15 de dezembro de 2009

Comunicado: Briosa festeja fim-de-semana muito positivo

O day-after de um jogo de futebol pode ter sentimentos bem diferentes mas hoje a alegria e a confiança estão certamente na mente de todos os adeptos da Académica, que assistiram a um fim-de-semana extremamente positivo nos diversos escalões e modalidades.

Já não é a primeira vez que o site oficial da Académica publica textos como este o que é, diga-se, muito bom sinal. Sinal de vitórias…

A começar pela equipa profissional de futebol da Briosa, os comandados de André Villas Boas regressaram aos triunfos, frente ao Leixões, por 2-0, provando que em Coimbra manda… a Académica. É já a terceira vitória consecutiva em casa dos “estudantes” que, após vencerem os Vitórias (Guimarães e Setúbal), levaram também a melhor sobre os matosinhenses. Emídio Rafael e Lito marcaram os dois golos da Académica que agora soma 13 pontos na tabela classificativa. Na próxima jornada, os “estudantes” deslocam-se à Choupana para defrontar o Nacional, que ontem anunciou novo nome para o comando técnico da equipa: Jokanovic.

Mas não foi só a equipa profissional da Briosa que venceu o Leixões. Os juvenis, de Rui Silva, tinham pela frente o mesmo adversário e o vencedor foi o mesmo… O resultado de 2-1 provou a mais-valia dos “estudantes” que agora defrontam na próxima jornada o FC Porto, líder do campeonato. Eric e Rafa marcaram os golos da Académica, que ocupa a quinta posição do campeonato, mas a apenas um ponto do terceiro e a cinco do segundo. Menos sorte tiveram os juvenis B que não foram além de um nulo em partida do campeonato distrital, isto apesar das várias tentativas em chegar ao golo.

Terminada a missão Leixões, os adeptos da Briosa viraram também as suas atenções durante o fim-de-semana para os juniores, que recebiam no Luso o Varzim. A turma de Vaz Pinto bateu os poveiros por 3-1 com Diogo Ribeiro, Pedro Ferreira e Tiago Cerveira a assinarem os seus nomes na lista de marcadores do encontro. Com este resultado, a Académica segue a sua excelente caminhada no campeonato, estando a três pontos dos líderes Vit. Guimarães e FC Porto. Na próxima jornada, a Briosa desloca-se ao reduto do Candal.

Os elogios ao futebol de formação dos “estudantes” não se ficam por aqui pois a equipa de iniciados conquistou também ela uma vitória importante na sua partida deste fim-de-semana. Em Souselas, os pupilos de Mário Serpa venceram o Leiria e Marrazes por 2-0 com Yekine e Jorge Correia a marcarem os golos. Recorde-se que a Briosa tinha precisamente perdido com o adversário desta jornada na primeira volta, conseguindo assim recuperar dessa desvantagem. A Académica segue na primeira posição do campeonato juntamente com o U. Leiria, ambos com 37 pontos. Na próxima ronda, é tempo de visitar o campo do Caldas. Uma palavra também para os iniciados B que venceram o seu jogo por 5-0.


Futsal fez o pleno nos diversos escalões

As boas notícias para os Sócios e simpatizantes da Académica não se ficam por aqui. O futsal da Briosa provou mais uma vez toda a sua qualidade, não só no que diz respeito à equipa sénior mas também na sua formação.

Os comandados de Tó Coelho não vacilaram perante o GS Loures e mantêm assim a perseguição ao líder AMSAC, que continua a três pontos de distância, precisamente o que separa a Briosa do terceiro classificado, o Vitória Olivais.

Russo esteve em evidência na partida de sábado marcando por duas vezes e revelando-se como um dos melhores em campo da Briosa. Também Edivaldo Costa bisou no jogo, com Rui Pereira e o capitão Tiago Moreira a fazerem também eles o gosto ao pé. Na próxima ronda a Académica desloca-se ao Fabril Barreiro, numa jornada onde o primeiro (AMSAC) e o terceiro (Vit. Olivais) se irão defrontar.

Na formação, a história do fim-de-semana reveste-se de goleadas com nenhuma das equipas dos “estudantes” a sofrerem qualquer golo. Em juniores, vitória por 7-0; em juvenis novo triunfo, desta feita por 2-0, contra o Centro Norton de Matos; e nos iniciados houve goleada das antigas… 9-0 frente ao União de Cernache.


Terminou então em festa um fim-de-semana muito positivo para a Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol. Todas as equipas da Briosa que disputam os campeonatos nacionais venceram as respectivas partidas. Esperemos agora que notícias destas se tornem um hábito…

Sem comentários:

Enviar um comentário