3 de abril de 2016

2015/16 - 28J - Arouca 3 - Académica 2



A Académica perdeu este sábado com o Arouca por 3-2 numa partida que contou para a 28ª jornada da Liga NOS. Pedro Nuno e Gonçalo Paciência marcaram os golos da Briosa que, com este resultado, mantém os 23 pontos na tabela classificativa.

Os "estudantes" começaram melhor no desafio e chegaram à vantagem por intermédio de Pedro Nuno. Aos 11 minutos, o jovem médio da Académica finalizou dentro da área e colocou a turma conimbricense na liderança do resultado. Contudo, após o golo, a Briosa sentiu dificuldades em "pegar" no jogo e disso se aproveitou o Arouca para dar a volta ao marcador.

Jubal, Lucas Limas e Artur fizeram o 3-1 ainda antes do intervalo e na etapa complementar restava aos "estudantes" irem atrás do resultado. Apoiada por largas dezenas de adeptos em Arouca, a Briosa ainda reduziu para 3-2 aos 62 minutos, por intermédio de Gonçalo Paciência, mas até final não conseguiu chegar, pelo menos, ao empate.

Na próxima jornada, a Académica recebe o Benfica. Força Rapazes! 

nº espectadores:
árbitro: Carlos Xistra 

Crónica

O Arouca bateu a Académica por três bolas a duas na tarde deste sábado, garantindo a continuidade na quinta posição da Liga, isto numa altura em que ficam a faltar seis partidas para o final da prova.

O começo de jogo no Estádio Municipal de Arouca teve como claro protagonista o conjunto forasteiro. Os academistas, a lutarem de forma desesperante por escapar à descida de divisão, entraram com tudo e submeteram os arouquenses a pressão intensa no primeiro quarto de hora.

Atacando sobretudo pelo corredor esquerdo, onde hoje apareceu Rafael Lopes (acompanhado do outro Rafa, lateral-esquerdo), a Briosa meteu muita velocidade logo de início, aliando a essa característica uma capacidade de ter critério com bola e de pressionar bem na frente. Logo aos dez minutos, após uma incursão de Rafael Lopes pela esquerda, Marinho esteve perto de marcar, com o lateral arouquense Lucas Lima a impedir a festa do atacante academista na mesma jogada, em dois momentos diferentes.

No entanto, os academistas não tardariam a chegar ao golo: novamente pelo lado esquerdo, Rafa Soares, lançado em profundidade por Rafael Lopes, assistiu Pedro Nuno que, com um toque de classe e um remate colocado de pé esquerdo, apontou o primeiro da partida.

Estavam lançados os dados para uma primeira parte muito agitada, com o Arouca a responder pouco depois: minuto 18, canto na direita, com Artur a cruzar para área, Gegê ajeitou de calcanhar e Jubal, completamente sozinho na pequena área, atirou de pé direito para o empate do quinto classificado.

O jogo continuou numa toada de grande equilíbrio, com o Arouca no entanto a ganhar ascendente nos últimos 15 minutos da primeira metade. Essa subida de rendimento confirmou-se entre os minutos 39 e 43, com a equipa da casa a passar a ter a vantagem e logo de dois golos.

O segundo do Arouca surgiu novamente na sequência de um canto do lado direito. Artur cruzou para o centro da área, Jubal não chegou de cabeça e a bola sobrou para Lucas Lima que, à entrada da área, atirou colocado de pé esquerdo para o fundo das redes academistas.

Volvidos quatro minutos, numa transição rápida e de pé para pé, começou-se a desenhar um desfecho feliz para a turma de Lito Vidigal, com Mateus a lançar Adilson na área e este a assistir Artur que, com toda a calma e tempo do mundo, temporizou no meio da área e rematou para o terceiro do Arouca. Ao intervalo, ficava a sensação clara de que o Arouca merecia a vantagem, aproveitando as desatenções defensivas contrárias e sendo sobretudo mais eficaz que uma Académica que durou apenas 15 minutos.

Gonçalo ainda agitou mas serviu de pouco…

No regresso dos balneários, e pese embora a Académica estivesse em desvantagem no marcador, Filipe Gouveia não optou por mudar peças na equipa conimbricense. O reinício de partida foi muito travado, com faltas sucessivas e com o árbitro Carlos Xistra a começar a tirar os cartões do bolso…

Pouco antes de completarmos o primeiro quarto de hora do segundo tempo, Gouveia finalmente decidiu mexer na equipa, efetuando duas substituições lógicas (Hugo Sêco entrou para o lugar de Marinho e Gonçalo Paciência para o lugar de Rabiola).

E, em abono da verdade, as substituições operadas pelo técnico academista surtiram efeito quase imediato. Mais concretamente cinco minutos. Gonçalo Paciência recebeu um passe longo em plena área arouquense e, perante a passividade de Hugo Basto e a incompreensão de Bracali, atirou ao de leve de cabeça para o fundo das redes do brasileiro.

A Briosa foi procurando reagir, pegando mais na bola mas ia faltando calma e critério na hora da decisão. O Arouca procurou resguardar-se e apostar mais na contraofensiva, como aliás costuma fazer neste tipo de circunstâncias. Mateus ainda esteve perto do quarto golo após boa transição dos arouquenses mas Nii Plange acabou por salvar a Académica de mais um golo sofrido.

A turma da casa acabou assim por garantir o essencial, depois de um jogo que até começou tremido. Mais uma prova da fibra e da raça deste seríssimo candidato à Europa. Quanto à Briosa, a vida vai-se complicando cada vez mais à medida que as jornadas vão passando…

Destaques 

FIGURA

Artur: Uma assistência, uma «meia» assistência e um golo. A exibição de Artur, em particular nos primeiros 45 minutos, foi um compêndio de bom futebol e classe com bola nos pés. Geralmente bem no «timing» das decisões e implacável na marcação de bolas paradas, acabou por ser determinante no desfecho da partida. Saiu ovacionado pelos adeptos da casa já em tempo de compensação.

MOMENTO

Arouca a marcar o terceiro e Briosa a ver a vida andar para trás: Já na parte final do primeiro tempo, e depois de ter consumado a reviravolta, a equipa arouquense deu novo golpe nas aspirações academistas: numa excelente jogada de envolvimento ofensivo, Mateus lançou Adilson na direita da grande área e este assistiu Artur que teve tempo para tudo: recebeu, segurou, ajeitou e rematou, fora do alcance de Pedro Trigueira. O resultado estava então bem encaminhado para o candidato europeu…

OUTROS DESTAQUES

Adilson: Sempre ativo e com grande leitura de jogo, dá amplitude ao jogo ofensivo da equipa arouquense, revelando bom jogo de pés, tanto com o esquerdo como com o direito. Assistiu para o terceiro do Arouca e esteve sempre com as pilhas carregadas, do princípio ao fim.

Mateus: Importante a esticar jogo pelo lado direito, teve uma participação importante na criação do lance do terceiro golo e já no segundo período podia ter resolvido em plena área academista, mas o remate embateu num defesa forasteiro. Rápido e contundente, tem sido ser uma peça importante nesta segunda volta do campeonato.

Lucas Lima: Tem um pé esquerdo que vale ouro, tanto a tirar cruzamentos como a rematar, como se viu no lance do segundo golo, brilhantemente apontado por ele. Dá profundidade à equipa no corredor esquerdo, além de garantir segurança defensiva. Sem dúvida, um dos laterais-revelação da Liga esta temporada.

Pedro Nuno: Talento não falta a este miúdo, ele que tem tido uma utilização intermitente ao longo da época. No entanto, uma vez mais apareceu em bom plano, cheio de confiança com a bola nos pés e exibindo a ousadia que parece não existir noutros companheiros seus. Foi ele que inaugurou o marcador e esteve em parte das jogadas de relevo da Briosa naquele grande arranque de jogo.

Rafael Lopes: Grande primeiro tempo, embora se tenha ido apagando com o passar do tempo. Bem na tomada de decisão, abrindo com critério e distribuindo jogo com classe, esteve em plano de evidência na jogada que deu origem ao primeiro golo dos academistas.

Opiniões 

Lito Vidigal, treinador do Arouca, em declarações aos jornalistas na sequência do triunfo caseiro frente à Académica por 3-2:

«Antes de mais, parabéns e obrigado à massa adepta. Arouca esteve em peso no estádio. Queremos que os adeptos estejam cá com maior frequência e oferecemos-lhes esta vitória, pois eles têm feito acreditar esta equipa».

[Sobre a Liga Europa] «Eu não tenho de me assumir candidato à presença na Liga Europa, porque vocês [jornalistas] não acreditam, senão estariam cá nas antevisões. Vocês não acompanham e isso dá força anímica aos meus jogadores. Não sei porque é que me fazem sempre a mesma pergunta, se vocês não acompanham uma equipa que está em quinto lugar».

«O mais importante é reforçar o trabalho dos jogadores, tiveram uma atitude extraordinária. Nós estamos numa posição que também nos dá alguma comodidade e vamos tentar fazendo testes. Se tivermos a felicidade de disputar um campeonato diferente [Liga Europa], vamos encontrar equipas da qualidade do Sporting [que goleou o Arouca por 5-1] ou melhores. Perdemos por números alargados mas aprendemos muito com esse jogo».

«Este jogo de hoje mostrou que temos muito que crescer, pois entrámos com muitas dificuldades. A Académica começou melhor, fez um golo mas depois os meninos soltaram-se e fizeram três golos. Na segunda parte, não assumimos o jogo e só quando percebemos que a vitória não nos ia fugir é que nos soltámos um bocadinho mais».

«Estamos numa posição privilegiada em relação a equipas que estão mais bem preparadas que nós. Estamos numa vila com 3500 habitantes… o que estes jogadores estão a fazer é absolutamente extraordinário. Vamos continuar a ser extremamente ambiciosos, porque só assim é que nós, numa das cinco melhores ligas da Europa, vamos continuar numa posição como esta».

«Nós dominamos muitos aspetos para poder estar na quinta posição. Responsabilidade, trabalho e ambição, acreditar sempre que podemos ser melhores. Todos os dias vimos trabalhar como se fosse o primeiro ou o último dia das nossas vidas. Nós cá estamos e vamos fazer de tudo para nos mantermos nesta posição. Temos de perceber onde estamos inseridos. Se outros com maiores responsabilidades não o fazem, nós vamos fazendo, trabalhando com vontade máxima para conseguir alguma coisa de extraordinário. Podemos fazer alguma coisa inimaginável».

Filipe Gouveia, treinador da Académica, em declarações aos jornalistas no final da derrota em Arouca por 3-2:

«É difícil arranjar explicações. Entrámos bem no jogo, uma entrada fantástica. Tivemos oportunidades, tivemos posse de bola. Inexplicavelmente, numa situação para a qual estávamos avisados, de bola parada, o Arouca fez o golo na primeira vez em que foi à nossa baliza».

«Tem-nos faltado aquela pontinha de sorte. Acontecem coisas como as que viram. Fizemos um bom jogo, exceto na defesa das bolas paradas».

«Temos de continuar a trabalhar, só dependemos de nós, temos mais seis jornadas para dar a volta. Defrontámos uma equipa como o Arouca, que está no lugar em que está, fizemos este jogo e querem que eu não esteja confiante na manutenção?».

Ao minuto 

90'FIM DO Arouca, (3) - Académica, (2)
90'Entra E. Albín (Arouca)
90'Sai Artur (Arouca)
90'4 minutos de compensação
86'Cartão amarelo para Gonçalo Paciência.
85'Adilson arranca até à área da Académica e depois não passa por João Real. Pede mão do defesa da Académica, mas o árbitro não assinala
83'Livre para a Académica. Bola batida para a área, mas Bracali a saltar mais alto e a tirar
81'Bola batida para a área, e Lucas Lima a aparecer para rematar ao lado
81'Canto para o Arouca
81'Cruzamento de Artur e NII PLANGE ATIRA-SE PARA O CHÃO PARA BLOQUEAR O REMATE DE MATEUS
77'Tentava subir Nuno Valente pela esquerda, mas travado em falta por Nii Plange
75'Bola batida, mas a defesa arouquense a cortar
75'Livre para a Académica já perto da área do Arouca
74'Adilson vê cartão por ter intercetado com o braço um remate de Leandro Silva
74'Cartão amarelo para Adilson Goiano.
74'Sai Walter González (Arouca)
73'Entra Maurides (Arouca)
73'Artur a subir pela direita, mas o passe depois a ser intercetado por Ricardo Nascimento
71'Arrancada de Mateus em direção à área da Académica, mas depois o árbitro a considerar falta atacante sobre Nii Plange
70'Sai Pedro Nuno (Académica)
70'Entra Rui Pedro (Académica)
68'Remate de Gonçalo Paciência, mas a sair ao lado
66'Cartão amarelo para Hugo Seco.
66'Belíssimo trabalho de Leandro Silva a serpentear pelo meio campo do Arouca, mas depois o passe a ser intercetado
65'Académica nem festejou o golo para não perder tempo
64'Entra Nuno Valente (Arouca)
64'Sai Ivo Rodrigues (Arouca)
62'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Gonçalo Paciência.
Passe longo para a área, Gonçalo Paciência recebe e, frente a Hugo Basto, cabeceia, fazendo a bola passar fora do alcance de Bracali
60'Gonçalo Paciência a tentar aproveitar um mau passe de Lucas Lima, junto à área, mas o lateral do Arouca a resolver
59'Leandro a cruzar para a área, mas Artur a cortar
57'Entra Gonçalo Paciência (Académica)
57'Sai Rabiola (Académica)
57'Entra Hugo Seco (Académica)
57'Sai Marinho (Académica)
56'Dupla substituição em breve na Académica
56'Remate de Rabiola, ao lado
56'Remate de Walter, mas Pedro Trigueira a defender
53'Cartão amarelo para Leandro Silva.
52'Rafa a bater direto, mas Bracali a sair e a socar para a frente
52'Livre para a Académica já perto da área da Académica
51'Início de segunda parte muito faltoso
51'Cartão amarelo para Ivo Rodrigues.
50'Nuno Piloto a tentar tirar a bola antes que Artur lá chegasse, mas só conseguiu atingir o jogador do Arouca
49'Cartão amarelo para Nuno Piloto.
47'Árbitro a considerar que houve falta de Rabiola sobre Jubal e a mostrar o amarelo ao jogador da Académica
46'Cartão amarelo para Rabiola.
46'Recomeça o Arouca - Académica
45'Ambas as equipas sem substituições ao intervalo
45'Intervalo no Municipal de Arouca. Uma grande entrada da Académica acabou por se esfumar com uma reação fantástica da equipa da casa.
45'Intervalo no Arouca - Académica
45'Um minuto de compensação
43'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Artur.
Mateus deixa em Adilson na direita de área e este assiste Artur para o terceiro com classe. O médio ofensivo do Arouca teve tempo para tudo e atirou de pé direito para o canto da baliza de Trigueira
42'Grande trabalho de Rabiola na área do Arouca, mas o passe para a zona de remate acabou intercetado por um defesa da casa.
39'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Lucas Lima.
Canto de Artur, Jubal tenta chegar à bola de cabeça e esta sobra para Lucas Lima que desfere um potente remate de pé esquerdo à entrada da área academista
39'Cruzamento de Lucas Lima, receção de Adilson com as costas, quase sem querer, na pequena área, com Ricardo Nascimento a efetuar um corte importante
39'Artur chuta na área mas sai à figura de Pedro Trigueira.
34'Remate de Lucas Lima de fora da área, muito por alto
30'Canto de Lucas Lima na esquerda, com Ivo Rodrigues a falhar o desvio para a baliza, ao primeiro poste, por muito pouco.
25'Rafa Soares bate livre à entrada da área, com força, mas o remate vai à figura de Bracali
22'Pedro Nuno, de novo, de fora da área, com Bracali a agarrar o remate do médio academista apenas à segunda.
18'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Jubal.
Canto de Artur, Ivo Rodrigues tenta chegar à bola, não consegue, e Jubal, completamente livre de marcação, na pequena área, atira para o fundo das redes de Pedro Trigueira.
17'Queda de Rabiola na área arouquense, com protestos dos jogadores e adeptos academistas.
16'Livre de Artur para a área da Académica com João Real a desviar por cima da própria baliza
11'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Pedro Nuno.
Grande jogada de ataque da Briosa, com Rafael Lopes a lançar Rafa Soares na esquerda, em profundidade, com um excelente passe e o lateral-esquerdo da Académica cruzou para o centro da área, onde Pedro Nuno ajeitou e atirou com classe, sem hipóteses para Rafael Bracali
10'Bracali ficou magoado na sequência de um choque com Marinho mas já está recuperado
10'GRANDE DUPLA OPORTUNIDADE PARA A ACADÉMICA! Rabiola abre em Rafael Lopes, este cruza para o centro da área onde Marinho atira com Lucas Lima a evitar o golo em cima da linha. Na recarga, a novo remate de Marinho, foi novamente o lateral-esquerdo do Arouca a evitar o golo.
5'Cruzamento perigosíssimo de Pedro Nuno, com a bola a atravessar toda a área do Arouca, sem que alguém conseguisse desviar para a baliza
3'Tentativa de Rafael Lopes, de fora da área, com a bola a passar ao lado da baliza de Bracali
1'Começa o Arouca - Académica
0'Minuto de silêncio em memória do antigo internacional português, jogador e treinador do Sporting, Fernando Mendes.
0'Entrada das equipas em campo
0'Saída deverá ter sido motivada por problemas físicos
0'Alteração de última hora no onze da Académica: sai Fernando Alexandre, entra Pedro Nuno.
0'As equipas terminaram agora os exercícios de aquecimento e regressaram aos balneários
0'O árbitro desta partida vai ser Carlos Xistra, da AF Castelo Branco e será assistido por Bertino Miranda e Jorge Cruz. Quarto árbitro: Daniel Cardoso.
0'A Académica também já aquece no relvado.
0'Entretanto, entram os restantes jogadores do Arouca para os habituais exercícios de aquecimento.
0'Para já, vão aquecendo apenas os guarda-redes de ambas as equipas no relvado do Municipal de Arouca.
0'Suplentes Académica: Lee, Aderlan, Iago, Pedro Nuno, Hugo Sêco, Gui e Gonçalo Paciência.
0'Suplentes Arouca: Rui Sacramento, Velázquez, Nuno Valente, Albín, Zequinha, Roberto e Maurides.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Nii Plange, João Real, Ricardo Nascimento, Rafa Soares; Fernando Alexandre, Nuno Piloto; Marinho, Leandro Silva, Rafael Lopes; Rabiola.
0'AROUCA: Rafael Bracali; Gegê, Jubal, Hugo Basto, Lucas Lima; Nuno Coelho, Adilson, Artur; Mateus, Walter González, Ivo Rodrigues.
0'JÁ HÁ ONZES!
0'Filipe Gouveia: «Ainda não ganhámos fora e esse foi um dos desafios que propusemos ao grupo. Esperamos ir a Arouca e trazer os três pontos, que é o objetivo principal neste momento».
0'«Vai ser um jogo extremamente difícil, porque nós queremos, como sempre, ganhar e a Académica está numa posição muito desconfortável na tabela classificativa. Queremos que o estádio esteja repleto de amarelo, com adeptos do Arouca. Esta equipa tem tido uma postura fantástica e precisa do apoio e carinho dos adeptos».
0'Lito Vidigal: «Claro que a Académica trará pressão, mas todos os jogos são difíceis. Numa situação normal, estaríamos a disputar com a Académica os mesmos objetivos que eles estão a disputar neste momento, mas nós demos um salto de qualidade».
0'Em dois confrontos entre estas duas equipas para o campeonato no Municipal de Arouca, a Briosa venceu sempre. Nos três jogos em Coimbra, incluindo o desta temporada, deu sempre empate.
0'Frente-a-frente, o quinto classificado, Arouca, com 41 pontos e o penúltimo, Académica, com 23 pontos, a um ponto da zona de salvação.
0'Boa tarde, o Maisfutebol está no Municipal de Arouca para acompanhar o Arouca-Académica da 28 ª jornada da Liga.

Sem comentários:

Enviar um comentário