15 de setembro de 2015

2015/16 - 04J - Nacional 2 - Académica 0


A Académica perdeu este domingo com o Nacional por 2-0 numa partida que contou para a 4ª jornada da Liga NOS. Soares e Salvador Agra marcaram os golos dos insulares numa partida que fica marcada pela quantidade de oportunidades de golo desperdiçadas pela Briosa.

A equipa orientada por José Viterbo dispôs de várias ocasiões para chegar ao golo mas a pontaria nunca foi a melhor. Disso se aproveitou o Nacional para conquistar os três pontos num encontro que premiou a eficácia insular. Soares apontou o primeiro golo, ainda na primeira parte, e Salvador Agra fixou o resultado final na etapa complementar.

Pelo meio, a Briosa ainda dispôs de uma ocasião soberana para chegar, na altura, ao empate, mas o penalti de Rabiola parou no poste da baliza defendida por Rui Silva.

Quem não marca, arrisca-se a sofrer e foi precisamente isso que aconteceu. Na próxima jornada, os "estudantes" recebem o Boavista. Força Rapazes! 

nº espectadores: 1 793
árbitro:  Luís Ferreira 

Crónica 

Num jogo que começou com 23 minutos de atraso, provocado pelo forte nevoeiro que se apresentava na Choupana, a equipa alvinegra não se mostrou minimamente afetada - quiçá por já estar habituada a este fenómeno da natureza que tantas vezes ocorre nos seus jogos caseiros. Logo no primeiro minuto o placar já poderia ter funcionado, caso Luís Aurélio tivesse chegado atempadamente ao cruzamento de Salvador Agra, da esquerda. A Académica pareceu acusar em demasia a entrada fulgurante do adversário e demorou a encontrar-se, não conseguindo fazer a ligação entre os sectores e dando demasiada bola ao Nacional, que, com o passar dos minutos, ia acentuado o domínio. 

  
Não foi por isso de estranhar que o Nacional chegasse ao golo, após uma magnífica jogada individual de Luís Aurélio que, no corredor central, driblou dois adversários e abriu para Salvador Agra na esquerda. O extremo repentista cruzou com conta, peso e medida para Soares, que, solto de marcação, ao segundo poste, só teve que encostar de cabeça para o fundo das redes. 

A reação da turma da Briosa apenas se fez sentir nos últimos cinco minutos da primeira parte – e já depois de Salvador Agra ter desperdiçado soberana oportunidade de dilatar a vantagem, após mais uma magnífica arrancada de Luís Aurélio. O empate poderia ter chegado quando Rui Pedro, dentro da área, assistiu Ivanildo na marca de grande penalidade mas o extremo, com tudo para empatar, atirou por cima. Ao intervalo, o resultado traduzia fielmente o que se passava no relvado. 

Na etapa regulamentar, a Académica mostrou outra atitude e andou sempre mais perto do golo, o que poderia mesmo ter acontecido aos 52 minutos, depois de o árbitro ter assinalado grande penalidade a castigar rasteira de Salvador Agra sobre Aderlan, num lance em que não foi percetível se houve ou não contacto entre os jogadores. Chamado a bater, Rabiola acertou no poste e a oportunidade perdeu-se. 

E foi assim, como diz a tradição, que quem não marcou, sofreu. Soares prendeu bem a bola, de costas para a baliza, e lançou o embalado Luís Aurélio na direita, que cruzou certeiro para uma entrada fulminante de Salvador Agra, de cabeça, fazer o segundo e sentenciar a partida. 

Com cerca de meia hora por jogar, assistiu-se a uma Académica ferida, que bem tentou partir para cima do adversário, mas revelou-se sempre curta e frágil de mais para conseguir levar algo da Choupana. A melhor oportunidade neste período foi mesmo do Nacional: passe magnífico de Willyan para Salvador Agra, a rasgar a defensiva contrária, com este último a cruzar para remate de Luís Aurélio à barra. Vitória merecidíssima do Nacional, que só sabe ganhar em casa neste campeonato, e derrota, mais uma, a quarta seguida, a acentuar a depressão que se abate sobre a Académica.

Destaques 

FIGURA: Luís Aurélio 
Exibição impressionante de Luís Aurélio! O médio português é cada vez mais uma referência deste Nacional e hoje fez uma exibição de encher o olho, passando pelos seus pés todas as jogadas perigosas da turma insular. Cruzou, rematou, passou, desmarcou. Tudo com elevada qualidade. Merecia que a sorte estivesse consigo quando, ao cair do pano, rematou à barra. Seria a cereja no topo do bolo que tanto merecia! 

O MOMENTO: Penalti falhado por Rabiola, aos 52 minutos 
A Académica vinha para a segunda parte decidida a inverter o rumo dos acontecimentos e as oportunidades iam-se sucedendo, até que, aos 52 minutos, Rabiola falhou a grande penalidade ao acertar no poste e todo aquele élan trazido do balneário foi por água abaixo. 


Outros destaques: 

Salvador Agra: portentosa exibição do extremo português! Foi, a par de Luís Aurélio, o homem do jogo, e só perdeu a corrida para o primeiro destaque pelo facto de ter cometido a grande penalidade (pelo menos foi assim que o árbitro entendeu) que podia ter originado um jogo completamente diferente. Para bem dos seus pecados, Rabiola mandou ao poste e o Nacional voltou mesmo às vitórias, o que muito lhe pode agradecer tal a intensidade que colocou no jogo, deixando sempre os adversários em sentido. Já ninguém se lembra de Marco Matias na Choupana! 

Willyan: Quem diria que esteve para ser dispensado? Entrou determinado em mostrar que tem lugar na equipa e destacou-se pelos passes de rutura que efectuou. 

Pedro Trigueira: A Académica perdeu, é verdade, mas Trigueira regressou a bom nível, ganhando muito dos duelos que travou com os atacantes adversários: Luís Aurélio e Salvador Agra que o digam!

Opiniões 

O Nacional venceu a Académica, por 2-0, em jogo da 4.ª jornada da Liga. Manuel Machado ficou satisfeito com o resultado,  mas disse que os insulares pecaram na finalização: 

«Marcámos dois golos, o que foi mais que suficiente para que o resultado e os pontos caíssem para o nosso lado.» 

«É importante olhar para o jogo em dois blocos diferentes. Um primeiro tempo em que tivemos um ascendente que só se materializou num golo de diferença ao intervalo, mas em que tivemos três ou quatro momentos. A Académica neste período apenas teve o lance do Ivanildo. O segundo bloco corresponde ao segundo tempo e é diferente. A Académica entrou bem, como era de esperar, reagiu à desvantagem e teve dez ou 15 minutos em que nós os deixamos jogar, porque fomos muito passivos e muito reativos ao nível das marcações no meio-campo.» 

«Eles tiveram um ascendente e tivemos a ponta de felicidade de terem falhado a grande penalidade, o que podia ter mudado o jogo. Mas, a partir daí, a equipa percebeu que a sua atitude não era a mais adequada, subiu no terreno, começou a pressionar mais os portadores da bola do adversário e chegámos ao segundo golo. Depois podíamos ter feito o terceiro e o quarto, tivemos a bola na barra, mas em termos gerais, o resultado vinca quem foi superior e adequa-se àquilo que foi a prestação de uma e outra equipa.»

A Académica perdeu, este domingo, por 2-0, frente ao Nacional da Madeira, mas José Viterbo gostou do jogo da equipa. O treinador da briosa queixou-se apenas da finalização: 

«Vou começar por pegar nas palavras utilizadas pelo professor Manuel Machado há 15 dias, em Tondela, e dizer que, após falhar três ou quatro golos, a justiça faz-se pelos golos. A Académica hoje fez, de longe, o melhor jogo da época. Fomos uma equipa personalizada, muito forte na organização ofensiva e que criou oportunidades de finalização. Inclusive falhámos uma grande penalidade num momento importantíssimo do jogo e que poderia virar tudo a nosso favor.» 

«É evidente que o Nacional também teve uma ou duas situações de perigo em que podia ter concretizado, mas acho que a Académica podia sair daqui com outro resultado.» 

«Agora temos que levantar a cabeça porque quem joga como nos jogámos e se apresenta aqui sem medo, como nós o fizemos para defrontar um Nacional com objetivos europeus, não tem que ter medo do futuro. Mostrámos personalidade.»

«Estou triste pelo resultado, mas satisfeito pela exibição, pela qualidade de jogo que patenteámos. É esta Académica que queremos no futuro. Temos que continuar a criar estas oportunidades, falta finalizar. Às vezes temos o domínio e o controlo do jogo e falhamos no que parece fácil que é a finalização. Eu nunca tive medo e estamos de consciência tranquila que tudo fizemos para ganhar o jogo.»



Salvador Agra marco o segundo golo com que o Nacional venceu a Académica. O jogador insular manifestou-se satisfeito com o golo e com a exibição da equipa: 

«Estou satisfeito pela vitória. Estamos todos, pois a vitória é de todos. Queríamos dar a volta ao jogo passado e conseguimo-lo com uma ótima exibição.» 

«Nunca pensámos que seria fácil porque neste campeonato não há jogos fáceis e, a meu ver, a Académica está apenas a passar uma fase difícil porque eles até têm boa equipa.» 

«Nesta semana a vitória sorriu para nós, ao contrário do último jogo em que sofremos um golo caricato. Mas o importante é que conseguimos dar a volta por cima e demos uma boa resposta.»  

«O jogo correu-me bem, com um golo e uma assistência, mas desde que cheguei que sempre disse que penso mais coletivamente do que individualmente e assim será sempre. Vamos lutar pelos lugares europeus e eu sou mais um para ajudar na concretização dos objetivos.»

Ao minuto 

90'Assistência para golo de Luís Aurélio.
90'Assistência para golo de Salvador Agra.
90'FIM DO Nacional, (2) - Académica, (0)
90'Vão jogar-se quatro minutos de compensação.
89'Luís Aurélio à barra! Cruzamento de Agra após passe magnífico de Willyan.
88'Os intervenientes do costume: remata Agra, boa defesa de Trigueira.
84'Grande oportunidade para Agra. Defende Trigueira. O árbitro engana-se e assinala pontapé de baliza. Ouvem-se assobios na Choupana.
81'Entra B. Fofana (Nacional)
81'Sai Washington (Nacional)
74'José Viterbo joga o tudo por tudo: Rabiola fora, Paciência lá para dentro, com Oualembo e Hugo Seco para refrescar.
73'1793 espectadores. Número oficial.
72'Entra Gonçalo Paciência (Académica)
72'Sai Rabiola (Académica)
72'Entra Hugo Seco (Académica)
72'Sai Ivanildo (Académica)
71'Entra C. Oualembo (Académica)
71'Sai Aderlan (Académica)
64'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Salvador Agra.
Soares, de costas para a baliza, lateraliza para Luís Aurélio e este cruza para cabeceamento certeiro de Agra.
61'A Académica entrou melhor na segunda parte e está a conseguir condicionar o jogo do Nacional.
57'Entra Willyan (Nacional)
57'Sai Nenê Bonilha (Nacional)
53'Cartão amarelo para Salvador Agra. Amarelo para Salvador Agra, por rasteirar Aderlan, num lance de grande penalidade que deixa muitas dúvidas.
53'Rabiola acerta no poste! Mantém-se o Nacional em vantagem.
52'Chamado a bater o castigo máximo, Rabiola engana o guarda-redes, mas revela pontaria a mais: bola no poste e soberana oportunidade desperdiçada.
52'
51'
51'Penalti a favor da Académica!
51'Canto para a Académica. Bate Leandro para magnifica intervenção de Rui Silva.
47'Primeira jogada de perigo neste segundo tempo é da Académica. Emídio Rafael cruza da esquerda e Rabiola, entre os centrais, cabeceia ao lado.
46'Recomeça o Nacional - Académica
45'Substituição forçada na baliza do Nacional. Gottardi sai lesionado.
45'Entra Rui Silva (Nacional)
45'Sai Gottardi (Nacional)
45'Vantagem que se justifica ao intervalo. O Nacional desde cedo mostrou ao que vinha e só nos últimos minutos é que a Académica mostrou uma reação digna desse nome.
45'Intervalo no Nacional - Académica
45'Gottardi assistido no relvado.
45'A Académica termina a primeira parte por cima. É a melhor fase dos estudantes no jogo.
44'Primeiro canto para a Académica. Leandro Silva bate sem perigo.
43'Que perdida! Melhor oportunidade para a Académica nesta primeira parte. Rui Pedro, já dentro da área, assiste Ivanildo no coração da área, mas o extremo chuta por cima quando tinha tudo para empatar a partida!
42'Livre batido por Emídio Rafael. Gottardi defende sem dificuldade.
41'Neste momento, o nevoeiro levantou por completo na Choupana.
38'Obiora, que até estava a ser dos melhores da Académica, perde a bola no meio campo adversário e, no contra-ataque, Salvador Agra falha com a baliza escancarada, após uma espectacular arrancada de Luís Aurélio pela esquerda.
37'Cruzamento de Agra para uma magnífica estirada de Pedro Trigueira, anulando o perigo.
36'Canto para o Nacional. Batido por Agra, sem perigo.
35'Livre batido da direita por Bouadla, corte de um defensor alvinegro e Emídio Rafael, de fora da área, a chutar com muito perigo. Bola ao lado.
32'A Académica esboça alguma reacção, mas a defensiva alvinegra vai dando conta do perigo.
30'Fora de jogo bem tirado a Rui Pedro.
28'Primeiro fora de jogo tirado à Académica. Emídio Rafael estava adiantado.
25'Agra a movimentar-se bem dentro da área e é Trigueira a evitar o segundo!
24'Ja se adivinhava esta vantagem no marcador. O Nacional acentuava cada vez mais o seu domínio e o golo era apenas uma questão de minutos.
19'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Tiquinho Soares.
Magnífica jogada individual de Luís Aurélio, abrindo na esquerda para cruzamento de Agra. Solto de marcação, ao segundo poste, Soares cabeceou sem dificuldade para o fundo das redes.
18'Primeiro fora de jogo da partida é tirado a Soares.
18'Mais um canto para o Nacional. Agra bateu e Trigueira socou, afastando o perigo.
15'Grande arrancada de Agra pela esquerda, mas o cruzamento atrasado foi interceptado por Obiora
11'Primeiro canto do jogo para o Nacional. Sequeira bateu para a área e, após alguns ressaltos, Ricardo Nascimento a aliviar o esférico.
10'O Nacional entrou mandão no jogo, mas a Académica está a tentar reagir.
6'Falta de Sequeira. Emídio Rafael a bater para o cabeceamento de Rabiola, por cima.
5'Ascendente do Nacional nestes primeiros minutos.
5'Washington, sem ângulo remata para defesa fácil de Trigueira.
3'Primeiro ataque para o Nacional: Agra cruzou da esquerda, mas Luís Aurélio chegou atrasado à emenda.
3'Começou com 23 minutos de atraso em relação ao horário previsto. Espera-se, agora, que a partida possa decorrer com normalidade. Até porque um eventual adiamento implicaria também o adiamento do Marítimo-Académica, para a Taça da Liga.
1'Saiu o Nacional.
1'Começa o Nacional - Académica
0'Vai tentar jogar-se. As equipas entram agora em campo.
0'Caso não seja possível jogar-se hoje, está já acordado entre as duas equipas que a partida ficará marcada para esta segunda-feira.
0'Continua nevoeiro na Choupana, mas parece haver as condições mínimas para que o jogo se inicie às 16.15. Pelo menos, é isso que entende o árbitro Luís Ferreira.
0'A equipa de arbitragem é chefiada por Luís Ferreira, de Braga.
0'O jogo na Choupana vai começar atrasado. Para já, a indicação é de que poderá ter início às 16.15. Em breve se confirmará esta informação.
0'Suplentes da Académica: Lee, Iago Santos, Oualembo, Artur Taborda, Hugo Seco, Rafael Lopes e Gonçalo Paciência.
0'Suplentes do Nacional: Rui Silva, Gustavo, Boubacar, Wyllian, Mauro, Edgar Abreu e Camacho.
0'Entretanto, um clássico que se repete: muito nevoeiro a encobrir o terreno de jogo nesta altura. Segundo uma fonte do Nacional, caso a situação não melhore até às 16 horas, o pontapé de saída poderá ser transferido para as 20 h.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, João Real, Ricardo Nascimento e Emídio Rafael; Obiora, Rui Pedro e Bouadia; Leandro Silva, Rabiola e Ivanildo.
0'NACIONAL: Gottardi; João Aurélio, Zainadine, Rui Correia e Sequeira; Aly Ghazal, Washington e Nené Bonilha; Luís Aurélio, Soares e Salvador Agra.
0'Já há equipas oficiais!
0'O Nacional ocupa a 12ª posição, com três pontos, fruto da vitória sobre o União, no dérbi da 2ª ronda. A Académica é lanterna vermelha, sem qualquer ponto somado e um saldo de golos de 1-8 ao fim de três jogos.
0'Boa tarde. Maisfutebol inicia aqui o acompanhamento AO MINUTO do jogo entre Nacional e Académica, relativo à 4ª jornada da Liga. O pontapé de saída está marcado para as 16 horas na Choupana.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 13 Set 2015 às 16:00



Sem comentários:

Enviar um comentário