4 de outubro de 2015

07J - Académica 1 - Marítimo 0: A 1ª vitória ...


A Académica venceu este sábado o Marítimo por 1-0 numa partida que contou para a sétima jornada da Liga NOS. Rui Pedro, ao minuto 63, marcou o único golo do desafio na transformação de uma grande penalidade.

Filipe Gouveia repetiu o onze de Vila do Conde e cedo a Briosa assumiu as rédeas do desafio. Os "estudantes" estavam melhor que o seu adversário e de duas arrancadas de Nii Plange e Rabiola resultou a expulsão de Dirceu numa fase ainda muito precoce. Com mais um elemento, a Académica foi para cima do Marítimo mas, em várias ocasiões, com pouco discernimento.

Ao intervalo, Gouveia trocou Rabiola por Gonçalo Paciência e com isso a equipa da casa ganhou mais acutilância ofensiva. A entrada de Hugo Seco, pouco depois, também contribuiu para tal facto e, ao minuto 63, a Académica confirmou a supremacia ofensiva com um golo. Nii Plange foi parado em falta dentro da área e Rui Pedro atirou a contar para a baliza de Salin.

Até final, e já em vantagem no marcador, pertenceu a Gonçalo Paciência a melhor oportunidade do desafio mas o avançado não conseguiu bater o guardião insular.

Segue-se agora a paragem no campeonato e na próxima jornada, a oitava, os "estudantes" deslocam-se ao reduto do Vitória SC. 

nº espectadores: 
árbitro:

Crónica 

A Académica conquistou o primeiro triunfo na nova temporada, frente ao sempre difícil Marítimo, numa partida que, apesar dos contornos favoráveis à Briosa, acabou por ter um final de bastante aperto para os estudantes. 

O jogo no Cidade de Coimbra começou praticamente com uma grande oportunidade para os maritimistas inaugurarem o marcador. O possante Marega, lançado pelo pé direito de Ghazaryan, isolou-se mas Trigueira barrou um remate que levava selo de golo. Impressionante como esta Briosa ainda caminha sobre brasas, tendo quase sofrido o segundo golo consecutivo nos primeiros segundos em jogos caseiros. Ainda antes do décimo minuto, nova situação para o Marítimo, mas o cabeceamento de Dirceu saiu ao lado. 

A Briosa, apesar de ferida no seu orgulho, foi procurando recompor-se, pegando mais na bola e tentando lançar Ivanildo e Nii Plange (sobretudo este) em profundidade. Este último ficou, aliás, associado ao momento alto do primeiro tempo, ao sacar um duplo amarelo a Dirceu em menos de dez minutos. Decisão controversa de Bruno Paixão, mas abria-se aí uma chance de os academistas partirem em definitivo com tudo para cima do oponente. 

Nada mais errado. Apesar do domínio, a Académica não circulava em velocidade e custava-lhe penetrar nos espaços, sendo que os madeirenses iam fazendo um trabalho de entreajuda defensivo notável. Entretanto, Ivo Vieira também havia recomposto a defesa, trocando o talentoso Ghazaryan pelo central Raúl Silva, opção conservadora, embora compreensível dadas as circunstâncias… 

Até ao intervalo, o jogo foi de um equilíbrio tremendo, tendo-se registado apenas mais duas situações de relativo perigo: um remate ao lado de Edgar Costa, após trabalho individual do poderoso Moussa Marega e um grande, enorme, diria, corte de Raúl Silva, impedindo que Nii Plange se isolasse. Ao intervalo, o nulo era um resultado mais do que justificado. 

Um penálti a mudar a história do jogo 

Para o início do segundo tempo Filipe Gouveia apostou em Gonçalo Paciência para o lugar de Rabiola. Sabendo que o último treinador academista a ter batido o Marítimo antes deste jogo havia sido o pai de Gonçalo, talvez Gouveia tenha entendido que a equipa necessitava de Paciência. 

E, ao mesmo tempo, de pressa. Sim, porque faltavam intensidade e velocidade ao domínio academista. Mas, de facto, há males que vêm por bem: o inconsequente Ivanildo lesionou-se num pique e acabou por ter de ser substituído pelo veloz Hugo Sêco, logo ao quinto minuto da segunda metade. 

O efeito não se notou no imediato: a Briosa continuava a jogar de forma pachorrenta, numa espécie de 4-2-4, com Rui Pedro colado a Gonçalo como segundo avançado e sem capacidade para desequilibrar demasiado entrelinhas. No entanto, a equipa conimbricense beneficiou dessa aproximação e, consequência imediata, criou a primeira grande chance do segundo tempo, num livre ganho por Rui Pedro à entrada da área. 

Emídio Rafael atirou com uma precisão notável, mas Salin voou e impediu o primeiro. Não uma, nem duas, mas três vezes, porque na sequência do livre, Hugo Sêco e Paciência remataram mas o francês foi gigante demais. 

O golo acabaria por chegar perto do vigésimo minuto do segundo tempo: Nii Plange, um dos melhores da Académica, cruzou na grande área e a bola foi direita ao braço de Raúl Silva. O árbitro não hesitou e apontou para a marca da grande penalidade. 

Sim, mais uma nesta temporada! Aliás, parece que só assim a Académica consegue desbloquear a sua parca capacidade de criar perigo/marcar golos na área adversária. Uma coisa é certa: a Briosa tem grandes marcadores de penáltis. Depois de Rabiola ao Sporting, foi a vez de Rui Pedro se estrear a marcar na Liga, da marca dos onze metros. 

Do outro lado, Ivo Vieira procurou responder no imediato, trocando João Diogo pelo melhor marcador da equipa, Dyego Sousa, mas a Briosa mantinha o ascendente, sendo que Gonçalo Paciência criou excelente chance para decidir o encontro, mas Salin travou-lhe os intentos. 

Nos últimos dez minutos, a curva do jogo inverteu-se e teve de ser Pedro Trigueira, com duas paradas absolutamente fantásticas, a salvar uma Briosa com a corda à volta do pescoço. 

Ufff, suspiraram de alívio os adeptos academistas no final do encontro. A primeira vitória estava no papo, ainda que com os contornos melodramáticos do costume…

Destaques 

FIGURA 
Nii Plange: Muito ativo ao longo da partida, foi decisivo ao arrancar a expulsão a Dirceu no primeiro tempo e a ganhar a grande penalidade que decidiu o encontro. Muito rápido, deu imensa verticalidade e profundidade à equipa, caindo também muitas vezes em zonas mais interiores do terreno. Primeira grande amostra do burquinês desde que chegou ao Cidade de Coimbra. 

MOMENTO DO JOGO (minuto 64) 
De grande penalidade, pois claro: A época tem corrido francamente mal à Briosa, tanto mais que os únicos golos que havia marcado até aqui em competição oficial tinham sido de grande penalidade. E não é que não há duas sem três? Numa ação ofensiva interessante, a bola chegou aos pés de Nii Plange, que cruzou contra o braço de Raúl Silva. Penalidade inequívoca, devidamente convertida por Rui Pedro. 

OUTROS DESTAQUES 

Pedro Trigueira: Enorme! No geral, foi seguro ao longo de toda a partida, mas foi nos últimos dez minutos que saltou à vista, com duas paradas do outro mundo impedindo o empate maritimista. O ex-guardião do U. Madeira foi absolutamente decisivo na conquista dos primeiros três pontos no campeonato por parte da Briosa. 

Ricardo Nascimento: Começo difícil, mas foi melhorando com o tempo, apesar de estar a lidar com um poço de forças como Marega. Bem nas dobras, soube ler o jogo com grande qualidade em várias ocasiões, executando diversas interceções e antecipações. Um dos bons centrais da Liga, apesar de a vida não lhe estar a correr muito bem esta temporada… 

Rui Pedro: Na primeira parte, revelou-se inconsequente, mas cresceu após o intervalo, jogando mais próximo do ponta-de-lança. Esteve em plano de destaque portanto até pela grande penalidade que converteu. Pode ser que sirva para o jogador entrar numa fase ascendente… 

Salin: O guarda-redes do Marítimo também esteve em grande plano, sobretudo no segundo tempo, impedindo pelo menos em quatro ocasiões golos da Académica. Dono de reflexos notáveis e de uma colocação interessante entre os postes, mostrou ainda velocidade na forma como saiu da baliza para travar um golo quase certo de Gonçalo Paciência… 

Xavier-Dyego Sousa: Uma aliança que levou o pânico à defensiva coimbrã. O extremo cruzava e Dyego Sousa movimentava-se em cunha com Marega, tendo atirado para uma das grandes e decisivas defesas de Trigueira neste encontro. Juntos, quase empataram a partida para uma equipa que jogava com menos um desde o minuto 20… 

Opiniões 

Ao segundo jogo no comando técnico da Académica, Filipe Gouveia venceu. A Briosa venceu o Marítimo por 1-0 está sábado, em jogo da sétima jornada da Liga: 

«Não me sinto aliviado. Os meus jogadores fizeram por chegar à vitória, com uma entreajuda muito grande. O grupo está forte e temos um compromisso. Faltou ainda a tranquilidade necessária para definir no último terço mas, no geral, estou muito contente. A vitória é inteiramente dos jogadores».
 
A propósito da pausa que se segue no campeonato: «Para mim, é importante ter 15 dias para trabalhar alguns aspetos e para os jogadores assimilarem as minhas ideias. Quero que os jogadores que têm jogado mais regularmente ganhem mais forma física para podermos jogar como eu pretendo. Quem não estiver bem fisicamente, vai perder o caminho».
 
Será este o início de uma nova era na Académica? «Acredito que sim. Tenho visto muita entrega nos jogadores, nos jogos e nos treinos. Com esta organização, iremos conquistar mais vitórias e sofrer menos golos. O caminho é difícil mas vamos continuar».

O Marítimo perdeu, este sábado, em casa da Académica, por 1-0, com golo apontado na marca de grande penalidade. No final da partida, o treinador marítimista deixou críticas implícitas à arbitragem de Bruno Paixão: 
 
«Sabíamos de antemão que iria ser um jogo difícil, dado que a Académica procurava a primeira vitória diante dos seus adeptos. Encontrámos uma Briosa com muita paixão e um Marítimo sem essa mesma paixão. A minha equipa foi grande, uma vez mais com menos um, noutras com menos dois. Não sei se da próxima vamos conseguir da Madeira para jogar… No entanto, não vai ser fácil deitar abaixo este Marítimo».

Ao minuto 

90'Acabou, está consumada a primeira vitória da Académica na Liga. Os estudantes continuam na cauda da tabela, mas em igualdade pontual com o Moreirense.
90'FIM DO Académica, (1) - Marítimo, (0)
90'Cartão amarelo para N. Plange.
90'Vão jogar-se mais cinco minutos.
89'O guarda-redes da Académica queima algum tempo e é advertido.
89'Cartão amarelo para Pedro Trigueira.
85'Duas intervenções decisivas do guarda-redes da Académica, a segurar a vantagem da Briosa.
83'Cruzamento de Xavier, Marega cabeceia à malha lateral.
83'Outra vez Trigueira! Que grande defesa, a negar o golo a um cabeceamento de Raul Silva!
82'Defesa de Trigueira! Melhor jogada de ataque do Marítimo, em toda a segunda parte: Xavier cruza na esquerda, Marega amortece de cabeça e Dyego Sousa remata, mas o guarda-redes opõe-se com as pernas.
81'Bruno Paixão expulsa um elemento do banco do Marítimo.
78'Entra António Xavier (Marítimo)
78'Sai Edgar Costa (Marítimo)
78'Que oportunidade! Trabalho fantástico de Nii Plange, a isolar Gonçalo Paciência. Salin defende com a coxa, para canto!
75'Entra Leandro Silva (Académica)
75'Sai Rui Pedro (Académica)
75'Grande corte de Deyvison, evitando o remate de Nii Plange!
74'Leandro Silva pronto para entrar na Académica.
73'Edgar Costa estica-se para chegar a um passe longo, mas não consegue chegar à bola. Trigueira tem tido uma segunda parte bem tranquila...
72'Estão 2559 espectadores no estádio.
72'Com o passar dos minutos nota-se mais o desgaste do Marítimo pela falta de um jogador.
70'Entra em jogo o melhor marcador do Marítimo nesta Liga.
69'Entra Dyego Sousa (Marítimo)
69'Sai João Diogo (Marítimo)
68'Cartão amarelo para Tiago Rodrigues.
65'É o segundo golo da Académica nesta Liga.
65'Rui Pedro bate Salin com um remate rasteiro para a esquerda do guarda-redes, que se atira para o outro lado.
64'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Rui Pedro.
64'Penalti assinalado para a Académica, por mão de Raul Silva.
63'
63'Cartão amarelo para Rúben Ferreira.
60'Recomeça o jogo, depois daquela que foi, sem dúvida, a situação mais espectacular desde o seu início.
57'Jogo interrompido para ser prestada assistência a Salin, que ficou combalido no lance anterior.
57'Livre de Emídio Rafael, para grande defesa de Salin! O guarda-redes voa e é rápido a levantar-se, para ainda fazer a mancha às recargas de Hugo Seco e Gonçalo Paciência. Grande momento do guarda-redes!
55'Rui Pedro travado por Deyvison perto da meia luda. Livre perigoso a favor da Académica.
53'Jogo equilibrado nestes primeiros minutos, com as substituições a não surtirem para já grande efeito na Briosa.
50'Entra Hugo Seco (Académica)
50'Sai Ivanildo (Académica)
49'Ivanildo lesiona-se num pique. Parece muscular. Provavelmente não conseguirá prosseguir em jogo.
46'Remate de João Diogo, para as mãos de Trigueira.
46'Recomeça o Académica - Marítimo
45'Entra Gonçalo Paciência (Académica)
45'Sai Rabiola (Académica)
45'Gonçalo Paciência pronto para entrar na Académica.
45'Marítimo em inferioridade desde os 19 minutos, mas a limitar os estragos e, até, a dar a sensação de que tem a situação sob controlo, mesmo tendo menos bola.
45'Intervalo no Académica - Marítimo
45'Vai jogar-se um minuto de compensação.
45'Bom corte de Raul Silva, impedindo que Nii Plange ficasse na cara de Salin...
40'Cartão amarelo para Rabiola.
39'Arrancada de Marega, passou por vários adversários, caiu e na sobra Edgar Costa rematou com perigo mas ao lado.
39'Falta sobre Marega por assinalar. O avançado do Marítimo é um poço de energia e não para de dar trabalho aos defesas.
36'Fora de jogo a Nii Plange. A Académica domina, mas não tem aproveitado a superioridade numérica.
31'Fernando Alexandre remata de longe, mas a bola chega sem grandes problemas a Salin.
26'O Marítimo reequilibra a defesa, mas perde o seu melhor criativo de lances de ataque.
25'Entra Raul (Marítimo)
25'Sai G. Ghazaryan (Marítimo)
25'Contra-ataque conduzido por Edgar Costa, o lance acaba nas mãos de Trigueira.
23'Raul Silva pronto para entrar no Marítimo, para recompor o eixo defensivo.
21'Na sequência do livre de Nii Plange, Ricardo Nascimento cabeceia por cima.
20'Parece excessiva esta decisão de Bruno Paixão...
19'Segundo amarelo para Dirceu, que é expulso ainda antes dos 20 minutos!
19'Segundo cartão amarelo para Dirceu.
18'Corte de Iago Santos, impedindo que um cruzamento de João Diogo chegasse a Marega.
13'Livre sem consequências. Fernando Alexandre não consegue dar sequência ao cruzamento longo de Plange.
12'Falta dura de Dirceu sobre Nii Plange. Livre em posição promissora para a Académica.
12'Cartão amarelo para Dirceu.
11'Queda de Marega em duelo com Ricardo Nascimento. Fica a ideia de que o defesa da Académica toca primeiro no pé do avançado...
8'Cabeceamento de Dirceu, com a bola a passar perto do poste esquerdo de Trigueira.
7'Livre para o Marítimo, na esquerda do ataque insular.
5'Rui Pedro remata por cima após livre de Ivanildo, mas estava em posição irregular, bem assinalada.
3'Um bom passe de Ghazryan na origem da situação de golo de Marega. É o médio com mais liberdade no Marítimo.
2'Primeira situação de golo é para o Marítimo! Marega entra na área e obriga Trigueira a fazer a mancha, cedendo canto.
1'Saiu a Académica.
1'Começa o Académica - Marítimo
0'Entrada das equipas em campo.
0'O árbitro desta partida vai ser Bruno Paixão e será assistido por António Godinho e Valter Pereira. O quarto árbitro é Bruno Rebocho.
0'As três equipas já recolheram aos balneários depois dos habituais exercícios de aquecimento.
0'Não se espera grande afluência nas bancadas do Cidade de Coimbra.
0'Tarde cinzenta e amena em Coimbra, até ver sem ameaça de chuva.
0'Suplentes do Marítimo: José Sá, Raul Silva, Alex Soares, Lynneeker, Éber Bessa, Xavier e Dyego Sousa.
0'Suplentes da Académica: Lee, W. Gustavo, Nuno Piloto, Leandro Silva, Hugo Seco, Gonçalo Paciência e Rafael Lopes.
0'MARÍTIMO: Salin; Patrick, Deyvison, Dirceu e Rúben Ferreira; Fransérgio, Ghazaryan e Tiago Rodrigues; João Diogo, Marega e Edgar Costa.
0'ACADÉMICA: Trigueira; Oualembo, Iago Santos, Ricardo Nascimento e Emídio Rafael; Obiora, Fernando Alexandre e Rui Pedro; Nii Plange, Rabiola e Ivanildo.
0'Já há onzes oficiais!
0'Este é o primeiro jogo de Filipe Gouveia perante os adeptos da Académica. O técnico estreou-se com uma derrota em Vila do Conde.
0'A Académica mantém-se no último lugar, sem qualquer ponto somado. O Marítimo tem 8 pontos nestas seis jornadas, ocupando a 10ª posição.
0'Boa tarde! Maisfutebol inicia aqui o acompanhamento AO MINUTO do jogo da 7ª jornada entre Académica e Marítimo. O pontapé de saída está marcado para as 18.30. Fique ligado e acompanhe em tempo real as incidências da partida!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 3 Out 2015 às 18:30

Outros - lesão de Ivanildo

O extremo Ivanildo sentiu no passado sábado, no jogo com o Marítimo, uma dor na coxa esquerda, tendo rapidamente dado sinal para para o banco de que não conseguia regressar ao relvaldo.

Segundo A BOLA deste domingo, o jogador será hoje reavaliado para ficar a conhecer a extensão da lesão.

Sem comentários:

Publicar um comentário