2 de maio de 2016

2015/16 - U Madeira 3 - Académica 1 -



nº espectadores: 2423
árbitro:  Fábio Veríssimo 

Crónica 

Era um jogo que valia quase como uma final na luta pela manutenção. Venceu o União, que com este 3-1 quase se salva e também quase atira a Académica para a II Liga, cavando uma diferença de cinco pontos quando há seis em disputa.

Depois de uma primeira meia-hora pouco interessante, o União abriu o marcador quase em cima do intervalo (aos 42’).

Élio Martins, o homem do jogo, apareceu para inaugurar o marcador numa recarga após defesa incompleta de Trigueira a livre de Breitner.

Mal batido o guarda-redes da Académica. Ainda assim, os «estudantes» quase empatavam ainda antes da primeira terminar. Gonçalo Paciência num pontapé-de-bicicleta espetacular levou a bola a passar muito perto do poste. Seria um golão…

Na segunda parte, a Académica ficou sem o técnico Filipe Gouveia, expulso logo aos 49’, num desentendimento com Amilton, que passado alguns minutos passaria por Ricardo Nascimento e assistiria Élio Martins que ao segundo poste apareceu para bisar.

Estava ainda não estava resolvido. E o capitão da Académica, Fernando Alexandre, viria a puxar pela cabeça para desviar num canto e reduzir, com a bola a bater ainda em Shehu ainda antes de ultrapassar a linha de golo.

A Académica parecia disposta a nos vinte minutos finais dar o tudo por tudo para chegar ao empate, mas acabaria por ter outro revés, quando Amilton voltou a passar por Ricardo Nascimento, que foi expulso ao derrubá-lo quando seguia isolado para a baliza.

Com mais um jogador em campo os insulares respiraram e tomaram conta do jogo. Até ao final do desafio tentaram arrumar o jogo, dominaram, mas só conseguiram respirar definitivamente com o golo de Gian Martins já em tempo de descontos.

Um golo que serviu para fazer a festa na Madeira. Às custas da Académica, que quase fica condenada juntamente com o Tondela, União deu um passo decisivo na luta pela manutenção. E pelo caminho também ajudou o Boavista, que garantiu matematicamente a permanência.

Destaques 

Figura do jogo: Élio Martins
Bisou na partida e revelou-se decisivo na manobra ofensiva dos insulares na conquista dos três pontos. Como se isso não bastasse, fez a assistência para o terceiro golo da sua equipa. Uma exibição de luxo num jogo determinante para o desfecho da época. Nota máxima.

Momento do Jogo: Sinal vermelho para a Académica
A Académica tinha acabado de reduzir no marcador e tinha vinte minutos para se balancear para o ataque e tentar chegar ao empate. Foi aí que Amilton apareceu isolado à frente de Ricardo Nascimento, que o derrubou quando este já se preparava para seguir para a baliza. Cartão vermelho e a Académica a jogar com menos um.

Outros destaques:

Amilton
Realizou uma grande partida de futebol. Não fosse Élio Martins o homem do jogo, o brasileiro merecia ocupar esse lugar. Esteve na assistência para o segundo golo e provocou a expulsão de Ricardo Nascimento (e também do técnico Filipe Gouveia). Foi um quebra-cabeças para a equipa da Académica.

Paulinho
Foi uma arma eficaz na lateral ao travar as investidas de Rafael Lopes. Quando não esteve nessa função, ajudou os centrais quando os estudantes lutavam por conseguir o golo do empate.

João Real e Ricardo Nascimento
Dois destaques pela negativa na equipa da Académica. O primeiro errou no passe que depois resulta na expulsão de Ricardo Nascimento, que esteve mal não só neste lance com Amilton, que também o ultrapassou no lance do segundo golo do União.

Opiniões 

Luís Norton Matos era um treinador satisfeito na sala de imprensa com o triunfo desta noite sobre a Académica, que vale ao União da Madeira três pontos muito importantes na luta pela permanência:

«Já há muito que poderíamos ter um final feliz. Nunca perdemos o Norte, nunca perdemos o controlo emocional. Fizemos um campeonato em que estivemos sempre acima da linha de água. Como disse na antevisão, este era um jogo extremamente importante para termos uma margem de segurança e conseguirmos o nosso objetivo. Estamos a um ponto da manutenção. E só quando matematicamente estiver tudo garantido é que podemos festejar. Para já, estamos mais próximos do objetivo e este jogo era fundamental para o conseguirmos.» 

[Esta vitória dá ânimo para as jornadas que faltam?] «Vamos encarar os próximos jogos com profissionalismo. Vamos jogar pela dignidade do clube e da competição e pensar que no próximo jogo temos de fazer pelo menos um ponto para não dependermos de mais ninguém. Trinta pontos serão suficientes. Mais um ponto e ficamos a seis da Académica e do Tondela. Não vamos abrandar nada, nem entrar em euforias. Libertámo-nos hoje com a alegria da vitória, mas temos de ter os pés assentes na terra. Hoje houve um jogo um pouco incaracterístico. O golo libertou-nos e depois com o segundo foi mais libertador. O fato de terem reduzido logo a seguir fez pairar aquela dúvida… A expulsão veio facilitar um bocadinho e a entrada do Kusunga foi no sentido de fechar o jogo aéreo da Académica que estava a ser perigoso. O terceiro golo já no fim libertou-nos completamente. Conseguimos estar compenetrados e com grande espírito de entreajuda. Valeu essa parte emocional da equipa, que sabia que não podia perder este jogo e levou esse sentimento até ao fim. Terminámos o jogo felizes.»

No final de uma partida em que foi expulso e a sua equipa perdeu, comprometendo a permanência, o técnico da Académica, Filipe Gouveia, lamentou as incidências da partida:

«Entramos bem no jogo. Quando o desafio estava controlado, mais uma vez sofremos um golo caricato e depois tudo se torna mais difícil. Fizemos muitos erros defensivos para uma equipa profissional e de alta competição. Tem vindo a acontecer isso nos últimos jogos, mas vamos continuar a acreditar, pois fazendo trinta pontos vai chegar para assegurar a manutenção. Para isso, temos de ganhar os dois últimos jogos.»

[Acredita que duas vitórias podem salvar esta equipa da despromoção?] «Acredito, ainda há pontos em disputa e penso que trinta pontos, pelas minhas contas, podem chegar.

[O que é que se passou na sua expulsão?] «Foi um lance normal de futebol, em que o Amilton pode evitar o choque comigo, depois ele levantou-se agarrou e andou aos empurrões… O árbitro entendeu expulsar-me. Penso que é um lance normal em futebol. Quando isso dá em expulsão… Mas houve outras coisas que condicionaram o nosso jogo. O primeiro golo quando tínhamos o jogo controlado e depois a expulsão do Ricardo Nascimento… Começamos a jogar homem-a-homem cá atrás… Mas é como eu disse: uma equipa que está nesta situação faz erros muitos facilmente. Mas enquanto for possível, vamos acreditar.»

Ao minuto 

90'FIM DO União Madeira, (3) - Académica, (1)
O União vence por 3-1 e fica com a manutenção muito bem encaminhada, ao contrário da Académica, cada vez mais condenada juntamente com o Tondela. Quem se salva com este resultado é ainda o Boavista, que garante a permanência na Liga.
90'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Gian.
Isola-se e pica a bola para o fundo das redes à saída de Trigueira. Gian sobe à bancada para fazer a festa...
90'Miguel Cardoso corre 30 metros com a bola e dispara de fora da área rasteiro e para fora.
90'Entra Marinho (Académica)
90'Sai Nii Plange (Académica)
90'Cinco minutos de tempoe extra.
87'Entra Miguel Cardoso (União Madeira)
87'Sai Amilton (União Madeira)
86'Cartão amarelo para Fernando Alexandre. Por falta sobre Joãozinho.
84'O tempo passa e a Académica está cada vez mais em risco. Se não marcar, fica praticamente condenada à despromoção.
81'Entra Rabiola (Académica)
80'Sai Gonçalo Paciência (Académica)
80'Entra G. Kusunga (União Madeira)
80'Sai Breitner (União Madeira)
79'Amilton ganha o flanco e cruza rasteiro. Trigueira antecipa-se.
78'No livre Breitner atira contra a barreira.
76'Cartão vermelho para Ricardo Nascimento. Puxa a camisola a Amilton, que estava isolado na direção da baliza.
74'Cartão amarelo para Élio Martins. Por falta sobre Pedro Nuno.
68'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Fernando Alexandre.
Canto na esquerda, Fernando Alexandre desvia de cabeça e a bola ainda bate em Shehu antes de cruzar a linha de golo.
66'Entra J. Cádiz (União Madeira)
66'Sai Danilo Dias (União Madeira)
66'Entra Hugo Seco (Académica)
66'Sai Leandro Silva (Académica)
62'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Élio Martins.
Amilton passa por Ricardo Nascimento e cruza rasteiro para Élio Martins aparecer oportuno ao segundo poste para bisar na partida. 2-0. Dois golos de Élio Martins.
59'Cartão amarelo para João Real. Acerta em Paulo Monteiro com um pontapé acrobático.
59'De novo Rafael Lopes... Remata cruzado à entrada da área mas o remate sai ao lado!
56'Rafael Lopes cabeceia por cima!
55'Danilo Dias cruza com perigo. Ricardo Nascimento corta.
52'Cartão amarelo para Amilton. Por ter provocado o técnico da Académica.
51'A bola sai do campo e o técnico da Académica toca em Amilton ao tentar dominar a bola. O jogador do União não gosta e provoca Gouveia, que reage colocando o braço na cara do atleta e é expulso.
49'QUE GRANDE CONFUSÃO NO RELVADO! GOUVEIA EXPULSO!
46'Recomeça o União Madeira - Académica
45'Intervalo no União Madeira - Académica
O União coloca-se à frente do marcador bem perto do intervalo e vai em vantagem para a segunda parte. A Académica tem 45 minutos para evitar uma derrota que deixa a equipa muito perto da descida de divisão.
44'GONÇALO DE BICICLETA!!! Que acrobacia no coração da área do avançado da Académica. A bola sai bem perto do poste... Era um golão!
41'GOOOOOOOOOOOOOOOOOLO de Élio Martins.
Livre de Breitner, defesa incompleta de Trigueira e Élio a aparecer para a recarga. Muito mal batido o guarda-redes da Académica. ESTÁ NA FRENTE O UNIÃO!
40'GUDIÑO SALVA!!! Nii Plange aproveita um ressalto e remata cruzado na área para defesa do guarda-redes mexicano do União. Quase marcava a Académica!
30'Fase pouco interessante da partida. A bola anda longe das duas balizas.
24'A Académica equilibrou os acontecimentos na partida.
23'Canto perigoso de Rafa e Gudiño sai para agarrar.
19'Paulinho cruza e Trigueira sai a soco.
17'PEDRO NUNO POR CIMA! A bola desvia na barreira! Canto para a Académica.
16'Gonçalo derrubado por Paulo Monteiro à entrada da área. Livre perigoso em posição frontal a favorecer a Académica!
10'A Académica tenta reagir, mas não chega perto da baliza de Gudiño.
6'Élio Martins atira à entrada da área... E Trigueira defende a dois temos. Quase inaugura o marcador o União!
2'Breitner remata e a bola não sai longe da baliza da Académica.
1'Começa o União Madeira - Académica
Sai a Académica com a bola.
0'Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria, é o árbitro do encontro.
0'As equipas regressam ao relvado. Tudo a postos para o início da partida.
0'As equipas terminam os exercícios de aquecimento e regressam aos balneários.
0'No Dia da Mãe, Dolores Aveiro, mão de Cristiano Ronaldo, veio ao estádio para apoiar o União.
0'Bom tempo na Madeira. Está prevista uma boa casa para o jogo desta noite: cerca de 2 500 espetadores. Entre estes, estão cerca de três dezenas de adeptos da Académica.
0'Suplentes (Académica): Lee (gr), Marinho, Rabiola, Rui Pedro, Gustavo, Nuno Piloto e Hugo Seco.
0'Suplentes (União): Rafael Alves (gr), Soares, Rúben Andrade, Cádiz, Kusunga, Miguel Cardoso e Edder Farias.
0'ACADÉMICA: Trigueira; Aderlan, João Real, Nascimento e Rafa Soares; Leandro Silva, Fernando Alexandre e Pedro Nuno;Nii Plange, Gonçalo Paciência e Rafel Lopes.
0'UNIÃO: Gudiño; Paulinho, Paulo Monteiro, Diego Galo e Joãozinho; Gian, Shehu e Breitner; Amilton, Danilo Dias e Élio Martins.
0'Já há equipas oficiais!
0'As equipas já aquecem no relvado.
0'Contudo, na primeira volta, em Coimbra, a Académica venceu por 3-1, no único confronto na I Liga entre as duas equipas.
0'Das três vezes em que recebeu a Académica, o União da Madeira venceu sempre.
0'O equilíbrio é total nos encontros entre as duas equipas: quatro vitórias para cada lado e um empate.
0'O registo da Académica não é mais animador: uma vitória (contra o V. Guimarães, 2-0) nas últimas 14 jornadas... Além de cinco empates e oito derrotas.
0'O União não vence desde 23 de janeiro! Vem de uma sequência terrível de nove derrotas e três empates...
0'O jogo é uma autêntica final na luta pela manutenção. Dois pontos separam as duas equipas: o União tem 26 e é 16.º, o último lugar que garante a manutenção, mas pode perdê-lo hoje se a equipa de Coimbra (17.ª com 24 pontos) vencer.
0'Seja bem-vindo ao Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava. O Maisfutebol acompanha a partir deste momento AO VIVO o União da Madeira-Académica, da 32.ª jornada.
Acompanhe aqui o AO MINUTO deste jogo dia 1 Mai 2016 às 20:30

in ojogo

Sem comentários:

Enviar um comentário