17 de maio de 2015

2014/15 - 33J - P Ferreira 3 - Académica 2: Manutenção assegurada




A Académica perdeu este domingo com o Paços de Ferreira por 3-2 numa partida que contou para a 33ª jornada da Liga NOS. A Briosa não somou qualquer ponto no Estádio Capital do Móvel mas a conjugação de resultados desta ronda permitiu aos "estudantes" alcançar a manutenção no principal escalão do futebol português. Será a 14ª época consecutiva que a Académica vai disputar a Primeira Divisão.

O encontro em Paços de Ferreira começou muito disputado com ambas as equipas a entregarem-se de corpo e alma ao desafio mas com o desenrolar do desafio rapidamente se percebeu que só um golpe de génio iria desbloquear o 0-0. E foi isso que Diogo Jota fez, em cima do intervalo. O médio pacense encheu o pé e, do meio da rua, disparou um "míssil" que só parou dentro das redes de Cristiano que, diga-se, nada podia fazer.

A perder por 1-0 ao intervalo, a Académica entrou muito mais afoita na etapa complementar e, em apenas dois minutos, fez a reviravolta. Primeiro foi Aderlan, de livre directo, a empatar e depois o central João Real, na sequência de um canto, fez o 1-2. A Briosa fez o mais difícil mas depois não conseguiu segurar a vantagem. Paraíba, aos 60 minutos, entrou e marcou e pouco depois foi novamente Diogo Jota, desta vez de cabeça, a estabelecer o resultado final.

A derrota em nada belisca as aspirações da turma de Coimbra que beneficiou da derrota de terceiros para confirmar a manutenção na Liga NOS. A próxima jornada, a última, a Académica recebe o Vit. Guimarães.

Força Rapazes!

nº espectadores: 3 508
árbitro:  Nuno Almeida 
Crónica 

Penúltima jornada, mas com objetivos em jogo ainda para ambas as equipas. A Académica procurava o descanso da permanência na matemática da tabela. Já o Paços, a ocupar o último dos lugares europeus, procurava segurar o bilhete. 
  
Mas, apesar do forte interesse de ambas as equipas em segurarem os três pontos, o jogo teve uma primeira parte muito morna, talvez até por causa do calor que se fazia sentir na Mata Real. 
  
O Paços fez o que lhe competia como dono da casa, assumiu o jogo. Com maior posse de bola, teve também maior pressão junto da baliza adversária, mas sem conseguir causar grande perigo para Cristiano. O contra-ataque da Académica também não incomodou muito António Filipe. 
  
O relógio ia avançando e o jogo ia-se partindo e tornando cada vez menos interessante para as cerca de quatro mil pessoas que estavam na Mata Real. E quando já se pensava no intervalo, Diogo Jota, o miúdo de 18 anos do plantel pacense, marcou o golo que fez valer o preço do bilhete. Aproveitou uma sobra junto à área da Académica e atirou uma bomba que só parou dentro da baliza dos Estudantes, Cristiano só mexeu os olhos, e mais não poderia ter feito. 
  
Na segunda parte, com o termómetro mais amigo dos jogadores, o espetáculo já foi digno desse nome. A Académica voltou do intervalo disposta a chegar ao golo e o Paços vestiu o fato europeu para continuar a mandar no jogo, e aumentar a vantagem. 
  
Aos 53 minutos, na conversão de um livre fora da área, Aderlan remata fortíssimo e muito colocado, fazendo a bola passar pelos poucos centímetros livres entre António Filipe e o poste esquerdo da baliza. 
  
O empate estava feito, o Paços queria a vitória e continuou a carregar. Mas a Académica voltou a responder de bola parada. Canto batido da direita e João Real a saltar na área e a cabecear para o golo da reviravolta. 
  
O golo dos estudantes atiçou ainda mais os castores. Paulo Fonseca fez entrar Edson Farias, tantas vezes arma secreta, e voltou a funcionar. Três minutos depois do 2-1 da Académica, um minuto depois de entrar, Edson Farias levou a bola junto à linha de fundo e rematou cruzado para o fundo da baliza. Estava reposta a igualdade, mas os pacenses continuaram com o pé np acelerador. 
  
E aos 77 minutos, Diogo Jota, o miúdo que dá nas vistas na Mata Real, saltou com João Real para receber um cruzamento e Jaílson, e levou a melhor, cabeceando para o 3-2. 
  
O jogo continuou animado até ao final. O Paços procurava o golo da tranquilidade, a Académica procurava o empate de contra-ataque e bola parada. O marcador não voltou a mexer, mas o resultado serviu aos dois. O Paços segue em frente na luta pela Europa, já a Académica, que viu o Gil Vicente perder, garantiu a manutenção.


Destaques

O MOMENTO 
45 minutos - golo de Diogo Jota: Numa primeira parte morna, com futebol nem sempre bem jogado, quando já se suspirava pelo intervalo, o jovem pacense aproveitou uma sobra fora da área e atirou uma bomba à baliza de Cristiano, que só parou quando balançou as redes. A vantagem levada para o balneário animou os castores e espicaçou os estudantes. 
  
A FIGURA 
Diogo Jota: Autor de dois dos três golos do Paços, um deles de encher o olho, o jovem castor conseguiu incendiar um jogo que teve 45 minutos demasiado mornos para o que estava em causa para as duas equipas. Diogo Jota conseguiu fazer aquilo que nenhum dos companheiros tinha conseguido antes: desbloquear o caminho para a baliza apesar do maior domínio pacense. 
  
OUTROS DESTAQUES 
  
Edson Farias: Novamente arma secreta. Entrou, quase nem teve tempo para ver, e marcou. Autor do golo que deu o empate, quando a Académica tinha conseguido colocar-se em superioridade, fez depois uma mão cheia de passes e cruzamentos, mas que não tiveram o seguimento devido. 
  
Seri: Uma das pedras chave da equipa ao longo desta época, tornou-se dono do meio campo pacense. Não se coíbe de subir quando é preciso e é muitas vezes fulcral na defesa dos castores. 
  
Aderlan: Fez o golo do 1-1, na marcação exímia de um livre ainda um pouco longe da área do Paços. Foi também um dos principais impulsionadores da Académica na saída para o contra-ataque. 
  
João Real: Nem sempre bem na defesa, marcou o golo que fez sonhar a Académica com a vitória do jogo, ao colocar os estudantes em vantagem.


Opiniões

Paulo Fonseca, treinador do Paços de Ferreira, em declarações aos jornalistas após a vitória por 3-2 sobre a Académica, que deixa o clube na luta pelas competições europeias: 
  
«Não foi um jogo fácil. O imenso calor fez com que o ritmo de jogo na primeira parte fosse baixo. Ainda por cima com a Académica a necessitar apenas de um ponto, assumiu uma estratégia mais baixa no terreno, o que dificultou um pouco a nossa entrada no último terço». 
  
«Na segunda parte houve um começo ingrato para a minha equipa. Acabámos por sofrer dois golos de bola parada, quando nada fazia prever, mas mais uma vez esta equipa reagiu bem e invertemos o resultado. Parece-me que não há dúvidas quanto à justiça da nossa vitória». 
  
[Disse adeus aos adeptos, é uma despedida?] «Para esta época sim, foi o nosso último jogo aqui em casa, mas não tenho qualquer intenção de me despedir dos nossos sócios». 
  
[Europa] «Como tínhamos previsto, a luta pelo 6.º lugar só se decide na última jornada e nós temos que pontuar». 

[Sobre o título conquistado pelo Benfica] «Se o Benfica mereceu ser campeão? Os campeões são sempre justos e, por isso, parabéns ao Benfica pelo bicampeonato. Parabéns também à Académica que, apesar de ter perdido, garantiu a permanência». 

José Viterbo, treinador da Académica, em declarações aos jornalistas após a derrota em Paços de Ferreira, 3-2, que não invalidou a manutenção dos estudantes na I Liga: 
  
«Viemos com o objetivo de conquistar os três pontos e isso ficou bem visível desde o primeiro minuto». 
  
«Três meses depois de um cenário negro, a Académica conseguiu os seus objetivos. Foram 12 jornadas até aqui muito complicadas, muito difíceis. Recordo o dia em que chegámos ao Estoril com a equipa em último lugar. Com muita dificuldade, mas sobretudo com muita alma, conquistamos a manutenção. Os jogadores foram fantásticos na maneira como conquistaram estes 14 pontos, e ainda falta uma jornada do campeonato. Foi um trajeto foi muito positivo». 
  
«Quero dedicar a permanência aos jogadores, ao presidente e toda a direção, aos sócios, adeptos. Quero também deixar uma palavra ao Paulo Sérgio e à sua equipa técnica. Eles também merecem».


                                            Ao minuto 

90'Cartão amarelo para J. Seri.
90'Académica garante a manutenção, apesar da derrota
90'Paços de Ferreira continua a segurar o 6.º lugar, o último que dá o passaporte europeu
90'FIM DO Paços Ferreira, (3) - Académica, (2)
90'Entra Sergio Oliveira (Paços Ferreira)
90'Sai P. Hurtado (Paços Ferreira)
90'Atenção Académica: Gil Vicente está a perder. Atenção Paços: Belenenses empatou
89'Cruzamento de Hugo Seco e António Filipe a defender para canto
88'Cissé ainda coloca a bola na baliza, mas o árbitro já tinha interrompido o jogo por fora de jogo
84'Atenção Paços: Belenenses faz o empate
80'Cruzamento de Edson Farias e Cícero, ao segundo poste, a não conseguir empurrar
78'Entra Marcos Paulo (Académica)
78'Sai Nuno Piloto (Académica)
77'Sai Fernando Alexandre (Académica)
77'Entra Hugo Seco (Académica)
77'Grita-se por Paulo Fonseca na Mata Real
77'Entra Cicero (Paços Ferreira)
75'Sai Bruno Moreira (Paços Ferreira)
73'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Diogo Jota.
Cruzamento de Jailson e Diogo Jota a saltar com João Real e a levar a melhor sobre o defesa da Académica
71'Sai com queixas Ivanildo. Já se tinha mostrado com problemas desde o final da primeira parte
71'Entra Salim Cissé (Académica)
70'Sai Ivanildo (Académica)
70'E agora a bola a passar paralela à baliza de Cristiano, bem perto, mas ninguém do Paços a conseguir empurrar
68'Atenção Académica: Gil Vicente faz o empate
67'Ricardo Nascimento acaba de cortar um cruzamento de Hurtado para a área
66'O Paços está a pressionar muito alto agora, à procura do golo
60'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Paraiba.
Acabadinho de entrar, Edson Farias a levar a bola junto à linha de fundo e a rematar cruzado para o fundo da baliza
59'Sai Andrézinho (Paços Ferreira)
59'Entra Paraiba (Paços Ferreira)
56'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de João Real.
Canto batido da direita e João Real a saltar na área e a cabecear para o golo da reviravolta
55'A bola já estava na área pacense, onde estava Rafael Lopes, mas Fábio Cardoso a esticar-se todo a ea cortar
53'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Aderlan.
Mais um golaço! Aderlan a bater direto um livre de fora a área e a bola a passar juntinho ao poste esquerdo da baliza de António Filipe e a fazer balançar as redes
52'Cartão amarelo para Rafael.
52'Diogo Jota a subir pela esquerda, a rematar cruzado, mas a bola a sair por cima
49'Atenção Académica: Gil Vicente, que também luta pela permanência, está a perder
47'Hélder Lopes a bater, mas contra a barreira
47'Livre muito perigoso coladinho à linha da área daAcadémica
47'Diogo Jota já ia embalado para a baliza, quando foi travado em falta por João Real
46'Cartão amarelo para João Real.
46'Recomeça o Paços Ferreira - Académica
45'Tudo pronto para a segunda parte
45'Intervalo no Paços Ferreira - Académica
45'Atenção Paços: Belenenses está a perder, mais uma equipa em luta pela Europa
45'Atenção Académica: V. Setúbal está a vencer o Arouca, mais duas equipas em luta pela manutenção
45'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Diogo Jota.
Golaço do jovem pacense. A aproveitar uma sobra fora da área e a rematar de muito longe, com a bola a só parar dentro da baliza de Cristiano
43'Atenção Paços: Marítimo está a vencer o Rio Ave, duas das outras equipas em luta pela Europa
43'Esgaio a bater para a área, mas ninguém consegue dar seguimento ao lance
41'Livre para a Académica do lado direito, não muito longe da área do Paços
37'Ivanildo a recuperar a bola na defesa da Académica e a subir até à área adversária, mas estava sozinho, e a defesa pacense resolveu
36'Seri a romper por entre vários jogadores da Académica, a deixar curto para Andrézinho na área, mas a defesa da Académica caiu-lhe em cima e tirou
33'Paços com mais posse de bola, mais pressão no último terço, mas ainda sem conseguir criar perigo
32'Seri a bater, mas contra a barreira
32'Livre para o Paços na zona central, já perto da área da Académica
31'Cartão amarelo para Fernando Alexandre.
31'Hélder Lopes a cruzar para a área, mas Ricardo Nascimento a saltar mais alto e a tirar
30'Bruno Moreira a aproveitar uma bola que sobrou à entrada da área e a rematar, mas a bola a sair ao lado
29'Fábio Cardoso a ser assistido após um lance com Rafael Lopes junto à área do Paços
27'Hurtado a subir pela direita, a deixar para Jaílson, que cruza para o cabeceamento de Bruno Moreira na área, mas a bola a sair por cima
25'Rúben Pinto a bater curto, a bola a chegar depois a Seri que, de muito longe, remata à baliza de Cristiano, mas a bola a sair muito torta
25'Canto para o Paços do lado direito
19'Grande arrancada de Esgaio, a levar a bola até à área adversária, a colocar em Nuno Piloto, que cruzou para o remate de Ivanildo, ao lado
18'Jota a jogar com Andrézinho na esquerda, mas Esgaio a cortar o cruzamento que devolveria a bola a Jota já junto à baliza
16'Aderlan a subir bem pela direita, a fletir para o centro,mas Fabio Cardoso a cortar junto à área
12'Subia Bruno Moreira, mas Ricardo Nascimento a cortar antes que o avançado pacense chegasse à área
11'Remate de Andrezinho à entrada da área, mas por cima da baliza de Cristiano
10'Excelente trabalho de Jaílson a subir pela direita, mas depois o meio campo da Académica a recuperar a bola
8'Muito animada também a claque pacense
8'Algumas dezenas de adeptos da Académica na Mata Real e ainda não pararam de cantar
7'Hurtado a bater direto, mas a bola a seguir direitinha para as mãos de Cristiano, que só teve de encaixar
7'Livre para o Paços muito perigoso
7'Andrezinho subia pelo corredor central e a ser travado em falta já perto da área
6'Rafael Lopes e Ivanildo a subirem, bola para Obiora na área, mas a defesa pacense pressiona e Seri a chegar para o corte
3'Responde o Paços com Jota pela direita, mas o remate interceptado pelo lateral da Académica
2'Ivanildo a subir pela direita, a tentar o remate, mas a bola a sair mal e para fora pela linha de fundo
1'Começa o Paços Ferreira - Académica
0'Vai sair o Paços com a bola
0'Hoje há 8 jogos em simultâneo e os árbitros tentam coordenar o início das partidas
0'Dentro de momentos vai soar o apito inicial
0'Todos os intervenientes já no relvado
0'As equipas já recolheram ao balneário e a relva está a ser regada
0'As bancadas vão ficando compostas com adeptos do Paços. De Coimbra estão ainda muito poucos adeptos
0'Suplentes: Lee, Cissé, Iago, Diallo, Marcos Paulo, Ofori, Hugo Seco
0'ACADÉMICA: Cristiano; Aderlan, João Real, Ricardo Nascimento, Oalembo; Fernando Alexandre, Obiora, Esgaio, Nuno Piloto, Ivanildo; Rafael Lopes
0'Suplentes: Defendi, Romeu, Cícero, Sérgio Oliveira, Edson Farias, Nélson Pedroso, Diogo Rosado
0'P. FERREIRA: António Filipe; Jailson, Fábio Cardoso, Rafael Amorim, Hélder Lopes; Seri, Rúben Pinto; Hurtado, Jota, André Leal; Bruno Moreira
0'JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!!
0'Entra agora o Paços para o relvado
0'Equipa da Académica já está a fazer aquecimento
0'Na Académica, faltam Makonda, Edgar Salli, Marinho e Rui Pedro (lesionados)
0'Manuel José, Sousa, Rodrigo Galo, Ricardo Ferreira e Ricardo (lesionados) são as baixas no Paços
0'Com 44 pontos, tantos como o Belenenses, ocupa o último lugar da classificação europeia, a dois jogos do fim
0'O Paços depende apenas de si para ir à Europa
0'Com a permanência garantida, o técnico assumiu a corrida às competições europeias
0'Este ano, com Paulo Fonseca de regresso, o tempo foi mostrando que a manutenção era uma meta pouco ambiciosa para os castores
0'Recorde-se que na época passada, o Paços de Ferreira teve que disputar o play-off para fugir à despromoção
0'Mas este jogo tem um cariz especial, pode ser decisivo na luta para a Europa
0'Tarde de sol e muito calor em Paços de Ferreira, o que talvez desvie alguns adeptos para a praia
0'Boa tarde, o Maisfutebol já na Mata Real para acompanhar o P. Ferreira-Académica, da 33.ª jornada da I Liga
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 17 Mai 2015 às 18:00

in AAC-OAF, maisfutebol, meusresultados 

Sem comentários:

Enviar um comentário