14 de março de 2010

2009/10 - 23J - Académica 1-2 FC Porto: Arbitragem de João Capela

Tribunal O JOGO

Académica 1 - FC Porto 2


ÁRBITRO: João Capela (AF Lisboa)
ASSISTENTES: Gabínio Evaristo e Francisco Freitas

Muitos erros As opiniões dos especialistas de O JOGO na análise dos lances mais polémicos divergem, mas é consensual que João Capela cometeu muitos erros. No denominado caso do jogo, Jorge Coroado e António Rola preferem dar o benefício da dúvida ao lisboeta devido às imagens "pouco esclarecedoras", mas Rosa Santos viu que não há penálti. Curiosamente, apenas na grande penalidade favorável ao FC Porto, por falta sobre Falcao, é que os três estão de acordo.

Momento mais complicado


32'
Correcta a decisão de assinalar penálti contra o FC Porto por falta de Bruno Alves sobre Éder?

ROSA SANTOS

NEGATIVO
Não vejo que haja razões para ser assinalada grande penalidade. Apesar de as imagens não serem famosas, vejo apenas um ligeiro contacto sem qualquer intenção por parte do jogador do FC Porto. Não há infracção técnica.

ANTÓNIO ROLA

POSITIVO
Perante as imagens que nos foram dadas a observar, não é líquido que Bruno Alves tenha empurrado o adversário. Como o árbitro estava de frente para o lance e muito perto do mesmo, prefiro optar por lhe dar o benefício da dúvida.

JORGE COROADO

POSITIVO
As imagens não foram esclarecedoras. Estranhamente, e ao contrário de outros lances, o realizador não exibiu qualquer perspectiva por detrás da baliza. O árbitro estava em melhor posição, por isso dou-lhe o benefício da dúvida.

17'
Há grande penalidade na disputa de bola entre Miguel Lopes e Éder na área portista?

JORGE COROADO

NEGATIVO
Com o pé esquerdo, Miguel Lopes derrubou Éder. Grande penalidade clara não assinalada pelo árbitro.

ROSA SANTOS

POSITIVO
Não é penálti. Há um contacto, mas não há intenção por parte de Miguel Lopes de tocar no adversário, desequilibrando-o quando toca a bola de calcanhar.

ANTÓNIO ROLA

POSITIVO
Não. Éder sofre um ligeiro toque, não o suficiente para o fazer cair. Quando tentou jogar a bola, caiu sem qualquer infracção.

22'
Há motivos para assinalar penálti por alegada falta de Pedrinho sobre Rúben Micael?

JORGE COROADO

NEGATIVO
Pedrinho colocou o pé objectivamente na frente de Rúben Micael para o impedir de passar. Grande penalidade que ficou por assinalar.

ROSA SANTOS

POSITIVO
Não vejo qualquer infracção para ser assinalada grande penalidade. O árbitro, para variar, esteve bem neste lance.

ANTÓNIO ROLA

POSITIVO
Não. O jogador da Académica não cometeu qualquer falta sobre Rúben Micael.

31'
Há mão na bola de Nuno Coelho, na sua área, após cruzamento de Varela? Penálti?

JORGE COROADO

POSITIVO
Nuno Coelho foi surpreendido com um cruzamento forte e tentou evitar o contacto. A bola embateu-lhe meio no braço, meio na ilharga. Não há penálti.

ROSA SANTOS

POSITIVO
Não há grande penalidade. O jogador não tem qualquer intenção de jogar a bola com a mão. O árbitro agiu correctamente ao deixar seguir o lance.

ANTÓNIO ROLA

NEGATIVO
Sim. O jogador da Académica jogou a bola com a mão de uma forma subtil. Havia, porém, razões para o árbitro sancionar grande penalidade.

36'
Considera que o golo do empate do FC Porto é perfeitamente legal?

JORGE COROADO

NEGATIVO
Bruno Alves estava em fora-de-jogo. Tirou proveito da posição irregular para importunar o adversário, fazendo sobre este jogo perigoso.

ANTÓNIO ROLA

POSITIVO
Quando saltou com o adversário para cabecear a bola, Bruno Alves não cometeu qualquer infracção. O golo é, portanto, legal.

ROSA SANTOS

POSITIVO
Não vislumbro, neste lance, qualquer infracção. Há um contacto de Bruno Alves com um adversário, mas o primeiro tira vantagem por saltar mais alto.

90+4'
É bem assinalada a grande penalidade por falta de Rui Nereu sobre Falcao?

JORGE COROADO

NEGATIVO
Quando apoiou o pé esquerdo, Falcao desequilibrou-se e caiu, ludibriando o árbitro. Não houve grande penalidade.

ROSA SANTOS

NEGATIVO
Dá a sensação de que Rui Nereu não trava Falcao. Lance mal julgado pelo árbitro.

ANTÓNIO ROLA

NEGATIVO
É um lance que pode deixar dúvidas ao árbitro por estar longe do lance. A verdade é que Rui Nereu não cometeu qualquer infracção sobre Falcao.

Apreciação global

JORGE COROADO

Este árbitro confirmou não ter rodagem para andamentos deste género. Baralhou-se e protagonizou decisões erradas por manifesta impreparação. Ser delfim não chega.

ROSA SANTOS

O árbitro esteve mal na análise de uma série de lances. Não aplicou muitas vezes a lei da vantagem e marcou pequenas faltas sem razão para as assinalar. Em suma, a arbitragem foi fraca.

ANTÓNIO ROLA

A arbitragem de João Capela foi irregular. Num jogo algo incaracterístico e onde imperou a virilidade, o árbitro revelou alguma falta de maturidade e equivocou-se nalguns lances.

Sem comentários:

Enviar um comentário