5 de dezembro de 2015

2015/16 - 13J - Benfica 3 - Académica 0



nº espectadores: 34 752 
árbitro: Luís Ferreira 

Crónica 

Renato Sanches. 
  
O miúdo merece um parágrafo só para ele. Apresentou-se aos sócios, naquele que foi o primeiro jogo a titular na Luz, e mostrou que merece um gosto especial de quem o vê pela primeira vez. 
  
Encheu o campo de bons princípios, muito forte, por exemplo, na pressão sobre o adversário, inteligente na ocupação dos espaços e perspicaz na forma como ataca a área adversária. É um menino, mas não parece: movimenta-se com à vontade, bate os pés no chão, pede a bola, enfim. 
  
Verdadeiramente não tem medo de se fazer notar. 
  
Já estava a ser o melhor, portanto, quando nos dez minutos finais levantou os adeptos de um pulo: pegou na bola a trinta metros da baliza e disparou um míssil ao ângulo. Um golaço, sem dúvida. 

Nessa altura esta vitória sobre a Académica adquiriu um sentido. Há afinal mais a levar deste jogo, para além dos óbvios três pontos: há a certeza de que vale a pena olhar com atenção para Renato Sanches. Ele pode ser, afinal de contas, uma brisa refrescante neste novo Benfica. 
  
Ainda é cedo para conclusões definitivas, mas pode ser. 
  
Renato Sanches foi portanto a melhor notícia de um jogo em que o Benfica venceu pelo resultado óbvio: as vitórias por falta de comparência são 3-0, é dos regulamentos, e esta Académica foi pouco mais do que inexistente. Arrastou-se pelo estádio da Luz, mas não esteve verdadeiramente lá. 
  
Nunca quis, por exemplo, jogar o jogo. Só tinha um plano, defender bem, com muitos, colocando nove jogadores num espaço curto, e partir daí segurar o nulo inicial. 
  
Mas até nisso foi incompetente. Por duas vezes, aliás. Na primeira o guarda-redes Pedro Trigueira atropelou Gaitán, quando este ameaçava não chegar a uma bola lateralizada, na segunda Ofori meteu a mão a uma outra bola que também não trazia um perigo demasiado claro. 
  
O árbitro Luís Ferreira assinalou as duas grandes penalidades, Jonas converteu-as e o Benfica começou a construir o resultado de um jogo em que a vitória não sofre contestação. 
  
Ganhou a única equipa que o quis fazer. 
  
Vale a pena lembrar, de resto, que um cruzamento de Gonçalo Paciência que Jardel cortou ao primeiro poste foi o mais semelhante com uma oportunidade de golo que a Académica criou. 
  
Mesmo depois de estar a perder, a formação de Coimbra continuou a defender com muitos e com as linhas recuadas, num sinal de que não havia de facto outro plano. Filipe Gouveia trocou um médio por um ponta-de-lança, passou a jogar com dois avançados e esperou que as coisas mudassem. 

Destaques: perdoa-nos, Jonas, mas isto é Renato e mais dez 
  
Não mudaram, claro, porque é preciso mais para mudar um jogo destes do que trocar jogadores: e a Académica nunca teve esse mais que é preciso ter. 
  
Indiferente a isso, o Benfica fez o seu jogo no limite da paciência: com demasiados rivais pela frente, perante um adversário muito defensivo, em busca de caminhos que pareciam fechados. Fez do jogo, enfim, um exercício de repetições capazes de dar cabo da pachorra a qualquer um. 
  
Basicamente recuperava a bola rapidamente, tentava pela direita, tentava pela esquerda, tentava pelo centro: quando imprimia velocidade criava desequilíbrios na Académica e por isso provocou duas ou três ocasiões de golo que podiam obrigar-nos a falar agora de uma goleada. 
  
Nesta altura vale a pena destacar Pizzi: na primeira parte esteve em quase tudo o que o Benfica fez de melhor. Mas lá está, o extremo é apenas um destaque, como o são os dois golos de Jonas. 
  
A verdadeira notícia é outra: chama-se Renato Sanches.

Destaques 

A FIGURA: Renato Sanches 
O menino de 18 anos tem futebol para dar e vender. Se chega a ser sufocante a forma como pressiona o portador da bola, impressiona na maturidade que já apresenta com apenas 18 anos e pouca experiência na alta roda. À medida que o jogo foi avançando, libertou-se aos poucos das amarras defensivas e começou a circular em terrenos mais adiantados. Aos 15 minutos serviu Pizzi com um passe perfeito a isolar o companheiro de equipa. Mais uma exibição de classe - depois de já se estado em nível elevado na semana passada contra o Sp. Braga – fechada com o primeiro golo pela equipa principal. E que golo! Um míssil a cerca de 25 metros no maior momento de explosão da noite. 
  
O MOMENTO: asneira monumental de Pedro Trigueira, 33 minutos 
O Benfica era dono e senhor do jogo, mas faltava-lhe velocidade para provocar desequilíbrios perante uma Académica com um bloco muito baixo e a obrigar os encarnados a jogar de forma paciente. Até ali, apenas Pizzi e Jonas tinham conseguido ameaçar os estudantes. Até que aos 33 minutos o avançado brasileiro tentou meter em Gaitán, que se desmarcava nas costas da defesa. O passe foi com muita força. Tanta que o argentino não tinha quaisquer possibilidades de chegar à bola. Sem travões após a saída da baliza, Pedro Trigueira acabou por derrubar Gaitán. Penálti tão justo quanto desnecessário, que Jonas não desperdiçou. Estava feito o mais difícil perante uma muralha coesa que Filipe Gouveia conseguiu montar naquela primeira meia hora na Luz. 
  
OUTROS DESTAQUES: 
Jonas: no regresso ao onze do Benfica (tinha começado o jogo contra o Sp. Braga no banco), voltou a ser preponderante. Voltou também aos golos, mais de um mês depois de ter marcado, também na Luz, na vitória sobre o Galatasaray: marcou (ambos de grande penalidade) os dois primeiros golos dos encarnados, que evitaram momentos de maior num jogo que não estava a ser mais do que q.b. Mesmo em dificuldades físicas, já leva dez golos na Liga. 
  
Lisandro: não teve grandes afazeres no plano defensivo. Uma ou outra dobra aqui e ali e pouco mais. Com muito «tempo livre», chegou a contribuir na primeira fase de construção. Foi dele o primeiro remate do jogo, num remate inofensivo a cerca de 30 metros. Ainda na primeira parte, novamente numa das várias incursões para lá da linha de meio campo (e não estamos a falar de bolas paradas) fez um passe de ruptura que não acabou com Mitroglou na cara do guarda-redes porque o avançado estava ligeiramente em fora-de-jogo. Exibição imaculada de um defesa com bons pés. 
  
Pizzi: foi talvez o melhor elemento do Benfica nos primeiros 45 minutos. Aos 15’ teve nos pés a primeira oportunidade de golo, mas rematou por cima. Protagonizou algumas diagonais perigosas a partir da direita e bons momentos de entendimento com Jonas. Menos influente na segunda parte, saiu aos 74 minutos para dar lugar a Gonçalo Guedes. 
  
Gaitán: não teve a influência de outros jogos, mas ajudou a dar velocidade nas alturas em que o futebol do Benfica parecia estar a ser demasiado «mastigado». É ele quem é derrubado por Pedro Trigueira no lance que vai originar o primeiro golo dos encarnados: o abre-latas de um jogo que ameaçava tornar-se perigoso. 
  
André Almeida: exibição segura no plano defensivo contra o veloz Nii Plange, ainda apareceu várias vezes em terrenos que não são dele. É visto como um lateral com pouca profundidade, mas esta noite aventurou-se várias vezes lá na frente. Raramente joga mal. 
  
Iago: foi o elo mais forte da defesa dos estudantes. Rápido na pressão sobre o homem da bola, deu pouco espaço a Mitroglou, o atacante encarnado que mais perto se posicionou do sector mais recuado da Briosa. 
  
Fernando Alexandre: formou com Nuno Piloto a muralha que ajudou a criar muitas dificuldades ao Benfica na primeira meia hora de jogo. Ajudou a fechar os caminhos pelo centro do terreno. Foi mais fácil quando teve Nuno Piloto ao lado.

Opiniões 

Rui Vitória, treinador do Benfica, em declarações na sala de imprensa do Estádio da Luz após o triunfo dos encarnados sobre a Académica por 3-0. Técnico dos encarnados fala em triunfo conquistado de forma natural e elogia organização defensiva dos estudantes: 

«Haver um golo estraga a estratégia do adversário e desbloqueia o que estava planeado. Desde cedo que fomos à procura de tentar desbloquear a teia de jogadores muito densa na zona central do campo. A Académica defendeu-se bem, não saiu para o ataque mas fez o que tinha a fazer: retardar o nosso golo. 

Transmitimos aos jogadores que era fundamental ganhar o jogo e que o jogo tem 90 minutos. Um resultado mais ou menos dilatado pode conquistar-se ao início ou mais no final. 

Sabíamos que na segunda parte ia ser mais tranquilo ou mais fácil para nós se assim acontecesse, com o desgaste da outra equipa. Uma vitória natural, justa, contra uma equipa que não perdia há sete jogos e a quem nós queríamos ganhar e ganhámos de forma natural.»

Filipe Gouveia, treinador da Académica, comentando a derrota com o Benfica, em declarações na «flash-interview» da «BTV»: 

«Vínahmos com uma estratégia bem montada perante uma equipa que inha de uma vitória moralizadora. Nos primeiros 20 ou 30 minutos quer+iamos retardar o golo do Benfica e conseguimos fazê-lo. Depois do primeiro pen+alti ficou tudo mais complicado. 

Não consegimos criar perigo para o Benfica e depois há o segundo penálti. é uma vitória justa, mas por números exagerados.»

Filipe Gouveia, treinador da Académica, em declarações na sala de imprensa do Estádio da Luz após a derrota com o Benfica por 3-0: 

«Vínhamos com uma estratégia de tentar retardar o golo do Benfica, que vinha de uma vitória moralizadora em Braga. E conseguimos. O nosso guarda-redes não fez uma defesa até ao primeiro penálti. 

O que falhou? Faltou-nos ter mais bola, sair com mais qualidade. Isso não funcionou e tentámos mudar na segunda parte. Entrámos bem, mas depois do segundo penálti ficou tudo mais complicado. 

A nossa estratégia não resultou porque sofremos dois golos de penálti. Sabíamos que o Benfica ia tentar entrar forte até porque tem um jogo na terça-feira. 
  
Impacto da derrota? Não vai beliscar em nada. Os jogadores estão tristes, mas cada vez acredito mais neste grupo de trabalho. Mais tarde ou mais cedo vamos sair desta situação.»

Apesar da derrota por 3-0 frente ao Benfica, Ivanildo considera o resultado injusto, como fez questão de apontar na entrevista rápida após o final da partida. 

«[O que falhou hoje na equipa da Académica?] Não falhou nada... O Benfica sem criar uma ocasião teve uma grande penalidade, que não sei se é ou não. Depois, na segunda parte quando estávamos a reagir… Outra grande penalidade para o Benfica...», assinalou o jogador da Académica, acrescentando: «3-0 é um resultado muito enganador para o que se passou hoje.»

Ao minuto 

90'FIM DO Benfica, (3) - Académica, (0)
Duas grandes penalidades, convertidas por Jonas, e um grande golo de Renato Sanches fizeram um resultado justo, apesar da boa réplica dada pela Académica a espaços. É a quarta vitória consecutiva do Benfica na Liga.
90'Quase marca a Académica. Hugo Seco remata à entrada da área e a bola sai a rasar o poste.
90'Dois minutos de tempo de compensação na Luz.
90'Ivanildo roda a cruza rasteiro para a pequena área. Júlio César agarra.
89'Carcela dribla Ofori, ganha a linha de fundo e cruza atrasado, mas Trigueira estava atento e agarrou a bola.
85'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Renato Sanches.
Pontapé fortíssimo do jovem médio do Benfica, que se estreia a marcar na equipa principal.
82'O Benfica tem quase 70% de posse de bola. 12-3 em remates.
81'Entra M. Carcela (Benfica)
81'Sai K. Mitroglou (Benfica)
80'Cartão amarelo para Rabiola.
80'Responde o Benfica: Mitroglou remata à entrada da área e Trigueira agarra.
79'Jogada de perigo para a Académica. Gonçalo Paciência assiste Rabiola e Júlio César saiu em falso... Ainda assim, o avançado da equipa de Coimbra perdeu tempo de remate.
75'34 752 espetadores esta noite no Estádio da Luz. Apesar de ser mais de meia casa, é a pior assistência caseira do Benfica em jogos da Liga nesta temporada.
75'Entra Gonçalo Guedes (Benfica)
74'Sai Pizzi (Benfica)
70'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Jonas.
O brasileiro remata forte: bola para o lado esquerdo da baliza e o guarda-redes foi para o lado contrário.
69'Cartão amarelo para R. Ofori.
69'Grande penalidade contra a Académica! Ofori dá mão na bola em plena grande área e evita que esta chegue a Mitroglou.
67'Entra A. Samaris (Benfica)
67'Sai Fejsa (Benfica)
67'QUE PERIGO!! Gonçalo Paciência arranca pela esquerda e tenta o cruzamento para Rabiola, mas Jardel aparece na hora certa e cede canto! Melhor ocasião de ataque em todo o jogo para a Académica!
63'Filipe Gouveia parece querer soltar a Académica das amarras defensivas.
62'Entra Rabiola (Académica)
62'Sai N. Plange (Académica)
61'Que nó de Renato Sanches a Hugo Seco! O menino toca por um lado e passa pelo outro e depois prefere assistir um companheiro quando podia ter visado a baliza.
58'Pizzi ganha espaço pela direita e tenta servir Mitroglou no meio, mas a defesa da Académica alivia.
55'Jonas abandona o relvado pelo próprio pé.
55'Entra Hugo Seco (Académica)
54'Sai Nuno Piloto (Académica)
54'Jonas está caído no relvado. Entra a equipa médica. Parece ser o joelho.
52'Boa jogada individual de Gaitán. O argentino tenta servir Eliseu, mas o passe sai com força. Recolhe Pedro Trigueira.
51'Disparate de Ivanildo. Três pontos para o País de Gales.
50'Aderlan foge a Eliseu com perigo e o lateral do Benfica recorre à falta. Livre que pode levar perigo à baliza de Júlio César.
46'Recomeça o Benfica - Académica
45'As três equipas estão de regresso ao relvado para darem início aos segundos 45 minutos.
45'Intervalo no Benfica - Académica
45'Vai jogar-se mais um minuto.
45'Cartão amarelo para Aderlan.
43'RENATO SANCHES!! Grande trabalho finalizado num remate por cima da barra!!
35'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Jonas.
Na conversão da grande penalidade, Jonas não falha e abre o marcador no Estádio da Luz.
33'Cartão amarelo para Pedro Trigueira.
33'Que disparate!! Jonas lança Gaitán, que parece já não conseguir chegar a uma bola lateralizada, quando é atropelado por Pedro Trigueira. Grande penalidade indiscutível!!
32'Remate de Gaitán, de pé direito, por cima da barra.
28'QUE PERIGO!! André Almeida atira fortíssimo, do meio da rua, mas a rasar o poste!!
27'MUITOS PROTESTOS!! Pizzi com grande abertura lança Jonas, que cai na área em disputa com Iago Santos!! Parece ser realmente grande penalidade!!
24'PIZZI!! QUE GRANDE JOGADA!! Combina com André Almeida, combina com Jonas, solta-se e remata forte, mas para defesa de Pedro Trigueira!!
22'Mitroglou solta-se após um passe de Lisandro Lopez, mas está em fora de jogo.
17'Cartão amarelo para Fejsa. Por agarrar Gonçalo Paciência.
15'QUE PERIGO!! A PRIMEIRA OCASIÃO!! Renato Sanches ganha uma bola a meio campo e lança logo Pizzi, que se solta pela direita e remata fortíssimo, a rasar a trave!!
14'Um corte muito arriscado de Iago sobre Jonas, dentro da área: o central da Académica entrou com tudo, mas correu bem, tocou na bola...
13'O Benfica marca rapidamente um livre, Jonas abre em Pizzi, que cruza para o cabeceamento em esforço de Mitroglou: fácil para Pedro Trigueira!
9'Primeiro remate do jogo: Lisandro, a uns 30 metros da baliza, atira ao lado!
6'Excelente trabalho de Gaitán, depois Jonas tentou isolar Mitroglou mas a bola foi aliviada pela defesa da Académica.
4'O Benfica entra a dominar a bola, perante uma Académica que joga com duas linhas muito acentuadas defensivamente.
1'Começa o Benfica - Académica
0'O jogo vai começar.
0'Aí estão as equipas no relvado.
0'O voo terminou com sucesso: a águia pousou no símbolo do Benfica.
0'Vai começar agora o voo da águia Vitória.
0'Estão na Luz olheiros de Arsenal, Atlético de Madrid, Granada, Bétiz, Montpellier, Celtic, Colónia, P. Ferreira e Sp. Braga.
0'O Benfica termina o aquecimento e recolhe aos balneários.
0'O Estádio da Luz continua a recebe adeptos. Todas as bancadas estão abertas.
0'As duas equipas já se encontram no relvado em exercícios de aquecimento.
0'Suplentes da Académica: Lee, João Real, Oualembo, Hugo Seco, Rui Pedro, Rabiola e Rafael Lopes.
0'Suplentes do Benfica: Ederson, Lindelof, Samaris, Talisca, Gonçalo Guedes, Carcela e Raúl Jiménez.
0'ONZE DA ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, Iago Santos, Ricardo Nascimento e Ofori; Nuno Piloto e Fernando Alexandre; Ivanildo, Leandro Silva e Nii Plange; Gonçalo Paciência.
0'BENFICA: Júlio César; André Almeida, Lisandro, Jardel e Eliseu; Pizzi, Fejsa, Renato Sanches e Gaitán; Jonas e Mitroglou.
0'JÁ HÁ ONZE DO BENFICA:
0'Está uma noite fria, mas de um frio suportável, no Estádio da Luz. Pelo menos para já.
0'As portas do Estádio da Luz já abriram e começaram a entrar os primeiros adeptos. Já, e naturalmente, em pequeno número.
0'Já a Académica não tem Obiora, por lesão, e Marinho, devido a castigo.
0'Rui Vitória não conta para este jogo com cinco lesionados: Luisão, Salvio, Nelson Semedo, Sílvio e João Teixeira.
0'O terceiro classificado, o Benfica, recebe o 17º e penúltimo classificado, a Académica. Um jogo de extremos.
0'Boa noite. O Benfica recebe a partir das 20.30 horas a Académica, no jogo de abertura da 12ª jornada da Liga. Fique ligado e siga tudo Minuto a Minuto.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 4 Dez 2015 às 20:30

Sem comentários:

Enviar um comentário