1 de novembro de 2015

2015/16 - 09J - Académica 1 - Moreirense 1 : Voltou a nª sra do aflitos....



nº espectadores:
árbitro: Hugo Miguel 

A Académica empatou este domingo com o Moreirense a uma bola numa partida que contou para a nona jornada da Liga NOS. Obiora, aos 15 minutos, inaugurou a contagem e Fati, no último lance do desafio, empatou o jogo e estabeleceu o resultado final.

A Briosa entrou muito bem no desafio e dispôs de várias oportunidades de golo. A turma orientada por Filipe Gouveia exibiu-se, neste período, em grande nível e, à passagem do minuto 15, Obiora marcou o primeiro da partida com um remate indefensável fora da grande área. A vencer por 1-0, com justiça, diga-se, a Académica encostou o Moreirense na defesa e foi em busca do golo da tranquilidade, o que não viria a acontecer.

Na etapa complementar, coube ao Moreirense a responsabilidade de ir em busca da igualdade e, num ou outro lance, conseguiu provocar alguns calafrios na área estudantil, onde Pedro Trigueira assinalou uma excelente exibição. Os minutos passavam e, com isso, a Académica ia denotando muita intranquilidade e disso se aproveitaram os forasteiros para se aproximarem da baliza da Briosa.

Nos últimos minutos, o árbitro da partida deixou passar a expulsão de Stefanovic e decidiu dar 5 minutos de compensação num encontro que não teve paragens que justificassem essa decisão. No último lance, os cónegos lograram chegar à igualdade com um remate fora da área de Fati.

Na próxima jornada, a Académica desloca-se ao reduto do Estoril.


Crónica 

Estão a ver aquelas tramas de Hollywood em que o filme começa bem, tem um desenvolvimento relativamente aborrecido e termina com um final épico? O empate entre Académica e Moreirense (1-1) da tarde deste domingo teve praticamente essas características. 


O início de partida no Cidade de Coimbra foi na verdade agitado e dinâmico de parte a parte, com ambas as equipas a procurarem com frequência a velocidade nos corredores laterais e a capacidade de cruzamento dos homens que por aí iam aparecendo. 

A Briosa apareceu montada num 4x2x3x1, com Obiora e Fernando Alexandre na contenção, ainda que aparecendo algumas vezes, não a par, na segunda linha. Foi na subida de um desses médios, aliás, que a equipa de Filipe Gouveia marcou o golo, isto já depois de Rafael Martins ter atirado isolado contra o guardião da Académica.

Rui Pedro cruzou no lado direito e Obiora, com todo o espaço do mundo, rematou com confiança e a bola desviou num defesa dos cónegos, indo-se aninhar precisamente num dos cantinhos da baliza à guarda de Stefanovic. Uma boa jogada, a premiar uma entrada interessante no jogo da equipa conimbricense. 

Depois desse momento, o Moreirense procurou responder, com Battaglia e Vítor Gomes a tentarem pegar na batuta do jogo e com Iuri Medeiros e Rafael Martins a darem mobilidade ao ataque nortenho. No entanto, o efeito não se fez notar demasiado e depressa a Briosa regressou ao controlo das operações.

Até ao intervalo, os academistas dominaram e foram ensaiando alguns remates, numa grata performance de Rui Pedro e companhia, certamente encantados com o espaço de que dispunham para atacar as entrelinhas. Realmente, a equipa de Miguel Leal deixa inúmeros espaços entre a linha defensiva e do meio-campo em diversos momentos do jogo. 

Mas esta equipa que se parte facilmente não deixa de ter algumas individualidades interessantes e, já a caminhar para o dealbar do segundo tempo, Rafael Martins apareceu da esquerda para o centro e atirou à parte lateral do poste direito da baliza de Trigueira. Um aviso dos forasteiros, como que a querer prometer mais para o segundo tempo...

Em boa verdade, foi o Moreirense a ter a primeira grande oportunidade de golo do segundo tempo. Após uma falha na leitura do lance de Iago, Rafael Martins recebeu uma bola nas costas do central academista e atirou por duas vezes, para receber de volta outras tantas defesas brilhantes de um inspirado e eficaz Pedro Trigueira. Estava, portanto, dado o mote para o segundo tempo...

Ou não. Na verdade, os minutos subsequentes a essa dupla ocasião de perigo não foram mais do que uma disputa bem semelhante a um qualquer «solteiros vs casados» que se disputa por esse país fora. Passes sem nexo, jogadas lentas e previsíveis, embora a Briosa, diga-se de passagem, fosse mantendo o controlo, sem querer forçar demasiado a coisa...

A questão é que do outro lado parecia não haver qualquer tipo de urgência em mexer com o jogo tal era a previsibilidade do futebol moreirense. Miguel Leal lançou o veloz Fati para animar o jogo, mas o melhor que se viu no imediato foi um remate frouxo do extremo guineense.

O jogo só voltaria a conhecer perigo junto de uma das balizas quando Hugo Sêco, lançado em profundidade, correu até à área moreirense e atirou cruzado para boa intervenção de Stefanovic. A Briosa perdia aí uma boa chance de arrumar em definitivo com um jogo que parecia calmo embora de desfecho incerto...

Até ao fim, a partida foi jogada aos repelões, com o Moreirense a chegar ao golo de forma épica, num momento em que o guardião Stefanovic já jogava como ponta de lança. Fati empatou a partida após um canto do lado direito, consumando a superioridade final da equipa minhota.

No fim, igualdade estóica dos cónegos, quiçá justa pela forma como não desistiram de chegar ao ponto. Uma partida que apesar de não ter primado pela beleza, foi sempre bastante intensa.


Destaques 

FIGURA
Fati: O herói improvável do jogo. Lançado no segundo tempo para agitar o jogo, apareceu com bastante clarividência nos últimos 10/15 minutos, arrancando um par de cruzamentos perigosos e apontando o golo do empate, já sobre o soar do gongo.

MOMENTO
Um empate com sabor a vitória: Foi com grande querer e ambição que o Moreirense chegou à igualdade, depois de uma parte final de jogo de intensa pressão. Fati, extremo guineense lançado por Miguel Leal no segundo tempo, foi o herói moreirense, com um remate mesmo na gaveta, a salvar os minhotos de mais uma derrota neste campeonato.


Pedro Trigueira 
Teria sido a figura do encontro, não tivesse aparecido Ença Fati. Uma vez mais, foi adiando o golo dos oponentes até quando pôde, numa demonstração de rapidez de reflexos absolutamente notável. Está num grande momento e tem valido ouro para a Briosa.

Rui Pedro 
Joga e faz jogar. É verdade que a equipa do Moreirense se partia com muita facilidade e as crateras que deixava em alguns períodos eram tremendas mas o «20» da Briosa está num belíssimo momento de forma e fez questão de o provar. Além da assistência para o golo, deixou inúmeros detalhes, numa exibição de trabalho e qualidade técnica interessante. 

Obiora 
Apesar de um começo algo emperrado, depressa se tornou numa das figuras, ao faturar (com ajuda de um adversário, é certo) o primeiro golo desta partida. Com o tempo foi melhorando e voltou a ser o fiel da balança da formação academista, embora com alguns lapsos pelo meio...

Hugo Sêco 
Foguete devia ser o seu nome do meio. Vertical, rápido e incisivo, foi um autêntico quebra-cabeças para Evaldo, não tendo demorado muito a arrancar-lhe um cartão amarelo. O extremo-direito, formado na cantera academista, foi um dos mais ativos da tarde, tendo tido uma das grandes chances para a Briosa resolver em definitivo o jogo, já nos últimos 20 minutos.

Vítor Gomes 
O médio ofensivo do Moreirense foi um dos jogadores mais dinâmicos da formação minhota. Experiente e com boa visão de jogo, foi procurando fornecer bons passes aos companheiros durante o encontro. Terminou a partida a jogar com o médio-base da equipa. Esforçado.

Opiniões 

Filipe Gouveia, treinador da Académica, depois do empate concedido, em tempo de compensação, diante do Moreirense (1-1), em jogo da 9ª jornada da Liga: 

- O futebol é assim. Faltou, a ganhar 1-0, ter mais posse de bola e sair com mais qualidade. O momento da equipa e a pressão dos pontos fizeram diferença. Tivemos oportunidade de fazer o 2-0. Pusemo-nos a jeito e sofremos o golo do empate. 

- Estou triste porque acho que os jogadores mereciam os três pontos pela maneira como trabalham todos os dias. O balneário está triste, tal como há uma semana em Guimarães. 

- Temos de trabalhar para que a sorte nos surja a nós no último minuto. Os jogadores estão tristes, como eu. É mais um ponto para a nossa caminhada. Fizemos 30 minutos fantásticos, dos melhores que a Académica fez neste campeonato. Vamos trabalhar para recuperar a equipa e dar uma resposta no Estoril».

Miguel Leal, treinador do Moreirense, depois do empate diante da Académica (1-1), em Coimbra, em jogo da 9ª jornada da Liga: 

- Se olharmos para o confronto direto, era muito importante não perder este jogo. Acho que merecíamos muito mais, pelo que fizemos durante o jogo. Estamos numa fase em que o adversário remata contra um jogador nosso e a bola entra. Defrontámos um excelente adversário, com um guarda-redes em destaque. Esta equipa é uma equipa a minha imagem, com atitude. Quero dar os parabéns à minha equipa, que manifestou grande espírito de entreajuda. 

[Golo do empate]
- A forma de festejar o golo foi uma prova de união. Dentro do grupo temos partilhado esse espírito de coesão.

[Sobre as substituições operadas no segundo tempo] 
- Umas vezes um treinador arrisca tudo e sai bem, doutras sai mal. Felizmente as coisas correram bem. O mérito não é do treinador, é dos jogadores. Os jogadores é que fazem os treinadores e não o contrário.

Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (1) - Moreirense, (1)
Final épico no Cidade de Coimbra, com os minhotos a alcançarem a igualdade com muito suor e quase lágrimas.
90'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Ença Fati.
Drama em Coimbra. Fati no remate vitorioso, sendo que a bola parece desviar num defesa academista.
90'Cruzamento de Fati, afasta Ricardo Nascimento para canto. Sufoco para a Briosa.
90'Jogo muito agitado nestes últimos minutos, com um elemento do banco da Académica a ser expulso por ter enviado uma segunda bola para dentro das quatro linhas.
90'Livre lateral para o Moreirenseaté Stefanovic avança.
90'Mais cinco minutos...
90'Cartão amarelo para N. Plange.
90'Período de sofrimento para a Briosa (por culpa própria!).
89'Uiiiiii... Erro terrível de Ricardo Nascimento, obriga Trigueira e João Real a trabalhos forçados, para impedirem o golo a Luís Carlos e Rafael Martins.
87'Amarelo a Stefanovic por falta sobre Nii Plange fora da área.Carrinho perigoso, embora o jogador não estivesse enquadrado com a baliza.aceita-se o amarelo.
86'Cartão amarelo para I. Stefanovic.
83'Remate de Fati muito por cima.
82'Cartão amarelo para Marinho. Por simulação.
80'Vítor Gomes atira de primeira contra um defesa academista após canto na direita.
78'Começa a chover no Cidade de Coimbra.
77'Entra Marinho (Académica)
77'Sai Hugo Seco (Académica)
76'ASSISTÊNCIA: 2.855 espectadores no Cidade de Coimbra esta tarde.
75'Remate de meia-distância de Vítor Gomes, sem perigo.
74'Entra Luis Carlos (Moreirense)
74'Sai Iuri Medeiros (Moreirense)
74'Entra E. Boateng (Moreirense)
74'Sai João Palhinha (Moreirense)
73'Uiiiii... Hugo Sêco lançado num contra-ataque em velocidade atira para defesa de Stefanovic!
70'Entra Selim Bouadla (Académica)
70'Sai Rui Pedro (Académica)
67'O central brasileiro sai de maca, ainda bastante queixoso na sequência do lance que o havia feito sair do relvado cinco minutos antes.
66'Entra João Real (Académica)
66'Sai Iago Santos (Académica)
65'Hesitação de Obiora a resultar num remate frouxo do recém-entrado Fati, à figura de Pedro Trigueira.
62'Iago recupera e volta ao jogo.
61'Agora é a vez de Iago ficar caído no relvado, depois de um choque com Pedro Trigueira.
59'Fernando Alexandre fica prostrado no chão, após choque aparatoso com Stefanovic.
58'Entra Ença Fati (Moreirense)
58'Sai Filipe Gonçalves (Moreirense)
55'Remate de longe de Hugo Sêco, a não passar longe da baliza de Stefanovic...
48'Pedro Trigueira enorme, com duas defesas extraordinárias.
48'Erro incrível de Iago permite que Rafael Martins conte com uma dupla ocasião de ouro!
46'Recomeça o Académica - Moreirense
45'Intervalo no Académica - Moreirense
Académica vence com justiça, embora o Moreirense tenha tido uma boa chance para empatar já perto do intervalo.
45'Cartão amarelo para Hugo Seco. Académica vence com justiça, embora o Moreirense tenha tido uma boa chance para empatar já perto do intervalo.
43'Rui Pedro desmarca Nii Plange na área e este fica bem posicionado para bater Stefanovic, mas aparece novamente o pronto-socorro André Micael a salvar o Moreirense.
41'Remate ao poste direito da baliza de Trigueira, que não pareceu muito bem colocado entre os postes...
40'Cartão amarelo para Iuri Medeiros.
39'Palhinha atira de meia-distância, seguro para Pedro Trigueira.
33'Oualembo com todo o espaço do mundo para cruzar, tenta assistir Rafael Lopes mas André Micael antecipa-se e impede um golo quase certo...
31'Livre de Nii Plange e cabeceamento de Fernando Alexandre, ligeiramente ao lado da baliza do Moreirense.
30'Cartão amarelo para André . Braço na bola.
30'Rafael Lopes muito bem no movimento de recuo, mas o passe a isolar Hugo Sêco saiu demasiado forte.
29'Livre de Nii Plange, Rui Pedro no remate, frouxo, pressionado por um oponente.
27'Cartão amarelo para Vitor Gomes. O médio do Moreirense travou Rui Pedro a meio-campo, quando este partia para um contra-ataque potencialmente perigoso.
26'Combinação entre Hugo Sêco e Fernando Alexandre, com este último a disparar muito por cima.
25'Cruzamento de Fernando Alexandre para a cabeça de Nii Plange, mas o remate deste a não sair lá muito bem...
22'Moreirense vai procurando responder ao golo da Briosa, tomando mais a iniciativa.
18'Cartão amarelo para Evaldo.
16'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de N. Obiora.
Remate à entrada da área com a bola a desviar num defesa do Moreirense e a trair Stefanovic.
12'Iuri Medeiros isola Rafael Martins e este atira para uma excelente mancha de Trigueira. Primeira grande ocasião para o Moreirense nesta partida!
9'Nii Plange a bater e entrada de Iago, ao primeiro poste, cabeceando ao lado.
9'Hugo Sêco força uma vez sobre Evaldo e obriga o lateral-esquerdo à segunda falta neste encontro. Livre lateral potencialmente perigoso para a baliza à guarda de Stefanovic.
8'Rafael Lopes a isolar Rui Pedro, mas Stefanovic a sair primeiro e a agarrar. Bom lance do ataque da Briosa!
5'Livre lateral de Emídio Rafael, chegado à baliza, sem problemas para Stefanovic.
3'Cruzamento de Coronas, Vítor Gomes a não conseguir o melhor desvio.
2'Cruzamento perigoso de Oualembo, afastou Stefanovic em voo.
1'Começa o Académica - Moreirense
0'Aí estão as equipas de volta ao relvado para o início da partida.
0'O árbitro desta partida é o lisboeta Hugo Miguel e será assistido por Hernâni Fernandes e Nuno Roque. O quarto árbitro é Bruno Jesus.
0'Céu cinzento, mas para já não há sinais de chuva.
0'O Moreirense também já está no relvado para os habituais exercícios de aquecimento.
0'Sobe agora a equipa da Académica.
0'Os guarda-redes das duas equipas já aquecem.
0'Suplentes Moreirense: Nilson, João Sousa, Rafa Sousa, André Fontes, Fati, Luís Carlos e Boateng.
0'MOREIRENSE: Stefanovic; Pedro Coronas, André Micael, Marcelo Oliveira, Evaldo; Vítor Gomes, Palhinha, Filipe Gonçalves, Battaglia; Iuri Medeiros e Rafael Martins.
0'Suplentes Académica: Lee, João Real, Nuno Piloto, Bouadla, Marinho, Rabiola e Gonçalo Paciência.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Oualembo, Iago, Ricardo Nascimento, Emídio Rafael; Obiora, Fernando Alexandre; Hugo Sêco, Rui Pedro, Nii Plange; Rafael Lopes.
0'Vamos às equipas!!!
0'Num total de dez encontros entre estas duas formações no principal escalão do futebol nacional, o Moreirense leva vantagem, tendo ganho quatro partidas, registando-se ainda quatro igualdades e dois triunfos da Briosa, o último dos quais na derradeira partida entre ambos, em março de 2015 (vitória por 0-2 em Moreira de Cónegos).
0'Mais problemas para Miguel Leal que está privado de contar com Sagna, Danielson, André Marques, João Vieira e Cardozo, todos entregues ao departamento clínico.
0'Filipe Gouveia não vai poder contar com Aderlan e Makonda, ambos com problemas físicos.
0'Pior que os «estudantes», está a equipa de Moreira de Cónegos, afundada no último lugar da classificação, com apenas três pontos.
0'Depois de ter somado a primeira vitória da temporada no último jogo em casa, a Académica desperdiçou uma oportunidade para somar pontos em Guimarães onde jogou mais de trinta minutos com mais dois jogadores. Os estudantes somaram apenas 4 pontos nas primeiras oito jornadas.
0'Boa tarde! A Académica recebe este domingo o Moreirense, num embate entre duas equipas aflitas que desesperam por pontos. O Maisfutebol já está no estádio Cidade de Coimbra para lhe contar tudo, minuto a minuto.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 1 Nov 2015 às 16:00

in AAC e maisfutebol 


Sem comentários:

Enviar um comentário