7 de fevereiro de 2010

2009/10 - 18J - Sporting 1-2 Académica: Abitragem de Pedro Henriques

O Tribunal de O JOGO é unânime ao considerar que Saleiro foi travado por Orlando ao minuto 86. Uma grande penalidade por assinalar numa altura em que o resultado já estava em 1-2. Nas outras três situações de possíveis grandes penalidades (duas para os leões, uma para os estudantes), o painel dividiu-se nas opiniões. No capítulo disciplinar, a maioria dos membros do Tribunal entende que Tonel deveria ter sido expulso.

Momento mais complicado


86'
Saleiro, avançado do Sporting, sofre falta de Orlando na grande área da Académica?


Jorge Coroado
-
Saleiro foi efectivamente agarrado pelo jogador da Académica. Foi uma grande penalidade que passou em claro.

Rosa Santos
-
Saleiro é puxado pela camisola, apesar de depois cair para a frente. Não fica dúvida quanto à existência de uma falta e de uma grande penalidade por assinalar a favor do Sporting.

António Rola
-
Pelo que se observa pela televisão, Saleiro foi agarrado pela camisola e, deste modo, impedido de jogar a bola. Sendo assim, ficou por sancionar uma grande penalidade contra a Académica.

Outros casos


57'
Há falta de Pedro Costa sobre Vukcevic na grande área da Académica?

67'
Pongolle é derrubado por Emídio Rafael dentro da área da Académica?

74'
Lito cai na grande área do Sporting, em lance com Grimi. Este comete falta?

78'
Tonel aparece nas costas de Vouho e atinge o adversário. Havia falta? Para vermelho?

Jorge Coroado

+
Não vislumbrei qualquer motivo justificador de castigo ou punição. Como tal, terá estado correcta a não-intervenção.

-
Emídio Rafael empurrou ostensivamente Pongolle, contribuindo para a sua queda. Falta merecedora de castigo máximo que ficou por assinalar.

+
Foi uma disputa de corpo, natural e própria do futebol, onde a carga surge no lado contrário ao pé de apoio de Lito. Sem falta, no entanto.

-
Ficou por assinalar o respectivo livre directo e punir Tonel com cartão amarelo por temeridade no lance e manifesto desrespeito pelo adversário.

Rosa Santos

-
Segundo as imagens, era mesmo caso para uma grande penalidade e respectivo cartão vermelho para o atleta da Académica.

+
O árbitro ajuizou bem, dado que Rafael não comete qualquer falta sobre o avançado Pongolle.

-
Grimi comete falta para grande penalidade na altura do remate do avançado da Académica, mas a mesma não foi assinalada.

-
Tonel entra com cotovelo na direcção da cabeça do adversário, e era cartão vermelho por agressão. O árbitro nem falta marcou...

António Rola

+
O jogador da Académica, ao tentar chutar a bola, atingiu o adversário, mas sem qualquer falta.

+
Não há falta neste lance. O jogador do Sporting, ao sentir um toque lateral do adversário, tenta ganhar aquilo que não merecia. O árbitro esteve bem ao nada considerar.

+
Grimi antecipa-se e coloca o pé à frente do adversário. Este, ao chutar a bola, embate no pé do Grimi, que assim não faz qualquer falta.

-
Tonel saltou sobre o adversário, usando o cotovelo de forma violenta e atingindo-o na nuca. O árbitro devia punir a equipa com livre directo e mostrar o vermelho a Tonel.

Apreciação global


Jorge Coroado

Em jogo fácil de dirigir, porque tranquilo, o juiz não conseguiu, mesmo assim, impedir-se de cometer lapsos subjacentes ao seu ADN de árbitro.

Rosa Santos

Apesar de ter sido um jogo fácil, o árbitro esteve no seu normal, técnica e disciplinarmente. Ou seja, nunca se sabe quando é que ele vai assinalar ou não uma falta.

António Rola

Num jogo algo incaracterístico, com muito contacto físico, Pedro Henriques, com a sua forma peculiar de apitar, teve um critério técnico e disciplinar bastante lato e que o levou a cometer alguns erros.

Sem comentários:

Enviar um comentário