20 de abril de 2014

2013/2014 - 28J - Marítimo 3 - Académica 1


A Académica perdeu este sábado com o Marítimo por 3-1 numa partida disputada no Estádio dos Barreiros, no Funchal, e que contou para a jornada 28 da Liga ZON Sagres. O golo dos "estudantes" apareceu na segunda parte, o melhor período da Briosa, por intermédio de Salvador Agra.

A Briosa até foi a melhor equipa a entrar no desafio mas o domínio estudantil foi interrompido por Derley, autor do primeiro golo do Marítimo, isto na primeira vez que os insulares chegaram perto da baliza de Ricardo. E pouco depois do 1-0, a Académica sofreu o segundo, desta feita por Marakis. Ou seja, num ápice, a turma conimbricense via-se a perder por 2-0 sem que nada o justificasse.

Mas se a primeira parte não correu de feição à Briosa, o mesmo não se pode dizer da segunda. Marinho e Cleyton deram outro ânimo à Académica que reduziu à passagem do minuto 54, quando Salvador Agra, na recarga, bateu Salin. Os "estudantes", que já tinham visto dois golos anulados por Jorge Ferreira, reentraram na discussão do encontro e a verdade é que estiveram, em várias ocasiões, perto do empate. Rafael Lopes travou um duelo individual com Salin mas o guardião insular levou sempre a melhor.

Até final, a Briosa carregou em cima do Marítimo que viria a fazer o 3-1 no último minuto do jogo, num contra-ataque finalizado pelo brasileiro Fransérgio. Contas feitas, a eficácia dos insulares foi quem fez a diferença nos Barreiros, isto num encontro onde nem o empate poderia ser considerado justo para aquilo que a Briosa fez em campo.

Na próxima jornada, a penúltima, a Académica recebe o Vit. Guimarães. 
in AAC-OAF

nº espectadores: 1957
árbitro: Jorge Ferreira

Crónica


Com praticamente tudo definido no campeonato, Marítimo e Académica lutam agora pela melhor classificação na Liga, que, neste caso, apenas pode passar pelo sexto lugar. Sem pressão nas equipas, esperava-se um jogo mais aguerrido, mas a Académica, que até foi a primeira equipa a criar perigo (vendo o auxiliar de Jorge Ferreira anular-lhe um golo por fora de jogo a Rafael Lopes), eclipsou-se e, na primeira parte, quase só deu Marítimo - que acabou por garantir a vitória por 3-1.

Os verde-rubros não acusaram o toque do golo anulado e partiram para cima do adversário, tentando dominar o jogo e empurrar os «estudantes» para junto da sua defensiva. Como que atordoados, os pupilos e Sérgio Conceição denotavam grandes dificuldades defensivas, acabando por trazer ainda mais confiança aos leões do Almirante Reis. 

Marakis deu o primeiro aviso à navegação à passagem do minuto 11, mas o remate forte acabou por sair por cima. Volvido somente um minuto, foi a vez de Derley fugir pela ala esquerda e solicitar Danilo Dias no poste mais distante, com Ricardo a negar o golo ao brasileiro com a perna direita. 

Cheirava a golo iminente nos Barreiros e tal veio a acontecer aos 15 minutos. Depois de uma jogada em que a Académica não conseguiu afastar o esférico para longe da sua área, Rúben Ferreira acabou por isolar Derley quando tentava fazer o remate. O brasileiro não costuma perdoar e tornou a não fazê-lo atirando a contar - inaugurou o marcador e fazendo o seu 15º golo neste campeonato. 

O Marítimo estava claramente por cima na partida e com uma periclitante defesa academista prometia não deixar os números por ali. Marakis, pleno de raça, roubou a bola ainda no seu meio-campo e arrancou pelo terreno, solicitando Sami na esquerda para o cruzamento para o interior da área, onde o mesmo Marakis viria a surgir a finalizar  de cabeça  a jogada iniciada por si, fazendo o segundo da contenda.

A Académica não se encontrava e só Salvador Agra conseguia levar algum perigo junto da baliza do Marítimo, tentando usar a sua velocidade para conseguir chegar junto da baliza adversária. No entanto, nem Makelele, aos 23 minutos, nem Nuno Piloto, aos 26, conseguiram dar a melhor sequência às ocasiões criadas pelo seu companheiro, gorando-se assim a hipótese de chegar ao golo. 

Até final da primeira parte, ainda surgiram duas oportunidades para cada lado, mas nem Bauer para o Marítimo, nem Djavan para a Académica, conseguiram levar a melhor sobre os guarda-redes contrários. 

Com a chegada do segundo tempo, Sérgio Conceição mexeu na equipa, fazendo entrar Marinho e Cleyton para os lugares dos apagados Diogo Valente e Fernando Alexandre e a Briosa transfigurou-se. 

A exemplo do que sucedera na primeira metade, os estudantes tornaram a ver Jorge Ferreira anular um golo, logo nos instantes iniciais da etapa complementar, a Rafael Lopes por pretenso fora de jogo, mas desta feita a equipa não se deixou a abalar e continuou a porfiar na busca de um golo, vendo o seu esforço recompensado à passagem do minuto 54, numa jogada conduzida por Salvador Agra (quem mais?) pela ala esquerda que Salin ainda negou num primeiro remate, mas na recarga o extremo não perdoou e reduziu o marcador. 

A Académica foi sempre mais perigosa no segundo tempo e Salin ainda negou por duas vezes de forma espetacular o golo a Rafael Lopes. Já o Marítimo tentava jogar no erro do adversário, mas acabou por não conseguir criar verdadeiro perigo junto das redes de Ricardo. 

Os estudantes queriam mais e ainda viram o Marítimo ficar reduzido a dez unidades por expulsão de João Luiz, numa altura em que Sérgio Conceição também já não estava no banco por ordem de expulsão de Jorge Ferreira. No entanto, nesta altura, já se jogava mais com o coração do que com a cabeça. A Académica acabou por já não ser capaz de, pelo menos, conseguir arrancar o empate no reduto do Marítimo, vendo mesmo os insulares chegarem ao terceiro tento, já mesmo ao cair do pano, por intermédio de Fransérgio.

Destaques


FIGURA 
Salin: O guarda-redes francês foi o principal responsável pela vitória do Marítimo frente à Académica. Acabou por ver a bola entrar três vezes na sua baliza, mas em duas acabou por não contar por fora de jogo de Rafael Lopes. Defendeu tudo o que lhe surgiu pela frente e mesmo no golo de Salvador Agra só foi batido na recarga. Está em grande forma nesta ponta final do campeonato. 

MOMENTO   
Minuto 96 

O Marítimo estava completamente remetido à sua grande área e defendia com unhas e dentes o golo que lhe dava vantagem sobre a Académica. Mais com o coração do que com a cabeça, os pupilos de Sérgio Conceição tudo tentavam para chegar ao empate, mas uma rápida transição verde-rubra deixou Fransérgio cara a cara com Ricardo. O brasileiro não se fez rogado e proporcionou mais uma estreia neste campeonato, ao inscrever o seu nome na lista dos marcadores. 

OUTROS DESTAQUES 
Marakis: Regressou à condição de titular e não defraudou as expetativas. Combativo e raçudo, o médio foi um grande destruidor de jogo da Académica, tendo ainda tempo para coroar um grande lance iniciado por si com um golo. Saiu esgotado! 

Fábio Santos: Na primeira vez que jogou a titular na equipa, o central deixou transparecer que já ali jogava há muito. Sem medo e com muita tranquilidade, foi pedra basilar da defensiva de uma equipa que, neste jogo, contou com oito jogadores oriundos da formação B. 

Salvador Agra: Foram dos seus pés que saíram os melhores lances da Académica. Andou sempre muito inconformado com o resultado e tentou de tudo para levar a sua equipa para a frente. Foi mal acompanhado, mas ainda devolveu alguma esperança à equipa ao reduzir o marcador para 2-1. 

Rafael Lopes: A sorte não esteve consigo. Por duas vezes conseguiu introduzir a bola na baliza à guarda de Salin e por duas vezes viu os auxiliares de Jorge Ferreira anularem-lhe os tentos. Teve ainda dois excelentes ensejos para marcar, mas Salin tirou-lhe essa sorte de forma espetacular.

Opiniões

Pedro Martins, treinador do Marítimo, após a vitória frente à Académica (3-1):

«Foi uma vitória sofrida pela segunda parte, em que nós não estivemos bem - principalmente nos primeiros quinze minutos, depois não conseguimos agarrar o jogo. Ficámos mais coesos, mas nunca conseguimos agarrar o jogo. Manifestamente, a segunda parte foi pobre e assumo-o. 

A primeira parte foi diferente. Grande dinâmica, grande vivacidade, grande qualidade de jogo. Ao intervalo podíamos estar a vencer por três ou quatro e já ficava definitivo. Na segunda parte tivemos de sofrer porque a Académica tem uma equipa de qualidade, é uma equipa experiente e criou-nos muitas dificuldades. Nos noventa minutos, houve uma primeira parte onde  o Marítimo foi melhor e uma segunda parte onde a Académica foi melhor. Globalmente, penso que a vitória do Marítimo é justa. 

Não conseguimos aquilo que nós pretendíamos, mas é preferível ficar em sexto ou sétimo do que ficar em décimo, até porque há aqui a questão da Taça da Liga, e se nós pudermos fugir de dois jogos extras da taça, melhor. A equipa entra logo na fase de grupos e isso era importante. Demos um passo bom para o conseguir e agora faltam dois jogos para acabar da melhor forma. 

Foram quatro anos em que tive momentos muito bons, momentos menos bons, mas isso é normal, até porque o momento de toda a gente não é fácil, principalmente na Madeira, que passa por algumas dificuldades a todos os níves. Mas, globalmente, são quatro anos que eu jamais esquecerei. Queria dedicar esta vitória ao presidente e à massa associativa, porque me acolheram bem e porque o presidente, no momento em que estava a iniciar a minha carreira, apostou em mim. Queria agradecer-lhe também por isso. O grupo queria dar esta alegria à massa associativa. Penso que fiz o meu trabalho, trabalhei de corpo e alma para que as pessoas que apostaram em mim não ficassem defraudadas. 

Neste momento não tenho nada em vista. Penso que era um ciclo que teria de se fechar. Acredito que não seja definitivo no futuro, mas era um ciclo que eu pensava que era necessário fechar. Mas, neste momento, não tenho absolutamente nada com qualquer outro clube, mas também não faço tenção de estar no desemprego na próxima época. 

Há projetos interessantes, outros nem tanto. Depende das propostas que surgirem, mas não fecho as portas ao estrangeiro. Cada vez mais, os treinadores portugueses são respeitados, o mercado está aberto e quando as oportunidades surgirem, analisarei e tomarei a melhor decisão.»

Sérgio Conceição, treinador da Académica, após a derrota na Madeira, frente ao Marítimo (3-1):

«Na primeira parte, a única diferença entre as duas equipas foi a eficácia do Marítimo. A primeira vez que o Marítimo vai à baliza faz o primeiro golo. Em três remates fez dois golos na primeira parte. Tivemos quatro ou cinco remates, dentro da área, que podíamos ter aproveitado e não o fizemos. 

Na segunda parte foi diferente. O guarda-redes do Marítimo foi o melhor em campo. Criámos seis ou sete ocasiões claras de golo. Tenho pena de não se ter jogado mais, houve muitas paragens, muitas situações de confusã,o que não são benéficas para o espetáculo. Isto é o futebol que temos. Sinceramente, olhando para a minha expulsão - por nada - há treinadores que deviam ser expulsos todas as semanas. 

O Marítimo tem uma equipa competitiva. É uma boa equipa, muito bem orientada pelo Pedro, a quem desejo as maiores felicidades. Nós também somos uma equipa de grande valor, já com o nosso objetivo adquirido e viemos aqui jogar o jogo pelo jogo. Penso que não merecíamos esta derrota. Fico com a sensação de que o empate acabaria por ser injusto. Depois disto não há grande coisa a dizer. 

O Marítimo entrou bem, tem uma boa equipa, é bem orientada, mas por tudo o que aconteceu no jogo, pelas oportunidades criadas, pelos remates que fizemos, por tudo aquilo que fizemos nos 96 minutos do jogo, merecíamos outro resultado.»

Sérgio Conceição: "Não merecíamos esta derrota
O treinador da Académica, Sérgio Conceição, referiu no final da partida frente ao Marítimo que o resultado foi injusto para a Briosa.
"Somos uma equipa de grande valor, já com o nosso objetivo adquirido e viemos aqui jogar o jogo pelo jogo. Penso que não merecíamos esta derrota. Fico com a sensação de que o empate acabaria por ser injusto.", disse. 

O timoneiro dos "estudantes" admitiu que a primeira parte não correu de feição à Académica mas lembrou que Salin foi o melhor em campo, pelas excelentes defesas que fez.

"Na segunda parte foi diferente. O guarda-redes do Marítimo foi o melhor em campo. Criámos seis ou sete ocasiões claras de golo. Tenho pena de não se ter jogado mais, houve muitas paragens, muitas situações de confusão,o que não são benéficas para o espetáculo. Isto é o futebol que temos.", terminou. 
in AAC-OAF

«Expulsão? Não fiz nada...» - Sérgio Conceição

Expulso no decorrer do encontro com o Marítimo, Sérgio Conceição era naturalmente um treinador insatisfeito no final da partida onde a sua equipa saiu derrotada.

«Na primeira parte, a única diferença entre as equipas foi a eficácia do Marítimo, porque, em três remates, fez dois golos. O segundo tempo foi diferente e aí o guarda-redes do Marítimo foi o melhor em campo, porque conseguimos seis ou sete ocasiões de golo», afirmou o técnico da Académica, que viu desta forma a sua expulsão.

«Não fiz nada e, assim sendo, há treinadores que deviam ser expulsos todas as semanas», concluiu.
in abola

Ao minuto

90'FIM DO Marítimo, (3) - Académica, (1)
90'Contra-ataque letal do Marítimo a acabar com a partida.
90'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Fransérgio.
90'Cartão amarelo para Briguel.
90'O árbitro dá seis minutos de compensação.
90'Cabeceamento de Rafael Lopes e espetacular defesa de Salin.
89'Esta é a estreia de Tiago Silva [José Tiago], jogador da equipa B, na Liga.
88'Entra José Tiago (Marítimo)
88'Sai Danilo Dias (Marítimo)
87'Jorge Ferreira está a complicar um jogo que nada tem de difícil.
86'Cartão vermelho para João Luiz.
84'Cartão amarelo para Derley.
84'Cartão amarelo para G. Magique.
82'Entra G. Magique (Académica)
82'Sai Makelele (Académica)
81'Ordem de expulsão para Sérgio Conceição.
76'Palmas para o jogador e contestação a Pedro Martins. Os adeptos não gostam desta substituição, mas Marakis parece ter saído por problema físicos.
75'Entra Fransérgio (Marítimo)
75'Sai S. Marakis (Marítimo)
72'Cartão amarelo para R. Halliche.
72'A arbitragem de Jorge Ferreira não agrada a ninguém. Muita contestação quer do banco verde-rubro quer do banco da Académica.
70'Cleyton a entra pela esquerda e remata por cima.
61'Remate acrobático de Rafael Lopes para grande defesa de Salin.
60'Entra João Luiz (Marítimo)
60'Sai T. Weeks (Marítimo)
54'Arrancada de Salvador Agra pela esquerda, com Salin a defender a primeira tentativa do jogador da Académica. Mas, na recarga, o camisola 77 não perdoa.
54'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Salvador Agra.
53'Remate de Salvador Agra na direita, para boa defesa de Salin.
52'Cartão amarelo para Marinho.
52'Cartão amarelo para Nuno Rocha.
48'Cartão amarelo para R. Salin.
47'Golo anulado à Académica, por fora de jogo de Rafael Lopes.
46'Entra Cleyton (Académica)
46'Sai Diogo Valente (Académica)
46'Entra Marinho (Académica)
46'Sai Fernando Alexandre (Académica)
46'Recomeça o Marítimo - Académica
45'A Académica foi a primeira a criar perigo, mas depressa o Marítimo começou a controlar os acontecimentos e a empurrar a equipa de Coimbra para trás. Os verde-rubros estiveram bem na finalização e aproveitaram para chegar a uma vantagem confortável. Os pupilos de Sérgio Conceição parecem desconcentrados e, embora tenham beneficiado de duas ou três situações de golo, acabaram por nunca importunar verdadeiramente Salin.
45'Intervalo no Marítimo - Académica
45'O árbitro dá um minuto de compensação.
43'Cruzamento/remate de Salvador Agra, a proporcionar nova defesa atenta a Salin.
37'Djavan entra pela esquerda e remata para boa defesa de Salin.
36'Rúben Ferreira, na esquerda, cruza para o poste mais distante. Fábio Santos cabeceia mas não acerta com a baliza.
26'Novamente Salvador Agra. O camisola 77 foge pela direita e cruza para Nuno Piloto rematar. Defesa atenta de Salin.
24'Cartão amarelo para Marcelo Goiano.
23'Salvador Agra foge pela direita e cruza para a entrada da área onde surge Makelele, que atira muito perto do poste.
22'Livre cobrado por Salvador Agra na esquerda... Vai à figura de Salin.
20'Cartão amarelo para Makelele.
19'Grande jogada iniciada pelo próprio Marakis, que liberta para Sami na esquerda. O camisola 17 cruza para o interior da área onde surge novamente Marakis, que fatura de cabeça!
19'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de S. Marakis.
15'Rúben Ferreira tenta rematar, mas acaba por isolar o matador brasileiro que não perdoa e atira para o fundo das redes.
15'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Derley.
12'Derley solicita Danilo Dias junto ao poste direito. O remate do brasileiro foi travado pela perna direita de Ricardo.
11'Marakis tenta a sorte com um remate de longe, mas a bola sai muito por cima.
6'Golo anulado a Rafael Lopes, por fora de jogo.
5'Assiste-se a um início de jogo morno. As defesas demonstram alguma intranquilidade, mas sem comprometer.
1'Começa o Marítimo - Académica
0'Realiza-se um minuto de silêncio em homenagem a Armando Silva, do Marítimo.
0'Entram as equipas no relvado. O jogo está prestes a arrancar.
0'ACADÉMICA: Ricardo; Marcelo, Halliche, Aníbal Capela e Djavan; Makelele e Fernando Alexandre; Diogo Valente, Nuno Piloto e Salvador Agra; Rafael Lopes. Suplentes: Fábio Santos, João Dias, Marinho, João Real, Cleyton, Ogu e Magique.
0'MARÍTIMO: Salin; Briguel, Patrick Bauer, Fábio Santos e Rúben Ferreira; Marakis, Nuno Rocha e Theo Weeks; Danilo Dias, Sami e Derley. Suplentes: Welligton, Luís Olim, Tiago Silva, João Luiz, Fransérgio, Rúben Brígido e Fidélis.
0'Marcos Paulo e Moussa (lesionados) e Ivanildo (castigado) são as baixas na Briosa.
0'Pedro Martins não pode contar com Igor Rossi Artur e Danilo Pereira (lesionados); João Diogo e Gegé (castigados).
0'Sem nada a perder, não é de admirar que os estudantes se desloquem à Madeira com a vitória presente na cabeça, já que a soma dos três pontos permitiria ultrapassar o seu adversário na classificação.
0'A realizar um campeonato tranquilo, a Académica ainda sonhou com os lugares europeus, mas o desfecho dos últimos jogos arredaram a formação de Coimbra desse objetivo. No entanto, a exemplo do seu oponente, também os pupilos de Sérgio Conceição almejam uma classificação honrosa neste campeonato, podendo alcançar o sexto lugar.
0'Com a saída iminente de Pedro Martins, os verde-rubros lutam agora por um lugar honroso, o mais acima possível na tabela classificativa. Assim, a vitória frente à Académica é o único desfecho favorável, na luta pelo sexto lugar, atualmente ocupado pelo Sp. Braga, já que isso também deverá ser suficiente para afastar a Académica desse mesmo objetivo.
0'Apesar de ainda ser matematicamente possível, o Marítimo já disse adeus ao objetivo Europa a que se tinha proposto no início da temporada, depois de ter perdido no reduto do rival Nacional.
0'Boa tarde. O Marítimo recebe a Académica em jogo da 28ª jornada da Liga. Poderá seguir o jogo através do Maisfutebol.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 19 Abr 2014 às 16:00

Outros


Presidente da Académica, José Eduardo Simões, fala da expulsão de Sérgio Conceição, apontando que existem dualidades de critérios:

«Por um lado, pode dar-se os parabéns ao guarda-redes do Marítimo, que de facto foi o melhor jogador em campo, acima de todos os outros. Fez umas seis defesas extraordinárias e se a Académica sai daqui derrotada, é sobretudo a ele que se deve. Por outro, com muita tranquilidade, no final do jogo, perguntei ao senhor árbitro qual era a razão da expulsão [de Sérgio Conceição]. A resposta foi que não houve insultos, foi apenas comportamento irresponsável, significando isso gesticular e ter entrado cerca de dois metros dentro do terreno de jogo, numa situação em que um fora de jogo terá sido mal assinalado, mais um. 


Ora, comportamento irresponsável, se é isso que é a definição, dar um ou dois saltos, gesticulando, e ter casualmente entrado um ou dois metros dentro do terreno de jogo, eu vi o treinador do Marítimo fazer isso várias vezes hoje. O árbitro respondeu que a equipa não viu. 

Vejo o treinador do Benfica, de inúmeros clubes em Portugal, fazê-lo. Vejo isso em todos os jogos. E porque é que eles não são expulsos? Há uma regra para uns e outra regra para outros? Sinto-me um bocadinho desgostoso. O Sérgio Conceição é uma pessoa que treina bem, emotiva, que está no jogo pelo jogo, não insulta. Já da outra vez foi expulso e não insultou ninguém. Depois aparece este tipo de coisa que quase parece perseguição pessoal, que não é aceitável. 

Situações idênticas devem ser tratadas de forma idêntica e se isto é um comportamento irresponsável, então todos os treinadores que tiverem um comportamento irresponsável devem ser expulsos. É simples. Faz-se o que se deve fazer. As regras devem ser aplicadas em todos os estádios, em relação a todas as equipas, em relação a todos os treinadores, sejam eles dos clubes mais poderosos ou menos poderosos.»

in maisfutebol
imagens maisfutebol 

Sem comentários:

Enviar um comentário