25 de outubro de 2009

Villas Boas: «Empatar com o F.C. Porto será positivo»

O treinador da Académica, André Villas Boas, admite que, no encontro com o F.C. Porto, «empatar será positivo» e explica porquê: «A Académica para o Fucile é uma equipa complicadíssima. O F.C. Porto para mim é uma equipa complicadíssima. Tetracampeã nacional, uma equipa que, permanentemente, joga na Liga dos Campeões, que há cinco anos foi campeã europeia e há seis ganhou a Taça UEFA. Acima de tudo, é o F.C. Porto que é complicadíssimo. A Académica está a construir uma organização, para que se possa tornar numa equipa complicadíssima.» A estratégia não é tudo. Por isso, Villas Boas quer a máxima entrega em campo: «Além dos pontos estratégicos que delineámos entre nós, é decisivo que cada dê o máximo de si próprio. Disse aos jogadores no início da semana: Jogámos com o Portimonense e tiveram o máximo de empenho e dedicação durante a semana e no jogo. Imaginem o que um jogo contra o tetracampeão exigirá de vocês mesmos. Pensem bem no que é preciso fazer.»
O técnico deixa a ideia de que sabe onde deverá "atacar". Ou melhor, sabe quais são os pontos fracos dos dragões, mas o segredo continua a ser a alma do negócio: «Não vou dizer quais são, se não vou dar uma ajuda ao F.C. Porto. É uma equipa extremamente competitiva, com rotinas acumuladas ano após ano, se bem que há mudanças radicais de jogadores. Há toda uma cultura implementada, que é transmitida para os atletas que chegam. É uma equipa extremamente objectiva e agressiva, na forma como sai para o ataque. Torna-se cada vez mais perigosa em transição ofensiva e faz potenciar as características de jogadores como o Hulk ou o Rodríguez. Tem todo o conforto de uma série de líderes que transportam a mística do F.C. Porto para o campo.»
Villas Boas deixou a ideia de que não pretende centrar a sua atenção em apenas alguns atletas: «Não acredito em marcações individuais, acredito em comportamentos zonais e zonas de pressão, em agressividade e concentração.»
Dragões «estarão ao seu nível máximo em termos de concentração»
O facto de o F.C. Porto ter jogado durante a semana, para a Liga dos Campeões, não é visto como uma vantagem. «Os jogadores estarão ao seu nível máximo em termos de concentração, porque há uma mudança de treinador na Académica».
André Villas Boas está concentrado em vencer o F.C. Porto. Até porque um bom resultado poderá moralizar a equipa e auxiliá-la a chegar ao primeiro objectivo, a manutenção: «Pode ajudar um bom resultado no Dragão. Pode ser uma forma de as pessoas olharem para nós de outra maneira. Um empate ou uma vitória trará grande mudança aos jogadores.»

Sem comentários:

Enviar um comentário