10 de agosto de 2010

A 5 dias do arranque do campeonato

As experiências terminaram na Académica. Agora é tempo de preparar a estreia na edição 2010/2011 da I Liga, cabendo à Briosa, logo a abrir, uma deslocação à casa do campeão Benfica. E será, precisamente, no Estádio da Luz que as poucas dúvidas quanto às escolhas de Jorge Costa ficarão dissipadas. Um onze que, de resto, começou a ganhar força desde que o antigo técnico do Olhanense assentou arraiais em Coimbra e que se tornou praticamente uma certeza nos últimos dias, sobretudo, nos particulares disputados com Beira-Mar e Leiria.
As maiores interrogações quanto às escolhas finais, durante a pré-época, acabaram por estar relacionadas com as inoportunas lesões. O mais flagrante é o caso de Éder, que parecia partir à frente da concorrência (Miguel Fidalgo e Carreño), mas uma tendinite no rotuliano do joelho esquerdo, a 16 de Julho, tem mantido afastado o luso-guineense. Quem aproveitou a oportunidade foi Fidalgo que correspondeu com exibições e golos. Também na baliza e no eixo da defesa, Peiser e Berger tiveram de superar pequenas mazelas até ganharem, em definitivo, a confiança de Jorge Costa, sendo que o último a ficar mais perto da titularidade foi, precisamente, o reforço mais recente: Addy. E, neste caso, foi mesmo uma troca directa. Emídio Rafael preparava-se para ser de novo o dono da faixa esquerda da defesa, mas a transferência para o FC Porto abriu as portas ao lateral canhoto que foi incluído no negócio entre estudantes e portistas.
Como já se percebeu, as ideias de Jorge Costa parecem estar bem maturadas, embora haja jogadores que não estão longe de entrar na equipa. Uma coisa é certa: o sistema será o 4x3x3. Mas mais do que o desenho o que interessa é a dinâmica.

As tácticas

4x3x3

Ricardo, Pedro Costa, Amoreirinha, Grilo e Paraíba foram dos mais utilizados na pré-época, mas não deverão figurar nos titulares da Luz

4x3x3

Nos jogos com Beira-Mar e Leiria, Jorge Costa apostou neste lote de jogadores. Um cenário que deverá repetir-se na noite de domingo


Destaques e números

Com 459 minutos, Amoreirinha foi o jogador mais utilizado por Jorge Costa ao longo da pré-temporada.
Grilo foi claramente um dos destaques da fase preparatória. Jogou muito, em termos temporais, mas, sobretudo, em termos qualitativos. Ele e o outro ex-júnior Sissoko convenceram Jorge Costa.
O avançado Miguel Fidalgo e o médio Júnior Paraíba foram os goleadores da pré-época, com três golos cada. 

_____________________



Minutos não dão lugar na equipa


Foram 28 os jogadores que Jorge Costa utilizou nos nove encontros de pré-temporada, sendo que apenas três não conseguiram cumprir 200 minutos dentro das quatro linhas. E por falar em minutos, entre o onze da pré-época e aquele que deverá começar frente ao Benfica deverão registar-se cinco alterações, o que prova que ter muitos minutos na fase preparatória não é sinónimo de titularidade. Que o digam Ricardo, Pedro Costa, Amoreirinha, Grilo e Júnior Paraíba. 

_____________________


Reforços com apetite pela baliza adversária


Foram nove os jogos disputados pela Académica, nos quais obteve cinco triunfos, dois empates e duas derrotas, apontando um total de 11 golos e consentido seis tentos aos antagonistas. E em matéria de finalização - apesar do número não ser muito elevado -, é de salientar a boa pontaria de alguns dos reforços que concretizaram sete golos. Um deles, Júnior Paraíba (na foto), esteve inspirado, marcando tantas vezes (três) como o avançado Miguel Fidalgo. Hugo Morais (2), Laionel e Sow também festejaram. Curioso também o facto de os guarda-redes terem sofrido exactamente o mesmo número de golos: dois. 
_____________________


Éder em dúvida para a Luz

A Académica iniciou, esta segunda-feira, a preparação do jogo com o Benfica. Éder foi o único jogador ausente da sessão de trabalho.

O avançado, sujeito a avaliação diária do departamento médico devido a uma tendinite no rotuliano, cumpre treino condicionado no relvado. A sua presença no arranque da Liga, no próximo domingo, mantém-se em aberto.

De resto, Jorge Costa, que se vai estrear oficialmente no comando dos estudantes no Estádio da Luz, tem o plantel todo à disposição para preparar a visita ao terreno do campeão.

Os trabalhos são retomados esta terça-feira, às 10 horas, na Academia.

Entretanto, ainda não foi hoje que Jorge Costa anunciou os nomes dos dois jogadores dispensados.

Sem comentários:

Enviar um comentário