20 de março de 2016

2015/16 - 27J - Académica 0 - Estoril 3



nº espectadores: 5.194
árbitro: Rui Costa 

Crónica 

O Estoril bateu a Académica por três bolas a zero e deixou a equipa de Filipe Gouveia numa situação complicada na luta pela manutenção no principal escalão do futebol português.

Curiosamente, o jogo até começou com algum perigo junto da baliza estorilista, ainda antes de se ter completado o primeiro minuto no Cidade de Coimbra: Aderlan cruzou desde o lado direito e Rui Pedro surgiu oportuno ao segundo poste, embora o remate, apertado por Anderson Luís, não tenha saído nas melhores condições.

O Estoril entrou para esta partida disposto num 4-4-2, com Gerso na direita e Mattheus na esquerda, embora ambos caindo muitas vezes em zonas mais interiores e dando os flancos aos laterais. A equipa orientada por Fabiano Soares foi crescendo na partida com o passar do tempo, num jogo marcado pela intempérie que se abateu sobre Coimbra mesmo em cima da hora de começo da partida.

Já depois de um par de cruzamentos de Leandro Silva ter deixado a defensiva estorilista em sobressalto, a equipa forasteira acabou por chegar ao primeiro golo. Quase a chegar a meio do primeiro tempo, Anderson Luís cruzou da direita e Mattheus entrou em antecipação, de cabeça, batendo Pedro Trigueira sem apelo nem agravo.

A Briosa procurou responder mas o golpe que se seguiu, cinco minutos depois, foi ainda mais duro: Léo Bonatini cruzou de perto da linha de fundo e Gerso, aproveitando o adormecimento geral do setor defensivo conimbricense, atirou para o segundo da equipa da linha. Pânico generalizado no Cidade de Coimbra, perante a ameaça de mais um resultado comprometedor…

Até ao intervalo, pouco se viu da equipa da casa, completamente amorfa e sem mais ideias para lá de alguns bons passes de Aderlan a lançar Marinho na ala direita. Aliás, o lance mais perigoso até ao apito final de Rui Costa no primeiro tempo foi para o Estoril, com Léo Bonatini a obrigar Pedro Trigueira a defesa apertada e Anderson Luís, na recarga, a atirar ao lado.

Mattheus a resolver bem cedo

A Académica entrou para a segunda parte disposta a mudar o rumo dos acontecimentos, com Filipe Gouveia a passar ao alternativo 4-4-2, trocando Rafa Soares por Gonçalo Paciência e recuando Nii Plange para a lateral esquerda. No plano das intenções, a ideia era boa mas na sequência de um contra-ataque para o Estoril a vida complicou-se ainda mais para a turma da casa…

Léo Bonatini, o habitual goleador da equipa, voltou a servir na perfeição um companheiro, Mattheus, que bisou na partida, com um remate colocado de pé esquerdo, uma vez mais com a defesa academista a deixar-se surpreender. Se as coisas já estavam complicadas para a turma da casa, mais ficaram com este duro golpe, logo ao décimo minuto do segundo tempo.

Filipe Gouveia ainda procurou reativar a equipa em termos ofensivos, lançando Gui (que até entrou bem) e Rabiola, mas a tarde era de total falta de inspiração do lado dos conimbricenses. Do outro lado, com Gerso e Mattheus particularmente ativos, juntamente com dois laterais (entretanto Babanco havia sido trocado por Pedro Botelho) sempre prontos a apoiar o ataque, o Estoril foi causando calafrios em contra-ataque ficando até perto do quarto golo num par de ocasiões…

No final, ficaram três pontos importantíssimos para um Estoril que quer manter os pés assentes na terra, mas não perdendo de vista os lugares europeus. Já a Briosa voltou a cair num jogo caseiro, depois de até ter somado uma retumbante vitória na última partida no Cidade de Coimbra. Ossos do ofício para quem anda nisto das lutas pela manutenção até ao fim…

Destaques 

A FIGURA

Mattheus: O filho de Bebeto voltou a ser decisivo, já depois da recente prestação de grande brilho na vitória em Vila do Conde. Caindo sobre a esquerda mas sempre procurando o espaço interior, o canarinho mostrou sempre grande destreza com bola, revelando ainda fineza dos movimentos e na finalização, tanto de cabeça como com o pé esquerdo. Dois golos e vários bons detalhes numa tarde de grande eficácia dos estorilistas.

O MOMENTO

Dois golos em cinco minutos e a Briosa a cair num poço sem fundo: O jogo estava equilibrado quando o Estoril apontou o primeiro golo, pouco depois do minuto 20. A Académica ainda procurou responder mas o segundo golo da equipa da linha não tardou: Léo Bonatini, hoje em modo assistente, abriu na perfeição para Gerso que aproveitou de forma natural a passividade da defensiva academista, deixando o jogo muito bem encaminhado para a turma de Fabiano Soares…

OUTROS DESTAQUES

Léo Bonatini: Duas assistências e zero golos, num registo consideravelmente diferente daquele que costuma apresentar nas suas exibições. Móvel, inteligente, revelou boa leitura e visão de jogo. Atributos importantíssimos e que revelam o crescimento de um jogador que, por este andar, não demorará muito até ser recrutado por um «grande»…

Gerso: Autor do segundo golo da partida, naquele que é sempre um jogo sentimental para ele (formou-se na Académica e viveu boa parte da vida em Coimbra), foi um dos mais ativos e esclarecidos da turma estorilista. De técnica apurada e velocidade na condução, podia até ter marcado mais um, após boa iniciativa individual. Foi a partir de um contra-ataque seu que surgiu a jogada do terceiro golo…

Anderson Luís: Autor da assistência para o 0-1, esteve sempre muito ativo no momento ofensivo e revelou, por norma, segurança no capítulo defensivo. Apesar de um susto inicial, após choque com Rui Pedro, partiu depois para uma exibição de bom nível.

Anderson Esiti-Diogo Amado: Formaram uma dupla implacável no centro do campo, superiorizando-se de forma clara a Leandro Silva, Fernando Alexandre e Rui Pedro. Juntando a pujança de Anderson ao critério com bola do «pêndulo» Diogo Amado aí se construíram as bases de uma grande vitória dos estorilistas. Estes dois são, neste momento, peças absolutamente fundamentais no esquema de Fabiano Soares.

Gui: O marfinense entrou para a última meia-hora e foi de longe o jogador mais capaz de agitar com o marasmo reinante no ataque academista. Rápido, corajoso e incisivo no um-para-um, sacou alguns cruzamentos interessantes e ainda esteve perto do golo. Talvez mereça mais minutos daqui para a frente…

Opiniões 

Filipe Gouveia, treinador da Académica, no final da derrota frente ao Estoril (0-3):

«Acho que entrámos bem no jogo. A primeira oportunidade é da Académica mas da primeira vez em que o Estoril foi à nossa baliza marcou. O jogo resume-se à eficácia do Estoril, uma equipa experiente e com qualidade. Os meus jogadores lutaram, deram tudo, mas não deu. Sempre que vamos avançando uma jornada e a Académica está na zona de descida, as coisas vão-se tornando mais difíceis. Depois de dois jogos bons, não contávamos com este percalço. Agora, temos a paragem e depois resta-nos ir buscar os três pontos a Arouca.

O onze que jogou hoje até foi o mesmo que jogou frente ao V. Guimarães. Agora, temos de melhorar em certas situações. Dos últimos quatro golos, sofremos três golos na sequência de lançamentos da linha lateral. O Estoril apanhou-se a vencer, ficou mais tranquilo e nós mais intranquilos. Apercebi-me de uma grande reação do público, que hoje esteve fantástico, mesmo depois de termos sofrido».

 Fabiano Soares, treinador do Estoril, na sequência do triunfo frente à Académica (0-3):

«Acho que fomos superiores. Aproveitámos o nervosismo de uma equipa que está a jogar para não descer. A jogada do primeiro golo foi espetacular, fomos superiores, por isso não acho que tenha sido só questão de eficácia. Agora vamos pensar no Paços que é o próximo jogo. As vitórias dão-nos a ilusão de poder conseguir algo mais, mas o importante é ir jogo a jogo. A equipa conseguiu o seu objetivo a dez jornadas do final: a permanência. Agora, cada jogo nos dá mais tranquilidade e a ver se dá para ir sonhando com algo mais. Temos de tentar conseguir o maior número de pontos possível até ao fim».

Ao minuto

90'FIM DO Académica, (0) - Estoril, (3)
Triunfo importante e justíssimo para um Estoril melhor em todos os momentos da partida. Péssima amostra da Académica, que acabou contestada por boa parte dos adeptos.
90'Vão jogar-se três minutos de compensação...
89'Afonso Taira atira para defesa de Trigueira e na recarga Mendy chuta por cima. Excelente ocasião para o quarto golo...
88'Rabiola sai de campo para ser assistido.
85'Cruzamento de Pedro Botelho da esquerda e Michael a cabecear para uma grande defesa de Pedro Trigueira.
84'Leandro Silva atira de fora da área, mas o remate passa por cima.
81'Disparo de meia-distância de Mendy. Não passa longe da baliza de Trigueira.
79'Remate de Gonçalo Paciência ao lado do poste direito da baliza do Estoril.
78'Entra Afonso Taira (Estoril)
78'Sai Mattheus (Estoril)
74'Cruzamento-remate de Gui, que não passou longe do travessão da baliza à guarda de Kieszek...
73'Entra Michael (Estoril)
73'Sai Gerso Fernandes (Estoril)
69'Entra Pedro Botelho (Estoril)
69'Sai Babanco (Estoril)
68'Cartão amarelo para Gerso Fernandes.
67'Cruzamento de Gui mas Kieszek acaba por agarrar à segunda, com Gonçalo Paciência a escorregar e a não aproveitar o ligeiro deslize do polaco...
66'Cartão amarelo para Yohan Tavares. Por travar uma saída para o ataque de Leandro Silva.
66'Cruzamento de Mattheus e Pedro Trigueira a afastar para zona perigosa.
64'O recém-entrado Gui entrou bem, dando para Leandro Silva, mas o remate deste saiu à figura de Kieszek.
64'Entra Rabiola (Académica)
64'Sai Rui Pedro (Académica)
64'Entra I. Gui (Académica)
64'Sai Marinho (Académica)
63'Estão 5.194 espectadores no Estádio Cidade de Coimbra.
61'Condução de Gerso de fora para dentro e remate cruzado a não passar muito longe do poste direito da baliza de Pedro Trigueira.
55'Cartão amarelo para Marinho.
55'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Mattheus.
Mais um cruzamento de Léo Bonatini, depois de um passe de Diogo Amado, e Mattheus entra de rompante apontando o terceiro com um remate de pé esquerdo.
52'Gonçalo Paciência arranca na esquerda e ganha canto após boa incursão e cruzamento. Do canto, não resultou porém qualquer perigo...
46'Entra Gonçalo Paciência (Académica)
46'Sai Rafa (Académica)
46'Recomeça o Académica - Estoril
45'Intervalo no Académica - Estoril
Vantagem para o Estoril, depois de um primeiro tempo de maior eficácia dos canarinhos. A Académica efetuou uma das piores primeiras partes de que há memória nesta temporada...
44'O Estoril fica perto do terceiro! Babanco lança Léo Bonatini na esquerda da área, este trabalha bem sobre Iago, atira para defesa de Pedro Trigueira e, na recarga, Anderson Luís remata forte, mas ao lado da baliza da Académica.
43'Remate de meia-distância de Aderlan.A bola sai muito por cima.
42'Marinho arranca um cruzamento da direita mas Diego Carlos afasta bem para canto.
38'Rafael Lopes isolou-se perante Kieszek, mas havia fora-de-jogo...
36'Futebol insípido e sem ideias da Académica, nesta altura...
26'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Gerso Fernandes.
Léo Bonatini cruza da linha final para a entrada de Gerso que, perante a passividade da defensiva conimbricense, bateu de pé direito Pedro Trigueira.
25'Na sequência de um bom trabalho de Nii Plange e após um ressalto num jogador adversério, Rafael Lopes atira de fora da área, para defesa fácil de Kieszek.
21'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Mattheus.
Cruzamento de Anderson Luís do lado direito e cabeceamento forte do médio ofensivo estorilista, num lance em que era difícil Pedro Trigueira ter feito melhor...
16'Cruzamento de Leandro Silva, agora do lado esquerdo, com João Real a cabecear e a bola a sair desviada por um jogador do Estoril, para fora.
15'Perigo junto à baliza do Estoril! Livre irrepreensivelmente cobrado por Leandro Silva, no lado direito, e Rafael Lopes a não conseguir a melhor receção em excelente posição para atirar à baliza.
13'Excelente passe de Aderlan a desmarcar Marinho na direita mas o cruzamento deste último saiu demasiado largo...
13'Assiste-se a um jogo morno, com as equipas bem encaixadas uma na outra.
7'Entretanto, Leandro Silva ficou caído mas já se levantou...
7'Cruzamento de Babanco da esquerda e Pedro Trigueira a lançar-se afastando a bola com os punhos.
6'Passe de Aderlan a procurar desmarcar Rui Pedro nas costas da defesa estorilista mas Kieszek sai rapidamente e afasta com o pé para lançamento de linha lateral.
4'Anderson Luís regressa ao jogo.
2'Entretanto, Anderson Luís, jogador envolvido naquele duelo, está fora das quatro linhas a ser assistido.
1'Primeiro lance junto da baliza de Kieszek! Aderlan cruzou da direita e Rui Pedro surgiu ao segundo poste, apertado por um defesa estorilista, atirando ao lado.
1'Começa o Académica - Estoril
Sai a Académica
0'As equipas entram em campo. O jogo vai começar já daqui a pouco...
0'O Estoril vem de uma derrota em casa com o Sporting. E hoje está também atento ao que farão o V. Guimarães e o P. Ferreira.
0'A Académica vem de um empate em casa do Moreirense. Hoje, está também com os olhos no que farão o Boavista e o União da Madeira.
0'As equipas terminam agora os exercícios de aquecimento e recolhem aos balneários.
0'Fabiano Soares: «As vitórias trazem sempre tranquilidade, esperança, mas continuo a pensar jogo a jogo e claro que com vitórias sonhamos com mais coisas. Neste momento, o sonho passa por ganharmos em Coimbra diante de uma equipa complicada que necessita de pontos para sobreviver».
0'Na antevisão a este duelo, o adjunto de Filipe Gouveia, Miguel Pinto, foi peremptório: «Queremos a vitória. Os últimos resultados foram bons e a equipa está no bom caminho para assegurar a manutenção».
0'A equipa de arbitragem é chefiada por Rui Costa, da AF Porto. Será assistido por João Silva e Miguel Aguilar. O quarto árbitro é João Matos.
0'A equipa da Académica acaba de entrar para o aquecimento, juntando-se aos jogadores do Estoril, que já iam aquecendo desde há cinco minutos
0'Tarde fresca e céu nublado em Coimbra
0'Suplentes: Georgemy, Diakhité, Afonso Taira, Pedro Botelho, Matheuzinho, Dieguinho e Michael.
0'ESTORIL: Kieszek; Anderson Luís, Yohan Tavares, Diego Carlos, Babanco; Anderson Esiti, Diogo Amado; Mendy, Mattheus, Gerso; Léo Bonatini.
0'Suplentes: Lee, Ricardo Nascimento, Nuno Piloto, Pedro Nuno, Gui, Rabiola e Gonçalo Paciência.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, Iago, João Real, Rafa Soares; Leandro Silva, Fernando Alexandre; Marinho, Rui Pedro, Nii Plange; Rafael Lopes
0'Vamos desde já à constituição oficial das equipas...
0'Boa tarde! Académica e Estoril defrontam-se em Coimbra, para a 27ª jornada da Liga. O apito inicial está marcado para as 16h e o MAISFUTEBOL conta-lhe tudo AO MINUTO! Fique ligado!
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 20 Mar 2016 às 16:00

in maisfutebol 

Sem comentários:

Enviar um comentário