24 de janeiro de 2016

2015/16 - 19J - V Setúbal 2 - Académica 1


nº espectadores: 2 288
árbitro:  Manuel Oliveira 

Crónica 

Quase quatro meses após o último triunfo no Bonfim, o V. Setúbal voltou a pôr os pontos nos «is» no seu reduto. A vítima, a primeira desde o Estoril a 2 de outubro (também a uma sexta-feira) foi a Académica. Os estudantes regressam a Coimbra com uma derrota por 2-1 e continuam a ser a única equipa sem vitórias fora de portas nesta edição da Liga. 

Se o Vitória fez um grande jogo? Não. Suk faz falta e Quim Machado vai ter muitos problemas para fazer com que a equipa sadina não se ressinta da saída do goleador sul-coreano. 

Mas, para já, os sadinos puseram termo a uma sequência de três derrotas consecutivas para a Liga, estreando-se a vencer em 2016. 

No Bonfim, o jogo não foi de encher o olho. Muita luta a meio campo, alguns erros de parte a parte e pouca ação junto das balizas principalmente durante uns primeiros 45 minutos desatados por Hassan (o filho do marroquino Nader, sim!). 

Por essa altura, tirando algumas bolas paradas, só André Horta, a meio da primeira parte, tinha beneficiado de uma boa oportunidade, numa ação individual à qual Trigueira respondeu com uma intervenção difícil. 

A uma Académica mais apostada em controlar o jogo a meio-campo através de Fernando Alexandre, Nuno Piloto e Rui Pedro, respondia o Vitória a tentar apostar na velocidade de Arnold e André Claro, mas com poucos efeitos práticos. Até que na sequência de um canto Hassan aproveitou uma defesa incompleta após cabeceamento de William e encostou para o fundo das redes. 
  
O técnico dos estudantes reagiu de imediato à desvantagem no marcador e fez entrar Gonçalo Paciência para o lugar de Rui Pedro. A briosa não cresceu de imediato mas fê-lo na segunda parte. 

Logo? Não. Precisou de um empurrãozinho do Vitória. Ao tentar cortar uma bola a meio campo, Ruca acabou por isolar Nuno Piloto, que não falhou no frente a frente com Ricardo. 

Antes disso, refira-se, a equipa de arbitragem falhou ao invalidar um golo a Arnold por suposto fora de jogo do congolês. 

O golo forasteiro, aos 60’, desnorteou a equipa sadina, que viveu alguns momentos de aflição nos 20 minutos que se seguiram. Com a sua equipa a acusar os fantasmas do passado e a ser acometida para a sua zona defensiva, Quim Machado tirou Hassan e lançou no jogo Miguel Lourenço para se juntar a Fábio Pacheco na batalha a meio campo. 

Não a ganhou, mas a equipa recuperou fôlego, passou a respirar com critério perante uma Académica que estava mais atrevida mas que acabou por cair num sopro de Arnold Issoko. O congolês resolveu o jogo a passe do recém-entrado Gorupec. 

Quase quatro meses depois, o Vitória volta a ganhar na condição de anfitrião. Os estudantes, esses, continuam a baldar-se às vitórias fora de portas.

Destaques 

FIGURA: Arnold. Um golo que podiam ter sido dois 
A sua velocidade permite que explore muitas vezes terrenos centrais para procurar desmarcações nas costas dos defesas. Foi assim que a fechar a primeira parte podia ter ampliado para 2-0, mas acabou por perder-se em fintas sobre o estreante Rafa Soares. Nos primeiros minutos do segundo tempo voltou a desequilibrar pelo centro, introduzindo a bola na baliza da Académica. A equipa de arbitragem considerou (erradamente) que o congolês estava em posição irregular. Não contou aí, contou aos 85 minutos, quando recebeu de Toni Gorupec, e rematou de pé esquerdo para o golo que deu o triunfo à equipa da casa e o seu quinto golo nesta edição da Liga. 
  
MOMENTO: golo de Arnold, 85’ 
O golo da Académica moralizou os estudantes, que pareciam estar no comando das operações e até mais à procura dos três pontos do que o próprio vitória. Até que a cinco minutos do final Arnold desequilibrou a balança e deu primeiro triunfo caseiro ao Vitória em quase quatro meses. 

OUTROS DESTAQUES 
  
Rúben Semedo: deve ter cumprido esta sexta-feira o último jogo pelo V. Setúbal antes de regressar ao Sporting, clube que o tinha emprestado no início da época aos sadinos. É um central com alguns defeitos, mas sempre disponível para qualquer batalha (é aí que reside a maior parte das suas virtudes e lacunas). Contra a Académica, esteve irrepreensível no plano defensivo. Perto do intervalo fez um corte gigante, evitando que Rafael Lopes empatasse a partida, mantendo-se atento às ações dos adversários nos segundos 45 minutos. 

Nuno Pinto: apesar da presença de Ruca, o lado esquerdo do Vitória pertenceu praticamente em exclusivo ao lateral sadino, responsável por alguns cruzamento muito perigosos. Há muito que tem vindo a evidenciar-se pelas boas exibições e, contra a Académica, voltou a manter a toada que o tem caracterizado. 

Hassan: na estreia a titular com a camisola do Vitória, marcou um golo ao aproveitar oportunamente uma defesa incompleta de Trigueira. É veloz, aparece bem em zonas de finalização e não para um minuto. Saiu aos 65 minutos numa altura em que aparentava estar já muito desgastado. Pelo que fez, merece nova oportunidade. 
  
Nuno Piloto: foi dele o golo que garantiu o empate, quando reagiu bem a um mau atraso de Ruca. Eficaz nas batalhas a meio-campo, onde a Académica se mostrou mais competente numa noite em que, ainda assim, não conseguiu levar a melhor. 
  
Gonçalo Paciência: quando o Vitória se adiantou no marcador, o avançado cedido pelo FC Porto já estava a aquecer, o que deixava antever que mais tarde ou mais cedo seria lançado na partida. Acabou por entrar ainda antes do final da primeira parte e ajudou a levar a «briosa» para a frente.

Opiniões 

Quim Machado, treinador do V. Setúbal, em declarações na sala de imprensa do Estádio do Bonfim após o triunfo sobre a Académica: 

«Era importante ganhar em casa. Nesta segunda volta temos de buscar mais pontos em casa, dar mais alegrias à massa associativa. 

O triunfo é na minha opinião inteiramente justo. Controlámos o jogo todo na primeira parte. Entrámos bem na segunda parte. O momento do jogo é o 2-0 do Arnold, que é anulado por fora de jogo. 

A perder, a Académica balanceou-se para o ataque à procura do empate e num ressalto do Ruca fez o golo. [Mas] Nunca deixámos de jogar o nosso futebol.» 

[Sobre Hassan, que se estrou a titular com um golo] 
«Um miúdo da formação do Vitória. Penso que foi um jogo em que demonstrámos que somos uma equipa mentalmente forte. Se é o ponta-de-lança? Já é o ponta-de-lança do Vitória: demos-lhe confiança, fez um golo. É bom… merece pelo que tem trabalhado.» 

[A propósito da entrada de Miguel Lourenço para o lugar de Hassan] 
«Era para controlar em termos defensivos o meio-campo. E o Hassan estava numa fase de desgaste enorme. Estava numa fase de fadiga. Dar equilíbrio maior na zona do meio campo.»

Filipe Gouveia, treinador da Académica, em declarações na sala de imprensa do Estádio do Bonfim após a derrota com o V. Setúbal por 2-1: 

«Foi uma primeira parte não muito bem jogada. Sabíamos que o V. Setúbal ia entrar algo intranquilo mas os lances de perigo deles foram perdas de bola nas nossas transições. Marcaram um golo, fomos atrás do prejuízo e mexemos na equipa. 

Creio que o momento do jogo foi que quando o jogo estava empatado o Ricardo fez uma grande defesa e na resposta eles marcaram. Na situação em que estamos não podemos sofrer golos como temos sofrido. Vamos trabalhar para rectificar e atingir os nossos objetivos.» 

Ao minuto 

90'FIM DO Vitória Setúbal, (2) - Académica, (1)
O V. Setúbal soma a segunda vitória em casa, um triunfo arrancado a ferros, até porque a Académica estava a ser superior na fase em que os sadinos fizeram o segundo golo.
90'Cartão amarelo para Ricardo.
90'Cruzamento de Ivanildo, cabeceamento de Gonçalo Paciência e Ricardo defende para canto!!
90'Vão jogar-se mais quatro minutos.
87'Entra Ricardo Nascimento (Académica)
87'Sai Fernando Alexandre (Académica)
85'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de A. Issoko.
Arnold faz o quinto golo na Liga. A jornada começa numa combinação entre André Horta e Gorupec, com este último a cruzar para Arnold dominar com o pé direito e rematar com o esquerdo para golo!!
84'Cruzamento completamente ridículo de Ivanildo!!
81'Cartão amarelo para André Horta.
80'Entra Vasco (Vitória Setúbal)
80'Sai Ruca (Vitória Setúbal)
78'GONÇALO PACIÊNCIA!! O avançado atira de pé esquerdo, fortíssimo, mas por cima da barra!!
75'Outra vez a Académica, que nesta fase está por cima do jogo. Agora foi Fernando Alexandre a atirar ao lado!!
75'ACADÉMICA!! A RASAR O POSTE!! Depois de um mau alívio de Arnold, a bola chega a Aderlan que enche o pé de primeiro, o guarda-redes Ricardo desvia em esforço e a bola ainda sai a beijar o poste!!
74'A ACADÉMICA COM PERIGO!! Remate de Rafael Lopes, à entrada da área, que Ricardo só agarra à segunda!!
71'GOLO MAL ANULADO A ARNOLD!! O avançado do V. Setúbal estava em linha quando recebe a bola, antes de marcar já com o jogo parado!!
67'Remate de Marinho diretamente para os jardins do Bonfim.
66'Entra Miguel Lourenço (Vitória Setúbal)
66'Sai Hassan (Vitória Setúbal)
66'Quim Machado prepara-se para fazer a primeira alteração.
65'Jogo continua muito equilibrado.
63'Melhor atitude da Académica na segunda parte.
59'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Nuno Piloto.
Erro incrível de Ruca, que ao tentar fazer um corte acaba por isolar Nuno Piloto, que foge nas costas de Venâncio e não falha na cara de Ricardo.
59'Remate fraco de Marinho para as mãos de Ricardo.
59'Trigueira sai com os punhos mas não consegue afastar. A bola sobra para Venâncio, que remata contra o corpo de um homem da Académica.
57'Fábio Pacheco teve de receber assistência médica após corte providencial na área sadina.
55'André Claro desequilibra na direita e tira o cruzamento rasteiro. Trigueira estica-se e afasta.
50'Entra Marinho (Académica)
50'Sai Hugo Seco (Académica)
49'Grande cruzamento de Nuno Pinto! Hassan aparece sem marcação, mas cabeceia muito torto.
48'Primeiro pontapé de canto da segunda parte favorável ao Vitória.
46'Recomeça o Vitória Setúbal - Académica
45'Tudo a postos para o início do segundo tempo.
45'Intervalo no Vitória Setúbal - Académica
45'QUASE O EMPATE DA ACADÉMICA!! Ivanildo trabalha bem na esquerda e tira o cruzamento para a pequena área onde surge Semedo a fazer um corte enorme! Rafael Lopes só precisava de encostar.
45'Arnold aparece em boa posição, mas acaba por perder-se em fintas e Rafa agasta o perigo.
42'Filipe Gouveia tenta a resposta imediata ao golo do Vitória e lança Gonçalo Paciência no jogo.
41'Entra Gonçalo Paciência (Académica)
41'Sai Rui Pedro (Académica)
40'Cartão amarelo para Frederico Venâncio.
38'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Hassan .
Canto batido da esquerda. William salta mais alto em zona frontal e cabeceia para defesa para a frente de Trigueira. Na recarga, Hassan só precisa de encostar. Está feito o primeiro do jogo!
36'Cartão amarelo para Rafael Lopes.
35'Manuel Oliveira põe água na fervura junto ao banco da Académica.
31'Cartão amarelo para Ivanildo. Por protestos.
31'Cartão amarelo para Rafa. Por arrancar Arnold pela raiz.
29'Livre em jeito de Rafa Soares, mas a bola passa muito por cima da trave.
27'Cabeceamento de Gustavo em zona frontal, mas Ricardo recolhe sem dificuldades.
22'Foi a primeira grande oportunidade de golo do jogo.
22'HORTA!!! Bom trabalho individual do médio sadino, que ganha espaço para o remate dentro da área e remata para grande defesa de Trigueira!
19'Ivanildo tenta servir Rafael Lopes, mas Ricardo chega primeiro e recolhe. Entretanto, Manuel Oliveira assinala falta sobre o extremo da briosa.
16'Primeiros 15 minutos mornos.
15'Rúben Semedo tenta o carrinho, mas Trigueira antecipa-se e afasta.
14'Cruzamento de Nuno Pinto vai na direção de Trigueira, mas o guardião da Académica não consegue segurar e cede canto.
11'Rui Pedro toca para Nuno Piloto, que em zona frontal remata muuuuito enrolado.
8'Cruzamento de Andé Horta à procura de Hassan, mas o companheiro chega atrasado.
6'André Horta a dobrar. Primeiro remata contra o corpo de um homem da Académica e depois volta a rematar mas por cima.
5'Agarra Ricardo.
5'Canto para a Académica cedido por Arnold.
1'Rroooooola a bola no Bonfim!
1'Começa o Vitória Setúbal - Académica
0'Entretanto cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de Almeida Santos.
0'As equipas já estão no relvado.
0'Situação curiosa. Jogadores da Académica sobem por instantes ao relvado para «praxar» Rafa Soares, que se estreia hoje pelos estudantes.
0'Entretanto o speaker anuncia a constituição das equipas, que já recolheram aos balneários.
0'Os jogadores da Académica regressam aos balneários.
0'Os jogadores de campo das duas equipas também já aquecem, bem como o trio de arbitragem.
0'Suplentes da Académica: Lee, Ricardo Nascimento, Marinho, Gonçalo Paciência, Oualembo, Pedro Nuno e Taborda.
0'ONZE DA ACADÉMICA: Trigueira; Aderlan, João Real, Gustavo e Rafa Soares; Fernando Alexandre, Nuno Piloto e Rui Pedro; Hugo Seco, Rafael Lopes e Ivanildo.
0'Suplentes do V. Setúbal: Lukas Raeder, Paulo Tavares, Toni Gorupec, Vasco Costa, Alexandre, Miguel Lourenço e Dani.
0'ONZE DO V. SETÚBAL: Ricardo; William, Venâncio, Rúben Semedo e Nuno Pinto; Fábio Pacheco, Ruca e André Horta; Arnold, Hassan e André Claro.
0'Rúben Semedo vai ser titular e deve despedir-se hoje do V. Setúbal. O central está de regresso ao Sporting.
0'Do lado do Vitória, destaque para o regresso de Ricardo à equipa após um mês sem competir por lesão.
0'Entretanto já há EQUIPAS OFICIAIS!
0'Os guarda-redes do Vitória também já estão a aquecer.
0'Entretanto os guarda-redes da Académica já estão no relvado para os habituais exercícios de aquecimento.
0'Vão caindo alguns chuviscos em Setúbal.
0'Ambiente muito calmo no Bonfim, ainda com poucos adeptos nas bancadas.
0'O jogo tem início marcado para as 20h30.
0'Boa noite. O Maisfutebol já está no Estádio do Bonfim para lhe contar tudo sobre o V. Setúbal-Académica.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 22 Jan 2016 às 20:30


Sem comentários:

Enviar um comentário