16 de fevereiro de 2015

2014/15 - Académica 0 - Boavista 0


A Académica empatou este domingo a zero bolas com o Boavista numa partida que contou para a 21ª jornada da Liga NOS. Os "estudantes" foram a única equipa em campo que mostrou vontade de vencer mas, no final, não conseguiu levar de vencida o seu adversário.

Depois de uma primeira parte pouco interessante, as emoções estavam guardadas para a etapa complementar. A Briosa dispôs de boas oportunidades para marcar, sobretudo na parte final do desafio, mas o guardião Mika esteve à altura dos acontecimentos e evitou males maiores para a baliza axadrezada. Diallo, de cabeça, foi o que mais perto esteve de marcar.

A, sensivelmente, meio da segunda parte a Briosa ficou reduzida a dez elementos. Salim Cissé viu o cartão vermelho directo numa jogada onde o avançado guineense apenas disputou a bola com um jogador boavisteiro. Cissé não chegou ao esférico e atingiu sem qualquer intencionalidade o adversário, que caiu de forma espalhafatosa. No segundo seguinte, levantou-se para voltar às quatro linhas... como se nada fosse.

A última oportunidade do encontro voltou a pertencer à Académica mas Ricardo Esgaio não teve cabeça fria para decidir melhor o lance e atirou muito ao lado da baliza do Boavista, que antes até chegou a marcar mas o golo foi invalidado por fora de jogo.

Na próxima jornada, a Académica desloca-se ao reduto do Estoril. Força Rapazes! 

nº espectadores: 2364
árbitro:  Luís Ferreira

Crónica 

A tarde estava cinzenta, com ameaça de aguaceiros, todo um ambiente pouco propício a uma ida ao futebol. Quem achasse que não poderia haver algo mais cinzento do que o clima, estava enganado. O jogo entre Académica e Boavista foi a verdadeira intempérie que se abateu na cidade de Coimbra na tarde deste domingo, excetuando os agitados quatro minutos de compensação da segunda parte. 
  
Enfrentavam-se dois conjuntos que ocupam posições e estilos de vida diferentes na tabela: uma Académica com a corda à volta do pescoço perante um Boavista mais perto do meio da tabela do que do último lugar, relativamente confortável nesta I Liga. O jogo, apesar da «obrigatoriedade» de vitória dos conimbricenses, foi insosso, muito por culpa da parca capacidade academista de acelerar um jogo que, em abono da verdade, assentou que nem uma luva a um Boavista organizadinho atrás, com bastante disciplina posicional e não arriscando em demasia nas saídas para o ataque. 
  
Durante o primeiro tempo, foram poucas as ocasiões, em 45 minutos de futebol lento e mastigado. A Académica dominava, mas sem grande intensidade e incapaz de desmontar de forma clara a boa organização defensiva dos do Bessa. Além de uns assomos através da velocidade de Hugo Seco ou da capacidade de passe de Lucas Mineiro, pouco mais se viu da Briosa, cuja grande oportunidade ocorreu já nos últimos dez minutos do primeiro período, num livre de pé esquerdo de Ricardo Nascimento, que obrigou Mika a defesa aplicada. Do lado boavisteiro, viram-se algumas aceleradelas dos velozes Quincy e Brito e uma ou outra bola parada para a área academista. Muito pouco, portanto. 
  
Ao intervalo, ambos os técnicos mexeram no ataque das suas equipas, sendo que Paulo Sérgio trocou o pouco inspirado Rafael Lopes para lançar Marinho e Petit aproveitou para agitar o jogo com o veloz e irreverente Zé Manuel. 
  
De facto, os primeiros minutos do segundo tempo foram, muito provavelmente, os melhores de todo o jogo. Ambas as equipas entraram rápidas e agressivas, sendo que o Boavista conseguiu ter inclusivamente um maior controlo sobre a posse de bola do que nos primeiros 45 minutos. Brito e Zé Manuel foram setas lançadas em direção à baliza academista, enquanto do outro lado, Salim Cissé desperdiçou ocasião soberana para desempatar o jogo, após canto do lado direito. 
  
Por falar em Cissé, diga-se que foi um dos protagonistas do jogo, pelos piores motivos. A pouco mais de 20 minutos dos 90 min., o avançado da Académica foi expulso por uma entrada dura sobre Idris e deixou a Briosa a jogar com menos um. Curiosamente, a equipa de Paulo Sérgio (que logo após a expulsão decidiu tirar um médio ofensivo para colocar um ponta-de-lança, Diallo) teve o seu melhor período no jogo depois de ter ficado reduzida a dez, pressionando em cima da defesa boavisteira e lançando a ilusão de que lutaria pela vitória até ao final. 
  
Foi, no entanto, já nos últimos dez minutos que o caldo sem sal do jogo sem entornou, com uma agitação brutal em ambas as áreas. Primeiro, foi Aderlan a evitar o golo boavisteiro, após combinação entre Uchebo e Zé Manuel. 

Já em tempo de compensação, três situações que demonstram bem a loucura deste período final do jogo: Diallo cabeceou para defesa fantástica de Mika; do outro lado, Brito fez golo, alguns jogadores do Boavista foram festejar com os adeptos e nem se chegaram a aperceber que este havia sido (bem) anulado. No contra-ataque, a Briosa quase marcou, mas Esgaio rematou torto. No final, resultado justíssimo, numa partida que teve situações excecionais de agitação ao longo dos 90 minutos e que só se revolucionou para lá do tempo. Sem efeitos práticos, porém.


Destaques 

FIGURA

Afonso Figueiredo: O jovem lateral-esquerdo boavisteiro está a ser indiscutivelmente uma das boas novidades deste Boavista 2014/15. Nem começou a época como titular, mas desde que dispôs das primeiras oportunidades tem vindo a consolidar-se na equipa de Petit. Combativo, rápido e voluntarioso, fez vários cortes importantes, travando a progressão dos laterais e extremos academistas. Não fez uma exibição imaculada, mas revelou-se muito importante no controlo da profundidade ofensiva dos conimbricenses. 
  
MOMENTO 
  
O «louco» minuto 93: De um momento para o outro, o jogo virou um rebuliço tremendo, com o Boavista a marcar na sequência de um contra-ataque, por Brito, com a equipa a festejar de forma louca com os seus adeptos, sem que parte dos jogadores se apercebessem de que havia sido anulado. Entretanto, a Briosa, em vantagem numérica momentânea, saiu num rápido contra-ataque mas Ricardo Esgaio acabou por definir mal o lance. E eis que, no espaço de poucos segundos, se perderam duas grandes ocasiões de golo no Estádio Cidade de Coimbra. 
 

OUTROS DESTAQUES 
  
Idris: Importante a repor os equilíbrios do meio-campo boavisteiro, foi responsável por diversos desarmes ao longo do desafio, ajudando a arrumar a casa nas alturas em que a Briosa procurava penetrar entre linhas. Esteve ainda envolvido no lance da expulsão de Salim Cissé, tendo sofrido uma dura entrada do avançado guineense. 
  
Brito: No primeiro tempo, passou um pouco ao lado do jogo, mas após o intervalo foi um dos responsáveis pela melhor entrada boavisteira. Velocíssimo e imprevisível, fez a cabeça em água aos defesas da casa em algumas situações de contra-ataque. Ao nível da definição dos lances, não se mostrou tão acertado, sendo que, quando acertou finalmente na baliza, o lance acabou por ser bem anulado. 
  
Ricardo Esgaio: Sempre disponível para apoiar o ataque, é um lateral que se destaca mais na vertente ofensiva do jogo academista. Defensivamente, teve alguns momentos difíceis, mas foi sempre uma seta lançada à área contrária. Apesar de tudo, alguns cruzamentos saíram-lhe imprecisos, em especial na primeira parte. 
  
Hugo Seco: Rápido, vertical e dinâmico, foi um dos jogadores mais agitados da Briosa no primeiro tempo. Sempre insistente e batalhador, travou uma luta interessante com o jovem lateral Afonso Figueiredo. A sua entrada no onze academista talvez se justificasse há mais tempo…

Opiniões 

Paulo Sérgio, treinador da Académica, em declarações na sala de imprensa no final do empate com o Boavista: 

«O Boavista é uma equipa forte, que trabalha muito e bem e que dificultou a nossa tarefa. Fomos pacientes, não passámos por sobressaltos, tivemos quatro/cinco situações de golo mas não concretizámos. Mesmo com dez, não baixámos os braços, tivemos as ocasiões mas infelizmente não conseguimos marcar. A equipa não entrou com cautela, não podemos é fazer um jogo mais direto, de bolas para a frente. O Boavista teve mérito na forma como trabalhou defensivamente. Tivemos o controlo da partida, jogámos com ideias claras e o Cristiano teve pouco trabalho. A equipa procurou o golo, mesmo jogando com dez, embora com 11 tivesse sido mais fácil. Isto vai ser uma corrida até ao último dia, há mais do que duas ou três equipas para lutar pela manutenção». 

[Sobre a expulsão de Cissé e o golo anulado ao Boavista:] «Não tive uma imagem percetível do lance da expulsão mas o golo do Boavista foi fora-de-jogo. Na resposta, podíamos ter marcado o golo da vitória mas, depois de correr o campo todo, faltou algum oxigénio no cérebro ao Esgaio…».


Petit, treinador do Boavista, em declarações no final do jogo com a Académica:

«Sabíamos que não ia ser um jogo fácil, podíamos ter tido a felicidade de ganhar mas o resultado aceita-se. Foi um ponto importante, contra um adversário direto. O golo anulado? Pareceu-me no banco que o Brito estava em linha, mas não há que estar a reclamar do árbitro. Nós também poderíamos ter feito mais em pelo menos três ocasiões».

Ao Minuto 

90'FIM DO Académica, (0) - Boavista, (0)
90'Brito marcou para o Boavista mas o lance foi bem anulado por fora de jogo. Os jogadores do Boavista ficaram a festejar e a Académica seguiu com o jogo e quase marcava, mas Esgaio rematou ao lado.
90'INACREDITÁVEL O QUE ACONTECEU!
90'Segundo cartão amarelo para Tengarrinha.
90'Mais quatro minutos...
90'MIKA EVITA O GOLO! Centro de Aderlan, cabeceamento de Diallo e grande defesa de Mika, junto ao poste.
89'Cartão amarelo para Tengarrinha.
89'De novo o Boavista, agora com Zé Manuel a antecipar-se a Aderlan e a cabecear ao lado.
87'Livre de Brito, em boa posição, mas muito por cima.
85'Cartão amarelo para U. Diallo.
83'ADERLAN EVITA O GOLO! Uchebo foge pela direita e cruza rasteiro para Zé Manuel, mas Aderlan antecipa-se e corta.
81'Disparate de Nuno Piloto à entrada da área. Dez pontos para o País de Gales...
79'A Académica está mais pressionante com 10 do que com 11...
79'Corte precioso de Carlos Santos, evitando que o passe de Marinho, rasteiro, chegue a Diallo.
77'Centro de Aderlan e Mika a tirar com dificuldades perante Diallo.
74'Cartão amarelo para Ricardo Esgaio.
74'Sai Mineiro (Académica)
74'Entra U. Diallo (Académica)
74'Fernando Alexandre tenta o golo do meio campo...Ao lado.
71'Vermelho direto para Cissé depois de entrada de pé alto, de sola, em Idris. Não acerta em cheio no médio mas é muito imprudente.
69'Cartão vermelho para Salim Cissé.
67'Sai Anderson Carvalho (Boavista)
66'Entra M. Cech (Boavista)
66'Vai entrar agora Cech no Boavista
64'Sai Ricardo Nascimento (Académica)
64'Entra Aderlan (Académica)
63'Os minutos de agitação no início do segundo tempo foram pura ilusão. Jogo de novo em toada morna.
59'Entra M. Uchebo (Boavista)
59'Sai C. Pouga (Boavista)
59'Vai entrar Uchebo no Boavista.
57'Cartão amarelo para Afonso Figueiredo.
57'De novo Brito, agora a ganhar falta na esquerda, cometida por Esgaio. Para o bem e para o mal, tem sido o cabo-verdiano a abanar com o jogo nesta segunda parte.
55'Que mal Brito!! Pontapé tão disparatado, em boa posição, que saiu pela linha lateral...
55'Volta a rolar a bola.
54'Brito caído no relvado. Jogo parado.
52'CISSÉ!! Primeiro lance de verdadeiro perigo no jogo! Canto de Esgaio e Cissé salta sozinho na área. O cabeceamento sai ao lado.
52'Cruzamento de Ricardo Nascimento e Afonso Figueiredo cede canto perante a pressão de Marinho.
50'Contra-ataque do Boavista, após o centro da Briosa, mas é assinalado fora de jogo a Brito, após passe de Zé Manuel. Boa decisão.
50'Mineiro abre em Hugo Seco que centra à procura de Marinho mas a defesa do Boavista corta para canto. Deste, nada resulta.
47'Cartão amarelo para Mineiro.
47'Cartão amarelo para Brito.
46'Livre de Tengarrinha e João Real afasta ao segundo poste. Era perigoso.
46'Recomeça o Académica - Boavista
45'Entra Zé Manuel (Boavista)
45'Sai Quincy Owusu-Abeyie (Boavista)
45'Entra Marinho (Académica)
45'Sai Rafael Lopes (Académica)
45'Intervalo no Académica - Boavista
45'Mal Quincy! Passe disparatado para Brito quando poderia ter deixado o colega isolado. A bola foi ter com Cristiano.
44'Levanta Esgaio, cabeceamento ao primeiro poste, mas a defesa boavisteira consegue afastar depois.
44'Jogada de Hugo Seco na direita, ganhando o canto. Foi Afonso Figueiredo o último a tocar.
43'O jogo arrasta-se até ao intervalo...
37'Cobrado ao primeiro poste o canto, mas Idris é mais forte nas alturas.
37'Livre de Ricardo Nascimento e Mika atira por cima da trave com uma palmada. Canto para a Académica.
36'Boavista na expectativa, Académica sem criar perigo. Jogo muito mastigado.
35'Hugo Seco ganha a Afonso Figueiredo mas não consegue o remate, já na área. A bola chega a Mika.
32'Livre longo de Tengarrinha e cabeceamento de Phillipe, fácil para Cristiano.
29'Remate de Lucas Mineiro. Fácil para Mika.
29'A Académica continua com mais bola, mas não cria perigo. O jogo não ata nem desata...
27'Fora-de-jogo tirado a Cissé, que aparecia solto na área. Boa decisão.
23'Ataque rápido da Académica, com Phillipe a tirar o centro de Esgaio. Cissé estava nas costas.
21'Remate de Pouga à entrada da área. Muito torto.
20'Esgaio levanta o livre, corta a defesa do Boavista e a recarga de Lucas Mineiro sai por cima.
19'Cartão amarelo para João Dias.
19'Contra-ataque da Académica, Cissé abre em Hugo Seco na esquerda que é derrubado por João Dias quando fugia para a área.
17'Mais um livre de Esgaio mas muito mal. Ninguém desvia...
15'Primeiro quarto de hora muito pobre...
13'Brito arranca pela esquerda mas o centro sai pela linha de fundo.
12'A Académica toma conta da bola e vai tentando organizar um ataque. Boavista defende bem para já.
10'Livre de João Dias, puxado, mas Anderson Carvalho não chega. Estava solto na área...
8'Livre de Esgaio mas fácil para a defesa do Boavista.
6'Mais um passe longo para Hugo Seco, mas Carlos Santos atira contra o rival e ganha mais um pontapé de baliza.
3'Passe longo de Nuno Piloto para Hugo Seca. Demasiado largo. Pontapé de baliza para o Boavista
2'Pouga cabeceia ao lado, após livre.
1'Começa o Académica - Boavista
0'A Académica veste o tradicional equipamento negro e Boavista equipa com o alternativo beige.
0'Luís Ferreira, de Braga, é árbitro do encontro.
0'Sobem as equipas ao relvado do Cidade de Coimbra.
0'As duas equipas já recolheram ao balneário, findo o aquecimento.
0'Está a ameaçar chuva a qualquer momento...
0'Prevê-se boa presença boavisteira nas bancadas. Para já, estão uns 150 adeptos, mas ainda há gente a entrar.
0'No último confronto entre ambos no Cidade de Coimbra, em 2008, o jogo terminou empatado a uma bola, resultado que se verificou em mais quatro ocasiões no total de confrontos.
0'Em 66 jogos a contar para o campeonato, registam-se 33 vitórias boavisteiras, 21 da Académica e 12 empates.
0'Suplentes Boavista: Mamadou Ba, Fábio Ervões, Marek Cech, Reuben Gabriel, Zé Manuel, Leozinho e Uchebo.
0'Suplentes Académica: Lee, Aderlan, Oualembo, Obiora, Rui Pedro, Marinho e Diallo.
0'BOAVISTA: Mika; João Dias, Phillipe Sampaio, Carlos Santos, Afonso Figueiredo; Idris, Tengarrinha, Anderson Carvalho; Quincy, Pouga, Brito.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Ricardo Esgaio, Iago, João Real, Ricardo Nascimento; Fernando Alexandre, Nuno Piloto; Hugo Seco, Lucas Mineiro, Rafael Lopes; Cissé.
0'JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!!
0'A diferença entre as duas equipas na tabela é de seis pontos. 20 para o Boavista e 14 para a Académica.
0'O Boavista vai rever o adversário contra o qual conquistou a primeira vitória neste campeonato. Na última partida, os comandados de Petit conseguiram um empate in-extremis frente ao Rio Ave (1-1).
0'Nos últimos três jogos do campeonato, a Académica sofreu apenas dois golos e apenas perdeu em Alvalade. O registo ofensivo é que continua bastante pobre: 12 golos em 20 jogos.
0'Depois de mais um empate, em Setúbal, a Académica procura a primeira vitória caseira nesta edição da Liga.
0'Jogo muito importante na luta pela manutenção. A Académica sabe que, se não vencer, vai terminar a jornada nos lugares de descida. O Boavista pode dar mais um salto rumo à permanência se ganhar em Coimbra.
0'Boa tarde. Académica e Boavista medem forças esta tarde, em jogo da 21ª jornada da Liga. Acompanhe no Maisfutebol a partir das 17 horas.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 15 Fev 2015 às 17:00



in AAC-OAF e maisfutebol
___________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário