14 de janeiro de 2015

Taça da Liga: Sp Braga 1 - Académica 0



nº espectadores: 2713
Árbitro: Marco Ferreira 
Crónica 

Um golo do defesa central Sasso carimbou o primeiro triunfo do Sp. Braga na presente edição da Taça da Liga. Perante uma Académica muito tímida, as segundas linhas de Sérgio Conceição voltaram a ter uma oportunidade depois da derrota no terreno do União da Madeira e conseguiram uma vitória que mantém os Guerreiros na luta pelo apuramento para a próxima fase da prova. 
  
Os estudantes não entraram com o pé direito na competição, revelaram muitas limitações e pouca audácia para fazer mais. 
  
A pedreira assistiu a um encontro semelhante à sua cor: cinzento. Quase sempre disputado a um ritmo muito baixo, e em que a comunicação entre os jogadores era perfeitamente percetível nas despovoadas bancadas Estádio Municipal de Braga. 
  
Na luta entre «Sérgios», o Conceição do Sp. Braga e o Paulo da Académica, as duas equipas apresentaram-se com várias mexidas em relação à última jornada. O conjunto minhoto manteve apenas Éder comparativamente à receção ao jogo com o Sporting, operando, portanto, dez alterações. Do lado da Briosa, apenas Capela, Ofori e Marinho permaneceram no onze em relação ao empate caseiro com o Paços de Ferreira. 
  
Sp. Braga superior vê Académica sem Magi(que)a para abanar as redes     
  
Muitas mudanças em ambas as equipas, segundas linhas de Sp. Braga e Académica a baterem-se na Taça da Liga permanecendo uma realidade difícil de esconder; os minhotos dominaram com naturalidade o encontro, tiveram mais bola e jogaram de forma mais incisiva no meio campo estudantil. 
  
Ainda assim, a principal arma para visar a baliza de Cristiano foi a meia distância. Os remates de fora da área, Pedro Santos foi um dos que mais tentou, saíam fora do alvo e, por isso mesmo, o domínio Guerreiro não se traduzia em grande perigo. 
  
Pelo contrário, a meio do primeiro tempo, a Académica quase esbarrava na corrente do jogo. Num lance confuso no interior da área fruto de um pontapé de canto, o esférico passeou-se pelas imediações da baliza de kritciuk. Não era preciso magia a Magique para atirar para o fundo das redes, o avançado deslumbrou-se e não acreditou que podia abrir o ativo. 
  
O lance de perigo espevitou o Braga que se já dominava, passou a rondar de forma ainda mais incisiva a baliza da Académica. Pouco tempo depois do lance de perigo da Académica, um dos poucos em todo o encontro, Pedro Santos obrigou Cristiano a fazer a defesa da tarde, opondo-se com dificuldades ao remate do extremo bracarense, depois de um bom trabalho de Salvador Agra na esquerda. 
  
Defesas mostram como se faz 
  
Já com Santos em campo, o defesa central entrou ainda no decorrer da primeira parte substituindo o lesionado Boly (o defesa saiu muito queixoso), o eixo da defesa arsenalista foi à área contrária abrir caminho ao triunfo na sequência de um pontapé de canto. Ainda não estavam jogados dez minutos no segundo tempo e Sasso chegou ao golo, desviando subtilmente com sucesso a primeira bola ganha por Santos. 
  
Vantagem justa para a equipa bracarense, pelo domínio que assumiu no encontro e também pela falta de argumentos da Académica para importunar Kritciuk. O guarda-redes dos Guerreiros não efetuou nenhum a defesa digna de registo. 
  
O encontro assinalou ainda o regresso à competição de Zé Luís. O avançado cabo-verdiano do Sp. Braga voltou aos relvados mais de três meses depois do último encontro.  Zé Luís mostrou que a lesão muscular na coxa esquerda está debelada, uma vez que segundos após a sua entrada em campo, disferiu um potente remate que deixou em chamas as luvas de Cristiano.   
  
De resto, o cabo-verdiano arrancou os maiores aplausos da tarde com a sue entrada, com o primeiro remate, e pouco depois ao chegar atrasado a um lance bem delineado pelo conjunto de Sérgio Conceição. 
  
Jogo pobre, parco em ideias e em rasgos de criatividade e de genialidade. Apenas uma bola parada fez com que o abanar das redes fosse uma realidade. Apesar disso, o triunfo arsenalista  justifica-se pelo domínio exercido e pelo pouco que a Académica foi capaz de produzir.

Opiniões 

Declarações de Sérgio Conceição, técnico do Sp. Braga, depois do triunfo por uma bola a zero diante da Académica na Taça da Liga:
  
«Aspetos positivos? A atitude dos jogadores. Não é fácil, há jogadores que o ritmo competitivo não é o melhor, por vezes, em certos momentos do jogo notou-se isso. Não tem nada a ver com atitude e empenho dos jogadores. Em muitos jogadores, de um lado e de outro, notou-se alguns problemas físicos e isso não tem nada a ver com o jogo em si, com a justiça do resultado. Merecemos o golo, podíamos ter feito mais um ou outro. Estou contente com o empenho dos jogadores».

Declarações de Paulo Sérgio Conceição, técnico da Académica, depois da derrota pela margem mínima no Estádio Municipal de Braga, em jogo a contar para a Taça da Liga: 
  
«Sempre que vestimos a camisola da Académica temos que a dignificar. Neste mês de janeiro propusemo-nos a dar tempo a alguns jovens que têm vindo a trabalhar connosco desde o início da temporada. No fundo, ver se conseguem constituir-se como mais-valias na segunda metade da época. Penso que foi conseguido. Pena foi, uma vez mais, ter deitado tudo a perder num lance de bola parada. O importante foi ver jogadores como o Jimmy, o Hugo Seco ou o Lucas Mineiro evoluir».

Ao minuto 

90'FIM DO Sp. Braga, (1) - Académica, (0)
90'Remate forte mas muito por cima de Lucas Mineiro.
90'Três minutos de compensação.
90'Cartão amarelo para Zé Luís.
87'Mal Rafa...Passe errado quando poderia deixar Zé Luís em boa posição.
84'O Sp. Braga parece ter o jogo controlado, mas o resultado é sempre perigoso
79'Sai Hugo Seco (Académica)
79'Entra Rafael Lopes (Académica)
77'Cartão amarelo para Mineiro.
76'Entra Rafa Silva (Sp. Braga)
76'Sai Pedro Santos (Sp. Braga)
76'Agora é Agra a rematar à entrada da área. Sai ao lado.
74'Chega atrasado Zé Luís. Alan entrega a Salvador Agra na esquerda e este centra rasteiro. O cabo-verdiano ainda se atira mas não chega.
72'Cartão amarelo para Tiago Gomes.
68'Livre de Pedro Santos que tenta direto quando todos esperavam o cruzamento. Sai por cima.
66'Zé Luís de novo. Alan dá em Goiano que cruza atrasado. Zé Luís tenta o remate, mas a bola bate num central da Académica.
64'Entra Ricardo Nascimento (Académica)
64'Sai R. Ofori (Académica)
64'Vai entrar Ricardo Nascimento na Académica.
61'Centro de Salvador Agra e Pedro Santos, ao segundo poste, acerta mal na bola
56'ZÉ LUÍS! Entrou com tudo. Foge bem à defesa da Académica e dispara para defesa de Cristiano.
55'Entra Zé Luís (Sp. Braga)
55'Sai Éder (Sp. Braga)
55'Vai entrar Zé Luís no Sp. Braga
55'Canto na esquerda, Santos cabeceia ao segundo poste e Sasso antecipa-se a Cristiano e faz o golo.
55'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de V. Sasso.
51'Entra Rui Pedro (Académica)
51'Sai G. Magique (Académica)
51'ALAN! Mal Hugo Seco a entregar a bola ao brasileiro que dispara à entrada da área, um pouco ao lado.
48'Marinho dá em Mineiro que, com uma simulação descarada, tenta ganhar o penálti. Ficou amarelo por mostrar.
46'Recomeça o Sp. Braga - Académica
45'Primeira parte pouco interessante em Braga e com poucas ocasiões de golo.
45'Intervalo no Sp. Braga - Académica
45'Remate disparatado de Mauro à entrada da área. Subiu, subiu, subiu...
44'Arrancada de Pedro Santos pelo centro, mas o remate, ainda fora da área, esbarra em João Real.
42'Cartão amarelo para Aníbal Capela.
42'Falta dura de Aníbal Capela sobre Eder
38'Entra Aderlan Santos (Sp. Braga)
38'Sai W. Boly (Sp. Braga)
38'Santos está preparado para entrar. Ficou agarrado à coxa Boly. Estreia infeliz.
38'Willy Boly está lesionado
35'Bom lance do Sp. Braga, com Alan a combinar com Pedro Santos e a entregar a Goiano que centra. Éder divide nas alturas com Capela, a bola volta a Alan que centra, mas Cristiano segura.
34'Mal Agra, agora. Centro direitinho para as mãos de Cristiano.
32'GRANDE DEFESA DE CRISTIANO! Alan abre em Agra na esquerda que centra atrasado para o remate de Pedro Santos. Cristiano opõe-se bem.
24'MAGIQUE! Lance confuso na área do Sp. Braga e o avançado a ficar perto do golo.
22'Tentativa de Marinho à entrada da área, que sai muito por cima.
21'Alan corta na área o livre de Marinho.
21'Falta dura de Pedro Santos. Livre perigoso para a Académica já perto da área, descaído para a esquerda.
19'Grande abertura para Salvador Agra na direita. O extremo tenta assistir Éder mas a bola bate em Capela e fica nas mãos de Cristiano.
17'Cartão amarelo para Mauro. Falta dura sobre Magique.
15'Primeiro quarto de hora pouco interessante. Jogado a ritmo baixo.
8'Agora é Pedro Santos, também de fora da área. Passa mais perto.
6'Primeiro remate do jogo. Tiago Gomes, de fora da área. Sai ao lado.
6'Início de jogo bastante confuso. Ainda nenhuma equipa manda na bola, mas há mais Sp. Braga
3'Cruzamento de Salvador Agra na esquerda que morre nas mãos de Cristiano.
1'Começa o Sp. Braga - Académica
0'O madeirense Marco Ferreira é o árbitro do encontro.
0'Entram as equipas no relvado! Ambas vestem os equipamentos tradicionais.
0'As três equipas já desceram aos balneários.
0'As bancadas do Municipal de Braga começam a ganhar cor. Ainda que poucos, já se vislumbram adeptos nas bancadas.
0'Suplentes da Académica: Fábio Santos, Ricardo Nascimento, Iago, Rui Pedro, Marcos Paulo, Rafael Lopes e Fernando Alexandre.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Ofori, Aníbal Capela, João Real e Pedro Nuno; Lucas Mineiro, Nuno Piloto e Jimmy; Marinho, Magique e Hugo Seco.
0'Suplentes do Sp. Braga: Victor Golas, Rafa, Danilo, José Luís, Fábio Martins, Custódio e Santos.
0'Já chegaram as Fichas de Jogo
0'Em relação ao onze que enfrentou o Sporting, Sérgio Conceição muda dez jogadores. Fica apenas Éder.
0'Sobe para o aquecimento a equipa da Académica. Pouco depois é a vez da formação da casa.
0'O Sp. Braga acaba de anunciar o seu onze inicial nas redes sociais: Kritciuk; Goiano, Bolly, Sasso e Tiago Gomes; Mauro, Luiz Carlos e Alan; Salvador Agra, Éder e Pedro Santos.
0'O FC Porto lidera o grupo com 6 pontos. Uma vitória é necessária para ambas as equipas sonharem com o apuramento.
0'O Sp. Braga perdeu na Madeira na 1ª jornada, ao passo que para a Académica esta será a estreia na competição.
0'As duas equipas integram o grupo D, juntamente com FC Porto, União da Madeira e Rio Ave.
0'O Estádio Municipal de Braga encontra-se ainda praticamente vazio. Os guarda-redes de ambas as equipas vão realizando exercícios de aquecimento.
0'Boa tarde. Sp. Braga e Académica procuram os primeiros pontos na Taça da Liga. O jogo arranca às 16h30.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 14 Jan 2015 às 16:30

in maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário