7 de março de 2010

2009/10 - 22J - Maritimo - Académica: Antevisão

Marítimo e Académica estão separados por apenas três pontos e distantes dois lugares na tabela classificativa. Ambos estão ainda na corrida por um lugar de acesso à Europa. Os dois conjuntos averbaram derrotas na última jornada, embora em condições distintas. Os estudantes foram surpreendidos em casa pelo Rio Ave, enquanto os madeirenses perderam na Figueira da Foz frente à Naval. Agora, face ao calendário que os dois conjuntos têm nas próximas jornadas, um novo desaire implicará quase por certo um adeus à luta pela Liga Europa, pois a concorrência é forte.

Uma igualdade também será um passo atrás nesse objectivo. Assim, se quiserem manter as suas aspirações, só há um caminho para ambos: a vitória. Dessa forma, se o tempo ajudar a que o relvado esteja em condições razoáveis poderá assistir-se no «caldeirão» a uma interessante partida, onde as duas defesas estão empatadas em golos sofridos: 31. Ao nível do ataque, os pupilos de Mitchell Van Der Gaag marcaram mais três golos do que a turma de Coimbra: 29 golos contra os 26.

Boas recordações de Gaag

Este embate com a Académica é importante para a equipa da Madeira, embora o seu técnico tenha dito que nuca assumiu a luta por lugares europeus. Ele talvez esteja fora do contexto do presidente e das ambições iniciais da temporada, até porque, na altura o líder era Carlos Carvalhal. Mas a formação de Coimbra deixa boas recordações ao holandês. Gaag estreou-se à frente da equipa com uma vitória no reduto dos estudantes por 4-2. Agora seria muito bom repetir a proeza. A história também é favorável aos verde-rubros que nas duas últimas épocas venceram nos Barreiros por 2-0 e, em quinze partidas, só perderam uma e empataram quatro.

Ao nível da equipa, o líder maritimista já conta com os regressos de Paulo Jorge e João Guilherme após cumprirem castigo e tem também Rafael Miranda à disposição. Gaag deve mesmo dar a titularidade aos dois «castigados». Um ponto forte é a pontaria afinada que Kléber vem mostrando ao facturar nas últimas jornadas.

Villas quer fazer das Boas...

O treinador do conjunto visitante não tem rodeios em assumir que quer lutar ainda pela Europa. E para tal, é obrigatório vencer. Para este importante ronda, André Villas Boas conta com os regressos de Éder e Miguel Fidalgo, dois avançados, com o primeiro a merecer mesmo a titularidade. Depois, sofre duas baixas: Cris (castigo) e Diogo Gomes (lesão), regressando Tierro após castigo. Paulo Sérgio deve ocupar o lugar de Diogo Gomes.

Equipas prováveis:

MARÍTIMO: Peçanha; Paulo Jorge, Robson, João Guilherme e Alonso; Roberto Sousa e Bruno; Manú, Pitbull e Djalma; Kléber.

ACADÉMICA: Ricardo; Pedrinho, Berger, Orlando e Emídio Rafael; Nuno Coelho, Paulo Sérgio e Tierro; Sougou, Éder e João Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário