22 de maio de 2014

21/5: Comunicado da Comissão Eleitoral (Resposta à Lista B)

A Comissão Eleitoral (CE) da AAC/OAF ao tomar conhecimento de um comunicado hoje divulgado por uma das listas candidata aos Órgãos Sociais, intitulada “Briosa 100%” (Lista B), entende dever esclarecer os associados do seguinte:

1- Na reunião da CE realizada no dia 3 de Maio (Acta nº 2) foi decidido entregar às listas concorrentes cópia dos cadernos eleitorais com os respetivos endereços.

2- No dia 9 de Maio o mandatário da Lista B requereu ao Presidente da CE “… de forma a ser garantida igualdade de acesso aos cadernos eleitorais que lhe seja fornecida e entregue cópia em suporte digital dos referidos cadernos eleitorais” garantindo “… sob compromisso de honra formalizar a dita candidatura até ao dia estatutariamente já designado”.

3- Apesar da Lista B só ter apresentado a sua candidatura no dia 14 de Maio a C.E. enviou à Lista B, nesse mesmo dia 9 de Maio, os cadernos eleitorais com os endereços dos associados.

4- No dia 14 de Maio foi enviado à CE um requerimento da Lista B em que se solicitava que lhe fossem entregues os endereços eletrónicos e os números dos telefones fixos ou móveis dos associados que se encontram nos cadernos eleitorais.

5- Na reunião da CE realizada a 16 de Maio foi decidido, em virtude de existirem dúvidas sobre a legalidade no fornecimento destes dados pessoais, enviar um pedido de esclarecimento á Comissão de Proteção de Dados cujo teor está plasmado na Acta nº4.

6- No referido comunicado da Lista B, afirma-se que a “…C.E. rejeitou até ao momento o fornecimento dos contactos de telemóvel e de e-mail dos sócios…”. Como se depreende dos factos anteriormente referidos, que são do conhecimento da Lista B, não é verdade que a CE tenha rejeitado o pedido formulado. Na verdade, há uma clara diferença entre a CE rejeitar (o que, até agora não aconteceu) e aguardar, de um organismo oficial, suporte legal para se poder pronunciar.

7- No mesmo comunicado da Lista B escreve-se, também, “Pretendemos manifestar a nossa profunda discordância com este tratamento diferenciado de que as candidaturas têm sido alvo…”

A Comissão Eleitoral repudia vivamente esta afirmação porque:

- a CE enviou simultaneamente, no dia 9 de Maio ,às duas listas os cadernos com os nomes dos associados e respectivos endereços, apesar da Lista B só ter sido entregue no dia 14 de Maio e, portanto, só a partir desta data é que a CE teria obrigação de proceder ao respectivo envio;

- a C.E. não entregou a nenhuma candidatura , até porque não possui estes elementos, os endereços eletrónicos e os números de telefone dos associados. A sua eventual utilização, tal como se afirma no comunicado, não é da responsabilidade da CE.

Coimbra, 21 de Maio de 2014
A Comissão Eleitoral da AAC/OAF

in AAC-OAF

Sem comentários:

Enviar um comentário