14 de março de 2010

2009/10 - 23J - Académica 1-2 FC Porto: Minuto a minuto


Os jogadores portistas juntaram-se no relvado para celebrar o triunfo diante da Académica. A seguir, foram agradecer o apoio dos adeptos.
23:13 FIM DO JOGO
90'+5 Falcão desperdiça o penálti com um remate que passa muito por cima da baliza defendida por Rui Nereu.
 90'+4
Grande penalidade favorável ao FC Porto, por falta do guarda-redes Rui Nereu sobre Falcão. O avançado colombiano, na verdade, foi um excelente "ator", pois a falta não existiu.
90'+4 Cartão amarelo ACADÉMICA
Rui Nereu

90'+1
Remate frouxo de João Ribeiro, que Beto sem problemas.
 90'
A segunda parte terá quatro minutos de compensação.
 89'
Rui Nereu, de um certo modo, redime-se do lance que resultou no segundo golo portista ao defender um potente remate de Varela.
87' FC PORTO
GOOOOOLO de Rodríguez
O extremo uruguaio, com todo o espaço do mundo na área da Académica, rematou com força junto ao poste direito de Rui Nereu, claramente mal batido no lance.

85'
Falta evidente de Luiz Nunes sobre Falcão, mas o árbitro João Capela, apesar de estar muito perto do lance, nada assinalou.
84' FC PORTO
Sai: Mariano González
Entra: Tomás Costa

83'
Remate em jeito mas muito fraco de Belluschi, que o guardião Rui Nereu defendeu facilmente.
80'
Mariano González, ao tentar evitar um drible de João Ribeiro, sente um problema no joelho direito e a sua continuidade no jogo está em risco.
79' ACADÉMICA
Sai: Cris
Entra: Paulo Sérgio

77'
Miguel Lopes, de cabeça, impede que a bola chegue a João Ribeiro, que estava perto do segundo poste. A Académica ganha mais um pontapé de canto.
 75'
Rui Nereu cai para o seu lado esquerdo e defende um remate de Belluschi que ainda sofreu um desvio pelo caminho.
74'
Que perigo! O remate de Belluschi, da entrada da área, passou ligeiramente por cima da barra da baliza defendida agora por Rui Nereu.
72' ACADÉMICA
Sai: Éder
Entra: Vouho

70'
O guarda-redes Beto sai da área vence o "sprint" com Éder, que procurava isolar-se pelo lado esquerdo do ataque da Briosa.
69' FC PORTO
Sai: Ruben Micael
Entra: Mariano González

67'
Mariano González vai entrar no FC Porto. O extremo argentino está a receber instruções do técnico Jesualdo Ferreira.
64'
Após um centro com origem no lado direito do ataque dos estudantes, Sougou desvia de cabeça para uma boa e elástica defesa de Beto.
Depois de um início de segunda parte promissor, o FC Porto caiu muito de rendimento e, nesta fase do encontro, a Académica é ligeiramente superior.
61'
Bruno Alves derruba Éder ao lado da área portista e os adeptos da Briosa protestam por o árbitro não mostrar um segundo cartão amarelo e consequente vermelho ao capitão da formação visitante. O árbitro João Capela, mais uma vez, decidiu corretamente, já que houve mais aparato do que brutalidade no lance.
60'
Sougou e Alvaro Pereira, felizmente, já regressaram ao relvado. O lateral-esquerdo portista voltou com uma proteção na cabeça.
58'
Novo choque de cabeças, agora entre Sougou e Alvaro Pereira. O avançado da Académica parece em pior situação, mas os dois jogadores estão a ser assistidos no relvado.
 55'
Miguel Lopes, após um choque de cabeça com Cris na área do FC Porto, está a ser atendido no relvado. O jogo está parado. 50'
O FC Porto tenta assumir o controlo do encontro nestes minutos iniciais da segunda parte.
48'
Bom remate de Belluschi de fora da área. O companheiro Falcão, porém, protestou, pois desejava receber o passe.
5.562 adeptos. Eis o decepcionante público presente no Estádio Cidade de Coimbra.
 22:23 RECOMEÇA O JOGO

À entrada do túnel, o técnico da Académica, André Villas-Boas, e o adjunto portista José Gomes trocam algumas palavras mais acesas. O incidente é ultrapassado rapidamente e, aparentemente, sem grandes problemas.
22:07 INTERVALO

45'+3 ACADÉMICA
Sai: Ricardo
Entra: Rui Nereu

45'+2
Lesionado, o guarda-redes Ricardo vai ser substituído por Rui Nereu. Parece ser uma lesão muscular na coxa direita.
45'
A primeira parte terá três minutos de compensação.
41' Cartão amarelo ACADÉMICA
Cris
Por falta dura sobre Belluschi.
38' Cartão amarelo ACADÉMICA
William Tiero

36' FC PORTO
GOOOOOLO de Bruno Alves
Na marcação de um livre em zona central, a bola é colocada por Ruben Micael na área da Académica, Orlando cabeceia para trás e Bruno Alves, apesar da proximidade de Nuno Coelho, dá um ligeiro toque na bola junto à linha de baliza e iguala o resultado no Estádio Cidade de Coimbra.

35' Cartão amarelo ACADÉMICA
Sougou

33' ACADÉMICA
GOOOOOLO de Sougou de grande penalidade

Com muita tranquilidade, Sougou engana Beto e abre o marcador em Coimbra.
32' Cartão amarelo FC PORTO
Bruno Alves

32'
Éder cai na área do FC Porto numa disputa com Bruno Alves e o árbitro João Capela assinala grande penalidade.
31'
Após um centro de Varela pelo lado direito, a bola bate no braço de Nuno Coelho na área da Académica. Mas não houve intenção e o juiz, corretamente, nada assinalou.
30'
O encontro é aberto e movimentado, mas com pouca qualidade técnica. As duas equipas também estão a falhar muitos passes.
29'
Falcão não consegue dominar a bola como desejava e, na cara do guarda-redes Ricardo, desperdiça a melhor oportunidade do FC Porto até agora.
19'
Éder remata com estilo, mas muito por cima da baliza defendida por Beto.
17'
Cristian Rodríguez, agora com um autêntico míssil rasteiro de fora da área, volta a assustar o guarda-redes da Académica. Ricardo, de qualquer modo, pareceu ter a trajetória da bola controlada.
16'
Cristian Rodríguez, com um bom cabeceamento após um canto marcado pelo lado esquerdo do ataque portista, assusta o guarda-redes Ricardo.
16'
Uma disputa entre Miguel Lopes e Éder, já no interior da área do FC Porto, suscita dúvidas. Há um toque quase imperceptível na perna do avançado da Briosa e, como o contacto físico faz parte do futebol, o árbitro João Capela esteve bem em não assinalar nenhuma falta.
 15'
Remate muito fraco de Tiero de fora da área, que Beto defendeu sem a mínima dificuldade.
11'
A equipa portista responde às oportunidades criadas pela Académica com um remate muito perigoso de Ruben Micael. O disparo passou muito perto do ângulo esquerdo de Ricardo. 8'
A Académica volta a criar perigo. Éder, com um belo drible, deixa Rolando para trás e assiste o companheiro Sougou no coração da área portista, com este a rematar com força mas muito por cima da baliza defendida por Beto.
8'
Emídio Rafael, na marcação de um livre pelo lado direito, obriga o hoje titular Beto a uma excelente defesa junto ao seu poste esquerdo.
2'
Parece haver no recinto mais adeptos da Académica do que FC Porto, uma situação nada comum nas visitas dos dragões a Coimbra.
 2'
O selecionador português, Carlos Queiroz, está a assistir ao encontro no Estádio Cidade de Coimbra.
21:18 INÍCIO DO JOGO

O FC Porto vai alinhar com o seu equipamento tradicional: camisolas com listas verticais azuis e brancas, calções e meias azuis. Já a Académica irá alinhar com camisolas, calções e meias pretas.
As equipas estão no relvado a fazer exercícios de aquecimento. Com cerca de meia hora para o início do encontro, nota negativa para a fraca presença de público. O mau momento portista, seguramente, não irá estimular muitos adeptos.
As equipas oficiais já foram reveladas. No FC Porto, destaque para a presença de Belluschi no onze; Tomás Costa fica no banco de suplentes.
As equipas aqui indicadas ainda são as prováveis. Mas dentro de pouco tempo os técnicos André Villas-Boas e Jesualdo Ferreira irão anunciar as suas escolhas para o encontro desta noite no Estádio Cidade de Coimbra.
Sem qualquer vitória nos últimos 3 jogos (Sporting, Olhanense e Arsenal), o FC Porto encontra-se na sua pior fase da época e, em Coimbra, vai querer fazer esquecer a pesada derrota sofrida em Londres e o consequente afastamento da Champions. A Académica, por seu lado, não venceu os 2 últimos compromisso na Liga (Rio Ave e Marítimo), mas continua em escalada na tabela classificativa
Para este jogo, Jesualdo Ferreira tem Hulk castigado e Helton, Fernando, Farías e Orlando Sá lesionados. O cenário na Académica não é, contudo, melhor. Villas-Boas não vai poder contar com o castigado Berger, nem com os lesionados Bruno Amaro, Pedro Costa e Amoreirinha.
Nos 3 jogos que já disputaram esta época (2 na Taça da Liga e 1 na Liga), o FC Porto venceu 2 deles pela margem mínima e o outro terminou empatado. No Dragão, para o campeonato, a vitória azul fez-se por 3-2. Na Taça da Liga houve empate (0-0), em Coimbra, na fase de grupos; e vitória portista por 1-0, nas meias-finais, disputadas na Invicta.
O FC Porto e Académica medem forças, esta noite, em Coimbra, naquele que será o 4.º confronto entre as duas equipas, na corrente temporada. Os dragões jogam com a perspectiva de somar 3 pontos que lhes permitam continuar perto dos lugares da Champions, enquanto que os da casa querem fugir ainda mais à linha de água e, ao mesmo tempo, aproximarem-se dos lugar europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário