3 de janeiro de 2015

2014/15 - 15J - Belenenses 0 - Académica 0


A Académica empatou esta sexta-feira no Restelo a zero bolas num encontro que abriu a jornada 15 da Primeira Liga e que teve a particularidade de ser o primeiro do novo ano de 2015.

Numa partida sem golos, foi a Briosa a equipa com sinal mais ao longo de todo o desafio. Os "estudantes" dispuseram das melhores oportunidades para fazer o golo e a turma da casa apenas incomodou através de lances de bola parada. A melhor chance de todo o desafio pertenceu a Edgar Salli que, na cara de Matt Jones, permitiu a defesa do guardião belenense.

As cerca de duas centenas de adeptos da Académica que se deslocaram ao Restelo estiveram perto de festejar em mais algumas ocasiões mas a pontaria nunca foi a melhor. Na parte final do encontro foi também a vez de Lee brilhar nas redes da Briosa ao segurar o nulo que sempre imperou no marcador.

Na próxima jornada, os "estudantes" disputam o primeiro jogo de 2015 em Coimbra quando receberem o Paços de Ferreira.

Força Rapazes! 

nº espectadores:
Árbitro: João Capela 

Crónica 

O Belenenses entrou em 2015 da mesma forma como se tinha despedido de 2014, com um empate sem golos, desta feita, diante de uma Académica que até contou com as melhores oportunidades de um jogo que deixou muito a desejar. Um jogo que deixou a nu as insuficiências das duas formações, com a equipa do Restelo a gritar em plenos pulmões pela rápida inscrição de Carlos Martins. 

O jogo começou com o campo claramente inclinado para a baliza de Lee Winston, com o Belenenses a descer com facilidade para o ataque e a Académica a sair com muita dificuldade da sua defesa. Uma inclinação em sentido figurado, claro está, mas que se fazia notar acima de tudo pela diferença de ritmo que as duas equipas impunham ao jogo. Os azuis jogavam em velocidade, ao primeiro toque, com Sturgeon muito dinâmico na zona central a fazer a ligação com as alas onde mandavam Fábio Nunes e Miguel Rosa no apoio direto a Deyverson. Um trio que desde cedo começou a provocar estragos na organização da defesa dos estudantes, mas sem conseguir incomodar o novo titular da baliza dos visitantes. 

A Académica apresentou uma formação bem mais geométrica, com duas linhas bem definidas no terreno, com Fernando Alexandre entalado entre elas e apenas Schumacher mais adiantado. A pressão do Belenenses obrigou a que as duas linhas se aproximassem junto à área de Lee e quando os estudantes recuperavam a bola, Schumacher estava sempre demasiado longe para tentarem surpreender a equipa da casa. As oportunidades sucederam-se junto à baliza da Académica, quase sempre em lances de bola parada (cinco cantos e três livres nos primeiros vinte minutos), mas com pouca acerto na hora da finalização. 

A equipa de Coimbra ia procurando responder, a espaços, com pouca gente e sempre com um ritmo baixo, mas ainda assim, contou com a melhor oportunidade da primeira parte, com Oualembo a destacar Schumacher que, já na área, atirou na passada para defesa apertada de Matt Jones. Mais. Este foi o terceiro remate dos estudantes na primeira meia-hora, numa altura em que a equipa do Restelo, como mais volume de jogo, ainda não tinha conseguido um. Foram precisos 37 minutos para o primeiro e único remate do Belém na primeira parte, em mais um lance de bola parada, com Miguel Rosa, num livre direto, a atirar ao lado [antes disso apenas um remate de Deyverson contra um adversário]. 



Não podia ser pior, mas foi... 

A Académica acabou por sacudir a pressão, mas o jogo tornou-se mais feio, com muitos choques na zona central do terreno e nem um único remate nos últimos quinze minutos até ao intervalo. Paulo Sérgio abdicou de Ofori, já amarelado, para lançar Aníbal Capela para o eixo da defesa, desviando Ricardo Nascimento para a lateral, mas pouco mudou em campo. Os primeiros quinze minutos foram ainda mais feios dos que os últimos quinze da primeira parte, com mais faltas e com mais amarelos, com João Capela sem cerimónia a ir ao bolso. 

O Belenenses já não tinha a frescura que exibiu nos primeiros instantes e, além disso, a Académica continuava a conquistar, centímetro a centímetro, terreno, defendendo agora bem mais longe da baliza de Lee. A melhor oportunidade voltou a pertencer à Académica num lance caricato. Sturgeon ficou lesionado numa bola dividida, numa altura em que o Belenenses saía para o ataque. A Académica recuperou a bola e, ainda com Sturgeon no chão, seguiu o jogo, com Salli a fugir nas costas de João Afonso e a entrar na área destacado para depois permitir a defesa de Matt Jones. 

O Belenenses respondia logo a seguir, com Miguel Rosa a rematar de primeira depois de um alívio incompleto de Aníbal Capela. Os adeptos despertavam nas bancadas e o jogo voltava a ter interesse para os últimos dez minutos. Vidigal ainda lançou Tiago Silva e Tiago Caeiro para os últimos instantes e o avançado esteve muito perto de marcar, com Lee a responder com uma defesa a dois tempo com as bancadas do Restelo em suspenso. 

A verdade é que este jogo não merecia golos. O Belenenses podia ficar a apenas três pontos do terceiro lugar e entrar na luta pela Europa, mas a verdade é que a equipa de Vidigal já não vence há cinco jogos para o campeonato e precisa urgentemente de reforços. As contas da Académica, apesar do objetivo ser o mesmo, são bem diferentes e o empate desta noite, o terceiro consecutivo, até acaba por ser positivo.

Destaques

Momento: a defesa a dois tempos 
Minuto 88. Tiago Caeiro tinha acabado de entrar no jogo, entrou na área e atirou forte. Lee Winston, promovido esta noite a titular na Académica, defendeu, mas deixou a bola escapar na direção da sua baliza. Fez-se um silêncio nas bancadas do Restelo, mas o guarda-redes brasileiro levantou-se a tempo de evitar o que seria o único golo desta noite. 

Figura: Lee decisivo entre os postes 
Lee acaba mesmo por ser a figura da noite, aproveitando bem a oportunidade concedida por Paulo Sérgio. Além da defesa que referimos no momento, o guarda-redes brasileiro foi ainda decisivo a travar um remate à queima-roupa de Miguel Rosa. 

Miguel Rosa 
Esteve longe dos seus melhores momentos, mas ainda assim esteve nas melhores oportunidades do Belenenses, com destaque para um remate depois de um alívio incompleto de Aníbal Capela que obrigou Lee a defender por instinto. Já na primeira parte, na marcação de um livre, tinha assinado o único remate da equipa do Restelo direcionado à baliza. 

Schumacher 
Passou grande parte do jogo sozinho, desamparado na frente a ver o jogo ao longe, mas nas poucas oportunidades que teve, aproveitou-as bem. Na primeira, recuperou uma bola e colocou Matt Jones à prova com um remate de longe. Na segunda, entrou na área de rompante ao encontro de um cruzamento de Oualembo para rematar de primeira, naquela que foi a melhor oportunidade do jogo na primeira parte. 



Oualembo 
Bom jogo do lateral congolês que conseguiu suster as investidas de Miguel Rosa no seu flanco e ainda conseguiu fôlego para subir junto à linha para combinar com Salli. Destaque para um cruzamento bem medido para Schumacher naquela que foi a melhor oportunidade da primeira parte. 

Tiago Caeiro 
Entrou tarde, mas ainda a tempo de abanar o jogo, com destaque para um remate que por muito pouco não resultou em golo. 

Opiniões 

Lito Vidigal, treinador do Belenenses, depois do empate sem golos diante da Académica no Estádio do Restelo no jogo de abertura da 15ª jornada da Liga: 

- O futebol é sempre justo. Tivemos mais oportunidades do que ao adversário, algumas claras, mas não concretizámos. Fizemos mais um ponto importante na nossa caminhada e já são 23. Temos comparado com a época passada, a equipa é a mesma, estamos muito próximos do objetivo. A nossa primeira parte foi muito boa, com algumas oportunidades por concretizar. A segunda parte nem por isso. Estes jogadores têm de ser acarinhados e não lhes podemos pedir mais do que eles têm dado. São miúdos com qualidade e têm crescido, mas têm de ser apoiados. Há equipa com maiores investimentos do que o nosso e estão no fundo da tabela. 

[A chegada de reforços como Carlos Martins podem levar a equipa para um novo objetivo?] 
- Se pensarmos dessa forma, cometemos um erro. Temos de ganhar muitos jogos para pensar no objetivo a seguir. Os reforços são só dois: Carlos Martins e Tikito. Também sai o Freddy, portanto não há grandes alterações. Temos de acrescentar alguns jogadores de qualidade até para os jogadores jovens que temos aqui, como o Sturgeon, Tiago Silva e muitos outros, possam crescer e tornar-se melhores jogadores do que já são. Se houver essa possibilidade , ficamos contentes. 


[O Belenenses não marca um golo há cinco jornadas. Faltam golos?] 
- Estamos nos quartos de final da Taça de Portugal, onde já não estão nem o Benfica, nem o FC Porto, e isso tem de ser valorizado. Depois temos quatro ou cinco jogos em que não finalizámos, mas somámos pontos. Nos últimos quatro jogos temos tido só dezoito jogadores disponíveis, mas mesmo assim continuámos a somar pontos.

Paulo Sérgio, treinador da Académica, depois do empate sem golos com o Belenenses, no Estádio do Restelo, no jogo de abertura da 15ª jornada da Liga: 

- Um ponto fora onde nem todos ou muito poucos pontuaram acaba por ser positivo, mas lutámos até ao fim na esperança de vencer. Foi um jogo intenso, mas que perdeu qualidade nos últimos dez minutos. Antes disso acho que houve coisas boas. É um ponto para a nossa caminhada, tendo sido aqui no Restelo tem de ter mérito e esse mérito é dos jogadores. 

[Foi o terceiro empate consecutivo, é desta forma que a Académica vai sair da zona de despromoção?] 
- Continuaremos sempre à procura dos três pontos, foram essas as indicações que demos aos jogadores. Tivemos chances, não concretizámos, mas foi um jogo repartido, aceita-se o resultado. Não era o que mais queríamos, mas não deixa de ser um bom ponto para a nossa caminhada. É um ponto fora e tem de ser valorizado. Um ponto bem conquistado, com muita entrega. A equipa não cometeu nenhum pecado capital e é isso que tem sido hábito ao longo deste campeonato. Quando assim é, estamos sempre muito mais próximos de conquistar os três pontos. 



Ao minuto 

90'Jogo fraco entre Belenenses e Académica. Muitas faltas e poucas oportunidades de golo. Resultado justo. Belenenses soma 23 pontos. A Académica tem 11.
90'FIM DO Belenenses, (0) - Académica, (0)
90'Vão jogar-se mais 4 minutos no Restelo!
88'Quase golo do Belenenses. Lee falha ao tentar amarrar a bola e, à segunda, evita o golo ao recém entrado Tiago Caeiro.
84'Sai Sturgeon (Belenenses)
84'Entra Tiago Caeiro (Belenenses)
82'Sai Bruno China (Belenenses)
82'Entra Tiago Silva (Belenenses)
82'Fernando Alexandre acerta com o cotovelo em Sturgeon, mas o árbitro João Capela assinala livre para a Académica.
81'Jogo mais animado nos últimos minutos, com as duas equipas à procura do golo.
80'Tiraço de Miguel Rosa de pé direito à entrada da área!! Grande defesa de Lee.
77'Entra Rui Pedro (Académica)
77'Sai N. Obiora (Académica)
76'Salli isolado permite defesa de M. Jones. Primeira grande ocasião de golo!
74'Jogo muito faltoso no Restelo: 33 faltas.
67'Cartão amarelo para Pelé.
65'Entra Marinho (Académica)
65'Sai Ivanildo (Académica)
65'Entra Camará (Belenenses)
64'Sai Fabio Nunes (Belenenses)
63'Cartão amarelo para Fabio Nunes. Falta sobre Fernando Alexandre
61'Cartão amarelo para Aníbal Capela.
59'Jogador da Académica pisa Deyverson e vê o cartão amarelo.
59'Lito Vidigal vai mexer no Belenenses. Abel Camará acelera os exercícios de aquecimento.
55'Jogo interrompido. Salli está a ser assistido depois de um choque com Gonçalo Brandão.
52'Paulo Sérgio optou por jogar pelo seguro ao fazer entrar Aníbal Capela. Ofori sentiu muitas dificuldades para travar Fábio Nunes e já estava amarelado. Ricardo Nascimento está agora a jogar na posição de lateral esquerdo.
49'Schumacher desperdiça uma ocasião soberana para inaugurar o marcador, mas chega atrasado e a bola perde-se pela linha de fundo.
49'Livre perigoso para a Académica. Ricardo Nascimento cobra e Matt Jones defende para canto.
46'Recomeça o Belenenses - Académica
46'Entra Aníbal Capela (Académica)
46'Sai R. Ofori (Académica)
45'Intervalo no Belenenses - Académica
Primeira parte com sinal mais para o Belenenses que, apesar de tudo, somou apenas um remate de registo na primeira parte. A Académica ataca menos, mas teve a melhor oportunidade desta primeira parte, num remate de Schumacher.
45'Quarto árbitro levanta a placa de compensação. Vai jogar-se mais um minuto na primeira parte.
43'A Académica já joga com 11 outra vez.
43'O jogo é retomado, Ivanildo teve de deixar o terreno de jogo...
42'Ivanildo deixa-se cair no chão para ser assistido...
38'Cartão amarelo para N. Obiora. Deu um empurrão a Deyverson.
37'Este foi o primeiro remate a visar (a sério) a baliza de Lee. O de Deyverson (pouco antes) quase nem passou pela área...
37'Livre frontal para o Belenenses. Miguel Rosa cobra, ao lado, com Lee a controlar a bola.
35'Remate de Deyverson contra Oualembo. Dá mais um canto...
32'Livre frontal cobrado por Marcos Paulo, para as mãos de Matt Jones.
30'Cartão amarelo para R. Ofori. Falta dura sobre Fábio Nunes.
29'Desentendimento entre Ricardo Nascimento e Ofori, Lee sai mal e os três quase perdem a bola, mas o guarda-redes lá consegue afastar a bola...
26'Lance semelhante ao acontecido aos 3 minutos: bom livre de Miguel Rosa, mas que é anulado por um fora de jogo...
25'Cartão amarelo para Fernando Alexandre. Falta dura sobre Sturgeon.
22'Resposta da Académica, que quase dá golo com um remate de Schumacher na passada, já na área. Matt Jones põe as mãos à frente para defender como pode.
21'Bom lançamento de Deyverson, Lee é mais rápudo do que Nelson e agarra a bola no limite da área...
19'Mais um cruzamento rasteiro a atravessar a área da Académica, agora por Miguel Rosa, mas ninguém toca na bola...
16'Ofori remata na ressaca (de um chuto de Ivanildo devolvido), mas a bola sai ao lado.
14'Mais um canto de Fábio Nunes, Lee afasta a soco junto ao segundo poste...
13'Bom lance de Fabio Nunes pela direita, cruzamento venenoso para o coração da área, Miguel Rosa toca a bola contra a perna de Oualembo e a defesa visitante completa o alívio.
12'Quarto árbitro diz a Paulo Sérgio para vestir um colete branco. Alega que o treinador dos estudantes está vestido de preto e que, por essa razão, pode ser confundido com os jogadores.
11'Cruzamento de Ofori. Schumacher cabeceia muito por cima da baliza de Matt Jones.
7'Perda de bola de Fábio Nunes ainda no seu meio campo, Marcos Paulo aproveita para ganhar terreno e rematar. Matt Jones encaixa bem.
6'Remate forte de Ivanildo, mas a bola sai contra Salli, que até estava fora de jogo...
3'Livre bem cobrado por Miguel Rosa para a área visitante, mas o lance é anulado por fora de jogo.
1'O Belenenses ganha o primeiro pontapé de canto logo no minuto inicial.
1'Começa o Belenenses - Académica
0'Ai estão as equipas de volta, ao som do hino do Belenenses, para o início do jogo.
0'A Académica também recolhe aos balneários quando faltam dez minutos para o primeiro apito de João Capela.
0'O Belenenses acaba o aquecimento numa altura em que as bancadas já estão mais bem compostas.
0'Paulo Sérgio, por seu lado, quer deixar os erros cometidos em 2014 e iniciar já esta noite um novo ciclo. Em caso de vitória, os estudantes podem dar um salto significativo na classificação.
0'Apesar de tudo, Lito Vidigal mantém o discurso direcionado para a permanência.
0'O Belenenses pode chegar esta noite aos 25 pontos e aproximar-se da luta pelos lugares europeus, ficando apenas com menos dois do que o Sporting e a três dos minhotos de Guimarães e Braga.
0'Sobe agora um nevoeiro do Tejo, mas para já nada que possa atrapalhar a realização do jogo.
0'Nos últimos minutos entraram mais adeptos para as bancadas, mas ainda não passam de algumas centenas.
0'Já está tudo a aquecer no relvado, incluindo a equipa de arbitragem liderada por João Capela.
0'Suplentes da Académica: Fábio Santos, Anibal Capela, Marinho, Magique, Rui Pedro, Nuno Piloto e Rafael Lopes.
0'ACADÉMICA: Lee; Oualembo, Iago, Ricardo Nascimento e Ofori; Fernando Alexandre e Obiora; Ivanildo, Marcos Paulo e Edgar Salli; Schumacher.
0'Suplentes do Belenenses: Ventura, André Teixeira, Tiago Caeiro, Tiago Silva, João Afonso, Abel Camará e Rodrigo Dantas.
0'BELENENSES: Matt Jones; Palmeira, João Meira, Gonçalo Brandão e Nélson; Pelé e Bruno China; Fábio Nunes, Sturgeon e Miguel Rosa; Deyverson.
0'Ainda não há jogadores a aquecer, mas adiantamos desde já as equipas.
0'As bancadas do Restelo estão praticamente vazias quando falta menos de uma hora para o início da partida.
0'Paulo Sérgio, por seu lado, prescindiu de Cristiano, o jovem guardião emprestado pelo Sp. Braga que tem sido titular nos últimos jogos. Lee Winston deverá ser o eleito para a baliza. Outra novidade é o regresso de Lucas Mineiros, após longa ausência, que rende o compatriota Aderlan Silva.
0'O regresso de Nélson é, aliás, a única novidade na lista de convocados de Lito Vidigal. Filipe Ferreira continua indisponível por lesão.
0'O Belenenses já tem garantidos quatro reforços, mas como no dia 1 foi feriado, ainda não os vai poder utilizar esta noite. O guarda-redes Pedro Cavadas, os médio Ricardo Dias e Carlos Martins e o avançado Diogo Ribeiro vão ter de esperar pela próxima jornada.
0'Os estudantes, por seu lado, fecharam o ano no 17º e penúltimo lugar da classificação, também com dois empates no adeus a 2014: em Barcelos frente ao Gil Vicente (1-1) e em casa frente ao Penafiel (1-1).
0'A equipa de Lito Vidigal terminou 2014 no sétimo lugar na Liga e com dois empates sem golos: primeiro em Vila do Conde, na 14ª jornada, depois no Bessa, para a Taça da Liga.
0'Boa noite! O Belenenses recebe a Académica na abertura da 15ª jornada da Liga. O Maisfutebol vai estar no Estádio do Restelo para lhe contar tudo, minuto a minuto.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 2 Jan 2015 às 20:30

Outros 

Um grupo com algumas dezenas de adeptos da Académica aguardou pela saída de Paulo Sérgio para contestar o treinador, depois do empate sem golos diante do Belenenses, no Estádio do Restelo. 

Foi já no final do jogo, depois do treinador ter ido falar aos jornalistas na sala de imprensa. Os adeptos fizeram-se ouvir no curto trajeto que o treinador fez da sala de imprensa do estádio até à entrada no autocarro onde já estavam os jogadores à espera da partida para Coimbra. 


A Académica somou esta noite o terceiro empate consecutivo na liga e segue na penúltima posição da classificação com apenas 11 pontos. 

in AAC-OAF, maisfutebol 

Sem comentários:

Enviar um comentário