4 de fevereiro de 2015

Taça da Liga - Académica 3 - U. Madeira 1



espectadores:  443
árbitro: Vasco Santos

Classificação final do Grupo D:

1.º FC Porto, 10 pontos
2.º Sp. Braga, 7 pontos
3.º Académica, 6 pontos
4.º U. Madeira, 6 pontos
5.º Rio Ave, 0 pontos
________________________________________________________________________

Crónica

A Académica bateu o União da Madeira esta quarta-feira, por três bolas a uma, num jogo que marcou a despedida de ambas as equipas da Taça da Liga 2014/2015. 
  
Em crise de resultados no campeonato (a única vitória ocorreu à sexta jornada, no final do mês de setembro, em Arouca), a Académica aproveitou esta competição para somar duas vitórias caseiras e para que alguns jogadores menos utilizados se mostrassem ao treinador Paulo Sérgio. O mesmo se pode aplicar aos comandados de Vítor Oliveira, que venceram os dois jogos em casa (Sp. Braga e Rio Ave, 2-1) e perderam os dois fora (curiosamente também pelo mesmo resultado, 3-1). 

A partida da tarde desta quarta-feira, disputada num despido Cidade de Coimbra, foi entretida e aberta, apesar de não ter tido a intensidade habitual dos jogos do campeonato. Ambos os técnicos aproveitaram para lançar onzes alternativos, com Paulo Sérgio a estrear na equipa de Coimbra o recém-contratado Ulysse Diallo (chegou apenas segunda-feira à cidade dos estudantes). 
  
Os primeiros 15 minutos foram dominados pelos unionistas, mais serenos com bola, perante uma Académica pouco intensa e errática (sobretudo no capítulo do passe). Ao 11º minuto, Amessan, um dos melhores em campo, assistiu com brilhantismo o jovem Filipe Chaby, emprestado pelo Sporting ao União, para o primeiro da tarde. O golpe de cabeça de Chaby foi absolutamente notável, não dando qualquer tipo de hipóteses a um desamparado Fábio Santos. 
  
A Briosa acabaria por responder, num contra-ataque conduzido pela direita por Marinho, tendo este entrado na área e assistido Olascuaga, que não se fez rogado e atirou de cabeça para o empate (27 min.). Até ao intervalo, destaque para mais uma grande jogada individual de Amessan, com a bola a ir parar ao poste direito da baliza à guarda de Fábio Santos. O empate ao intervalo acabava por ser um resultado aceitável, tendo em conta a boa reação conimbricense ao golo inicial, mas não escandalizaria se o União estivesse em vantagem. 
  
Nos segundos 45 minutos, Vítor Oliveira lançou Firmino e Rúben Andrade e, apesar de tudo, a equipa não teve a mesma acutilância ofensiva do primeiro tempo. A Briosa aproveitou então para dar a volta ao resultado, primeiro com um golo de Aníbal Capela, de cabeça, aos 57 min., após canto de Esgaio, na esquerda e depois com uma finalização de Marinho, já nos últimos 10 minutos. Logo de seguida, Rúben Andrade ainda dispôs de uma ocasião para reduzir, de grande penalidade, mas permitiu a defesa do jovem guardião Fábio Santos. 
  
No final, a vitória da Académica acabou por ser justa, visto que foi a equipa mais consistente ao longo dos 90 minutos. Em termos individuais, na Académica, destaque para as boas exibições de Marinho e Rui Pedro e para a estreia interessante do reforço Diallo. Do outro lado, o ex-academista Amessan brilhou numa espécie de regresso a casa, tendo sido bem acompanhado pelo talentoso Chaby, em especial nos primeiros 45 minutos. 

Opiniões 

Paulo Sérgio, treinador da Académica, na conferência de imprensa após a vitória sobre o União da Madeira (3-1), em jogo da 5ª e última jornada da Taça da Liga: 

«Não entrámos bem na partida, fomos algo apáticos e pouco agressivos sem bola perante uma boa equipa do União, treinada por um mestre do futebol português. Na segunda parte, melhorámos, jogando de forma mais próxima e tendo maior inteligência tática. No campeonato, temos criado ocasiões para marcar, mas tem faltado eficácia. Esperemos que o jogo de hoje sirva para que os jogadores voltem a sentir a confiança necessária para marcar golos. O Diallo fez uma boa estreia, segurou bem a bola e ajudou no ataque. Também gostei de dois ou três pormenores do Makonda. Nunca estamos completamente satisfeitos, mas para já o rendimento dos reforços tem sido bom. Agora, queremos ganhar em Setúbal».

[Sobre Olascuaga e o seu regresso à equipa] 
«Falei com o jogador no passado mês de novembro e aconselhei-o a encontrar outra solução para a carreira. Mas como não encontrámos, respeitamos o jogador e decidimos continuar com ele, até porque não somos nenhum bando de malandros».

Vítor Oliveira, treinador do União da Madeira, depois da derrota diante da Académica (1-3), na última jpornada do Grupo D da Taça da Liga: 

«Passou-se a ideia de que era um jogo a brincar mas todos os jogos são para encarar a sério e as duas equipas fizeram-no. A primeira parte foi equilibrada e o resultado justificava-se ao intervalo. Na segunda parte, a Académica entrou bem, marcou, nós tivemos oportunidades de baliza aberta e um pénalti, mas falhámos. Apesar de tudo, foi uma boa prestação na Taça da Liga, estamos satisfeitos com o rendimento dos jogadores nesta competição. Foi um prazer voltar a Coimbra, é uma cidade na qual tenho muitos amigos».

Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (3) - União Madeira, (1)
O União marcou primeiro, mas a Académica virou o resultado, terminando o Grupo D na terceira posição, à frente dos madeirenses e atrás do FC Porto e Sp. Braga.
90'Mais dois minutos...
84'FÁBIO SANTOS DEFENDE! Falhou Rúben Andrade, penalti muito denunciado...
83'Cartão amarelo para T. Makonda. Falta sobre Chico Gomes no interior da área.
83'PENÁLTI PARA O UNIÃO!!!
82'Com este resultado a Académica despede-se da competição no terceiro lugar do grupo à frente do União e Rio Ave.
81'Entra M. N'Zola (Académica)
81'Sai Marinho (Académica)
78'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Marinho.
Cruzamento de Rui Pedro na área da direita e desvio de Marinho ao segundo poste.
75'O Sp. Braga está a vencer por 2-0 em Vila do Conde. Com este resultado serão os minhotos a ficar no segundo lugar à frente dos madeirenses.
72'Entra F. Mendy (União Madeira)
72'Sai Filipe Chaby (União Madeira)
71'Entra Hugo Seco (Académica)
71'Sai C. Olascuaga (Académica)
67'Esgaio passou para a direita com a entrada do lateral-esquerdo Makonda.
67'Rui Pedro atira contra um adversário na área do União, ficam os pedidos de grande penalidade dos jogadores academistas.
66'Entra T. Makonda (Académica)
66'Sai Aderlan (Académica)
66'Mais uma jogada de Amessan pela esquerda, verdadeiramente endiabrado, cruza para o centro da área, Fábio Santos falha a intercepção e Esgaio afasta para canto.
63'Makonda vai entrar na Académica. Será a estreia ao serviço dos estudantes.
62'Cartão amarelo para Rúben Andrade.
62'Pedro Nuno salva o empate do União em cima da linha, após jogada confusa na área da Briosa.
61'Amessan de novo a lançar o perigo pela esquerda, soltando-se e assistindo Chaby no centro da área, só que Capela antecipou-se de forma providencial e afastou para canto.
60'Remate de Diallo em zona frontal, perto da entrada da área, para defesa de Rafael Alves!
57'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Aníbal Capela.
Canto de Ricardo Esgaio da esquerda e cabeceamento imparável de Aníbal Capela! Académica deu a volta!
55'Combinação entre Rui Pedro e Aderlan na área, mas o lateral academista não conseguiu dar a melhor sequência ao lance.
52'Cartão amarelo para Iago Santos.
52'Cartão amarelo para U. Diallo.
46'Entra Diogo Firmino (União Madeira)
46'Sai Élio Martins (União Madeira)
46'Entra Rúben Andrade (União Madeira)
46'Sai Wanderson (União Madeira)
46'Começou a segunda parte com duas alterações no União.
46'Recomeça o Académica - União Madeira
45'Intervalo no Académica - União Madeira
Primeira parte entretida, com as equipas a visarem as balizas, mesmo que não jogando com a intensidade típica dos jogos dos respectivos campeonatos. 1-1.
44'Cartão amarelo para Pedro Nuno.
40'Remate de Chaby na área, com força, mas bem parado por Fábio Santos.
38'Cartão amarelo para Wanderson.
35'As duas equipas jogam aberto, sem complexos...
33'Uma vez mais, o ataque da Académica a superiorizar-se à defesa do União nas alturas.
33'Livre lateral de Esgaio, na direita e cabeceamento de Obiora a embater na malha superior da baliza do União.
32'AO POSTE!!! Amessan surge pela esquerda, entra na área e atira ao poste.Grande ocasião para o União!!!
30'Livre de Esgaio, toque de cabeça de Diallo e Iago remata para boa defesa de Rafael Alves. Na sequência, Obiora atira contra defesa do União.
29'Com este empate e o empate de Vila do Conde, o União continua destacado no segundo lugar do Grupo D à frente de três equipas da Liga.
27'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de C. Olascuaga.
Contra-ataque da Académica, com Marinho a fugir pela direita e a encontrar Olascuaga que, na área, desvia de cabeça para o fundo das redes.
21'Canto de Esgaio, Iago projecta-se sobre Rafael Alves, Diallo ainda empurra para a baliza, mas a falta sobre o guarda-redes do União já havia sido assinalada.
19'Livre lateral cobrado por Esgaio, cabeceamento por cima de Olascuaga.
14'Mais uma boa incursão de Amessan pela esquerda, cruzamento junto à linha mas Élio Martins não consegue dar a melhor sequência ao lance de cabeça.
13'União melhor de inicio, pegando melhor na bola e jogando com grande serenidade. Académica errática e sem intensidade.
11'Até os poucos adeptos da Académica presentes nas bancadas aplaudiram o golo de Chaby.
11'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Filipe Chaby.
Cruzamento de Amessan e grande golo de cabeça de Chaby!
9'Boa combinação entre Chaby e Élio Martins, com o sportinguista a entrar na area mas sem conseguir ultrapassar a oposição de Iago, que deixou a bola sair para pontape de baliza.
6'Diallo coloca a bola na baliza, mas não valeu, o avançado estava em posição irregular. Boa decisão de Vasco Santos.
1'Saiu a Académica...
1'Começa o Académica - União Madeira
0'Acabou o aquecimento. Tudo pronto para o início do jogo.
0'Tudo a aquecer, incluindo a equipa de arbitragem liderada por Vasco Santos.
0'Um jogo que tem a curiosidade de colocar frente a frente Esgaio e Chaby, dois jogadores que até há poucos dias eram companheiros no Sporting.
0'Suplentes União: Ricardo Campos, Carlos Manuel, Rúben Andrade, Firmino, Roberto, Talles e Mendy.
0'Suplentes Académica: Cristiano, Ibrahim, Makonda, Nuno Piloto, Fernando Alexandre, Hugo Seco e MBala.
0'UNIÃO: Rafael Alves; Diogo Coelho, Edson, André Vinicius, Chico Gomes; Wanderson, Filipe Chaby, Ayrton; Amessan, Miguel Fidalgo, Élio Martins.
0'ACADÉMICA: Fábio Santos; Aderlan, Iago, Aníbal Capela, Ricardo Esgaio; Obiora, Pedro Nuno, Rui Pedro; Marinho, Diallo, Olascuaga.
0'Numa altura em que os guarda-redes das duas equipas já quecem, vamos avançar com as equipas.
0'O União tem ambições legítimas de se despedir desta prova com um honroso segundo lugar, uma vez que a equipa madeirense soma 6 pontos e destaca-se à frente do Sp. Braga (4), Académica (3) e Rio Ave (0). O FC Porto, como já dissemos, venceu o grupo com 10 pontos.
0'O FC Porto é, aliás, a equipa isenta desta 5ª jornada que também conta com um Rio Ave-Sp. Braga a fechar as contas do grupo D.
0'Um jogo para cumprir calendário, uma vez que o FC Porto já garantiu a vitória no grupo a consequente qualificação para as meias-finais desta competição.
0'Boa tarde! Académica e União da Madeira fecham as contas do Grupo D da Taça da Liga, já sem possibilidades de seguir para as meias-finais. O Maisfutebol já está no Estádio Cidade Coimbra para lhe contar tudo sobre este jogo.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 4 Fev 2015 às 16:00

Outros 

destaques para os primeiros jogos com a camisola da Briosa de Diallo e Makonda;

e os primeiros golos de Aníbal Capela e Olascuaga pela Briosa.

________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário