25 de agosto de 2009

2J - Análise

A Académica apresentou-se perante o seu público nesta temporada defrontando o Paços de Ferreira. O jogo não podia ter começado da melhor maneira, porque logo aos 3’ de jogo Miguel Fidalgo surpreendeu a defensiva do Paços fazendo o 1º golo da partida e da académica na presente temporada. Erradamente a Académica, começou a segurar o resultado, quando faltavam 87’ para o fim do jogo.
Sinal disso foi o amarelo que Tiero levou à meia hora de jogo por ter atirado a bola para longe.
Logo de seguida Miguel Fidalgo, saia lesionado (na altura em que estou a escrever este post ainda não se sabe a gravidade da mesma e se estará apto para o jogo do próximo sábado frente ao Sporting), entrando para o seu lugar Licá, em quem RG apostou muito na pré-época.
E quando já se esperava pelo intervalo, eis que após um canto do lado direito, e corte na área de Orlando, Pedrinha, sem deixar cair a bola no chão, remata forte e faz o golo do empate.
Na segunda parte foi o Paços que entrou melhor. Controlou melhor o jogo sem que tenha criado hipóteses de golo. Na Académica RG tirava Tiero e colocava Éder, e de imediato entrou Miguel Pedro para o lugar de Sougou (este também lesionado).
Também de imediato Bruno Amaro lesionava-se deixando a Académica a jogar com dez.
Foi a partir deste momento que a Académica começou a jogar melhor. Dispôs de várias oportunidades para fazer o golo, mas o resultado à muito que estava feito.
Já se sabe que Bruno Amaro vai ficar afastado dos relvados durante cerca de cinco meses, tendo o médico da Briosa referido que o jogador deverá regressar aos relvados no próximo mês de Janeiro. Este prazo parece-me muito curto! Por uma pesquisa rápida que fiz, lesões idênticas em outros jogadores terminaram em tempos de paragem superiores! Basta olhar ao caso de Jorge Andrade que perdeu épocas inteiras por lesão idêntica. Mas cada caso será um caso. A ver vamos.
Logo na conferência de imprensa, e a pergunta da RRC – LCM, Rogério Gonçalves referiu ser necessário a Briosa arranjar um reforço para o lugar de médio defensivo. Para esse lugar temos Paulo Sérgio e Jonathan Bru, mas o francês, palpita-me que pouco irá jogar na Liga.
Destaque nesta ronda para o Sp. Braga que foi a Alvalade vencer por 2-1. Um golo de bandeira de Alan e o oportunismo de Meyong calaram Alvalade, como pretendia Domingos Paciência (em capa de um jornal desportivo). O Braga consegue duas vitórias em dois jogos e lidera a Liga Português.
O Sporting está mal neste início de temporada e pelo andar da carruagem Paulo Bento poderá estar a ficar sem margem de manobra. Ainda que para mais a meio da semana jogou com a Fiorentina em Alvalade empatando 2-2, voltando a jogar com a equipa italiana amanhã (4ªf) para o acesso à Liga dos Campeões. Não vai ser fácil, parecendo-me que o Sporting não vai lá chegar. Destaque ainda para o excelente golo de Yannick Djalo.
O Benfica regressou a Guimarães depois de na pré-época ali ter vencido o torneio da Cidade (na altura bateu o V. Guimarães por 2-0), e viu-se e desejou-se para vencer.
Cardozo, voltou a falhar uma grande penalidade só que desta vez o remate ia com força e ao meio da baliza, mas Nilson com os pés defendeu. Assim sofrimento para equipa e adeptos. Sobre o minuto 90’ lá apareceu o golo de Ramires que com a grande “cornada” bateu sem hipótese Nilson. Jorge Jesus na conferência de imprensa lá referiu que o Benfica não pode (não consegue) cilindrar todos o seu adversários. JJ está a ganhar uma “arrogância” típica dos treinadores do FCP na defesa da equipa. Vamos ver até quando dura este estado de graça.
Quanto ao Fc Porto depois da queixinhas da semana, sobre as faltas sobre o Hulk, deu-se bem com o árbitro João Ferreira que depois de emendar um canto em penalty, expulsou dois jogadores do Nacional um pela bola na mão o outro por protestos, sentenciando ele mesmo a partida. Falcão na marcação do penalty não falhou abrindo caminho para a vitória dos tetra-campeões. Rolando e Cristian Rodrigues fizeram os outros golos do Porto.
Destaque ainda para as vitórias de Marítimo (1-0 ao Leixões), Rio Ave (1-0 ao Setúbal) e Belenenses (2-0 à Naval) que aproveitaram bem o factor casa! Já o Olhanense em estreia na Liga frente ao seu público não foi além de um empate a zero frente à U. Leiria.
Resultados da Jornada:

Jornada: 2

21/08

Olhanense
0 : 0
Leiria

22/08

Academica
1 : 1
Ferreira

22/08

Sporting
1 : 2
Braga

23/08

Rio Ave
1 : 0
Vitoria

23/08

Marítimo
1 : 0
Leixoes

23/08

Guimaraes
0 : 1
Benfica

23/08

Porto
3 : 0
Nacional

24/08

Belenense
2 : 0
Naval

Classificação:

J
V
E
D
GD
P
1
Sporting Braga
2
2
0
0
2
6
2
Porto
2
1
1
0
3
4
3
Belenenses
2
1
1
0
2
4
4
Benfica
2
1
1
0
1
4
5
Marítimo
2
1
1
0
1
4
6
Rio Ave
2
1
1
0
1
4
7
Paços de Ferreira
2
0
2
0
0
2
8
União de Leiria
2
0
2
0
0
2
9
Olhanense
2
0
2
0
0
2
10
Sporting CP
2
0
1
1
-1
1
11
Académica
2
0
1
1
-1
1
12
Leixões
2
0
1
1
-1
1
13
Vitória Guimarães
2
0
1
1
-1
1
14
Vitória Setúbal
2
0
1
1
-1
1
15
Naval 1º de Maio
2
0
1
1
-2
1
16
Nacional
2
0
1
1
-3
1

Sem comentários:

Enviar um comentário