8 de março de 2010

2009/10 - 22J - Marítimo 0-0 Académica: Crónica

No dia em que o Marítimo abriu as portas pela solidariedade, o futebol produzido foi pouco. A Académica cumpriu a sua missão em termos defensivos, enquanto que o Marítimo não encontrou soluções para ultrapassar a organizada equipa de Coimbra. Assim, com este nulo, num jogo pobre de emoção, as duas formações terão dado um passo bem atrás na luta pela Europa.

Marítimo e Académica lutaram muito mas produziram pouco futebol durante os primeiros 45 minutos. Os madeirenses surgiram com Rafael Miranda no lugar do capitão Bruno, mas tal alteração em nada foi uma mais valia para o meio campo maritimista. A turma de Coimbra, no seu habitual 4x3x3, defendeu bem e espreitou sempre o contra-ataque.
Foram mesmo os estudantes a estar perto de marcar logo aos 3 minutos, com Orlando a cabecear e Peçanha a defender bem e a bola ainda a bater na barra.

A resposta madeirenses surgiu aos 10m, com Pitbull a tentar a sua sorte, mas a bola a sair muito por alto. Djalma tentou depois aproveitar uma falha do guarda-redes Ricardo, que fora da sua grande área não conseguiu afastar a bola para fora, mas o internacional angolano rematou ao lado. Só aos 30 minutos os adeptos verde-rubros viram a sua equipa criar perigo, com Pitbull a marcar bem um livre directo, mas desta feita Ricardo defendeu bem. E até ao intervalo, ficou-se por aqui quanto ao futebol e emoção. Pobre, muito pobre.

No recomeço, Van der Gaag lançou Baba e retirou Pitbull. Dessa forma os locais passaram para um claro 4x4x2. E aos 50m Paulo Jorge, de livre, apontou forte e Ricardo socou com dificuldade.

Só aos 61 minutos o Marítimo teve mais uma boa situação. Foi após um canto de Paulo Jorge, com Baba a cabecear mas a bola a bater na barra.

O técnico dos estudantes foi mexendo na sua equipa, mas apenas fazendo troca de nomes, mantendo as posições. Os estudantes defendiam bem e espreitavam o contra-ataque, oferecendo domínio consentido aos locais.

Só aos 82 minutos é que os adeptos locais gritaram ainda golo. Foi um cruzamento de Manú e Baba cabeceou à barra. Foi a segunda vez do senegalês. Manú ainda assustou aos 90m com um remate forte mas que saiu ao lado.

A igualdade aceita-se pela fraca qualidade das duas equipas, embora na segunda metade o Marítimo tenha tido duas bolas na barra através de Baba. A Académica lutou, batalhou e saiu premiada.

______________________

A Académica empatou com o Marítimo a zero bolas em partida disputada na tarde deste domingo no Estádio dos Barreiros, na Madeira. O encontro, que contou para a 22ª jornada da Liga Sagres, praticamente mantém tudo na mesma na tabela classificativa uma vez que as equipas mais próximas da Briosa também empataram, sendo que os "estudantes" aumentaram a distância em um ponto para os lugares de despromoção.

A Académica apresentou algumas novidades no onze, com André Villas Boas a colocar Paulo Sérgio e Éder a titulares numa partida que marcou o regresso de Tiero, ele que esteve dois jogos ausentes por castigo. E foi logo aos três minutos que a Briosa colocou em sentido a baliza contrária. Emídio Rafael cruzou para a área e Orlando cabeceou à barra, isto depois de Peçanha ainda ter desviado o esférico.

Os "estudantes" dispuseram de uma excelente oportunidade para inaugurar a contagem e a verdade é que nunca andaram tão perto de fazer o golo como nessa jogada. O capitão deu o mote para aquele que parecia tornar-se um jogo interessante mas aos poucos percebeu-se que não seria assim. Os primeiros 45 minutos não tiveram Marítimo em campo e a boa organização que a Académica mostrava tinha resultados nas bolas paradas, onde a Briosa mais colocava em perigo Peçanha.

Os segundos 45 minutos não trouxeram uma história diferente ao jogo, com a partida a desenrolar-se de forma lenta e com poucas oportunidades de golo. Do lado insular, era Baba quem mais importunava Ricardo mas o avançado não mostrou faro pelo golo, cabeceando por duas ocasiões à barra da baliza dos "estudantes".

André Villas Boas procurou fazer refrescar o ataque na tentativa de chegar à vitória mas tal propósito não foi conseguido. A Académica sai assim da Madeira com um importante ponto, recebendo agora em Coimbra o FC Porto, em jogo da jornada 23.

Sem comentários:

Enviar um comentário