17 de agosto de 2015

2015/16 - 01J - P Ferreira 1 - Académica 0 - mais do mesmo ....





árbitro: João Capela 
nº espectadores:  3077 
Crónica 

Mancha amarela sobre o negro. Entrou a ganhar o Paços na Liga 2015/16. No photo-finish, não por ser sobre a meta, mas porque tudo se decidiu nos detalhes. O duelo, esse, foi amarrado quase de início a fim. E de nervos. Com maior ascendente dos homens de Jorge Simão, é certo. Daí que a vitória, assim pela margem mínima, seja justa. 
  
As principais (ou o maior número de) ocasiões de golo foram da equipa que venceu e como pode isso não justificar o 1-0 final? O Paços não entrou melhor, não esmagou e não conseguiu matar o jogo para terminar a noite mais tranquilo. Mas fez mais do que a Académica na hora decisiva. 
  
É verdade que a equipa de José Viterbo deu, também, bons indicadores mas parece, ainda, um projeto menos consolidado. O Paços não estando acabado, longe disso, mas já é mais equipa. Mesmo tendo mudado mais. 
  
Desde logo no banco, com Jorge Simão. Mas também em campo: seis reforços foram titulares, o que perfaz mais de meia equipa. Na Académica, a defesa, por exemplo, é a mesma da época passada com o acréscimo de Emídio Rafael, longe de ser uma cara desconhecida. No miolo mudaram os alas e se Nii Plange pouco fez, Bouadla mostrou que pode ser uma referência na equipa. Não tanto, contudo, como Gonçalo Paciência que, no primeiro jogo na nova equipa, mostrou faceta de líder. Faltaram-lhe oportunidades. 
  

A ele e a todo o grupo, de resto. Exceção feita a um remate de Obiora no primeiro tempo, após roubo de bola de Bouadla, e a um cruzamento/remate de Nii Plange no início da segunda parte, a Académica foi agradável mas pouco perigosa. Uma visita que não incomodou tanto como poderia. E deveria, acrescentará José Viterbo, certamente. 
  
Aproveitou o Paços, claro. Entrando mal, pois, de início, a bola foi quase só dos estudantes, a equipa de Jorge Simão soube equilibrar-se, sobretudo pela ação de Christian, Pelé e André Leal. Se o meio campo, costuma dizer-se, é o pulmão da equipa, os pacenses parecem ter um de boa saúde. 
  
E, depois, no momento chave, apareceu Roniel. E a palavra não foi escolhida ao acaso. O brasileiro, ex-FC Porto B, estava muito apagado até ao golo que decidiu o jogo, já na reta final da primeira parte. Foi a partir desse momento, em que aproveitou o espaço entre o central e o lateral que Fernando Alexandre (caído em luta com Cícero) não preencheu e rematou forte, entre Trigueira e o poste. 
  
Ganhou confiança com o golo e assumiu-se como figura pacense até sair. De cabeça, no segundo tempo, atirou perto. Outros dois remates saíram ao lado. De apagado passou a jogador chave e desbloqueou o atado duelo da Mata Real. 
  
Viterbo ainda tentou a sorte com Ivanildo e Rabiola, primeiro, e Hugo Seco, depois, mas faltou imaginação. Jogar com dois avançados não significa atalho para o golo. É preciso que a bola lá chegue. E é esse o trabalho a fazer para transformar em pontos as boas ideias. 
  
O Paços, por seu turno, já tem três. Para a meta traçada por Jorge Simão, já só faltam 45. 
  
Para o fim fica só uma breve referência às expulsões de Ricardo Nascimento e Diogo Jota. Apenas para que o filme fique completo. Justas, ambas. O futebol não é aquilo. E o jogo desta noite, que não foi brilhante mas foi agradável, merecia ser lembrado pelos livres venenosos de Christian, os pormenores de Gonçalo Paciência e, sobretudo, o golo de Roniel. 

Que o holofote final paire sobre eles, então. 


Destaques

A FIGURA: Roniel 

Do 8 ao 80. Apagado no início do jogo, saltou para a linha da frente em poucos minutos. Primeiro, após arrancada pela esquerda, pareceu ter sido derrubado, mas João Capela mandou jogar. Pouco depois viu amarelo por entrada dura e, ainda a digerir esse momento…marcou. Aproveitou o espaço na área, agora na direita, onde começou o encontro, e rematou forte entre Trigueira e o poste. Na segunda parte consumou a estreia positiva e esteve muito perto de bisar, num cabeceamento que rasou o poste. 
  
O MOMENTO: queda e glória 

Minuto 43. Fábio Cardoso descobriu João Góis na direita que viu Roniel a fugir para a área. O passe foi para o espaço e Fernando Alexandre que o tentava acompanhar caiu na luta com Cícero. Não parece existir falta. Indiferente, Roniel avançou decidido. E decidiu ali o jogo. 
  
OUTROS DESTAQUES

Christian 
Quando a equipa ganha um livre perto da área, os adversários ficam de espinha arrepiada. É mesmo especialista nestes lances. Um dos melhores da Liga neste capítulo. É verdade que não marcou, mas mostrou o que sabe com um remate fortíssimo, ainda longe da área, ao minuto 33, que rasou a trave, e outro, a vinte minutos do fim, obrigando Trigueira a aplicar-se. 
  
André Leal 
Uma das revelações da época passada no Paços entrou a todo o gás em 2015/16, com uma atuação convincente no miolo. E «limpa». Entregou quase sempre bem, preencheu os espaços com inteligência e deu tudo o que tinha. Quando assim é, o que pode pedir mais um treinador? 
  
Bouadla 
Pormenores interessantes misturados com alguns erros, sobretudo a nível do passe. Ganha muito pela raça que coloca em campo e o faz ganhar bolas perto da área contrária. Foi assim, por exemplo, que inventou o lance mais perigoso da Académica na primeira metade, finalizado por Obiora, ao lado. Um nome para seguir atentamente nos próximos jogos. 
  
Gonçalo Paciência 
Fez dupla com Rui Pedro na frente de ataque e esteve uns furos acima do colega de setor, que tinha a missão de recuar mais para o ajudar a municiar. Deixado sozinho, fez pela vida e veio, também ele, buscar jogo atrás. Foi assim que arrancou um amarelo a Christian, por exemplo, após arrancada individual. Faltaram oportunidades para marcar, mas aí não lhe podem ser imputadas responsabilidades. 
  
Diogo Jota e Ricardo Nascimento 
O futebol não tem lugar para momentos como o que protagonizaram no final. Feio, muito feio. Justamente expulsos.

Opiniões 

José Viterbo, treinador da Académica, em declarações na sala de imprensa, no final da derrota com o Paços de Ferreira por 1-0: 

«A Académica fez um bom jogo, sobretudo na segunda parte. Tivemos mais posse de bola e mais transições. Na primeira parte foi um jogo muito dividido. A Académica acaba por perder, é certo, mas o golo parece-me ter sido precedido de falta, embora ainda não tenha visto as imagens. Mas a arbitragem foi excelente. A Académica foi personalizada e isso para mim foi o mais importante. (…) O mais justo talvez fosse o empate.»

«Fiquei satisfeito com os novos e com os não novos. Estreámos cinco jogadores mas os que vieram da época passada também estiveram bem. É uma equipa renovada, mas o trabalho que fizemos na pré-temporada foi muito positivo e permitiu integrar os que chegaram. Temos de acrescentar qualidade. Foi uma segunda parte em que a Académica esteve por cima em alguns momentos e criou imensas dificuldades ao Paços. Vou insatisfeito com o resultado, mas satisfeito com a exibição. Não foi deslumbrante mas foi muito positiva e pode catapultar-nos para o resto da época.»

Jorge Simão, treinador do Paços de Ferreira, em declarações na sala de imprensa, no final da vitória por 1-0 no jogo de estreia da Liga, frente à Académica: 

«Foi um jogo intenso, nem sempre bem jogado, mas o fundamental era conquistar os três pontos. As vitórias e a sequência de jogos permitem desenvolver níveis de confiança fundamentais. Nesse sentido, o jogo correspondeu às expetativas. Marcar naquela altura? Há 90 minutos para ganhar o jogo. O golo no final da primeira parte deu mais confiança, mas não significou que conseguíssemos ter a mesma definição, por exemplo. O que foi fundamental foi o nosso controlo, que fez com que a Académica tivesse feito zero remates à nossa baliza.»

[Não substituiu para defender…] «O resultado de 1-0 é bom, sem dúvida, mas pensando que o jogo estava ganho seria um erro. A nossa ideia era tentar o segundo golo.»

[Sobre a 2ª jornada com o Sporting:] «Ganhar é importante, seja em vésperas de ir a Alvalade ou noutro campo. Fundamental são os três pontos.»

[Como viu o lance do golo, com a Académica a queixar-se de falta?] «Vi que o Roniel faz um belíssimo golo.»


Ao minuto 

90'Um golo do estreante Roniel valeu os três pontos para o Paços Ferreira diante da Académica de Coimbra. A temperatura subiu nos últimos minutos do encontro com as expulsões de Diogo Jota e Ricardo Nascimento
90'FIM DO Paços Ferreira, (1) - Académica, (0)
90'Remate de Christian por cima da baliza de Pedro Trigueira
90'Cartão amarelo para N. Obiora. Por falta sobre Bruno Moreira
90'Cartão vermelho para Diogo Jota.
90'Diogo Jota envolveu-se com Hugo Seco, empurrou o jogador academista e depois foi também ele empurrado por Ricardo Nascimento
90'Cartão vermelho para Ricardo Nascimento.
90'Confusão no relvado!
90'Entra Bruno Moreira (Paços Ferreira)
90'Sai Cicero (Paços Ferreira)
90'Cruzamento de Aderlan, a bola passa toda a pequena área do Paços, mas Hugo Seco não atacou a bola
88'PERDEU TEMPO! Cruzamento de Hélder Lopes para Barnes, mas o avançado do Paços perdeu tempo e permitiu o corte da defesa estudante
85'Cartão amarelo para Cicero. Por retardar o início do jogo
85'Cruzamento de Christian, mas Fábio Cardoso não chega a tempo do desvio
84'Cartão amarelo para Selim Bouadla. Por falta sobre Barnes
83'POR CIMA! Christian ganha espaço junto à entrada da área mas remata torto
79'Entra B. Osei (Paços Ferreira)
79'Sai Roniel (Paços Ferreira)
77'Cruzamento de Ivanildo afastado por Marafona, recarga de Aderlan contra um defensor da equipa da casa
77'Gonçalo atirou à barreira
76'Livre perigoso favorável à Académica perto do limite da área do Paços Ferreira
75'Cartão amarelo para Marco Baixinho. Por falta sobre Gonçalo Paciência
75'Entra Hugo Seco (Académica)
75'Sai Fernando Alexandre (Académica)
75'Cruzamento de Diogo Jota, mas não aparece ninguém a desviar para a baliza
74'Má receção de Gonçalo Paciência invalida uma ação ofensiva interessante da Académica
73'TRIGUEIRA! Livre direto cobrado por Christian para uma boa intervenção do guarda-redes academista
72'Cartão amarelo para Ivanildo. Por falta sobre Diogo Jota
68'Entra Paraiba (Paços Ferreira)
68'Sai Andrézinho (Paços Ferreira)
67'Passe de André Leal para Cícero que perde espaço para o remate e dá a Roniel. O remate deste é bloqueado.
65'Livre de Aderlan para a bancada. Que mal...
64'Mais um remate de Roniel, ao segundo poste, agora após canto. Sai ao lado.
59'Cartão amarelo para Pelé.
58'Com a entrada de Rabiola, Gonçalo vai fazer o trabalho de Rui Pedro enquanto o colega fica mais fixo na área.
57'Entra Rabiola (Académica)
57'Sai Rui Pedro (Académica)
57'Entra Ivanildo (Académica)
57'Sai N. Plange (Académica)
56'ACADÉMICA! Erro da defensiva pacense e Nii Plange aparece solto na área. O remate cruzado passa Marafona mas sai meio remate, meio cruzamento e Gonçalo estava atrasado.
53'QUASE RONIEL!! Lançamento para a área, desvio de cabeça de Fábio Cardoso e Roniel, vindo de trás, completa, também, de cabeça. Sai ao lado, mas pouco.
48'Rafael levanta mas nas alturas manda Marafona.
48'Muito bem Gonçalo Paciência a dominar e a proteger a bola de Pelé que recorre à falta. Livre para Emídio Rafael.
47'Ricardo Nascimento perde para Cícero que vai à linha pela direita e cruza mas o desvio de Roniel ao primeiro poste sai ao lado.
46'Recomeça o Paços Ferreira - Académica
45'Jogo equilibrado mas com maior ascendente do Paços, pelo que a vantagem se aceita. Académica terá de responder.
45'Intervalo no Paços Ferreira - Académica
44'Bola pinga na área, Roniel aproveita a hesitação da defesa da Académica, ganha espaço e remata de ângulo apertado. A bola passa Trigueira e o Paços adianta-se. Fernando Alexandre caiu em luta com Cícero o que deu espaço ao avançado. Assistência de João Góis.
43'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Roniel.
41'Cartão amarelo para Roniel.
41'Roniel cai à entrada da área e fica a pedir falta que parece, de facto, ter existido. João Capela manda jogar.
39'Arrancada de Gonçalo Paciência que só é travado em falta por Christian, que vê amarelo.
39'Cartão amarelo para Christian.
39'Plange corta ao primeiro poste, Fernando Alexandre e João Real completam e tiram a bola da área.
38'Derrube a Cícero. Livre para o Paços que Hélder Lopes vai levantar para a área.
35'ACADÉMICA! Perda de bola de João Góis, Bouadla entra na área e cruza atrasado. A bola sofre um desvio e chega a Obiora, na meia lua. Disparo forte mas ao lado
33'QUASE!! Christian atira forte e a bola passa a rasar a trave.
32'Falta de Ricardo Nascimento, em posição frontal. Ainda é longe, mas Christian é especialista.
31'Mal Diogo Jota a cruzar para a bancada após boa triangulação com André Leal.
29'Hélder Lopes tenta cruzar na esquerda mas envia a bola direitinha para Pedro Trigueira.
26'Momento caricato: Aderlan atropela...Jorge Simão.
24'Fase menos interessante do jogo. Maior domínio do Paços ainda assim.
21'Cartão amarelo para Rui Pedro.
14'Emídio Rafael tentou direto. Saiu por cima.
14'Livre para a Académica. Baixinho derrubou Nii Plange. Pode levar perigo
12'Tentativa de Bouadla de muito longe. E muito torto também.
11'Já deu para ver que uma das armas novas do Paços para esta época serão os lançamentos longos de João Góis. Em dez minutos tentou dois...
11'Cícero ganha a Ricardo Nascimento na área e tenta o cruzamento mas Aderlan fecha bem ao centro.
8'Obiora tira o canto ao primeiro poste. Passa o perigo.
7'Mais uma abertura de Christian, agora para a esquerda. Diogo Jota foge a Fernando Alexandre e ganha canto.
6'Primeiro ataque do Paços. João Góis centra na direita após abertura de Christian. João Real tira nas alturas, pressionado por Cícero.
5'Mais posse de bola para a Académica nos minutos iniciais.
2'Canto de Emídio Rafael e cabeceamento de Gonçalo Paciencia ao primeiro poste. Ao lado.
1'Começa o Paços Ferreira - Académica
0'Entram as equipas no relvado. Tudo como manda a tradição: Paços de amarelo e Académica de negro.
0'Contas aos reforços. Paços tem seis no onze (Marafona, Baixinho, Góis, Pelé, Christian e Roniel). Académica com cinco (Trigueira, Emídio Rafael, Nii Plange, Bouadla e Paciência).
0'Estádio ainda longe da meia casa. A Académica tem uma falange de apoio que, nesta altura, não chega aos 100 adeptos.
0'Termina o aquecimento. Para as duas equipas ao mesmo tempo.
0'Destaque ainda para Hélder Lopes. O lateral esteve para sair, continua no Paços e é mesmo o capitão de equipa na estreia na Liga.
0'Falta dizer o nome do árbitro do encontro. É o lisboeta João Capela.
0'Leandro Silva, médio cedido pelo FC Porto, foi o 19º jogador na convocatória de José Viterbo e fica na bancada.
0'Suplentes da Académica: Lee, Rabiola, Ivanildo, Iago, Nuno Piloto, Rafael Lopes e Hugo Seco.
0'ACADÉMICA: Trigueira; Aderlan, Ricardo Nascimento, João Real e Emídio Rafael; Nii Plange, Fernando Alexandre, Bouadla e Obiora; Rui Pedro e Gonçalo Paciência
0'Suplentes do P. Ferreira: Defendi, Romeu, Bruno Moreira, Edson Farias, Barnes Osei, Miguel Vieira e Rodrigo António
0'PAÇOS DE FERREIRA: Marafona; João Góis, Fábio Cardoso, Marco Baixinho e Hélder Lopes; Pelé, Christian e André Leal; Diogo Jota, Cícero e Roniel.
0'JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS!!
0'Agora é a vez do Paços começar a aquecer. Ainda não há onzes oficiais...
0'A Académica entra para o aquecimento. Pelos jogadores em campo, a dupla de ataque será formada por Rui Pedro e Gonçalo Paciência.
0'Os guarda-redes das duas equipas já aquecem. O sol já se escondeu atrás das montanhas. A noite está a chegar...
0'De Portugal pediram credencial várias equipas da Liga, entre as quais FC Porto e Sporting.
0'Equipas de Inglaterra, Espanha e Itália presentes para este jogo. West Ham, Southampton, Granada e Atalanta.
0'A Académica só por uma vez venceu em Paços de Ferreira e não foi há muito tempo. Em 2012/13 triunfou por 4-2.
0'Outros reforços convocados são Nii Plange, Emídio Rafael, Bouadla, Rabiola e Leandro Silva.
0'Na Académica também há várias caras novas na convocatória. Gonçalo Paciência será o nome mais sonante.
0'O treinador do Paços chamou oito reforços para o primeiro jogo oficial da época: Marafona, João Góis, Marco Baixinho, Miguel Vieira, Pelé, Christian, Roniel e Barnes Osei.
0'Jorge Simão assumiu como objetivo mínimo para o Paços chegar aos 48 pontos, para superar a marca do ano passado.
0'Final de tarde de sol em Paços de Ferreira. Bancadas desertas a uma hora do início do encontro.
0'Já a Académica quer, certamente, um ano bem mais tranquilo. José Viterbo, que evitou a descida na época passada, continua ao leme.
0'O Paços de Ferreira vem de uma época muito positiva mas perdeu o timoneiro Paulo Fonseca. O jogo marca a estreia oficial de Jorge Simão na Mata Real.
0'Boa tarde. A 1ª jornada da Liga termina em Paços de Ferreira, com o duelo da equipa local frente à Académica. Para seguir no Maisfutebol a partir das 20h, AO MINUTO.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 17 Ago 2015 às 20:00

in maisfutebol 

Sem comentários:

Enviar um comentário