6 de março de 2016

Académica-V. Guimarães (antevisão): rivais entre a aflição e o sonho europeu

O MOMENTO

Académica

A derrota frente ao rival na luta pela manutenção Marítimo na última ronda deixou a Briosa numa posição algo débil, apenas aliviada pela derrota caseira do antepenúltimo classificado Boavista. O momento é crítico na cidade de Coimbra e a semana não foi fácil: o clube anunciou através de um comunicado que houve uma tentativa de desestabilização do grupo de trabalho através do lançamento de informações de fonte anónima sobre a gestão da Académica. O jogo frente ao rival vimaranense (tudo começou na década de 80, após o polémico caso Ndinga) é mais um de tudo ou nada para os comandados de Filipe Gouveia.

V. Guimarães

Os moralizadores empates frente a Sp. Braga e Sporting nas últimas rondas levaram a que se mobilizasse uma «onda branca» em Guimarães ao longo da semana, com o objetivo de levar centenas e centenas de adeptos até Coimbra para assistir ao encontro deste domingo. Apesar da ausência do castigado Josué, os vimaranenses irão tentar capitalizar o bom momento coletivo numa fase decisiva da época. As portas da Europa poderão ficar entreabertas com uma vitória frente à Académica...

AUSENTES

Académica

Gui (impedido pelos regulamentos).

V. Guimarães

Josué (castigado), Alex e Pedro Correia (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Filipe Gouveia

«Uma vitória perante uma equipa como o Guimarães, que tem um plantel muito forte, seria para o nosso grupo de trabalho muito moralizador e talvez nos desse aquela tranquilidade que nos tem faltado, especialmente nos jogos fora. Temos de encarar estes últimos 10 jogos como finais, vamos entrar com tudo para conseguir pontos».

Sérgio Conceição

«É importante ganharmos o jogo para dar valor aos os últimos jogos. Vamos encontrar um adversário que está em dificuldades pelo seu objetivo, que é a permanência na Liga».

CONFRONTO DIRETO

Este é um dos clássicos com maior tradição e rivalidade no futebol português (106ª partida entre ambas as formações no primeiro escalão). O histórico geral é ligeiramente favorável aos vimaranenses (43 vitórias face a 37 da Briosa) e o passado recente também: no último encontro entre ambos, em Coimbra, o Vitória venceu por 4-2. De destacar que na primeira volta, o resultado registado foi uma igualdade a uma bola.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Académica


Outros convocados: Lee, Iago, Rui Pedro, Pedro Nuno, Ki, Ivanildo, Marinho, Rafael Lopes e Rabiola.

V. Guimarães
Outros convocados: a lista não foi divulgada.

Sem comentários:

Enviar um comentário