ribeiro, e chamou Jander, Luís Filipe, Celestino e Paulo Sérgio, que regressam após castigo.
0'Giuseppe Galderisi procedeu a quatro alterações na lista de convocados do Olhanense, para o jogo deste domingo.
0'CONVOCADOS DA ACADÉMICA: Guarda-redes: Ricardo e Peiser; Defesas: Marcelo Goiano, Halliche, João Real, Aníbal Capela e Djavan; Médios: Nuno Piloto, Fernando Alexandre, Makelelé, John Ogu, Marcos Paulo e Cleyton; Avançados: Marinho, Magique, Salvador Agra, Rafael Lopes, Manoel, Ivanildo e Diogo Valente.
0'Em relação aos 20 jogadores chamados na semana passada, saem Moussa, por lesão, e João Dias, por opção. Pelo menos motivo, ficam de fora Fábio Santos, Elton Monteiro e Paulo Grilo.
0'Sérgio Conceição voltou a chamar Ivanildo cerca de um mês e meio depois deste se ter lesionado, no jogo com o Belenenses. Da lista de convocados faz ainda parte Manoel.
0'Aliás, com as jornadas a esfumarem-se, a equipa precisa urgentemente de voltar a ganhar, sob pena de ficar prematuramente condenada pela matemática.
0'Desde a vitória sobre o Gil Vicente, há pouco mais de um mês, os algarvios voltaram à regularidade do costume: empates em casa e derrotas fora. A este ritmo, não vai dar para evitar a descida.
0'Este encontro será, por isso, um teste para perceber até que ponto os de Coimbra terão ficado afetados ou se se tratou apenas de um acidente de percurso na perseguição aos tais 30 pontos pedidos por Sérgio Conceição. Só falta um ponto. Será desta?
0'Para a Briosa, o melhor ciclo da época foi interrompido na semana passada, com uma derrota (3-0) e exibição na Luz nada condizente com o percurso da equipa até então.
0'A cerca de uma hora do início do jogo está a chover com alguma intensidade e também está vento.
0'Os estudantes ocupam atualmente o 10º lugar, com 29 pontos, enquanto os algarvios são últimos, com 18.
0'Boa tarde. Bem-vindos ao Académica-Olhanense, jogo da 25ª jornada, que o Maisfutebol vai acompanhar AO MINUTO. Fique ligado!


texto e fotos: maisfutebol 

Sem comentários:

Enviar um comentário