18 de outubro de 2015

Taça de Portugal: Sanjoanense 1 - Académica 5


Cinco oportunidades claras, cinco golos para a equipa da Académica que assim garantiu a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal com uma vitória por 5-1 sobre a Sanjoanense, equipa do Campeonato Nacional de Seniores.

A Briosa foi aliás a primeira a marcar, logo aos sete minutos, mas a Sanjoanense até podia ter aberto primeiro o marcador com um remate de Rúben Alves que passou muito perto da baliza de Lee. Como quem não marca, arrisca-se a sofrer, na jogada seguinte Hugo Seco recebeu a bola na direita e, com um cruzamento perfeito, encontrou Leandro Silva no coração da área da Sanjoanense: o médio rematou e, após uma primeira defesa de Diogo, Rafael Lopes, na recarga, não falhou.

Com um golo sofrido cedo na partida, a Sanjoanense tentou aproximar-se da baliza da Académica, mas faltava-lhe clareza na definição do último passe.

Aos 36 minutos, a Briosa fez mesmo algo inédito nesta época: marcar mais do que um golo numa partida. Nii Plange, sozinho com Leandro na grande área, pareceu ganhar apanas vantagem, mas o árbitro André Moreira assinalou grande penalidade, apesar dos protestos da equipa de São João da Madeira. Frente a Diogo, Rui Pedro não falhou.

No arranque da segunda parte, Ricardo Sousa, treinador da Sanjoanense, arriscou tudo e jogou apenas com três defesas. O risco compensou aos 49 minutos, quando a equipa da casa reduziu a desvantagem. Ofori aliviou mal a bola, colocou-a nos pés de Bruno Almeida e o jogador da Sanjoanense, também conhecido como Messi, rematou colocado à baliza da Académica.

A festa da equipa do Campeonato Nacional de Seniores, porém, durou apenas dois minutos. Na sequência de um pontapé de canto, e após vários ressaltos, a bola sobrou para Rafael Lopes fez o 1-3, repondo a diferença de dois golos.

A controlar a posse de bola e a conseguir impedir a Académica de chegar à sua baliza, a Sanjoanense ficou reduzida a dez jogadores aos 72 minutos, depois de Leandro ter visto o segundo cartão amarelo por simular uma grande penalidade.

Aos 84 minutos, o momento do jogo. Gonçalo Paciência, que tinha entrado pouco antes, recebeu a bola fora da grande área, rodou sobre ele próprio e, num remate de belo efeito com o pé esquerdo aumentou a vantagem da Académica para 1-4. Antes do apito final, tempo ainda a segunda grande penalidade a favor dos estudantes. Fabeta cortou a bola com o braço e Marinho, regresso à competição seis meses após uma cirurgia ao joelho direito, estabeleceu o resultado final em 1-5.

Com a vitória mais dilatada desta temporada, a Académica segue para a quarta eliminatória da Taça de Portugal e deixa pelo caminho o Sanjoanense.

Opiniões

A maior vitória da temporada  (1-5) deixou o treinador da Académica, Filipe Gouveia, satisfeito com a exibição dos seus jogadores, no triunfo fora de casa sobre a Sanjoanense:

«Fomos sérios, a equipa entrou forte, com grande espírito de sacrifício. Ajudou termos marcado cedo, mas considero que merecemos esta vitória. Este era um jogo diferente ao nível da motivação, mas consegui passar aos jogadores a ideia de que tínhamos de jogar com força.

As vitórias dão-nos tranquilidade para trabalhar e pelos números que foi, ainda melhor. Foi um bom jogo para alguns jogadores que precisavam de minutos.

A Sanjoanense trabalhou muito, criou-nos dificuldades e é uma boa equipa, mas estou orgulhoso dos meus jogadores.»

Após a derrota por 1-5 contra a Académica, Ricardo Sousa, o treinador da Sanjoanense e antigo jogador do FC Porto, queixou-se de alguns lances duvidosos e considerou o resultado enganador:

«Estou satisfeito com a qualidade demonstrada e pelo facto de a equipa ter apresentado bons princípios, além de ter criado dificuldades a uma equipa da primeira divisão.

Na primeira parte houve situações em que podíamos ter chegado ao golo mas a Académica aproveitou um erro nosso para marcar. Na segunda parte tentámos fazer recuar a Académica mas, infelizmente, numa altura em que estávamos por cima do jogo, sofremos o 3-1 e, com a expulsão de um jogador nosso, a partida ficou decidida.

Gostamos de ter a posse de bola, mas somos um clube pequeno, pobre, e com muitos anos de futebol, estou certo do que é ser grande e o quanto custa ser pequeno. O resultado é enganador e considero ter havido lances duvidosos.

No entanto, estou orgulhoso da minha equipa e consciente de que o nosso campeonato é no domingo.»

Ao minuto

90'FIM DO Sanjoanense, (1) - Académica, (5)
Vitória tranquila da Académica em São João da Madeira, num jogo com duas grandes penalidades a favor da Briosa e uma expulsão para os homens da Sanjoanense. A Académica consegue a vitória mais expressiva da temporada.
90'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Marinho.
Marinho não falha e dilata a vantagem da Académica para 1-5.
90'Cartão amarelo para Fabeta.
90'Em superioridade numérica, a Académica consegue colocar vários jogadores na área da Sanjoanense e, após um remate forte, Fabeta corta a bola com o braço. Segunda grande penalidade do jogo a favor da equipa visitante.
85'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Gonçalo Paciência.
79'Marinho regressa à competição seis meses depois de ter sido sujeito a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito.
76'Entra Marinho (Académica)
76'Sai Hugo Seco (Académica)
72'Segundo cartão amarelo para Leandro. Médio da Sanjoanense vê o segundo amarelo por simulação de penálti.
70'A Sanjoanense entrou melhor na segunda parte e assume a posse de bola do jogo. A Académica não consegue aproximar-se da baliza de Diogo.
64'Entra Fernando Alexandre (Académica)
63'Sai Rafael Lopes (Académica)
61'Cartão amarelo para Leandro Silva.
57'Entra Gonçalo Paciência (Académica)
57'Sai Rui Pedro (Académica)
54'Cartão amarelo para Rui Pedro.
53'Cartão amarelo para Rúben.
51'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rafael Lopes.
Na sequência de um pontapé de campo e após vários ressaltos na grande área, a bola sobra para Rafael Lopes que repõe a diferença de dois golos.
49'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Bruno Almeida.
Ofori alivia mal a bola e coloca-a nos pés de Bruno Almeida, recém-entrado. O jogador da Sanjoanense afasta um jogador da Académica e remata colocado à baliza de Lee. Sem hipótese para o guarda-redes dos estudantes.
47'O treinador Ricardo Sousa arrisca tudo na segunda parte.
46'Entra A. Burgos (Sanjoanense)
46'Sai Bruno Brandão (Sanjoanense)
46'Entra Bruno Almeida (Sanjoanense)
46'Sai Danilo (Sanjoanense)
46'Recomeça o Sanjoanense - Académica
45'Muitos protestos em São João da Madeira. Os jogadores da Sanjoanense dirigem-se ao árbritro André Moreira a pedir duas grandes penalidades.
45'Intervalo no Sanjoanense - Académica
43'Pede-se grande penalidade em São João da Madeira. Mais uma vez, Rafael Lopes envolvido no lance.
36'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Rui Pedro.
Na marcação da grande penalidade por falta de Leandro, Rui Pedro não falha.
35'Cartão amarelo para Leandro.
35'Numa jogada de ataque da Académica, Nii Plange ganha a vantagem frente a Leandro, mas o árbitro André Moreira assinala grande penalidade. Muitos protestos da equipa da Sanjoanense.
33'A Académica está a perder muitas bolas no meio campo e a equipa de São João da Madeira aproveita para se aproximar da baliza contrária.
31'Grande oportunidade para a Sanjoanense. Após um lançamento lateral, Chapinha apareceu praticamente isolado na grande área. A bola passou pouco por cima da trave de Lee.
28'Jogo muito disputado a meio campo. A Sanjoanense tenta reagir e aproximar-se da baliza da Académica, mas não tem conseguido definir com clareza o último passe.
23'Grande oportunidade para a Académica. Em jogada de contra-ataque, Rui Pedro cruzou para o centro da grande área, mas Ni Plange, isolado em frente a Diogo, atirou muito por cima.
16'Pede-se grande penalidade para a Sanjoanense em lance com Rafael Lopes. O árbitro nada assinalou.
12'Grande oportunidade para a Académica fazer o 2-0. Hugo Seco, após a marcação de um pontapé livre, descobriu Rui Pedro na grande área. O 20 da Académica rematou ao lado.
7'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rafael Lopes.
Hugo Seco recebeu a bola na direita e, num cruzamento perfeito, encontrou Leandro Silva isolado no coração da área da Sanjoanense. Após uma primeira defesa de Diogo, Rafael Lopes na recarga não falhou e abriu o marcador para a Académica.
5'Primeiro remate da partida para a Sanjoanense. Rúben Alves recebe a bola e, ainda longe da grande área remate rasteiro. A bola passou perto da baliza de Lee.
3'A Académica entra melhor em jogo, a assumir a iniciativa.
1'Começa o Sanjoanense - Académica
0'A Sanjoanense joga de branco e a Académica com o tradicional equipamento negro.
0'As duas equipas já voltaram ao relvado, o jogo vai começar em breve.
0'As bancadas do Estádio Conde Dias Garcia começam a ficar compostas.
0'A última vez que as duas equipas se defrontaram foi na temporada 2001/2002, também para a Taça de Portugal. O jogo terminou com a vitória da Académica por 0-1.
0'Sanjoanense e Académica já se defrontaram por 12 vezes. O saldo é claramente favorável à Académica, com 9 vitórias.
0'As duas equipas já recolheram aos balneários.
0'Suplentes da Académica: Pedro Trigueira, Ricardo Nascimento, Marinho, Rabiola, Gonçalo Paciência, Ki e Fernando Alexandre
0'ACADÉMICA: Lee: Oualembo, João Real, William Gustavo e Ofori; Leandro Silva, Nuno Piloto e Rui Pedro; Nii Plange, Rafael Lopes e Hugo Seco.
0'Suplentes da Sanjoanense: Bruno, Burgos, Júlio, Aloísio, Messi, Ricardo Oliveira e André Preira.
0'SANJOANENSE: Diogo; Leandro, Edgar, Fabeta e Brandão; Danilo, Rúben Neves e Rúben Alves; Chapinha, Ronan David e Catarino.
0'JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS.
0'As duas equipas já fazem exercícios de aquecimento.
0'A chuva forte que se fez sentir durante toda a manhã deu tréguas nesta altura. Apesar de tudo, o relvado está em boas condições.
0'Boa tarde. A Académica joga este domingo, a partir das 15 horas, em São João da Madeira, frente à Sanjoanense, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Fique ligado e siga tudo Minuto a Minuto.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 18 Out 2015 às 15:00

Sem comentários:

Enviar um comentário