26 de abril de 2016

2015/16 - 31J - Académica 1 - Fc Porto 2


nº espactadores: 5 085
árbitro: Nuno Almeida

Destaques 

E eis que, ao fim de mais de um mês, o FC Porto voltou às vitórias fora de portas, garantindo assim o terceiro lugar em mais um campeonato para esquecer. A história deste jogo teve contornos masoquistas para os dragões, que terminaram a pedir o apito final frente a uma Académica defensiva até ao intervalo e mais atrevida após o descanso.

À entrada para esta partida, ambas as equipas apareciam motivadas pelos resultados satisfatórios do fim de semana passado: a Académica conquistou importante ponto na luta pela salvação, no Restelo, e o FC Porto goleou o Nacional, com nota artística.

Os primeiros minutos do embate do Cidade de Coimbra foram intensos, embora sem grande acerto de parte a parte.

A Briosa partiu para o jogo num bloco baixo, convidando os dragões a partir para cima, embora a equipa de Peseiro não tenha sido demasiado assertiva na forma como empreendia o futebol de ataque. Faltava profundidade pelos corredores laterais e o jogo entrelinhas perdia-se numa sucessão de passes errados. Ainda assim, o FC Porto ia recuperando a bola rapidamente e não deixava sequer a Briosa esboçar reação.

FICHA DE JOGO E A PARTIDA AO MINUTO

Ainda assim, pouco depois do quarto de hora, e já na sequência de duas boas paradas de Pedro Trigueira, a remates de meia-distância de Rúben Neves e Maxi Pereira, Nuno Piloto teve espaço de progressão, subiu com a bola mas o remate saiu ao lado da baliza de Helton. Depois disso, foi a vez de Varela dispor de duas oportunidades, mas à primeira nem sequer acertou na bola (com a baliza escancarada) e à segunda rematou bem por alto.

Quem acabou por inaugurar o marcador foi mesmo a equipa da casa, a 20 minutos do intervalo, numa brilhante execução do prodigioso Pedro Nuno, em livre à entrada da área, ligeiramente descaído para a esquerda. Helton não conseguiu travar um remate colocadíssimo que supôs o quarto golo neste campeonato para o jovem figueirense.

Os dragões sentiram-se na obrigação de responder e mantiveram o domínio, embora sem acerto na hora do último passe e da finalização. Porém, e como estávamos numa tarde de inspiração das jovens promessas, Rúben Neves sacou de um espetacular remate colocado de pé direito à entrada da área, empatando a partida ao minuto 38. Foi o primeiro golo do jovem internacional português nesta edição da Liga.

A igualdade acabou por permanecer até ao apito final para o primeiro tempo, num prémio ao labor defensivo da Briosa e ao génio de dois médios sub-21.

Brahimi, decisivo no regresso

Tanto Filipe Gouveia como José Peseiro nada mudaram ao intervalo, não surpreendendo portanto que a toada de jogo se tenha mantido: FC Porto dominador, embora um pouco mais intencional na hora de rematar, perante uma Académica resguardada mas a procurar atrever-se num ou noutro contra-ataque.

Sérgio Oliveira, em duas ocasiões, atirou por cima da baliza de Trigueira, guardião que se viu obrigado a uma excelente intervenção após belo trabalho na área de André Silva (titular pela segunda vez consecutiva neste campeonato).

Na resposta, a Briosa pareceu soltar-se melhor para o contra-ataque, com a entrada de Hugo Sêco para o lugar do lesionado Rafael Lopes a fazer-se notar. No entanto, era Pedro Nuno quem mais magia espalhava no relvado do Cidade de Coimbra. Vários foram os pormenores técnicos deliciosos e arranques, obrigando a atenção redobrada da estrutura defensiva azul-e-branca.

A qualidade de produção do futebol ofensivo dos dragões parecia haver diminuído nos primeiros 20 minutos do segundo tempo e José Peseiro não foi de modas, lançando praticamente de seguida os regressados Brahimi e André André.

E o efeito foi imediato: o argelino cruzou para a área, a bola sofreu um desvio traiçoeiro em Hugo Sêco e foi parar ao fundo das redes de Pedro Trigueira, algo baralhado pela movimentação em direção à baliza de André Silva. Os dragões estavam pela primeira vez na frente do marcador e logo numa altura em que até iam sentido mais dificuldades para criar ocasiões de perigo…

A Briosa reagiu a caminho do último quarto de hora: na sequência de uma jogada de contra-ataque bem gizada, Pedro Nuno atirou para as nuvens, à entrada da área, desperdiçando boa ocasião para bisar e, por consequência, empatar a partida.

Depois disso, Filipe Gouveia procurou agitar o jogo, lançando o velocista Marinho e Makonda, lateral/ala francês que regressou após paragem prolongada por lesão. E na verdade, Marinho deu verticalidade ao ataque, quase assistindo Pedro Nuno para a igualdade, já nos últimos dez minutos do encontro.

E este período final do jogo foi realmente de sufoco para os vice-campeões nacionais, fechados num colete de forças bem apertado por uma equipa pressionante e intencional como até aí não havia sido. A um minuto dos 90, Nii Plange teve uma das ocasiões da partida, mas o chapéu saiu direto à barra da baliza à guarda de Helton. Depois disso, foi novamente Pedro Nuno a desperdiçar boa ocasião para chegar ao empate, em mais uma tentativa à entrada da área.

No final, triunfo muito sofrido dos dragões (que acabaram a queimar tempo), que assim garantem o objetivo mínimo para esta fase da época (acesso ao «play-off» da Liga milionária). Quanto à Académica, fica a sensação de que poderia ter claramente ganho um ponto numa luta pela manutenção que prossegue na próxima semana numa final épica frente ao União da Madeira…

Destaques 

FIGURA: Pedro Nuno 
Mais uma exibição de grande nível do jovem médio ofensivo academista. Acutilante com bola no pé, fisicamente mais disponível e sempre de cabeça levantada, marcou o golo academista, num livre cobrado de forma exemplar à entrada da área portista. Extraordinário na condução de bola e leitura de jogo, esteve perto do golo em mais três ocasiões, mas atirou para fora.

MOMENTO: Nii Plange quase tocou o Céu (90 minutos)
Estávamos a caminhar a passos largos para o minuto 90, quando se deu um dos grandes momentos da partida. Nii Plange, descaído para a direita, sacou de um chapéu inesperado, ficando muito perto de bater Helton. A trave impediu aquele que seria mais um grande golo numa tarde de momentos artísticos dignos de serem vistos e revistos no Cidade de Coimbra…

OUTROS DESTAQUES

Maxi Pereira: jogo de enorme entrega e querer do lateral-direito uruguaio. Ofensivamente, foi um dos jogadores mais destacados da equipa, dando constante largura e profundidade à equipa e mostrando equilíbrio no momento defensivo. Importante até ao final da partida, poderia claramente ter feito o gosto ao pé em algumas ocasiões.

Brahimi: entrou para ajudar a resolver, fazendo o cruzamento do qual resultou o segundo golo dos portistas. Rápido, tecnicista, embora nem sempre optando pela melhor decisão, foi importante a mexer com o jogo de ataque do FC Porto numa altura em que este sentia a falta de um criativo…

Rúben Neves: golo fabuloso, numa exibição com altos e baixos. Ao nível do passe cumpriu, em geral, embora algumas bolas longas não lhe tenham saído bem. Defensivamente, sentiu algumas dificuldades na marcação a Pedro Nuno e viu-se algo desacompanhado, sobretudo após a saída de Sérgio Oliveira. Apesar de tudo, vai beneficiando dos minutos que lhe iam faltando em partidas mais recentes…

Nii Plange: o burquinês ficou muito perto da igualdade num lance espetacular já na parte final da partida. Rápido e dinâmico, não apareceu muito durante o primeiro tempo mas acabou por se soltar após o intervalo. Tem sido um dos jogadores mais regulares da Briosa esta temporada.

Makonda/Marinho: foi muito graças a eles que a Académica terminou o jogo em cima do FC Porto. Rápidos, interventivos e dinâmicos, sacaram cruzamentos perigosos, que poderiam muito bem ter resultado em golo. Ficou a sensação clara de que poderiam ter entrado em campo mais cedo…

Opiniões 

Filipe Gouveia, treinador da Académica, comentou desta forma a derrota da sua equipa frente ao FC Porto (1-2). Declarações na flash interview da SportTV:

«O FC Porto conseguiu empatar num grande golo e a partir daí parece que desmoronámos e deixamos de acreditar. Depois começámos a reagir, corrigimos algumas coisas na segunda parte mas depois surgiu um golo caricato, que não pode acontecer em alta competição. De qualquer forma, parabéns aos meus jogadores. O FC Porto acabou o jogo a deixar passar o tempo, que corria a seu favor. Vamos continuar a acreditar, sabendo que os adeptos também acreditam em nós. »

Filipe Gouveia, treinador da Académica, na sequência da derrota frente ao FC Porto (1-2): 

«A equipa não vai sofrer em termos anímicos. O FC Porto teve dificuldades para entrar no nosso último reduto. Entrámos a ganhar, mas depois o Porto fez um grande golo e parece que na fase em que estamos… tudo nos acontece. O grupo está triste porque perdemos mas consciente de que fez um bom jogo, acabámos a pressionar o FC Porto. Agora, resta-nos continuar a trabalhar para ir ganhar à Madeira. Tem-nos faltado tranquilidade, fruto da posição da tabela classificativa. Os jogadores estão de parabéns. O Porto teve muitas dificuldades perante a Académica. Agora, temos de tentar fazer o mesmo nos jogos fora de casa».

[Sobre a saída de Rabiola e entrada de Marinho]
«O Rabiola estava com dificuldades e o Pedro Nuno já tinha pedido para sair. Pedi-lhe um pouco mais de sacrifício porque é um jogador que pode ser decisivo. Hoje era um daqueles jogos em que precisava de ter substituído mais três ou quatro jogadores. O jogo da Madeira é como se fosse uma final. Se o União perder em Alvalade, ficamos a dois pontos do União e iremos à Madeira para ganhar…».

José Peseiro, treinador do FC Porto, comentou desta forma a vitória no reduto da Académica (1-2). Declarações na flash interview da SportTV:

«Acho que fizemos um bom jogo, ao primeiro remate do adversário sofremos um golo, conseguimos reagir, tivemos alguma felicidade no segundo golo mas surgiu de forma totalmente justa. Tivemos alguns momentos bons, outros nem tanto, mas podíamos ter vencido de forma mais folgada. A Académica organiza-se bem e em transição ofensiva, mesmo com o 1-2, criou alguns embaraços. Agora vamos descansar e começar a preparar o próximo jogo, com o Sporting.»

Fernando Alexandre, médio da Académica, em declarações à SporTV após a derrota por 1-2 contra o FC Porto: 

«Acreditamos no trabalho que estamos a fazer e temos matéria para fazer mais. Criámos problemas ao FC Porto. Vi jogadores deles a queimar tempo e com cãibras».

«Há concentração e entreajuda, estamos a falhar no pormenor. Na próxima semana temos uma verdadeira final».

Ao minuto 

90'FIM DO Académica, (1) - FC Porto, (2)
Vitória sofrida do FC Porto, com direito a reviravolta: Rúben Neves e Brahimi marcaram para os dragões, depois de Pedro Nuno ter inaugurado o marcador. Dragões asseguram o terceiro lugar e o acesso ao play-off da Liga dos Campeões
90'José Ángel sai do relvado. Segue o jogo
90'José Ángel com cãibras. Helton ajuda o colega
90'Falta bem conquistada por André Silva
90'Cartão amarelo para Ricardo Nascimento.
90'Tantas facilidades que o FC Porto está a dar nesta fase!
90'Pedro Nuno! Mais um pontapé! Cruzamento de Makonda, Nii Plange amortece e Pedro Nuno atira por cima
90'Quatro minutos de compensação
90'O avançado recebe e faz o chapéu a Helton, que estava adiantado. A bola raspa na barra e sai!
89'AO FERROOOO!! Nii Plange ia fazer um golo do outro mundo!
87'Académica à procura do empate
87'José Peseiro percebeu que o meio campo não estava a defender bem
86'Entra Francisco Ramos (FC Porto)
86'Sai J. Corona (FC Porto)
85'5085 espetadores em Coimbra
84'Vai entrar Francisco Ramos no FC Porto
82'O meio campo do FC Porto não está a proteger bem aquela zona
82'PEDRO NUNO AO LADO! Novamente à entrada da área, com muito espaço!
81'Cartão amarelo para T. Makonda.
81'João Real! Corajoso! André Silva remata de primeira, o defesa da Académica oferece o corpo à bola!
79'CORONA AO LADO! O mexicano decide mal, até com displicência. Tinha André André solto na área
78'Académica aposta na mobilidade dos atacantes
78'MARINHO NÃO CHEGA! Bom cruzamento de Hugo seco na direita
78'Gouveia abdica do ponta de lança. Marinho, Plange e Hugo seco no trio da frente
77'Entra T. Makonda (Académica)
77'Sai Rabiola (Académica)
77'Entra Marinho (Académica)
77'Sai Nuno Piloto (Académica)
77'O passe de Brahimi era ótimo, mas Nii Plange acompanhou bem Maxi Pereira. E ganhou falta
76'Bruno Martins Indi choca com o árbitro assistente. Tudo controlado
74'Pedro Nuno para o céu de Coimbra!!! Rabiola atrasa bem, mas o médio pega mal na bola
72'QUASE O TERCEIRO! Maxi remata perto da linha de fundo, bola no corpo de João Real
70'Um golo muito estranho. Toda a sorte num lance só. E azar para a Académica, claro
69'Teremos de perceber se o golo é atribuído a Brahimi ou é autogolo de Hugo Seco
67'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Y. Brahimi.
QUE SORTE! O argelino cruza, a bola desvia em Hugo Seco, André Silva faz-se ao lance e não toca. A bola acaba por entrar!
66'Segunda parte de qualidade inferior por parte do FC Porto
65'Entra André André (FC Porto)
65'Sai Sergio Oliveira (FC Porto)
64'Falta durinha de Rúben Neves sobre Pedro Nuno. Escapa ao amarelo
63'José Peseiro troca de extremo e André André também vai entrar
63'Entra Y. Brahimi (FC Porto)
63'Sai Silvestre Varela (FC Porto)
62'Cartão amarelo para André Silva.
61'A Académica está mais solta na segunda parte
61'Defende Helton! Remate de Rabiola, fraco
59'Rúben Neves rouba o golo a Aderlan! O lateral ia rematar e o médio dá um toque subtil na bola
59'Corte importante de José Ángel sobre Pedro Nuno!
58'Rafael Lopes sai com problemas físicos
58'Entra Hugo Seco (Académica)
58'Sai Rafael Lopes (Académica)
57'O ponta de lança segura, puxa para a direita e remata bem!
56'PEDRO TRIGUEIRA!!! Grande defesa!!! André Silva a fazer tudo bem!!
55'MAXI! Ganha quatro ressaltos e faz um cruzamento em esforço
54'POR CIMA! Sérgio Oliveira, mais uma vez! À entrada da área
52'Não chega André Silva! Cruzamento perigoso de José Ángel
51'Excelente Danilo! Rouba a bola a Rafael Lopes e sai a jogar com qualidade
51'Ritmo mais baixo nesta altura. O FC Porto tenta recuperar o controlo
46'Pontapé de Sérgio Oliveira! Forte e muito torto
46'Recomeça o Académica - FC Porto
45'Intervalo no Académica - FC Porto
Primeira parte muito interessante. Dois grandes golos, mais ataque e posse para o FC Porto e momentos de bom futebol. Académica fez um remate e um golo
45'Um minuto de compensação
45'José Ángel cruza de pé direito, tira bem de cabeça Ricardo Nascimento
45'Rúben Neves fez o seu primeiro golo na Liga 2015/16
45'Jogo perigoso de Danilo! O remate acrobático era bonito
44'Maxi Pereira ganha um canto na direita. É para Sérgio Oliveira
43'66 por cento de posse de bola para o FC Porto nesta altura
43'Passe demasiado longo de Danilo, agarra Pedro Trigueira
42'Dois grandes golos na tarde de Coimbra!
38'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Rúben Neves.
GOLÃOOOOOO! O médio encosta com classe, de primeira, de fora da área! A bola entra ao ângulo superior direito, em arco! GOLAÇÇOOO!
37'Passe fantástico de Varela para Maxi! O uruguaio rasga na direita, mas cruza para o corte de um defesa da Briosa
35'Rafael Lopes cruza bem na esquerda, José Ángel afasta de cabeça
35'Agarra Pedro Trigueira! Cruzamento de José Ángel na esquerda
34'Bom cruzamento de José Ángel! Herrera cabeceia e ganha canto
30'Falta de Danilo, a Académica está mais confortável depois do golo
29'Quarto golo de Pedro Nuno no campeonato
28'A Académica marca no primeiro remate que faz. E que golo!
28'André Silva ganha canto
28'Execução primorosa do médio da Académica! Bola com potência e colocada ao ângulo superior esquerdo da baliza de Helton
25'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Pedro Nuno.
GOLAÇOOOO! DE LIVRE!!! UM GOLÃO!!!
24'A 20 metros da baliza de Helton...
24'Cartão amarelo para Maxi Pereira.
24'Falta indiscutível sobre Rafael Lopes!
24'Livre perigoso a favor da Académica!!!
22'Varelaaaaaa! Tão mal!!! Remate de primeira, para as nuvens!
21'Académica sem soluções ofensivas. Muito pobre nesse processo de construção
19'Herrera cruza de primeira, mas Varela não acerta na bola! Em zona claramente para golo
18'PORTO!!!! Varela quase marca!
16'Nuno Piloto por alto!! Tudo nasce num passe errado de José Ángel, na zona do meio campo
15'O bloco baixo da Académica levanta problemas ao FC Porto. Pouco espaço para jogar
14'Mau passe de Nuno Piloto! O médio não percebe o movimento de Rabiola
13'TRIGUEIRA! Defesa difícil a remate de Maxi Pereira! O lateral apoia o ataque e entra na área da Briosa com perigo. Pontapé rasteiro!
11'Cruzamento de Aderlan, Rabiola não segura bem. Pontapé de baliza para o FC Porto
10'Ricardo Nascimento arrisca, sai a jogar e acaba por sofrer falta...
8'Académica apresenta linhas muito recuadas, sem surpresa
7'Maxi Pereira foge na direita, cruza e a defesa da Briosa resolve bem
6'O FC Porto troca muito a bola, até a perder. Mas recupera-a rapidamente
2'HELTON! RESPONDE A BRIOSA! Pedro Nuno trabalha bem, abre em Rafael Lopes e o avançado cruza com perigo!
2'DEFENDE TRIGUEIRA! Bom pontapé de Rúben Neves, de fora da área!
1'Começa o Académica - FC Porto
0'Equipas em campo! Menos de meia casa preenchida, apesar da tarde de sol
0'O público vai entrando no Cidade de Coimbra mas não se perspectiva uma grande casa esta tarde..
0'Briosa também recolhe aos vestiários
0'Regresso aos balneários dos jogadores da equipa do FC Porto
0'Danilo volta a ser central no FC Porto, André Silva faz o segundo jogo seguido a titular
0'Helton é o primeiro jogador a sair para os balneários depois de ter feito os exercícios de aquecimento
0'O árbitro desta partida será Nuno Almeida, da AF Algarve e será assistido por Paulo Ramos e Luís Ramos. Quarto árbitro: Bruno Rebocho
0'Briosa também já no relvado
0'Equipa do FC Porto também já no relvado
0'Agora, são os guarda-redes academistas que partem para os habituais exercícios de aquecimento
0'Entretanto, os dois guarda-redes portistas entram para o aquecimento
0'Na primeira volta, os portistas bateram a turma estudante no Estádio do Dragão por 3-1
0'Este é o 127º jogo entre estas duas equipas no principal escalão do futebol português. A última vitória da Académica registou-se em novembro de 2013, por uma bola a zero, precisamente no Cidade de Coimbra
0'Suplentes: Lee, Iago, Makonda, Rui Pedro, Ki, Marinho e Hugo Sêco.
0'ACADÉMICA: Pedro Trigueira; Aderlan, João Real, Ricardo Nascimento, Oualembo; Fernando Alexandre, Nuno Piloto; Nii Plange, Pedro Nuno, Rafael Lopes; Rabiola
0'Vamos agora ao onze inicial da Académica!
0'Tarde de sol em Coimbra, relvado em bom estado
0'Moussa Marega riscado por Peseiro. Fica na bancada
0'Suplentes: Casillas (GR), Chidozie, André André, Francisco Ramos, Brahimi, Aboubakar e Suk
0'FC PORTO: Helton; Maxi Pereira, Danilo, Martins Indi e José Ángel; Rúben Neves e Sérgio Oliveira; Varela, Herrera e Corona; André Silva.
0'Vamos já conhecer a equipa inicial do FC Porto!
0'Boa tarde! O FC Porto joga em Coimbra a partir das 16h15. O Maisfutebol segue tudo EM DIRETO a partir do estádio
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 23 Abr 2016 às 16:15

Sem comentários:

Enviar um comentário