15 de março de 2015

2014/15 - 25J - Académica 2 - Nacional 1: Briosa vence em casa pela 1ª vez esta temporada!


A Académica venceu este domingo o Nacional por 2-1 numa partida que contou para a 25ª jornada da Liga NOS. Marcos Paulo marcou primeiro para a Briosa, ainda na primeira parte, e Lucas Mineiro aumentou já na parte final do desafio. No último lance, Marco Matias reduziu de grande penalidade.

Foi uma tarde de bom futebol no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra. Perante quase 7 mil espectadores, os "estudantes" procuravam o regresso às vitórias em casa, para o campeonato, e tal veio-se mesmo a confirmar. A equipa orientada por José Viterbo venceu os últimos 3 dos 4 jogos e tem agora 25 pontos na tabela classificativa, mais 6 que os adversários que ocupam as duas últimas posições.

Viterbo apenas alterou uma peça - e porque foi obrigado a isso - relativamente ao último desafio, trocando o lesionado Marinho por Rui Pedro mas seria Marcos Paulo a inaugurar a contagem à passagem da meia hora. O 21 bateu de livre directo sem hipóteses para Gottardi e fez o primeiro do desafio. A Briosa estava mais mandona e poderia ter ampliado a contagem ainda na primeira parte.

A etapa complementar surgiu com um Nacional mais afoito mas a Académica revelou-se personalizada e segura e conseguiu marcar novamente por Lucas Mineiro, a cinco minutos do fim. Até final, o árbitro Nuno Almeida viu o que mais ninguém conseguiu vislumbrar e assinalou grande penalidade para o Nacional, que Marco Matias transformou com êxito.

Com este triunfo, a Académica passa a somar 25 pontos na tabela e na próxima jornada desloca-se ao reduto do SC Braga. Força Rapazes! 

árbitro: Nuno Almeida
nº espectadores: 6 321 

Crónica 

Numa tarde em que ir ao futebol teve descontos de primeira classe (cada sócio da Briosa podia «convocar» onze pessoas para ir ao futebol, de forma gratuita), a Académica conquistou três importantíssimos pontos perante um Nacional que vinha em fase ascendente desde o início do novo ano civil. Para a formação orientada agora por José Viterbo (dez pontos em apenas quatro partidas no banco dos conimbricenses!), este foi o primeiro triunfo caseiro em onze meses, em jogos a contar para o campeonato. 
  
O 2-1 desta tarde supôs uma espécie de afastamento em definitivo dos fantasmas de um passado recente para a Briosa. A equipa controlou o jogo sem grandes problemas de fio a pavio, perante um Nacional que apenas reagiu na segunda parte e de forma muito desgarrada. 
  
Mas, vamos por partes: na primeira, os academistas entraram melhor, pareciam um pouco mais consistentes, mas o atrevimento e a produção ofensiva de qualidade foi escassa, de parte a parte. Até que, à passagem da meia hora, apareceu em ação um dos homens do jogo: Marcos Paulo. O criativo brasileiro executou um livre direto à entrada da área de forma irrepreensível, deixando os estudantes em vantagem numa altura muito boa do jogo.  

Até ao intervalo, de registar a saída por lesão do francês Makonda, que deu lugar a outros dos homens decisivos da tarde, Lucas Mineiro. 
  
Ao intervalo, Manuel Machado decidiu deixar no banco a dupla egípcia Aly Ghazal-Gomaa, lançando os brasileiros Willyan e Wagner. Em boa verdade, os nacionalistas cresceram um pouco e Marco Matias podia ter empatado o jogo logo a abrir o segundo tempo.  

O atacante da formação madeirense foi um dos jogadores em foco nos últimos 45 minutos, tendo criado mais um par de ocasiões de real perigo junto da baliza de Cristiano. 

Do outro lado, a Briosa ia mantendo a consistência defensiva e boa organização tática e conseguiu aumentar o marcador, a cinco minutos dos 90 min., num lance construído entre dois suplentes: o extremo Hugo Sêco, lançado no decorrer do segundo tempo, isolou Lucas Mineiro, que não se fez rogado e bateu Gottardi de forma inapelável. 

Um golo que desatou a euforia no Cidade de Coimbra, entusiasmado perante a perspetiva iminente de um primeiro triunfo em casa esta época. 
  
O pénalti cobrado por Marco Matias, a castigar falta sobre o mesmo, nos derradeiros segundos do tempo de compensação, não foi suficiente para fazer abanar a Briosa. Foi, isso sim, uma justa consolação para um jogador que tentou agitar o jogo e foi um dos melhores em campo. 
  
Pouco depois, o árbitro deu o jogo por concluído de seguida e a equipa da Académica pôde então comemorar uma justa e importante vitória sobre uma equipa que é de ondas: ora consegue resultados e exibições de acordo com o seu estatuto de candidata à Europa, ora soma prestações menos conseguidas e que a deixam mais longe...

Destaques 

FIGURA: Marcos Paulo 
O brasileiro está numa boa onda em termos exibicionais e este domingo foi também decisivo, ao apontar o primeiro golo da Briosa, na cobrança de um livre direto à entrada da área. Nos 70 minutos em que esteve em campo, foi um dos elementos mais ativos da Briosa, aparecendo várias vezes na segunda linha e participando no processo de construção ofensiva de forma permanente. Na última vitória caseira da Académica para o campeonato, também havia sido ele a resolver, com dois golos. 
  
MOMENTO: minuto 30 
Um erro de recreio e um livre superiormente executado: Aos 30 minutos de jogo, Zainadine decide travar um remate de Rafael Lopes com o braço, lance descrito por Manuel Machado como sendo um lance de «recreio». Na sequência do livre, Marcos Paulo rematou de forma colocada, sem hipóteses para Gottardi. Um livre soberbo, a ajudar a decidir uma partida que era absolutamente decisiva para o conjunto academista. 

OUTROS DESTAQUES 
Lucas Mineiro: Autor do segundo golo da Briosa, entrou nos últimos minutos da primeira parte para o lugar do lesionado Makonda. Na segunda parte, apareceu algumas vezes perto da área, faltando-lhe um pouco mais de clarividência na hora de decidir. A cinco minutos do fim, chegou o momento-chave, no qual finalizou um excelente passe de Hugo Sêco. Decisivo. 

Marco Matias: O atacante ex- V. Guimarães foi um dos melhores jogadores dos nacionalistas. Dinâmico e rápido, foi sobretudo no segundo período que se conseguiu destacar, aparecendo em zona de finalização num par de ocasiões. Faltou-lhe mais eficácia, que acabou por aparecer só na sequência de uma grande penalidade, já no dealbar do encontro. 
  
Rui Pedro: Outro dos jogadores associados à boa fase da Briosa. Mesmo que nem sempre tenha decidido bem, foi um dos mais agitados e procurou sempre pegar no jogo no espaço central, ainda que aparecendo descaído na ala em várias ocasiões. Esforçado, acabou por dar lugar a Iago já na parte final do jogo. 
  
Ricardo Esgaio: Um destaque que começa a ser habitual, embora hoje seja mais pela vertente defensiva do que ofensiva. Em termos de ataque, não esteve ao nível doutros jogos mas a defender foi um «leão» (passo a expressão). Comprometido e dedicado, está a justificar os créditos que fazem com que Viterbo aposte nele na direita da defensiva da Briosa.

Opiniões 

José Viterbo, treinador da Académica, elogiou a sua equipa pela vitória alcançada frente ao Nacional. 

[O triunfo:] «Queria dedicar esta vitória a todos os jogadores lesionados. Por cada um que cai, outro se levanta. Queria ainda dedicá-la aos nossos adeptos, aos onze que cada sócio trouxe. Foi uma vitória justa, perante uma equipa muito bem orientada pelo professor Manuel Machado. Foi preciso um jogo de grande inteligência e de estratégia. Jogámos no erro do adversário e defendemos muito bem». 
  
[Sobre o facto de a Académica não vencer em casa há quase um ano]: «A vitória iria aparecer mais dia, menos dia. Os jogadores têm trabalhado de uma forma fantástica. Foi preciso desdramatizar um bocadinho o facto de não ganharmos em casa há muitos meses». 
  
[A propósito do ciclo difícil que se avizinha para a Académica e dos objetivos da Briosa:] «Até ao fim, temos de contar connosco e não com os jogos dos outros. Nós temos de contar com o nosso trabalho, com a firmeza e o carácter destes jogadores. Estamos cá para lutar, não voltamos as costas às dificuldades. A Académica tem dois grandes objetivos: conquistar a permanência e atingir os 35 pontos.


Manuel Machado, treinador do Nacional, lamentou o resultado frente à Académica (2-1). 

«Na primeira parte tínhamos o jogo perfeitamente controlado. Um dos nossos centrais entendeu que o lance que deu origem ao primeiro golo era de recreio. O erro é de facto grave e acaba por ser um momento determinante para a vitória da Académica. Parabéns à Acadé
mica, só temos de nos culpabilizar pelo resultado, embora este não diga tudo o que aconteceu no jogo. O Marco Matias teve algumas ocasiões para marcar, mas faltou eficácia. Faltou-nos algum discernimento. Tivemos tudo para ganhar o jogo porque somos muito mais equipa do que a Académica. Podíamos ter aproveitado para ficar a cinco pontos do quinto lugar, mas não conseguimos. A candidatura não fica condicionada, até porque ainda recebemos o V. Guimarães em nossa casa».

Ao minuto 


90'Vitória importantíssima para a Briosa que sai debaixo de uma ovação dos seus adeptos. O Nacional realizou uma exibição pouco conseguida e mereceu sair sem pontos do Cidade de Coimbra.
90'FIM DO Académica, (2) - Nacional, (1)
90'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Marco Matias.
90'Cartão amarelo para Ricardo Nascimento.
90'Cartão amarelo para Cristiano.
90'Pénalti para o Nacional. Falta de Cristiano sobre Marco Matias, muito contestada pelo público da casa.
90'Vão jogar-se mais quatro minutos.
86'Obiora puxa pelos adeptos num estado de euforia digno de registo.
86'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Mineiro.
Jogada de ataque concluída pelo pé direito do brasileiro, depois de passe em profundidade de Hugo Sêco
83'6321 espectadores em Coimbra.
79'Livre direto de Christian, perigosíssimo. Remate a mais de 30 metros da baliza, não passou nada longe da trave.
79'Entra Iago Santos (Académica)
79'Sai Rui Pedro (Académica)
77'Cartão amarelo para Ricardo Esgaio.
74'Remate de primeira de Marco Matias, ao segundo poste, na sequência do canto. Muito por cima.
74'Nacional a carregar, Sequeira ganha um canto depois de um remate interceptado, em plena área academista.
73'Remate de Marco Matias, à figura do guarda-redes da Briosa.
72'Cruzamento largo de Sequeira, fácil para Cristiano.
69'Entra Sequeira (Nacional)
69'Sai Fernando Marçal (Nacional)
69'Entra Hugo Seco (Académica)
69'Sai Marcos Paulo (Académica)
69'Cartão amarelo para Tiago Rodrigues.
67'Cartão amarelo para Marco Matias. por simulação.
66'Lucas Mineiro lança Rui Pedro na esquerda, este cruza para a área, onde aparece Zainadine a afastar da zona de perigo.
65'Wagner atira perto do poste direito da baliza de Cristiano, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo.
64'Combinação entre Oualembo e Rafael Lopes, com este último a tentar isolar Rui Pedro mas o passe saiu muito adiantado, diretamente para Gottardi.
61'Remate de Christian, muito ao lado da baliza da Académica.
56'Cartão amarelo para Christian.
56'Dois grandes cortes de Oualembo evitam que os remates de Marçal e Lucas João levassem o caminho da baliza.
53'Rui Pedro lesionado, pausa para assistência médica.
50'Na resposta, Marco Matias isolou-se mas atirou por cima da baliza de Cristiano. Ocasião soberana!
50'Marcos Paulo atira contra um adversário na área contrária, na recarga Lucas Mineiro remata contra Rafael Lopes. Jogada de perigo iminente na área do Nacional.
48'Cruzamento de Marcos Paulo contra um defesa do Nacional.
46'Entra Wagner (Nacional)
46'Sai Saleh Gomaa (Nacional)
46'Entra Willyan (Nacional)
46'Sai Ali Ghazal (Nacional)
46'Recomeça o Académica - Nacional
Manuel Machado faz duas alterações ao intervalo.
45'Intervalo no Académica - Nacional
Vantagem justa da Académica, conquistada através de um livre directo, cobrado de forma irrepreensível por Marcos Paulo. Os academistas controlaram bem o jogo perante um Nacional pouco objectivo e sem grande intensidade.
45'Vão jogar-se mais dois minutos.
43'Livre estudado, com toque de Esgaio para Rui Pedro e o remate final a sair desviado num defesa nacionalista. Canto.
42'Livre para a Briosa a castigar falta de Rui Correia sobre Rui Pedro.
42'Entra Mineiro (Académica)
42'Sai T. Makonda (Académica)
41'Remate de Rui Pedro, à figura de Gottardi.
39'Makonda sai de maca.
37'Makonda no chão com problemas físicos.
37'O Nacional entretanto devolve a bola a Cristiano e o público aplaude.
37'Marçal fica no chão após lance disputado com Esgaio. O corte foi limpo, segundo o árbitro.
35'Cruzamento de Makonda após iniciativa individual na esquerda, passou toda a área, mas ninguém conseguiu chegar à bola.
34'Cartão amarelo para Ali Ghazal.
30'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Marcos Paulo.
a cobrar o livre de forma irrepreensível.
29'Cartão amarelo para Zainadine Junior.
29'Recuperação de bola de Nuno Piloto em zona adiantada, passe para Rafael Lopes que atira à entrada da área, encontrando a oposição do braço de Zainadine.
24'Escasso aproveitamento ofensivo de ambas as equipas, até agora.
24'Remate muito torto de Makonda, ao lado.
22'Cabeceamento de Rui Correia por cima, após canto na direita de Tiago Rodrigues.
18'Christian a tentar lançar Lucas João em profundidade mas o avançado nacionalista não conseguiu chegar à bola.
15'Tiago Rodrigues atira contra a barreira. Na recarga, Christian remata muito por cima, diretamente para a pista de tartan.
14'Perda de bola de Nuno Piloto em zona comprometedora, obriga Obiora a cometer falta sobre Tiago Rodrigues. Livre em zona frontal para o Nacional.
13'Nacional vai tendo mais bola, mas ainda está distante das zonas de perigo.
8'Makonda atira, por cima, de meia distância.
8'Combinação entre Rui Pedro e Rafael Lopes, com o último quase a isolar-se, valendo a intervenção destemida de Rui Correia.
6'Obiora a tentar o passe para a área, mas a bola foi fácil para Gottardi.
6'Académica a pegar mais no jogo de início.
4'Cruzamento largo de Rui Pedro não encontra Rafael Lopes. Primeira iniciativa de ataque da Briosa.
1'Começa o Académica - Nacional
Pontapé de saída dado pela equipa da casa.
0'Os suplentes já estão sentados. Os onzes de cada equipa também já subiram ao relvado.
0'Académica e Nacional recolheram aos balneários. O jogo começa dentro de alguns minutos.
0'As duas equipas já aquecem.
0'Tarde de sol, embora algo fria em Coimbra.
0'O árbitro desta partida será o algarvio Nuno Almeida e será assistido por Luís Ramos e Pais António. O quarto árbitro é Nuno Miguel Roque.
0'Suplentes Nacional: Rui Silva, Nuno Campos, Sequeira, Boubacar, Willyan, Soares e Wagner.
0'Suplentes Académica: Lee, Iago, Lucas Mineiro, Olascuaga, Hugo Sêco, Cissé e Diallo.
0'NACIONAL: Gottardi; Luís Aurélio, Zainadine, Rui Correia, Marçal; Aly Ghazal, Tiago Rodrigues, Gomaa; Christian; Marco Matias e Lucas João.
0'ACADÉMICA: Cristiano; Oualembo, João Real, Ricardo Nascimento, Ricardo Esgaio; Obiora, Nuno Piloto; Rui Pedro, Marcos Paulo, Makonda; Rafael Lopes.
0'Já há onzes!!
0'Manuel Machado: «Espero que a minha equipa seja mais competente para ficar com os três pontos, porque Nacional e Académica são equipas que melhoraram o seu rendimento nas últimas jornadas e, tendo em conta esse crescimento e os objetivos de cada uma das equipas, espero um jogo de grau de dificuldade elevado».
0'José Viterbo: «O Nacional é um equipa fortíssima e de muita qualidade, que se encontra numa curva ascendente, sem perder há três jogos, e que vai tentar conquistar os três pontos, tal como a Académica. Nós vamos apresentar uma equipa que, em muitos momentos do jogo, vai ter capacidade para saber jogar olhos nos olhos com o adversário, pois vão ser 90 minutos de paciência e estratégia».
0'Em 12 embates na cidade dos estudantes, o Nacional apenas venceu por duas vezes (em 2003 e 2006) contra cinco triunfos caseiros da Briosa, o último dos quais em 2013. Na última temporada, as duas formações empataram sem golos no Cidade de Coimbra.
0'Boa tarde! O Maisfutebol já estão no estádio Cidade de Coimbra para lhe contar tudo sobre este Académica-Nacional.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 15 Mar 2015 às 16:00

Outros 

Académica volta a ganhar em casa quase um ano depois

A última vitória em casa para a Liga remonta a  30-03-2014  - 16.00h Dom quando também na   25J a Académica venceu o Olhanense, também por 2-1, com golos de marcos paulo (gp 33) (gp 77); 

in AAC-OAF, maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário