10 de janeiro de 2015

2014/2015 - 16J - Académica 2 - P Ferreira 2



nº espectadores: 2 004
árbitro: Rui Rodrigues 


Crónica 

Cerca de ano e meio depois de aqui ter carimbado uma classificação histórica para a Liga dos Campeões, o Paços de Ferreira de Paulo Fonseca regressou a Coimbra. Voltou para o Norte com um empate, o resultado que o técnico não queria, mas com o qual teve de se contentar, ou não tivesse chegado à igualdade mesmo ao soar do gongo. 

O ano novo chegou, mas os pecados continuam iguais. Para ambos os lados. A Académica soma nove meses sem ganhar em casa, vence esta época pela última vez em Setembro, e averbou o quarto empate consecutivo. Já o Paços somou o quarto jogo sem ganhar, 

O jogo começou com um contratempo para Paulo Sérgio. Schumacher, que fizera um teste físico antes do início do jogo, não aguentou mais de três minutos em campo. Magique estava de prevenção, tinha aquecido com a equipa titular, e entrou de imediato, exatamente para o lugar do avançado com nome de piloto de Fórmula 1. 

O marfinense animou a noite, pela velocidade, persistência, e audácia, mas a finalização dos estudantes estava desastrada. Muita insistência, boas jogadas de entendimento, pressa e vontade em fazer tudo bem, mas pouca cabeça. E como estava fria a noite… 

Para se ter uma noção, o primeiro (único?) remate dos estudantes enquadrado com a baliza aconteceu praticamente no final da primeira parte. Rafael Lopes terá tentado fazer um chapéu a Defendi, mas a aba saiu demasiado larga. 

Pelo meio, muito Rui Pedro, muito Magique como já se disse, também muito Ofori, algum Marinho, menos Rafael Lopes, mas, em termos objetivos, uma mão cheia de nada para os comandados de Paulo Sérgio. Melhor, muito melhor, ainda assim, do que os rapazes de Paulo Fonseca, quiçá congelados pelo frio. 

Um remate de Hélder Lopes, de longe, na ressaca de uma jogada de insistência, foi o máximo que se viu dos Castores na primeira parte. Uma afronte ao bom futebol que esta equipa costuma(va) jogar. Razões para tamanha apatia? Paulo Fonseca já saberá. Ou talvez não. 

A perseverança estudantil acabaria por castigar a má abordagem dos pacenses pouco depois do reatamento. Hélder Lopes terá metido a mão à bola e Marcos Paulo, que vira o remate cortado pelo defesa forasteiro, encarregou-se de cobrar, com sucesso, a grande penalidade. 

Lee, herói e vilão: valeu, Mineiro 

O Paços respondeu de imediato e, face à tentação dos estudantes em recuar, Lee assumiu papel determinante com um par de defesas a remates de Urreta. Tanto moral e confiança terá sentido o guarda-redes brasileiro que, no minuto seguinte, calculou mal uma saída num canto, ficou a meio, e Rafael Amorim marcou com toda a facilidade. Mais do mesmo em Coimbra. Há sempre um erro individual a estragar aquilo que de bom o coletivo consegue fazer. 

Como de costume, também, a equipa ressentiu-se do revés, os adeptos desuniram-se no apoio, e os fantasmas voltaram a aparecer. No banco, com tantos jovens imberbes, Paulo Sérgio também não tinha muito por onde escolher. 

Rafael Lopes ainda marcou, em fora-de-jogo, num último assalto à baliza de Defendi, e o Paços, na resposta, só não fez golo porque Lee, de novo no papel de herói, evitou um chapéu primoroso. 

O jogo estava em brasa e, quem diria, Lucas Mineiro, em estreia com a camisola preta, virou o resultado para 2-1 numa jogada de insistência. Bruno Moreira quase acabava com a festa estudantil, mesmo, mesmo no final. Mas deixou a tarefa para o colega Vasco Rocha. Novamente num canto, novamente numa situação em que há clara falha da defesa da casa.


Destaques 

A figura: Richard Ofori 
Grande jogo do jovem lateral-esquerdo ganês numa altura em que o reforço daquele lugar (Lino voltou para o Brasil) está na ordem do dia em Coimbra. Correu que se fartou, cruzou, rematou, esteve, por exemplo, na jogada da grande penalidade, e ainda pregou outros sustos a Defendi e seus pares. Terá sido, seguramente, dos mais frustrados, com o empate consentido ao cair do pano... 

Outros destaques: 

Urreta 
Manteve um «diálogo» intenso com Lee e esteve nos dois golos pacenses, algo que, por si só, demonstra bem como foi importante para a equipa nesta partida. Aquele pé esquerdo continua calibrado... 

Lucas Mineiro 
Uma estreia que foi (quase) de sonho. Entrou e marcou, depois de muito suor. Estava no sítio certo, disparou por entre um cacho de jogadores, e foi feliz. Um mineiro que garimpou a melhor sorte. Vasco Rocha estragou-lhe a felicidade total. 

Magique 
Só não entrou a frio na partida porque tinha feito o aquecimento com a equipa, prevendo-se que Schumacher pudesse não estar em condições. Acelerou o ataque dos estudantes, com melhor rendimento sobre a esquerda do que no meio, em diversas iniciativas que colocaram em sentido a defesa amarela. 

Lee 
Não consegue, decididamente, convencer. Tanto faz duas defesas espantosas perante Urreta, como, logo a seguir, sai extemporaneamente da baliza e permite um golo fácil ao adversário. Assim, não há equipa que resista. 

Seri 
A sua entrada coincidiu com a melhor fase do Paços de Ferreira. Conseguiu empurrar a equipa para a frente, deu dinâmica e velocidade ao jogo, sempre com decisões acertadas. O que estaria a fazer no banco? 

Bruno Moreira 
O goleador português foi um guerreiro dentro de campo, inconformado, viperino, quase letal. Falhou a felicidade por milímetros. Há noites assim.

Opiniões 

Paulo Sérgio, treinador da Académica, no final do empate com o Paços de Ferreira, este sábado, em Coimbra: 

«Fizemos uma grande primeira parte, organizamo-nos muito bem, impedimos o Paços de jogar, e fomos inúmeras vezes à baliza deles, não lhe dando hipóteses. Entramos da mesma forma na segunda parte, fizemos golo, e depois baixámos a pressão, de forma inconsciente, e eles encontraram tempo e espaço para poderem manobrar. A cabeça, a falta de pontos, tira clarividência àquilo que deveríamos continuar a fazer e, num golo estúpido, o Paços chega ao empate. Depois, é uma equipa mais confiante que nós, mas encontramos alma e alegria, conseguimos de novo vantagem, só que no último minuto do jogo, noutro canto, outro golo, grande bale de água fria. Mas interessa destacar é a capacidade desta equipa, numa semana difícil. Com esta atitude, vamos conseguir nossos objetivos. Demos golos fácil, caricatos, não cometemos erros, mas naqueles lances cometemo-los. A falta de pontos retirou-nos a clarividência.»


Paulo Fonseca, treinador do P. Ferreira, no final do empate com a Académica, este sábado, em Coimbra: 

«Nos primeiros 45 minutos, estivemos longe do que temos vindo a fazer. Não conseguimos ter bola, também com algum mérito da Académica, que esteve muito determinada e agressiva, embora não nos tenha criado grandes situações para marcar. A segunda metade, foi totalmente diferente. Apesar de termos entrado praticamente a sofrer golo, de penálti, estivemos mais perto do que somos, Tivemos bola, a nossa circulação começou a dar resultado, falhámos golos que não devíamos, mas construímos, e justificámos outro resultado que não este. A Académica, num lance evitável, colocou-se em vantagem, mas continuamos a ter situações para finalizar e conseguimos o empate, que obviamente não me agrada. Mas acaba por ser um mal menor.»


Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (2) - Paços Ferreira, (2)
Balde de água fria para os estudantes com o empate a surgir em tempo de descontos.
90'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Vasco.
Pontapé de canto de Urreta e Vasco aproveita uma falha de marcação para cabecear para o empate.
90'Faltam dois minutos para se esgotarem os cinco de compensação.
90'GRANDE OPORTUNIDADE PARA O PAÇOS!! Urreta cruza para Bruno Moreira, que cabeceia muito perto do poste esquerdo.
90'Vão jogar-se mais CINCO MINUTOS no Municipal de Coimbra.
90'Sérgio Oliveira surge em boa posição, mas Iago antecipa-se e cede canto. Paços instala-se no meio-campo da Académica à procura do empate.
88'Treinadores já esgotaram as substituições.
86'Grande entrada em jogo de Lucas Mineiro. Golo logo na primeira intervenção.
85'HÉLDER LOPES FALHA O EMPATE!! Jogador do Paços ganha espaço, mas remata ao lado do poste esquerdo de Lee.
82'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Mineiro.
Jogador brasileiro aproveita um ressalto e remata rasteiro para o fundo das redes do Paços.
81'Entra Mineiro (Académica)
81'Sai Rui Pedro (Académica)
80'Bruno Moreira tenta o chapéu, mas Lee defende para canto!
79'Sai Minhoca (Paços Ferreira)
79'Entra Vasco (Paços Ferreira)
78'Golo bem anulado a Rafael Lopes, por fora de jogo.
76'Académica está a conseguir sacudir a pressão dos pacenses.
73'Entra Hugo Seco (Académica)
73'Sai Marinho (Académica)
71'Ofori aparece nas costas da defesa do Paços e remata forte, mas por cima.
69'Bruno Moreira tenta servir Cícero, mas Aníbal Capela chega primeiro e cede canto.
69'Só dá Paços no Municipal de Coimbra.
67'Cicero sofre falta no lado direito do ataque dos castores. Canto de mangas arregaçadas para o Paços.
65'Iago é assistido pela equipa médica. Sai pelo próprio pé e reentra em campo.
61'Entra Cicero (Paços Ferreira)
61'Sai Paraiba (Paços Ferreira)
61'Hélder Lopes aproveita a auto-estrada dentro da grande área dos estudantes, mas Lee negou o golo do Paços. GRANDE OPORTUNIDADE!!
59'Que falha de Lee!!! Saiu, ficou a meio, e o central só teve de cabecear para dentro da baliza!!!
59'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rafael.
58'Outra vez Urreta, outra vez Lee!
56'Ofori em grande esta noite!
54'Grande defesa de Lee, a livre de Urreta!!!
51'Entra J. Seri (Paços Ferreira)
51'Entra J. Seri (Paços Ferreira)
50'Sai Romeu (Paços Ferreira)
49'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Marcos Paulo.
49'Hélder Lopes trava com a mão o remate de Marcos Paulo!!!
49'Cartão amarelo para Hélder Lopes.
48'Grande penalidade para a Académica!!!
48'Nada de novo em termos de ritmo de jogo...
46'Recomeça o Académica - Paços Ferreira
45'Intervalo no Académica - Paços Ferreira
44'Académica em cima!
43'Rafael Lopes tenta um chapéu, por cima!
40'Cartão amarelo para Ricardo.
40'A Académica está melhor no jogo, ataca mais, mas praticamente não faz remates à baliza... perde-se sempre na finalização.
31'Cartão amarelo para N. Obiora.
26'Hélder Lopes, de ressaca, segura Lee.
22'A Académica pressiona...
18'Bons princípios, má finalização... era Rafael Lopes.
16'Lee agarra... pela primeira vez esta noite.
15'A Académica tem metido bolas para a área, mas a defesa pacense consegue aliviar.
10'A Académica assume o ataque...
4'Entra G. Magique (Académica)
4'Sai Schumacher (Académica)
3'Schumi já coxeia...
1'Começa o Académica - Paços Ferreira
0'Schumi passou no teste, vai jogar!
0'Em termos históricos, a superioridade pertence, de forma natural, à Académica, com oito vitórias contra quatro dos castores, e houve ainda quatro empates.
0'Pode haver uma alteração no 11 da Académica, Schumacher está a fazer um teste, Magique está de prevenção...
0'O árbitro da partida será Rui Rodrigues, de Lisboa, auxiliado por Nuno Vicente e Rui Cidade. O quarto árbitro será Ricardo Baixinho.
0'Suplentes do P. FERREIRA: António Filipe, Rodrigo Galo, Seri, Manuel José, Vasco Rocha, Diogo Jota e Cícero.
0'P. FERREIRA: Rodrigo Defendi; Jaílson, Rafael Amorim, Ricardo e Hélder Lopes; Romeu; Urreta, Sérgio Oliveira e Minhoca; Bruno Moreira e Paraíba.
0'Suplentes da ACADÉMICA: Fábio Santos, Nuno Piloto, João Real, Pedro Nuno, Lucas Mineiro, Hugo Seco e Magique.
0'ACADÉMICA: Lee; Iago Santos, Capela, Ricardo Nascimento e Ofori; Obiora e Marcos Paulo; Marinho, Rui Pedro e Rafael Lopes; Schumacher.
0'Já temos equipas oficiais!
0'CONVOCADOS DO P. FERREIRA: guarda-redes - Rafael Defendi e António Filipe; defesas: Jaílson, Ricardo, Rafael Amorim, Rodrigo Galo e Hélder Lopes; médios: Seri, Romeu, Sérgio Oliveira, Manuel José, Minhoca, Rúben Pinto e Vasco Rocha; avançados: Cícero, Urreta, Bruno Moreira, Diogo Jota e Edson Farias.
0'Rúben Pinto e Diogo Jota são as novidades na lista de convocados, por troca com Rúben Ribeiro (rescindiu para assinar pelo Gil Vicente) e Ricardo Ferreira (cumpre castigo). Hurtado está lesionado.
0'«O Rúben Pinto é um jogador que vínhamos a seguir e que se enquadra na equipa, embora tenha realizado apenas três treinos e precise de tempo para perceber as dinâmicas da equipa», explicou o técnico.
0'Paulo Fonseca conta com o reforço Rúben Pinto para este jogo. O médio cedido pelo Benfica chegou esta semana à Mata Real mas o treinador não perdeu tempo.
0'CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Lee e Fábio Santos; defesas: João Real, Capela, Iago Santos, Ricardo Nascimento e Richard Ofori; médios: Jimmy, Obiora, Marcos Paulo, Nuno Piloto, Pedro Nuno, Lucas Mineiro e Rui Pedro; avançados: Marinho, Schumacher, Magique, Rafael Lopes e Hugo Seco.
0'Cristiano e Olascuaga falham o jogo por opção, enquanto Aderlan está lesionado.
0'Além destes, também Fernando Alexandre, por castigo, e Ivanildo, lesionado, saem dos convocados em relação ao jogo com o Belenenses. Para os seus lugares, foram chamados Pedro Nuno, Jimmy e Hugo Seco.
0'O central, de novo entre os eleitos depois de uma sucessão de lesões, entra para o lugar de Oualembo, que foi chamado para a CAN, tal como Edgar Salli.
0'O regresso de João Real, mais de quatro meses depois da última chamada, é a principal novidade da lista de convocados que Paulo Sérgio elaborou para o jogo deste sábado.
0'O panorama recente, todavia, não é animador: três derrotas consecutivas, em Braga e em casa com o Rio Ave, além da eliminação da Taça de Portugal, também na Mata Real, aos pés do Famalicão.
0'Em oitavo lugar depois de já terem andado mais acima, os castores espreitam uma oportunidade de aproveitar um possível desaire do Belenenses no Dragão para subir na tabela.
0'Mas se conseguir quebrar o enguiço, a ocasião até é propícia para maximizar um eventual balão de oxigénio, em função dos duelos entre adversários diretos dos estudantes.
0'Relembre-se que os estudantes, atualmente no primeiro lugar acima da linha de água (16º), não vencem em casa há nove meses e desde o final de Setembro para a presente época.
0'Paulo Sérgio continua debaixo do fogo contestatário dos adeptos e debate-se, ainda por cima, com uma série de contrariedades para este encontro.
0'Boa noite. Bem-vindos ao Académica-Paços de Ferreira, da 16ª jornada da Liga, para acompanhar, no Maisfutebol, ao minuto. Fique ligado!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 10 Jan 2015 às 18:00

in maisfutebol 

Sem comentários:

Enviar um comentário