3 de janeiro de 2016

2015/16 - 15J - Académica 3 - U Madeira 1: Entrada com o pé direito em 2016




Que entrada em 2016!!! A Briosa venceu este sábado o U. Madeira por 3-1 numa partida que contou para a 15ª jornada da Liga NOS. Os golos da Académica foram apontados por Ricardo Nascimento, Fernando Alexandre e João Real. Paulo Monteiro, de grande penalidade, fez o golo dos unionistas.

A equipa comandada por Filipe Gouveia entrou determinada no desafio e inaugurou a contagem logo aos seis minutos. Na sequência de um canto, a bola sobra para Leandro Silva que obriga André Moreira a defesa apertada e, na recarga, Ricardo Nascimento fez o primeiro golo do encontro. A Briosa vencia e estava tranquila mas, de grande penalidade, a turma orientada por Luís Norton de Matos viria a empatar o desafio e a entrar na discussão pelo resultado.

O intervalo chegou com um empate a uma bola e na etapa complementar foi a Académica quem assumiu as rédeas do desafio. Aos 66 minutos, Fernando Alexandre encheu o pé de fora da área para o 2-1 e, a cinco minutos do fim, João Real sentenciou o desafio ao aproveitar uma bola perdida na área adversária para dilatar a vantagem.

Com este triunfo, os "estudantes" passam a somar 13 pontos na tabela e fogem da linha de água. Esta quarta-feira, a Briosa volta a entrar em acção, desta feita no Estádio AXA, frente ao SC Braga. Força Rapazes!

in AAC-OAF

nº espectadores: 2387 
árbitro: Fábio Veríssimo 

Crónica 

Depois de uma bela segunda parte, a Académica bateu o União da Madeira por três bolas a uma garantindo o terceiro triunfo na Liga na temporada 2015/2016 e logo frente a um adversário direto na luta pela manutenção. 

Realmente, a Académica não poderia desejar melhor arranque no 2016 futebolístico ao chegar ao primeiro golo logo aos sete minutos, na sequência de uma recarga de Ricardo Nascimento a um remate inicial de Leandro Silva travado com maestria por André Moreira. 

A partir daí, esperava-se que os estudantes ganhassem ascendente sobre o conjunto madeirense, mas isso não se verificou. O União foi crescendo, subindo as linhas e, mesmo sem estar demasiado afinado, ia colocando em sobressalto a defesa da Briosa através de algumas saídas rápidas ou passes em profundidade. E foi num desses passes que chegou o lance que iria valer a igualdade à formação de Norton de Matos. 

Paulinho abriu no lado contrário em Joãozinho, Aderlan adormeceu e Pedro Trigueira, numa saída instintiva, mas de grande risco, acabou por cometer uma desnecessária grande penalidade (tal como já havia acontecido frente ao Benfica). O guardião academista até adivinhou o lado do remate de Paulo Monteiro, mas a bola foi mesmo para o cantinho direito da baliza. Estava de novo empatado o jogo no Cidade de Coimbra. 

Desse lance em diante até ao intervalo, não mais a Briosa se encontrou, jogando um futebol desgarrado, com uma ou outra boa iniciativa a espaços, mas revelando sobretudo uma certa intranquilidade. Gouveia bem tem avisado que falta calma a esta equipa para gerir melhor os diferentes momentos de jogo e, de facto, a reação aos golos sofridos nem sempre tem sido a melhor... 

Até ao intervalo, pouco mais há para acrescentar, salvo a troca, por lesão, de Ricardo Nascimento por João Real no conjunto academista. 

O tiro de Fernando e a serenidade de Real a resolverem 

No regresso dos balneários, ambas as formações entraram com mais gás, embora continuassem a errar na definição. Ainda assim, a Briosa apareceu melhor e foi criando algumas oportunidades, com destaque para os remates de Fernando Alexandre, Pedro Nuno ou Gonçalo Paciência, ainda nos primeiros 15 minutos. 

Passado pouco tempo, Filipe Gouveia decidiu ir com tudo para cima dos madeirenses, trocando o médio ofensivo Pedro Nuno pelo ponta de lança Rabiola, passando a Briosa a jogar num 4-4-2 de vocação ofensiva. 

Mesmo sem ter sido necessariamente uma consequência direta dessa troca de sistema, a verdade é que depressa a Briosa se recolocou na frente do marcador, na sequência de um colocado disparo de meia-distância de Fernando Alexandre. O médio academista já havia tido uma oportunidade anteriormente e, desta vez. não desperdiçou. 

O União precisava de responder e foi o que fez, com Amilton a aquecer as mãos a Pedro Trigueira depois de uma bela iniciativa individual. Faltavam 20 minutos para o fim e muita coisa podia ainda acontecer no relvado do Cidade de Coimbra. Norton de Matos sentiu isso e decidiu lançar em jogo Breitner e Edder Farias. No entanto, era Amilton que ia continuando a deixar a defesa academista em brasa. 

Apesar de tudo, os estudantes não perderam a calma e, já nos últimos cinco minutos, João Real apontou o terceiro golo e garantiu três preciosos pontos no início de um importante ciclo para a Briosa, com mais dois jogos em casa nas próximas duas semanas, quiçá decisivos para a luta pela permanência no principal escalão do futebol português.

Destaques

A FIGURA 

Fernando Alexandre: Decisivo. Apontou um belíssimo golo, num remate colocado, de meia-distância, e foi um dos esteios do meio-campo academista. Fisicamente disponível e robusto, travou um duelo épico com o musculado trio madeirense. Foi por pouco, mas conseguiu levar de vencida essa dura batalha... 

O MOMENTO 

Minuto 67: Fernando Alexandre a abrir o champanhe e a levantar o estádio: Estávamos a meio do segundo tempo quando, na sequência de uma jogada de Ivanildo na direita, a bola sobrou para a entrada da área e Fernando Alexandre não se fez rogado atirando colocado para o fundo das redes da baliza do União. O champanhe das boas entradas no novo ano estava agora aberto, a confirmação da primeira alegria viria depois... 

OUTROS DESTAQUES 

Leandro Silva: Dinâmico, foi aparecendo várias vezes na segunda linha do meio-campo e esteve nos três golos. Na primeira situação, foi de um disparo seu que surgiu a recarga de Ricardo Nascimento para o fundo das redes. No segundo golo, faz uma simulação importante antes do disparo de Fernando Alexandre. No terceiro lance, marcou o livre que resultou no golo da tranquilidade, apontado por João Real. 

Gonçalo Paciência: Pode nem sempre resolver bem os lances, mas não podem acusá-lo de falta de empenho. Trabalhador, dá largura à equipa e busca a baliza sempre que tem espaços. Exibição de esforço muito importante para a equipa, sobretudo na segunda parte. Saiu ovacionado para dar lugar a Nuno Piloto. 

João Real: Entrado para o lugar de Ricardo Nascimento, autor do primeiro golo, revelou sempre uma enorme serenidade, sentido posicional e velocidade em antecipação. Além de todas essas qualidades, fechou ainda o marcador na sequência do aproveitamento de um livre lateral. Belo regresso à equipa! 

Gian: Um autêntico «polvo» no meio-campo unionista. Aplicado e concentrado, vai a todas, mostrando uma enorme disponibilidade física. Sempre agressivo, foi recuperando várias bolas, dando equilíbrio e consistência à equipa madeirense, revelando também atributos no capítulo do passe. 

Joãozinho: As suas incursões na ala esquerda valem ouro. Deu profundidade à equipa e acabou por ser importantíssimo conquistando a grande penalidade que originou o 1-1. Defensivamente, embora com um ou outro sobressalto, foi controlando as operações, contando com a inestimável ajuda de Danilo Dias e Diego Galo nas dobras.

Opiniões 

Filipe Gouveia, treinador da Académica, no final da vitória frente ao União da Madeira (3-1): 

«Desde a minha chegada temos conseguido fazer bons jogos, traduzidos em golos. Pretendo ver toda a gente imbuída do mesmo espírito. Queremos tornar esta fortaleza cada vez mais forte. 

Penso que na primeira parte também fomos muito fortes, em termos de posse de bola, cantos e tivemos mais perigo. O União foi apenas uma vez à nossa baliza, antes da situação do penálti. Acho que fomos mais fortes ao longo dos 90 minutos. 

O grupo tem trabalhado todos os dias de forma fantástica, sinto que está forte e não tenho dúvidas nenhumas de que vamos conseguir os nossos objetivos. Acho que já poderíamos ter saído da zona de descida noutra jornada. O mérito de termos saído hoje é dos jogadores, que têm feito tudo.»


Norton de Matos, treinador do União da Madeira, após a derrota frente à Académica (3-1): 

«Um dos aspetos fundamentais de uma equipa assenta muito na parte mental e a parte mental diz respeito a tudo o que seja concentração. A nossa equipa tem dado um bom exemplo de concentração nos últimos jogos, mas quando sofre golos como o primeiro e o terceiro fica mais difícil. A Académica dominou o jogo, mesmo sem ter tido muitas ocasiões de golo. Nós não soubemos ter a tranquilidade necessária para aproveitar os contra-ataques». 

[Sobre o trabalho do árbitro]: «O jogo foi bem arbitrado, mas o árbitro foi muito parcial do ponto de vista disciplinar. Eu raramente falo de arbitragens, mas do ponto de vista disciplinar fomos condicionados.» 

[Sobre uma diferença entre os jogos na Madeira e no Continente]: «Acho que esta equipa devia estar preparada para, dentro e fora da Madeira, ter um rendimento parecido. Isto não vai afetar a equipa para quarta-feira. Gostaria de ver maior poder de concentração nos jogadores. Nos últimos dois jogos houve uma atitude ligada à concentração fantástica. Há lances em que deveríamos ter outra lucidez. Espero que consigamos reagir já no próximo jogo.»

Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (3) - União Madeira, (1)
Vitória justa da Académica, depois de uma segunda parte na qual foi superior a uma equipa esforçada, mas pouco criativa do União.
90'Iago Santos fica novamente no chão, na sequência de mais um choque com um adversário...
90'Vão jogar-se quatro minutos de compensação...
90'Cartão amarelo para Rabiola. Simulou uma grande penalidade.
87'Cartão amarelo para Soares.
85'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de João Real.
Livre de Leandro Silva, no lado direito, com a bola a ser cruzada para a pequena área e a sobrar para o central da Briosa que desviou de pé direito para o fundo das redes de André Moreira.
84'Cartão amarelo para Paulinho.
81'Disparo de Joãozinho contra um jogador academista. Todo o banco e equipa do União ficou a pedir penálti. Realmente, ficaram dúvidas, à primeira vista...
81'Cartão amarelo para Amilton. Choque entre Amilton e Iago, com o defesa academista a ficar combalido.
76'Entra Nuno Piloto (Académica)
76'Sai Gonçalo Paciência (Académica)
75'Novo remate de Amilton, uma vez mais sem problemas para Pedro Trigueira.
74'Entra E. Farías (União Madeira)
74'Sai Danilo Dias (União Madeira)
74'Entra Breitner (União Madeira)
74'Sai Gian (União Madeira)
72'Cabeceamento de João Real após livre de Leandro Silva no lado esquerdo. Bola à figura de André Moreira.
70'Grande jogada individual de Cádiz, a terminar com um disparo à figura de Trigueira.
67'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Fernando Alexandre.
Jogada de Ivanildo na direita, com a bola a sobrar para a entrada da área, onde o médio desferiu um potente remate, na gaveta, sem hipóteses para André Moreira.
66'Entra J. Cádiz (União Madeira)
66'Sai Élio Martins (União Madeira)
63'Entra Rabiola (Académica)
63'Sai Pedro Nuno (Académica)
63'Cartão amarelo para Élio Martins. Um castigo pela sucessão de faltas cometidas.
60'Remate cruzado de Gonçalo Paciência da quina da área, para fora.
57'Remate colocado de Pedro Nuno, passa perto do poste direito da baliza do União. Boa jogada individual de Gonçalo Paciência na origem do lance.
57'Remate de longa distância de Fernando Alexandre, com a bola a passar perto da trave da baliza de André Moreira. Seria um golaço...
57'Danilo Dias recupera e já voltou ao jogo.
56'Danilo Dias tem de sair do relvado transportado em maca depois de um lance em que fez falta sobre um adversário...
51'As equipas voltaram para o segundo tempo com vontade de desfazer a igualdade. Joga-se mais rápido...
46'Recomeça o Académica - União Madeira
Sai o União.
45'Intervalo no Académica - União Madeira
Intervalo em Coimbra, com uma igualdade a uma bola no marcador. A Académica entrou bem, marcou cedo, mas depressa perdeu o ascendente motivacional, permitindo o empate ao União.
45'Remate cruzado de Leandro Silva, em plena área do União, sendo que a bola embateu num defesa madeirense. Os academistas ficaram a pedir braço na bola, o árbitro não atendeu aos protestos.
45'Cartão amarelo para Gian. Falta sobre Pedro Nuno, que é assistido.
44'Vão jogar-se dois minutos de compensação...
41'Disparo cruzado de Paulinho de fora da área, ao lado do poste direito da baliza da Académica.
40'Remate de Leandro Silva, desviado, passa bem ao lado da baliza de André Moreira.
39'Boa incursão de Aderlan na áera, com alguma sorte no ressalto, mas o cruzamento final acabou por não sair com a melhor direção.
36'Entra João Real (Académica)
36'Sai Ricardo Nascimento (Académica)
35'Livre lateral de Leandro Silva e corte providencial de um defesa unionista para fora, impedindo o cabeceamento para a baliza de Nii Plange.
33'Ricardo Nascimento reentra em campo.
33'Ricardo Nascimento fica queixoso depois de ter cometido uma falta sobre um jogador contrário. O defesa sai para ser assistido.
31'Cruzamento de Aderlan, Gonçalo Paciência recebe, prepara o remate, mas o defesa do União interceta mesmo a tempo.
29'De novo com uma igualdade no marcador, o jogo ficou mais lento, com mais paragens...
23'Cartão amarelo para Ivanildo. Por protestos no lance que deu o golo do empate ao União.
22'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO (penálti) de Paulo Monteiro.
Paulo Monteiro converte a grande penalidade de forma irrepreensível. Trigueira ainda se esticou mas não conseguiu chegar à bola.
21'Entretanto, o lateral unionista fica a ser assistido fora das quatro linhas.
21'Cartão amarelo para Pedro Trigueira. O guarda-redes da Académica é punido pela falta sobre Joãozinho.
21'Pedro Trigueira derruba Joãozinho na área da Briosa, depois de um passe em profundidade de Paulinho para o outro lado.
18'Livre lateral de Ivanildo, com a bola a sair muito torta.
14'Leandro Silva fica queixoso depois de um choque com um jogador contrário, mas já parece recuperado
9'Disparo de meia-distância de Gian, por cima da baliza de Trigueira. Primeira tentativa para o União.
8'Grande entrada da Briosa em jogo.
7'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Ricardo Nascimento.
Ricardo Nascimento a cabecear para o fundo das redes na recarga a um remate na zona frontal de Leandro Silva que teve uma primeira grande intervenção de André Moreira.
5'Combinação entre Leandro Silva e Nii Plange, com a bola a chegar a Pedro Nuno, mas este a falhar o último passe.
1'Começa o Académica - União Madeira
Sai a Académica.
0'As três equipas sobem ao relvado. O jogo vai começar em breve...
0'As equipas terminam o aquecimento e regressam aos balneários.
0'Está uma tarde de céu nublado em Coimbra, com ameaça de chuva e algum frio.
0'As três equipas já vão aquecendo no relvado
0'Suplentes do União: Rafael Alves, Tiago Ferreira, Rúben Andrade, Carlos Manuel, Breitner, Edder Farias e Cádiz.
0'Suplentes da Académica: Lee, João Real, Nuno Piloto, Rui Pedro, Hugo Sêco, Rabiola e Rafael Lopes.
0'UNIÃO MADEIRA: André Moreira; Paulinho, Paulo Monteiro, Diego Galo, Joãozinho; Soares, Shehu, Gian; Amilton, Élio Martins, Danilo Dias.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, Iago, Ricardo Nascimento, Oualembo; Fernando Alexandre, Leandro Silva; Ivanildo, Pedro Nuno, Nii Plange; Gonçalo Paciência.
0'Já são conhecidos os onzes das duas equipas.
0'«Esta parte final da primeira volta é fundamental para os nossos objetivos, que são mantermo-nos na Liga», disse Luís Norton de Matos.
0'«Temos obrigatoriamente de fazer mais pontos em casa, o que terá de ser um fator importante na recuperação», disse Filipe Gouveia.
0'Nesta Liga 2015/16, os objetivos são os mesmos.
0'Este será o primeiro confronto de sempre entre estes clubes no primeiro escalão do futebol português.
0'O árbitro da partida será Fábio Veríssimo, assistido por Paulo Soares e Pedro Felisberto. O 4º árbitro será João Mendes.
0'No União, Luís Norton de Matos tem Ricardo Campos lesionado.
0'Na Académica, Filipe Gouveia não pode contar com os lesionados Makonda e Obiora.
0'A equipa da casa está na 17ª posição da tabela (e em lugar de descida). O União é o 15º classificado. Quatro pontos separam as duas equipas.
0'O União da Madeira vem de um empate com o Benfica e de uma vitória sobre o Sporting.
0'A Académica vem de duas derrotas sofridas na cidade do Porto, com o Boavista e o líder.
0'As duas equipas defrontam-se em Coimbra depois de um final de resultados opostos.
0'Boa tarde. A 15ª jornada começa neste sábado. Acompanhe o Académica-U. Madeira EM DIRETO no Maisfutebol.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 2 Jan 2016 às 16:00

in maisfutebol 

Sem comentários:

Enviar um comentário