1 de fevereiro de 2015

2014/15 - 19J - Académica 1 - Marítimo 1: Resultado final


espectadores: 2 412
árbitro: Manuel Oliveira

A Académica empatou este domingo com o Marítimo a uma bola numa partida que contou para a 19ª jornada da Primeira Liga. O golo dos "estudantes" foi apontado já no segundo tempo, por Aderlan, que cobrou de forma perfeita um livre à entrada da área dos insulares.

A Briosa estreou Salim Cissé e Ricardo Esgaio no onze titular e entrou mais acutilante em campo, desenhando jogadas de bom nível e levando o perigo à baliza de Salin. Exemplo disso foi o remate de Lucas Mineiro de fora da área, que fez a bola passar junto ao poste da baliza dos visitantes.

E foi precisamente numa altura em que a Académica ia em busca do golo que o Marítimo inaugurou a contagem por Edgar Costa. O extremo do Marítimo rematou dentro da área com a bola a bater num defesa estudantil e a trair o guardião Lee. A equipa de Leonel Pontes foi para intervalo em vantagem embora não o merecesse realmente, pois era a Académica quem criava mais perigo.

Na etapa complementar, Paulo Sérgio trocou Capela por Aderlan e a substituição funcionou na sua plenitude com o lateral direito a empatar a partida ao minuto 54, quando cobrou de forma exemplar um livre à entrada da área do Marítimo. O 29 conferiu justiça ao resultado e a partir daí a Briosa foi dona e senhora do desafio.

Os comandados de Paulo Sérgio subiram de produção e por várias vezes estiveram perto do golo, sobretudo por intermédio de Salim Cissé e Rafael Lopes, embora sem resultados práticos. A partida chegou ao fim com um ponto para cada lado, mas se houvesse justiça no futebol hoje os três pontos ficariam muito bem entregues em Coimbra, sobretudo pela capacidade da Briosa em ir atrás do prejuízo e a encostar, por várias vezes, o Marítimo às cordas numa segunda parte muito intensa.

Na próxima jornada, a Académica desloca-se ao reduto do Vit. Setúbal. Força Rapazes! 

Crónica

Num duelo entre uma equipa aflita e outra mais tranquila na tabela classificativa, Académica e Marítimo acabaram por proporcionar um espetáculo emocionante e entretido, praticamente do primeiro ao último minuto. As oportunidades foram mais que muitas para as duas formações, em especial no segundo tempo e só a falta de eficácia, os guardiões dos dois lados e os ferros impediram mais golos. 

O começo de jogo no Cidade de Coimbra foi intenso, com ambas as equipas a revezarem-se nos ataques rápidos, embora se notasse um maior esclarecimento da equipa academista, num jogo pautado pelo critério de Lucas Mineiro ao meio e a profundidade dada por Esgaio e pelos extremos da equipa de Paulo Sérgio. No entanto, foi mesmo a formação madeirense a marcar primeiro, na sua primeira chance: Edgar Costa desmarcou-se na área e atirou cruzado, com a bola a desviar em João Real e a trair o guardião Lee. Daí para a frente, o Marítimo passou a controlar melhor o jogo e nem a lesão do autor do golo complicou a vida a uma equipa muito segura de si. 

A Briosa, por outro lado, acusou o toque e acabou por perder o ascendente dos primeiros 15 minutos, começando a falhar cada vez mais passes, o que provocou intranquilidade nos seus adeptos. Os madeirenses foram aproveitando e Micolta e Rúben Ferreira estiveram perto do segundo em duas ocasiões. 

Ao intervalo, Paulo Sérgio decidiu lançar o lateral-direito Aderlan, o que se revelou uma decisão acertada, dado que logo ao nono minuto do segundo tempo, o brasileiro cobrou um livre direto de forma irrepreensível, empatando o jogo. Estavam lançados os dados para uma segunda parte frenética… 

A Académica jogou sempre com grande energia, embora nem sempre tenha sido clarividente na hora de definir. Do outro lado, o Marítimo visava as bolas em profundidade, lançando de forma constante os perigosos e rápidos Xavier (um dos melhores) e Micolta (entrado na primeira parte para o lugar de Edgar Costa). As ocasiões foram-se sucedendo em ambas as balizas: Micolta falhou duas claras em frente a Lee e do outro lado, Rafael Lopes e Fernando Alexandre ficaram muito perto da desfazer a igualdade. 

Nos últimos 10 minutos, ambas as formações atingiram o cúmulo do desperdício. Primeiro, foi Salim Cissé a isolar-se mas a permitir a defesa de Salin. Depois, aos 87 min., Fábio Abreu conseguiu também ganhar o espaço nas costas dos centrais academistas e fez uma chapelada sobre Lee, sendo que a bola foi bater, de forma caprichosa, no poste esquerdo da baliza de Lee. 

No final, a igualdade aceita-se, ainda que o Marítimo tenha tido mais oportunidades claras. Acabou por ser um jogo repartido e intenso de princípio a fim, provavelmente um dos melhores a que se assistiu esta temporada no Cidade de Coimbra.

Destaques

A FIGURA 
  
Aderlan: É verdade que só entrou em jogo para os últimos 45 minutos, mas acabou por se revelar decisivo para que a Briosa tivesse alcançado o empate e discutido a vitória até final. Logo a abrir o segundo tempo, converteu um livre direto de forma irrepreensível, sem hipóteses para Salin. No resto do tempo, revelou-se absolutamente inexcedível no apoio ao ataque, mesmo tendo deixado algum espaço nas suas costas. Ainda assim, acabou por cumprir, no geral, do ponto de vista defensivo. 
  
O MOMENTO 
Bola ao poste de Fábio Abreu, ao minuto 87: O jogo estava a ser discutido taco a taco e com muita atividade em ambas as áreas. Num lance de contra-ataque, o recém-entrado Fábio Abreu isolou-se e fez um chapéu ao guardião Lee, sendo que a bola acabou por ir embater no poste. Uma ocasião claríssima de golo que acabou por supor a salvação da Briosa e um momento de glória perdida para os maritimistas. 
  
OUTROS DESTAQUES 
  
Ricardo Esgaio: Belíssima estreia do lateral emprestado pelo Sporting aos estudantes. Muito ativo do ponto de vista ofensivo, deu imensa profundidade ao corredor direito no primeiro tempo e ao esquerdo, para onde passou após a entrada de Aderlan, nos segundos 45 minutos. Além do mais, bateu as bolas paradas, tendo colocado alguns cruzamentos de qualidade, desperdiçados pelos seus novos companheiros. Amostra muito positiva neste primeiro encontro com o losango ao peito. 
  
Lucas Mineiro: É verdade que nem sempre resolveu bem as situações mas foi um dos jogadores mais ativos na zona de construção ofensiva da Académica. Dono de uma boa técnica, foi também responsável por alguns dos cruzamentos mais perigosos da Briosa na segunda parte. Criativo, só lhe falta mais alguma intensidade em determinados momentos do jogo, algo que poderá adquirir consoante vá acumulando minutos nesta equipa. 
  
Edgar Costa: É verdade que saiu cedo por lesão mas acabou por se revelar decisivo, ao apontar o único golo do Marítimo nesta partida. Rápido e sempre pronto a soltar-se nas costas da defesa contrária, foi uma unidade importante nos 25 minutos em que esteve em campo. Após a saída de Maazou, pode vir a ganhar preponderância no «onze» de Leonel Pontes. 
  
Xavier: Um dos melhores dos maritimistas esta tarde. Sempre ativo, criou diversos desequilíbrios nas alas e lançou vários cruzamentos muito perigosos, além de ter tido também situações de remate na área, nas quais poderia ter feito um pouco mais. Rápido e insistente, soube mexer com o jogo de ataque dos madeirenses.

Opiniões 

Paulo Sérgio: «Reforços? É possível que ainda haja novidades»
«A Académica entrou melhor no jogo mas o golo sofrido teve um efeito super negativo na equipa e o Marítimo poderia até ter feito mais golos até ao intervalo. Na segunda parte, criámos ocasiões mais do que suficientes para merecer um resultado melhor. O empate tem de se aceitar pelo que aconteceu durante os 90 minutos». 

Sobre os reforços Esgaio e Cissé e a possibilidade de ainda chegar alguém até amanhã: «O Cissé e o Esgaio andavam a competir no Sporting e achei que os devia lançar na equipa. A aposta não envolvia grande risco e os jogadores acabaram por refrescar a mentalidade da equipa. Quanto a mais reforços, é possível que no dia de amanhã haja mais alguma novidade.» 

Leonel Pontes: «Maazou? Só faz falta quem cá está»
Leonel Pontes, treinador do Marítimo, depois do empate (1-1) na visita à Académica para a 19ª jornada da Liga: 

«Merecíamos a vitória, dado que tivemos pelo menos duas ocasiões na primeira parte e outras quatro muito claras no segundo tempo. Mesmo depois de termos sofrido o empate, conseguimos contrariar o ímpeto motivacional da Académica.

(Sobre a saída de Maazou, que vai jogar na China) «Maazou? Só faz falta quem está. Nós estamos aqui para potenciar jogadores novos, inclusivamente da equipa B e para lançá-los na equipa».

Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (0) - Marítimo, (0)
90'Saída destemida de Lee, impedindo que Xavier atirasse à baliza
90'Três minutos de compensação em Coimbra
90'Marítimo de novo com perigo. Cruza muito bem Xavier, Lee afasta
87'Marítimo! Fábio Abreu isola-se nas costas da defesa, faz o chapéu mas a bola bate caprichosamente no poste! Estudantes ficaram a reclamar fora de jogo
86'Cabeceamento de Rafael Lopes à figura de Salin, após canto batido por Pedro Nuno
83'Micolta aparece solto na esquerda, a cruzamento de Xavier, mas não recebeu nas melhores condições e atirou por cima
82'Entra Fransérgio (Marítimo)
82'Sai Fernando Ferreira (Marítimo)
82'Entra Pedro Nuno (Académica)
82'Sai Mineiro (Académica)
81'Entra Rui Pedro (Académica)
81'Sai Hugo Seco (Académica)
80'Académica, grande oportunidade! Cissé aparece isolado, após combinação entre Obiora e Rafa, mas atira para defesa de Salin
79'Cruzamento-remate perigoso de Xavier, podia muito bem ter surpreendido Lee
78'Marítimo! Um grande corte de Ricardo Nascimento impedindo o 1-2 de Micolta
76'Entra Fábio Abreu (Marítimo)
76'Sai Ebinho (Marítimo)
76'Canto para o Marítimo. Xavier bate e Lee afasta sem problemas. Finalmente, gritam alguns adeptos da Briosa
74'Ebinho ganha em profundidade a João Real, entra na área e cai. O árbitro nada assinala e de facto parece que se deixou cair
72'Mais um livre de Lucas a provocar sobressalto na área do Marítimo. No entanto, a recarga de Fernando Alexandre encontrou as pernas de um adversário
71'Cruzamento de Esgaio, João Real cabeceia à figura de Salin
70'Académica! Livre batido por Lucas Mineiro, a bola sofre um primeiro desvio e Rafa Lopes, ao segundo poste, atira de pé direito, para grande defesa de Salin
69'Cartão amarelo para Rúben Ferreira.
69'Marítimo, outra vez. Cruzamento de Xavier na direita e ninguém desvia. Perigoso
68'Disparo de Gallo, sai desviado e Lee não agarra à primeira. Na sequência o guardião atira a bola fora, sem nexo. Os adeptos da Académica estão a perder a paciência com o guarda-redes brasileiro
65'Obiora vê cartão amarelo por chutar a bola fora após falta de Lucas Mineiro sobre Danilo Pereira
64'Cartão amarelo para N. Obiora.
64'Oportunidade para o Marítimo. Micolta aparece na área em velocidade e remata cruzado, fazendo a bola passar muito perto da trave
63'Uma entrada sobre Fernando Alexandre custa cartão amarelo a Bruno Gallo e livre potencialmente perigoso
63'Cartão amarelo para Bruno Gallo.
62'Passe em profundidade de Lucas Mineiro para isolar Rafael Lopes, que não chega a tempo
62'Cruzamento de Ruben Ferreira, Micolta quase chegava ao segundo poste, Esgaio atrapalhou-se mas a bola lá sobrou para Lee
60'Livre de Ruben Ferreira, sem que nenhum jogador do Marítimo conseguisse desviar
59'Falta de Danilo Pereira sobre Rafa Lopes, livre na direita para a Briosa. Cobra Esgaio e um mau alívio de Fernando Ferreira resulta em canto para a Briosa
55'Lee a complicar e o público a perder a paciência, após passe arriscado para Aderlan
54'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Aderlan.
Grande livre direto marcado por Aderlan, que entrou para a segunda parte. De pé direito, ao canto da baliza de Salin
53'Cartão amarelo para Fernando Ferreira.
52'Uma arrancada de Hugo Seco, mas o cruzamento é aliviado pela defesa do Marítimo
49'Académica a tentar. Remate de Rafael Lopes, para defesa fácil de Salin
46'Entra Aderlan (Académica)
46'Sai Aníbal Capela (Académica)
46'Recomeça o Académica - Marítimo
45'Adeptos da Académica contestam Paulo Sérgio à saída para o balneário
45'Cruzamento de Esgaio, João Real cabeceia à figura de Salin
45'Intervalo no Académica - Marítimo
O arranque dos estudantes até foi promissor mas o golo maritimista trouxe intranquilidade aos da casa e o controlo para os forasteiros. Com os resultados neste momento, a Académica desce ao último lugar da Liga
45'Dois minutos de compensação em Coimbra
45'Cruzamento Esgaio, João Real cabeceia à figura de Salin
45'Livre perigoso de Ruben Ferreira. Disparo potente de pé esquerdo com a bola a bater na malha superior da baliza de Lee
45'Marítimo! Livre batido por Lucas Mineiro, Rafa Lopes atira de pé direito após um primeiro desvio, para grande defesa de Salin
43'Remate de meia distância sem aparente perigo de Micolta, que Lee complicou, afastando para canto uma bola fácil
40'Sequência de lances de bola parada a favor do Marítimo, batidos por Ruben Ferreira, afastados pela defesa da Briosa
39'Cissé remata a aproveitar saída deficiente de Salin, após canto batido por Esgaio, mas a bola esbarra em adversário
38'Livre na esquerda, após falta sobre Lucas Mineiro. Bate Esgaio, Fernando Ferreira corta para canto
35'Cruzamento da esquerda de Xavier e entrada de Micolta nas costas de Nascimento. Remate não sai muito bem quando tinha tudo para marcar
34'Marítimo em cima neste momento. O golo trouxe outra tranquilidade
33'Remate de Xavier em jeito, por cima
32'Académica teve ascendente nos primeiros minutos mas perdeu-o, com o golo sofrido e com as paragens no jogo para assistência a Edgar
31'Subida de Rúben Ferreira, mas o cruzamento não saiu bem
27'Alteração forçada no Marítimo, Edgar Costa saiu lesionado
27'Entra F. Micolta (Marítimo)
27'Sai Edgar Costa (Marítimo)
25'Cruzamento de Esgaio, mas Cissé comete falta sobre Salin na pequena área
22'Remate de Bruno Gallo muito por cima
21'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Edgar Costa.
Edgar remata cruzado na área, bola desvia em João Real e trai o guarda-redes Lee
19'Pausa no jogo para assistência a Edgar
17'Cruzamento perigoso de Rafa Lopes, Cissé não chega por pouco. Mais uma jogada iniciada por Lucas Mineiro
15'Lucas Mineiro ganha livre perigoso na direita. Esgaio cobra e Capela desvia mal de cabeça
10'Grande jogada de combinação ofensiva da Académica, com toque de Cissé para Lucas Mineiro rematar perto do poste esquerdo
5'Lee solta bola na área e Ebinho desperdiça
3'Início intenso por parte de ambas as equipas mas sem ocasiões
1'Começa o Académica - Marítimo
0'SUPLENTES DO MARÍTIMO: Wellington, Briguel, Fransérgio, Alex Soares, Weeks, Micolta, Fábio Abreu
0'SUPLENTES DA ACADÉMICA: Cristiano, Aderlan Silva, Iago Santos, Pedro Nuno, Nuno Piloto, Rui Pedro, Marinho
0'MARÍTIMO: Salin, João Diogo, Gegé, Bauer, Ruben Ferreira; Bruno Gallo, Danilo Pereira, Fernando Ferreira; Edgar Costa, Ebinho, Xavier
0'ACADÉMICA: Lee; Esgaio, João Real, Capela, Ricardo Nascimento; Fernando Alexadre, Lucas Mineiro, Obiora; Cissé, Rafael Lopes e Hugo Seco
0'O histórico de confrontos entre as duas equipas não tem sido favorável à Académica, que não vence o Marítimo em casa há seis anos
0'Um confronto entre duas equipas com estados de espírito diferentes. A Académica, que apenas venceu uma vez em 18 jornadas, precisa desesperadamente de pontuar e ganhar. O Marítimo moralizado depois da vitória sobre o FC Porto, na última ronda
0'Boa tarde. Académica e Marítimo defrontam-se a partir das 16h para a 19ª jornada e o Maisfutebol está em Coimbra para lhe contar tudo sobre o jogo
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 1 Fev 2015 às 16:00





Sem comentários:

Enviar um comentário