21 de dezembro de 2014

2014/15 - 14J - Académica 1 - Penafiel 1

A Académica empatou este domingo com o Penafiel a uma bola numa partida que contou para a 14ª jornada da Primeira Liga. O Penafiel marcou primeiro, já na etapa complementar, e Ivanildo empatou para a Briosa pouco depois.

Paulo Sérgio apenas trocou Obiora por Marcos Paulo relativamente ao jogo de Barcelos e a Briosa começou mandona no desafio, a circular bem a bola e a criar alguns calafrios na baliza adversária. A primeira parte teve nota mais para os "estudantes" mas o golo acabou por não aparecer.

Na etapa complementar a história do jogo manteve-se embora com mais emoção. O Penafiel marcou primeiro, contra a corrente do jogo, mas a Briosa nunca baixou os braços e empatou pouco depois, relançando o desafio. Até final, a equipa da casa foi em busca do golo da vitória mas sem sucesso.

Na próxima jornada, os "estudantes" deslocam-se ao reduto do Belenenses. Força Rapazes! 

nº espetadores: 2 458 
Árbitro: Cosme Machado 


Crónica 

Lenços brancos e gritos de demissão (também houve uma faixa a dizer isso mesmo da parte da Mancha Negra) marcaram a parte final de mais um encontro dececionante em Coimbra. A pressão é cada vez maior sobre o técnico e dirigentes da Académica, numa altura em que a equipa caiu para a zona de despromoção. Será que vão aguentar? 

Á partida, já se sabia que um embate entre o antepenúltimo classificado e a equipa imediatamente acima, separados por apenas um ponto, não seria um prenúncio de qualidade dentro de campo. Mas escusava de ser tão mau. A primeira parte, sobretudo, porque os golos tiveram o condão de despertar os jogadores na segunda metade do jogo. Ao menos isso. 

Se o empate já era penalizador para a equipa da casa, pior ficou ainda quando os forasteiros, sem o justificar, abriram o marcador no início da segunda parte. A descrença instalou-se de vez nas hostes conimbricenses, num filme muito visto esta época. Mas houve Ivanildo e um grande golo para voltar a ligar a equipa à máquina. 

A Briosa, que tinha uma oportunidade de dar uma sapatada na crise, continua, todavia, a arrastar-se, em exibições sofríveis, e despede-se de 2014 sem razões para sorrir: apenas três vitórias em casa durante o ano, todas conquistadas por… Sérgio Conceição, e até Março. 

Os estudantes, assumindo a responsabilidade de jogar em casa, e de estarem por baixo do adversário na tabela, tiveram as principais oportunidades de jogo, chegaram a encostar o adversário às cordas, mas os durienses foram resistindo a tudo e todos. 

Até com alguma atrapalhação, os homens de Rui Quinta souberam resolver os problemas que os da casa lhes iam colocando, também eles com pouca objetividade no ataque, pese a supremacia generalizada. 
Sem uma oportunidade de golo flagrante, a Académica fez uma primeira parte em crescendo, de um início tímido até se instalar praticamente no meio-campo forasteiro, principalmente quando Ivanildo trocou de flanco com Salli. 

Até então, o camaronês tinha carrilado jogo no seu estilo bamboleante, mas sem grandes resultados práticos. O Penafiel, bem posicionado, acantonava-se na área, não tinha argumentos para contrariar o jogo flanqueado da Briosa, mas era superior nas alturas, coeso e disciplinado. 

Quando os de Coimbra procuravam dar sequência àquilo que de bem tinham feito com o aproximar do intervalo, o Penafiel marcou num bom movimento de Quiñones, que tabela com André Fontes, e marca perante a falta de reação da defesa da casa. 

Nessa altura, foi como se o céu tivesse desabado sobre o relvado. Os jogadores desmoralizaram, os adeptos pediram a cabeça de Paulo Sérgio, assobiaram a saída de Salli para a entrada de Schumacher, e o ambiente só favorecia o Penafiel. 

Mas é por isso que o futebol é adorado. Quando tudo parecia perdido, Ivanildo tirou um chapéu de aba larga do pé esquerdo e resgatou a equipa do fundo do poço. Os pretos acreditaram, arriscaram, mas não passaram das intenções. 

Aos poucos, o Penafiel recuperou a serenidade, tentou quebrar o ímpeto dos estudantes, e saiu de Coimbra com mais um ponto, somando o terceiro jogo consecutivo sempre a amealhar.

Destaques

A figura: Ivanildo 
Que grande golo do esquerdino. Um chapéu monumental, daqueles que levantam estádios, e logo quando já havia adeptos a ir para casa. Foi, apenas, o culminar de uma grande exibição do antigo jogador do FC Porto, que melhorou a olhos vistos quando passou da esquerda para a direito e levou com ele a equipa. 

Outros destaques: 

Fernando Alexandre 
É viril e, por vezes, joga no limite da lei, mas é um verdadeiro patrão no meio-campo estudantil. Raramente perde um duelo, e garante força e organização num setor nevrálgico do terreno, 

Quiñones 
Esteve, por ironia, para vir para a Académica, mas é no Penafiel que está a brilhar. Lépido a tabelar com André Fontes, que lhe devolveu a bola de calcanhar, e a ganhar vantagem sobre a defesa academista, colocou os durienses na frente e fez tremer Coimbra. 

MBala 
Fez jus ao nome com arrancadas que colocaram os estudantes em sentido. Muita velocidade, nem sempre a melhor objetividade, mas um exímio executante da estratégia de contra-ataque de Rui Quinta.

Opiniões 

Paulo Sérgio, treinador da Académica, no final do empate com o Penafiel, em casa, este domingo, em Coimbra: 

«O Penafiel foi três vezes à nossa baliza, e, numa má reposição nossa, apanhou a bola e fez golo. Tivemos várias ocasiões, tivemos controlo emocional, até sofrermos o golo, depois perdemos um pouco o discernimento. É um resultado que penaliza o trabalho dos jogadores, merecíamos muito mais.
[Quer falar da reação dos adeptos?] Tenho respeito de mais pela instituição para a qual trabalho para fazer qualquer comentário sobre isso, com a dignidade que coloco em tudo o que faço. A mim não me beliscam, não têm hipótese nenhuma, tenho força para aguentar. A equipa está unida, sólida, estamos juntos, acreditamos no que podemos fazer, nada nos vais abalar nessa convicção. A atitude do Ivanildo? Para mim, não precisava, sei disso, sei como trabalham, deram tudo na procurar do resultado que mereciam, mas o futebol é ingrato. Temos de continuar a trabalhar. O caminho faz-se assim. Ganha os combates não quem bate mais, mas quem aguenta mais a pancada. Estamos a três pontos do 12º lugar. Quanto mais unidade, todos juntos, estrutura, jogadores, adeptos, menos difícil é a tarefa. Assim é mais complicado, mas vamos à lutar e à procura dos nossos objetivos. Não cometi qualquer crime, não entendo o por quê deste tipo de reações. A mim não me fragiliza, tenho força para aguentar os bons e maus momentos, mas esta atmosfera não ajuda a equipa. As pessoas têm de ter consciência de que estão a fazer mal à equipa.»


Rui Quinta, treinador do Penafiel, no final do empate com a Académica, este domingo, em Coimbra: 

«Foi um jogo muito complicado para nós, perante um adversário que nos obrigou a fazer coisas de que não gostamos fazer e a andar muitas vezes atrás da bola. Não tivemos, por isso, muita qualidade na primeira parte, mas equilibrámos melhor na segunda metade, e acabámos por fazer um golo, que nos estabilizou em termos emocionais. Só que acabámos por sofrer um golo de alguma forma consentida. Ajusta-se o resultado, apesar de a Académica ter tido mais bola. É esta a nossa realidade. Tenho de estar orgulhoso pelo que os meus jogadores têm andado a fazer. Acabamos por conseguir um ponto e temos de estar satisfeitos com isso.»

Ao minuto 

90'Lenços brancos, gritos de demissão, adeptos de cabeça perdia, a Académica cai para a zona de despromoção, e pede-se a cabeça de Paulo Sérgio...
90'FIM DO Académica, (1) - Penafiel, (1)
88'Grita-se demissão nas bancadas...
84'Entra G. Magique (Académica)
84'Sai Marcos Paulo (Académica)
81'Cartão amarelo para Tony.
80'Entra Guedes (Penafiel)
80'Sai André Fontes (Penafiel)
78'Entra Marinho (Académica)
78'Sai Rafael Lopes (Académica)
74'Entra Rafa Sousa (Penafiel)
73'Sai Romeu Ribeiro (Penafiel)
73'2458 espetadores.
68'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Ivanildo.
67'Cartão amarelo para Iago Santos.
66'Duplo falhanço de Schumacher!!! Lançado por Rui Pedro, permite primeiro a defesa de Haghighi, e atira depois contra um adversário!!!
62'Cartão amarelo para Pedro Ribeiro.
60'Remate de Ivanildo a rasar o poste esquerdo, enquantos os adeptos pedem a cabeça de Paulo Sérgio...
60'Entra Schumacher (Académica)
59'Sai E. Salli (Académica)
59'Cartão amarelo para André Fontes.
58'Ofori perde a bola na área e Rabiola não marca por milagre...
56'Assobios para a Académica...
50'Apatia da defesa da casa, Quiñones tabela com André Fontes, e faz o golo com toda a facilidade!!!
49'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de H. Quiñónes.
47'E que oportunidade para Aldair logo no primeiro lance! Ao lado!!!
46'Entra Aldair (Penafiel)
46'Sai D. Mbala (Penafiel)
46'Recomeça o Académica - Penafiel
45'A Académica termina a primeira parte claramente por cima, mas incapaz de ser objetiva no último terço do terreno.
45'Intervalo no Académica - Penafiel
44'Cartão amarelo para Vítor Bruno.
43'Disparo fraco de Quiñones, agarra Cristiano...
38'Agora até o guarda-redes e os defesas do Penafiel se atrapalham, mas Rafael Lopes não acreditou. A Briosa insiste e Ivanildo atira ao lado, em ar!
37'Ricardo Nascimento bate um livre para a área, Haghighi segura!
35'A Académica tenta pressionar...
32'Muito mal se joga em Coimbra...
24'O jogo está frio como o tempo...
17'Cartão amarelo para D. Mbala.
14'Que remate de Salli!...quase acertou na bandeirola de canto.
11'Rafael Lopes capta uma bola perdida pela defesa do Penafiel, mas remata contra um adversário!
7'Salli quase consegue isolar-se!
5'Cartão amarelo para Rabiola.
5'Muito equilíbrio...
1'Começa o Académica - Penafiel
0'Um minuto de silêncio em memória de Pedro Azeredo, antigo jogador da Académica.
0'Muito pouco público nas bancadas, apesar da tarde de sol...
0'Há inclusive, uma desfeita traumática para a Briosa em casa diante os penafidelenses há três anos, quando foram eliminados da Taça da Liga quando estes militavam no segundo escalão.
0'Este é um embate mais equilibrado do que, à partida, se poderia esperar. Há 10 vitórias para o lado dos estudantes, mas os durienses já ganharam por sete vezes em Coimbra e empataram em quatro ocasiões.
0'Estão apenas um ponto acima do rival que vão enfrentar, pelo que importa manter a sequência positiva, mais ainda depois da saída da Taça de Portugal, em Barcelos.
0'Respira-se bem melhor em Penafiel depois da chegada de Rui Quinta. Os avisos tinham ficado no ar, até que, com duas vitórias consecutivas, sobre Arouca e Nacional, os durienses saíram finalmente da zona de despromoção.
0'A equipa voltou a pontuar, na semana passada, em Barcelos, evitando a queda para os lugares de descida, mas viu, precisamente, o adversário deste domingo passar-lhe à frente.
0'A Briosa só tem uma vitória, em Arouca, há quase três meses, mas ia conseguindo empates (cinco), todos em casa, até que apareceram Benfica e FC Porto a estragar estas contas, ainda assim, perigosas.
0'O árbitro da partida será Cosme Machado, de Braga, auxiliado por Alfredo Braga e José Gomes. O quarto árbitro será Luís Ferreira.
0'Suplentes do Penafiel: Coelho, Dani, Nelson Lenho, Capela, Rafa, Aldair e Guedes.
0'PENAFIEL: Haghighi; Tony, Hélder Ferreira, Pedro Ribeiro e Vítor Bruno; Romeu Ribeiro; André Fontes e João Martins; MBala, Rabiola e Quiñones.
0'Suplentes da Académica: Lee, Aníbal Capela, Obiora, Nuno Piloto, Marinho, Magique e Schumacher.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Oualembo, Iago Santos, Ricardo Nascimento e Ofori; Fernando Alexandre e Marcos Paulo; Salli, Rui Pedro e Ivanildo; Rafael Lopes.
0'Já há equipas!
0'Será um autêntico duelo de aflitos, uma vez que os estudantes são a primeira equipa acima da linha de água (16º lugar), e os durienses ocupam a posição imediatamente acima.
0'Boa tarde. Académica e Benfica defrontam-se esta tarde em Coimbra, em jogo da 14ª jornada da Liga, para seguir, AO MINUTO, aqui, no MAISFUTEBOL. Fique connosco!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 21 Dez 2014 às 16:00


Sem comentários:

Enviar um comentário