17 de julho de 2010

Briosa vence Vit. Setúbal por 3-0




A Académica entrou com o pé direito na edição deste ano do Torneio Cidade da Covilhã, competição que os "estudantes" venceram no ano passado. A turma orientada por Jorge Costa levou de vencida o Vit. Setúbal por 3-0 num encontro disputado no Estádio Municipal Santos Pinto. Miguel Fidalgo, por duas vezes, e Laionel foram os autores dos golos da Briosa.

Cedo se percebeu que a Académica iria mandar no encontro pois os sadinos sentiam algumas dificuldades em se adaptar ao estilo de jogo da Briosa. Os "estudantes" dispuseram das melhores oportunidades para marcar e Diogo Melo até esteve bem perto de o fazer nos minutos iniciais. O Vit. Setúbal não conseguia impor o seu jogo mas a verdade é que aos poucos lá conseguiu levar a partida para zonas mais adiantas e permitir assim algum descanso ao seu sector mais recuado.

Mas foi então que à passagem da meia hora Miguel Fidalgo iria começar a destacar-se no encontro. O madeirense apontou o primeiro golo na sequência de um pontapé de canto superiormente apontado por Diogo Gomes e colocava a Académica a vencer, um resultado mais do que justo para o que se passava dentro das quatro linhas.

Já em vantagem, a Briosa não tirou o pé do acelerador e pouco tempo depois ampliou a vantagem. O nome do marcador é o mesmo mas desta feita Miguel Fidalgo merece ainda ser elogiado pelo golo de belo efeito que protagonizou. Pedrinho descobriu o madeirense à entrada da área e Fidalgo, ao ver o guardião sadino um pouco adiantado, fez um chapéu perfeito que levou a bola ainda a bater no poste e depois a entrar nas redes da equipa de Manuel Fernandes.




O intervalo chegava e a segunda metade começou com várias novidades no onze. Jorge Costa fez várias substituições mas nem por isso a Académica baixou de rendimento. A prová-lo está novo golo a abrir a etapa complementar e mais uma vez um tento de belo efeito.

Júnior Paraíba conduziu o contra-ataque da Académica e deu para Laionel que, à entrada da área, rematou para o poste mais distante da baliza do Vit. Setúbal. Um grande golo do brasileiro que assim marca à ex-equipa, ele que curiosamente já tinha marcado um golo à Briosa com as cores do... Vit. Setúbal.

Até final pouco há a registar até porque a pré-época ainda está no início. Para recordar fica o resultado final e uma vitória que prova o excelente arranque da Académica nesta nova temporada: 2 jogos, 2 vitórias. No final ainda houve tempo para as grandes penalidades, tal como defende o regulamento, sendo que aqui os sadinos levaram a melhor, vencendo por 5-4.

A Académica volta amanhã a jogar para o torneio, desta feita frente ao Sp. Covilhã.

_____________________

Académica 3 | Setúbal 0

Estádio Mun. Santos Pinto, na Covilhã

Árbitro Tiago Gonçalves (Castelo Branco)

Treinador Jorge Costa

Peiser; Pedrinho, Amoreirinha, Orlando (cap.) e Grilo; Nuno Coelho, Diogo Gomes e Diogo Melo; Sougou, Miguel Fidaldo e Diogo Valente.

Jogaram ainda: Barroca, Laionel, Pedro Costa, Berger, Luiz Nunes, Hélder Cabral, Pape Sow, Júnio Paraíba, Hugo Morais, Bischoff, Carreño, Ricardo, Amessan e Sissoko

Treinador Manuel Fernandes

Diego; Brigues, Ricardo Silva (cap.), Anderson do Ó e Miguelito; François; Regula, Neca e Bruno Gallo; Henrique e Pimenta.

Jogaram ainda: José Pedro, Getúlio Vargas, Moisés, Jailson, Ricardo Dâmaso, Zeca, Miguel e Hugo Leal

Ao intervalo 2-0

Golos | Miguel Fidalgo (32' e 38') e Laionel (49')

_____________________


Fidalgo brilha na serra


Na época passada Miguel Fidalgo teve uma fantástica média de 87 minutos por cada golo marcado, mas ontem nem foi preciso tanto. Frente ao Setúbal, o avançado madeirense, aos 38 minutos, já tinha decidido o duelo entre estudantes e sadinos, favorável aos primeiros, com dois tentos de grande qualidade, com natural destaque para o segundo, que deixou Diego sem qualquer tipo de reacção. O avançado madeirense, habituado aos ares da serra - ou não tivesse ele passado vários anos na Choupana a representar o Nacional -, provou por que razão a Briosa o quis manter para 2010/2011.
Se de um lado Jorge Costa apresentou um onze muito próximo daquele que deverá evoluir já a 15 de Agosto com o Benfica - com três reforços incluídos -, Manuel Fernandes ainda andará em fase de testes e isso foi bem claro ao longo da partida, sobretudo no primeiro tempo, em que os conimbricenses foram claramente superiores, com um futebol bem mais atractivo e envolvente.
Só no decorrer da partida, o treinador da equipa do Bonfim lançou os "pesos pesados" José Pedro e Hugo Leal (têm tudo para ser titulares esta época), mas foram os estudantes que voltaram a facturar logo após o intervalo. O veloz Laionel recebeu um passe de Júnior Paraíba e atirou para o fundo das redes de Getúlio Vargas, marcando assim ao emblema que representou há dois anos e confirmando um triunfo tão justo como esclarecedor.

_____________________

Os novos da Académica


Peiser | Jogou pouco mais de meia hora e não teve muito que fazer.


Diogo Melo | Teve uma boa oportunidade aos 25', permitindo a defesa ao compatriota Diego. Muito activo na batalha do meio-campo.


Diogo Valente | Ofereceu a Diogo Melo o golo, mas o colega não foi feliz. Foi dos mais inconformados no primeiro tempo, assumindo protagonismo em quase todos os lances ofensivos.


Laionel | Já tinha marcado há dois anos à Académica, agora fez o mesmo ao antigo emblema. Oportuno, não enjeitou a ocasião.


Pape Sow | Correu muito à frente da defesa, mas terá de ter algum cuidado com algumas entradas mais agressivas.


Júnior Paraíba | Assistiu Laionel para o 3-0. Muito combativo no sector intermediário.


Hugo Morais | Actuou como médio interior esquerdo e, sem dar nas vistas, foi, acima de tudo, equilibrado. E isso, por vezes, é mais do que suficiente.


Carreño | O dianteiro espanhol contratado esta época ao Sevilha teve pouco em jogo e a bola raramente lhe chegou em condições. A rever.

Sem comentários:

Enviar um comentário