25 de setembro de 2010

2010/11 - 06J - Académica 3 - Guimarães 1: O Jogo

Académica 3 - V. Guimarães 1
Liga Zon Sagres - 6ª Jornada
Estádio Cidade de Coimbra
25-09-2010 - 17h 
ACADÉMICA: Peiser; Pedro Costa, Berger, Orlando, Hélder Cabral (Amoreirinha 84'); Nuno Coelho, Diogo Melo e Hugo Morais; Sougou, Miguel Fidalgo(Éder 72'), Diogo Valente (Laionel 67')

Suplentes: Ricardo, Amoreirinha, Pape Sow, Diogo Gomes, Paraíba, Laionel e Éder.

Treinador: Jorge Costa

V. GUIMARÃES: Nilson; Alex, Ricardo, Freire e Bruno Teles; Cléber; João Alves (Pereirinha 78'), João Ribeiro Rui Miguel 45'), Edson Sitta; Toscano (Faouzi 78'), Edgar.

Suplentes: Serginho, NDiaye, Flávio Meireles, Pereirinha, Rui Miguel, Faouzi, Douglas.

Treinador: Manuel Machado

Resultado ao intervalo:0-0

Marcadores: Diogo Melo 52', Edgar 54',Sougou 80', Laionel 90'

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

Cartões Amarelos: Alex 22', Nuno Coelho 27',Diogo Valente 59', Ricardo 76'.
Cartões Vermelhos: --


Crónica



Vivem-se tempos de euforia em Coimbra. À sexta jornada, a Académica subiu ao segundo lugar da classificação, ainda que provisoriamente, e vive um conto de fadas com paralelo apenas nas famosas campanhas dos anos 60 que colocaram a equipa da Lusa Atenas nos píncaros do futebol nacional. O segundo lugar fica bem a esta Briosa, que joga bom futebol, marca que se farta, e parece querer sempre mais.
Depois de uma primeira parte bem jogada, com futebol de ataque sem freios de parte a parte, à qual só faltou o tempero dos golos, o melhor condimento chegou na segunda metade para gáudio dos cerca de 4 500 adeptos presentes no estádio. O V. Guimarães ainda chegou ao empate mas a ponta final da equipa da casa foi mais forte.
Terminou a maldição de Manuel Machado, que nunca havia perdido em Coimbra, e os minhotos, invictos até então, acabaram por perder o estatuto com estrondo. O mesmo das bombas de Diogo Melo e Sougou, mas há que destacar também a arte de Laionel que, mais uma vez, voltou a saltar do banco para fazer história.

Ataque como denominador comum
Nas margens do Mondego, assistiu-se a um jogo com laivos de clássico (55 partidas já em solo estudantil), entre o V. Guimarães que vinha de três vitórias seguidas e uma Académica detentora, também, de boas credenciais: só deixou os três pontos em Aveiro e já foi à Luz fazer um brilharete, logo na primeira jornada. Em comum, aliás, estas duas equipas têm o facto de já terem vencido o Benfica esta época. Em suma, uns queriam mantê-lo, outros cobiçavam-no. Silêncio que, na terra do Fado, vai jogar-se pelo segundo lugar!
O encontro revelou todo o potencial ofensivo reconhecido a estudantes e minhotos. Os da casa, cheios de brio, começaram a partida a todo o gás, pressionando o adversário e desenvolvendo bons movimentos ofensivos, com destaque para uma oportunidade de Miguel Fidalgo, que quase surpreendia Nilson com um chapéu ao qual o brasileiro não deu o valor devido.
Nas bancadas, o ambiente era condizente com a qualidade dentro das quatro linhas. De Guimarães, como já é hábito, vieram largas centenas de adeptos, sempre entusiastas, pelos de Coimbra, obviamente, também não faltou apoio e resposta à altura às provocações forasteiras. No campo, jogava-se bem, quase sempre com velocidade e ritmo, só faltavam oportunidades a sério, apesar de ambos os guarda-redes terem sido obrigados a trabalho aturado. O sinal mais pertencia aos estudantes que, ainda assim, revelavam algumas fragilidades defensivas, que permitiam aos vimaranenses, amiúde, colocar em sentido Peiser.

Agora, com golos
A Académica voltou a entrar bem na segunda parte, com um par de oportunidades que quase fizeram funcionar o marcador. Na primeira, teve de ser Alex a tirar sobre o risco de golo um cabeceamento de Diogo Valente quando já se gritava golo no estádio. O Vitória era encostado às cordas e sentia-se que a Briosa podia marcar a qualquer momento. Assim aconteceu, num petardo de Diogo Melo que, no entanto, só deixou os da casa na frente do marcador por dois minutos. Edgar aproveitou bem a letargia da defesa coimbrã e, de cabeça, bateu Peiser com toda a facilidade.
Pouco depois, Diogo Valente falhou escandalosamente na cara de Nilson após centro de Sougou. Num ápice, o jogo ganhou nova dimensão, trazida pelos golos e lances de ataque a rodos. A Briosa mantinha o pé no acelerador mas os minhotos foram subindo de produção, aproveitando os espaços concedidos. Foi até que os estudantes voltaram a ligar o turbo, com Éder a saltar do banco para dar um segundo folgo ao ataque.
Mas aquilo que fez levantar as bancadas foi aquele remate fabuloso de Sougou. O golo de Diogo Melo já tinha sido um portento mas que dizer da bomba do senegalês? Simplesmente, arrebatador aquele disparo que atirou com a Briosa para o segundo lugar. Nesta altura, a Académica estaria igualada com o Sp. Braga, já que nos golos marcados e sofridos não havia forma de os desempatar. Laionel resolveu a equação.

_____________________







Que encanto e que brilho a Académica hoje mostrou... A Briosa provou o seu enorme valor numa partida que terminou com a vitória dos "estudantes" por 3-1 frente ao Vit. Guimarães e os cachecóis e as bandeiras pretas que se viram no final anunciavam a festa do segundo lugar da Académica.


É certo que para segurar o segundo posto, antes de mais, é necessário que o Olhanense não vença no Dragão mas só a sensação de alegria que invade todos os Sócios e adeptos da Briosa está acima de tudo o resto. Aconteça o que acontecer, a Académica está de parabéns, não só pela forma como jogou, mas sobretudo pela inteligência de resolver na hora certa.


Foi tudo bonito no recinto da Briosa. Viram-se capas e batinas, viu-se festa e grandes golos, com 4506 espectadores nas bancadas a assistir a um jogo que ficará na memória de muitos. Porque a Académica faz-se de momentos como este, onde até é difícil transportar em palavras toda esta mistura de sentimentos.


Mas vamos então ao jogo. Começou melhor a Académica que esteve até bem perto de inaugurar o marcador nos primeiros minutos mas a festa só viria a aparecer na segunda metade. Aliás, os primeiros 45 minutos não tiveram muitos motivos de interesse e o 0-0 foi mais do que expectável no intervalo, até porque a História do jogo fez-se na etapa complementar.








Aos 53 minutos, Diogo Melo, com o pé esquerdo, do meio da rua, fez o primeiro da tarde. A bola ainda bateu num defesa contrário mas o golo do 50 da Briosa serviu para abanar um jogo que até então não tinha grandes motivos de interesse. O tento da Académica terminou com o medo de ambas as equipas e isso serviu também para o Vit. Guimarães despertar. Os vimaranenses reagiram bem ao empate e dois minutos depois Edgar viria a empatar o resultado.


A festa durou pouco para os "estudantes" e tudo voltava ao início. O empate trouxe de novo o medo de ambas as equipas em arriscarem mas sempre deu para perceber que a Académica queria algo mais. Jorge Costa mexeu no jogo e lançou os espevitados Éder e Laionel, jogadores que deram ainda maior velocidade à Briosa e o seu futebol cativou uma equipa que sabia perfeitamente que tinha tudo para chegar a novo golo.


E aos oitenta minutos, quando já muitos faziam contas ao empate, o senegalês Sougou dispurou um autêntico míssil que só parou dentro das redes de Nilson. Estava instalada a festa no Cidade de Coimbra e os adeptos da Briosa, que mais uma vez não pararam no apoio à equipa, tinham mil e um motivos para estarem em êxtase. A vitória estava perto mas nem aí a Académica foi na pressão.








Os jogadores mostraram fibra e portaram-se como verdadeiros heróis até ao apito final. A Briosa segurou o ataque do Vitória mas quem tem extremos tão rápidos pode sempre esperar mais alguma coisa no ataque, nunca descurando, claro, a defesa. E foi o que aconteceu. Sougou foi lançado na direita por Diogo Melo e meteu a bola em Laionel, com o brasileiro a rematar em arco para as redes de Nilson.


O 11 dos "estudantes" confirmou o triunfo da Académica com mais um golo de belo efeito e despoletou a festa final nas bancadas do Cidade de Coimbra. Os Sócios e adeptos dos "estudantes" saem do recinto da Briosa com um saboroso segundo lugar e com a certeza de que têm uma equipa capaz de grandes feitos.


Destaques

Sougou
Melhor marcador da Académica, com quatro golos, parecia arredado da partida, pese algumas iniciativas muito ao seu estilo, quando resolveu arrancar um pontapé tremendo, que deixou Nilson sem reacção. Era o sinal de revolta dos estudantes pela igualdade que os minhotos queriam, a todo o custo, manter. Quem melhor para guiar os anfitriões desta partida à vice-liderança do que aquele que tem sido, indiscutivelmente, o seu melhor jogador nos últimos anos?

Diogo Melo
Para quem veio da Liga Honra (Portimonense) está a tornar-se um caso sério em Coimbra. Agarrou a titularidade desde o primeiro minuto, com exibições convincentes, num misto de força, técnica e visão de jogo. Faltava-lhe o golo. Este sábado, depois de tanto porfiar, coroou o alto rendimento com aquilo que faz a diferença, num remate portentoso, com o pé esquerdo, o seu pior pé. Pela forma como a bola entrou ao ângulo superior esquerdo da baliza de Nilson, ninguém diria. Impressionante ainda foi a forma como, no final do jogo, aguentou as dores e voltou ao terreno depois de ter saído de maca. Que espírito de sacrifício!

 
Hugo Morais
Faz praticamente o mesmo que Diogo Melo faz, só que de pé esquerdo. Ajuda a segurar o meio-campo mas também lhe dá vitalidade ofensiva, num registo quase sem falhas. A visar a baliza também dá cartas, como ficou patente num remate de meia distância que não passou longe da trave.

Toscano
Surgiu nas bocas do mundo pelo «hat trick» diante do Nacional e basta vê-lo tocar na bola para se perceber que se trata de um jogador de qualidade, com uma mobilidade e criatividade surpreendentes em função da elevada estatura. Não teve ensejo de atirar a contar desta feita mas deu muito que fazer à defesa académica, principalmente pela forma como soube segurar e reter bolas para servir os companheiros. Num pormenor de classe, valeu à Académica um Peiser atento para evitar que o brasileiro imitasse o conterrâneo Edgar em matéria de remates certeiros.

Miguel Fidalgo
Podia ter começado a escrever uma história diferente para este jogo se aquele chapéu que fez a Nilson, logo no dealbar da partida, não tivesse passado ligeiramente ao lado. Travou um duelo desigual com os altos centrais vimaranenses, ele que nem 1,80 m tem mas sabe tirar partido da rapidez de execução e irrequietude.


Laionel
Tal como fizera na Luz, entrou para sentenciar a partida. O jogo parecia estar resolvido mas com o golo de classe do brasileiro, evitaram-se as contas, e a Briosa ascendeu ao segundo lugar da tabela, à condição, mas com melhor diferença de golos do que o Sp. Braga.

Briosos um a um
 
Peiser 5
Talvez pudesse ter feito algo mais no golo vimaranense. De resto, nada a apontar.


Pedro Costa 5
Protagonizou algumas escusadas hesitações no primeiro tempo. Foi melhorando com o decorrer da partida.


Berger 5
Tem culpas no empate vimaranense. Recompôs-se.


Orlando 6
Foi o mais lúcido da defesa, nunca perdendo a calma nem nos momentos de crise.


Hélder Cabral 5
É certo que perdeu a bola em zona proibida e abriu as portas para o 1-1 dos visitantes, só que também
evitou alguns males maiores.


Nuno Coelho 6
Não esteve longe a estreia a marcar no escalão principal. Acima de tudo, meteu João Ribeiro e Rui Miguel num bolso.


Diogo Melo 7
Melhorou muito após o intervalo, sobretudo após ter inaugurado o marcador. Foi ele que iniciou o lance do 3-1.


Hugo Morais 6
Deu mais nas vistas na segunda parte.


Miguel Fidalgo 5
Foi o primeiro a ter nos pés uma soberana ocasião para marcar. Saiu aos 73'.


Diogo Valente 6
Iniciou a jogada que culminou no golo inaugural. Não estava mal, mas Jorge Costa tirou-o.


Laionel 6
Trouxe frescura ao ataque e teve a capacidade para terminar com as dúvidas quanto ao vencedor.


Éder 5
Foi importante a forma como se bateu entre os centrais, dando maior liberdade aos extremos.


Amoreirinha 2
Entrou para fechar o lado esquerdo.

Opiniões

Jorge Costa, treinador da Académica, no final da vitória, por 3-1, sobre o V. Guimarães, neste sábado, começando por relativizar o resultado entre o F.C. Porto e o Olhanense, determinante para confirmar os estudantes no segundo lugar da classificação: «Não é o mais importante. O importante é fazermos o nosso trabalho, como temos feito até aqui. Parece-me que o estamos a fazer cada vez de melhor forma. Estamos agora mais sólidos, conquistamos pontos, e queremos continuar assim. Se continuarmos com esta atitude, e ambição, iremos vencer mais jogos. Mas o meu discurso será sempre o mesmo: somar pontos, trabalhar e fazer um campeonato tranquilo, sem promessas além de lutarmos sempre pelos três pontos. Foi uma vitória justa, perante um adversário que fez um excelente jogo, valorizando ainda mais o nosso trabalho. Hoje sou um treinador feliz, pelo trabalho dos meus jogadores, pela forma como entraram em campo, pelo facto de ter visto mais gente no estádio, e, claro, por termos conquistado os três pontos. Os jogadores perceberam que não temos de sofrer para ser felizes. É isto que quero para Académica, estamos no caminho certo. Dificuldades, vamos tê-las, não temos é de ser nós a criá-las.»


Manuel Machado, treinador do V. Guimarães, no final da derrota, por 3-1, em Coimbra, neste sábado, a falar sobre o percurso da equipa em tom optimista, apesar do desaire frente aos estudantes:
«Estamos com uma média pontual perfeitamente enquadrável dentro do nosso objectivo. Em seis jogos, estamos com 11 pontos. Se mantivermos a média, fazendo estes pontos a cada conjunto de seis jogos, ultrapassaremos, seguramente, a fasquia dos 50 pontos, que são, normalmente, os necessários para uma equipa ficar no primeiro terço da tabela e ter acesso a uma competição internacional.
[Sobre os incidentes no final da partida] Infelizmente, a polícia teve de intervir, não sabemos se bem ou mal, mas é de lamentar porque o futebol é para ser jogado nas quatro linhas e não deve resvalar para este tipo de situações.»

Sougou, jogador da Académica, no final da vitória, por 3-1, sobre o V. Guimarães, neste sábado, começando por comentar o soberbo golo que marcou: «Se foi o melhor da minha carreira? Não sei, preciso de ver na televisão mas para mim foi o mais importante porque surgiu numa altura que a equipa precisava de um golo, num jogo complicado. Felizmente, as coisas correram bem. Preparámos o jogo com muita seriedade, porque precisamos de ganhar em casa e dar espectáculo para chamar os adeptos. Queremos jogar para ganhar mas também jogar bem. Não estou obcecado em ser o melhor marcador da equipa, isso cabe mais ao ponta-de-lança, os extremos têm menos oportunidade, mas eu trabalhei muito nesse sentido, para ser decisivo. O nosso treinador tem responsabilidade na nossa média de golos [12 em seis jogos] porque ele incentiva-nos a marcar muito golos e tentar sofrer poucos. Se trabalharmos para marcar, estamos mais perto de ganhar. Prefiro ganhar por 3-2 que por 1-0.»


Diogo Melo, médio da Académica, em declaração na flash interview da SporTV após o triunfo por 3-1 sobre a V. Guimarães: «Estava a precisar de um golo destes. Foi um remate bonito, saiu muito bem. Trabalho para ajudar a equipa, não sei se sou fundamental. As coisas estão a correr-me bem. A equipa está a corresponder muito bem e sei que vamos chegar a bom porto.»



Edgar, avançado do V. Guimarães, em declarações na flash interview da SporTV após a derrota em Coimbra por 3-1:
«Perdemos mas tivemos oportunidades para ganhar. A Académica foi mais feliz. Não conseguimos bloquear a velocidade dos atacantes deles. Temos de pensar no próximo jogo agora.»

Lances Chave

6' Abertura de Berger para Miguel Fidalgo que, perante a oposição de Freire, tenta o chapéu, mas a bola sai ligeiramente ao lado da baliza de Nilson.


24' Remate de Toscano, longe da área, Peiser desvia a bola com dificuldade.


47' Canto de Diogo Valente, Nuno Coelho cabeceia, defesa de recurso de Nilson e depois é Alex que salva em cima da linha de baliza.


53' [1-0] Diogo Melo remata de fora da área, a bola bate em Ricardo e trai Nilson.


54' [1-1] Cruzamento de João Alves do lado direito, a bola passa por toda a defesa, incluindo Peiser, Edgar aproveita e cabeceia a bola para o fundo da baliza.


56' Excelente cruzamento de Sougou, Diogo Valente, sozinho na área, cabeceia muito mal.


80' [2-1] Golo de Sougou.


90' [3-1] Mais um grande golo. No lado da esquerda da área, Laionel finta Alex e depois atira, em arco, para o fundo da baliza.


90+4' Faouzi, sem oposição na área, atira a bola à barra.


Minuto a minuto

     90'      FINAL DO JOGO! Académica - 3 V. Guimarães - 1. Bela vitória da Académica, que assim iguala o Guimarães com 11 pontos.
    90'     Como é que Faouzi falha isto??? Na pequena área e sem Peiser na baliza, o marroquino do Vitória atira por cima!!!
    90'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 3-1 por Laionel. Mais um belo momento de futebol! Recepção, drible e remate em arco! Muito bem Laionel! este golo sentencia a partida!
    90'     Defesa de Nilson sem problemas, a remate de Laionel. A Académica joga em contra-ataque.
    90'     Quatro minutos de descontos.
    88'     Centro de Pereirinha e corte de Berger com a cabeça. O Vitória inicia a avalanche final.
    85'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Hélder Cabral entra Amoreirinha
    84'     Hélder Cabral está em dificuldades físicas e pede substituição.
    80'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 2-1 por Sougou! Mas que grande golo!! Sobre a direita, ainda longe da área, o senegalês arranca um pontapé fabuloso!! Temos jogo em Coimbra!
    79'     SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai João Alves entra Bruno Pereirinha
    79'     SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai Marcelo Toscano entra Abdelghani Faouzi
    79'     Grande pontapé de Hugo Morais! O médio da Académica assustou Nilson, ainda de muito longe!
    75'     CARTÃO AMARELO para Ricardo (V. Guimarães )
    73'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Miguel Fidalgo entra Éder
    73'     Marcelo Toscano atira muito por cima na marcação de um livre.
    72'     Toscano quase marca para o Vitória! O brasileiro surge em zona de finalização e obriga Peiser a defesa atenta!
    68'     SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Valente entra Laionel
    67'     Bom lance de Diogo Melo. O médio da Académica dribla um defesa e remata por alto.
    64'     Sougou apanhado em fora-de-jogo quando podia fazer estragos.
    60'     CARTÃO AMARELO para Diogo Valente (Académica )
    60'     Defesa fácil de Peiser a remate de Bruno Teles, na marcação de um livre.
    55'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! V. GUIMARÃES ! 1-1 por Edgar. Resposta imediata! Centro de João Alves na direita e finalização de Edgar, com a cabeça, quase em cima da linha!
    53'     GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-0 por Diogo Melo! Belo golo! À entrada da área, de pé esquerdo, pontapé fortíssimo e a acabar no ângulo superior esquerdo da baliza minhota! A bola ainda tocou ligeiramente num atleta do Vitória.
    51'     Bom pontapé de Rui Miguel! A bola saiu forte e não muito por cima da baliza de Peiser.
    50'     Novamente a Académica! Canto de Diogo Valente e cabeceamento de Sougou para defesa difícil de Nilson!
    48'     A Académica quase marca! Canto de Digo Valente na esquerda, atrapalhação e bola salva em cima do risco de golo!
    46'     RECOMEÇA A PARTIDA
    46'     SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai João Ribeiro entra Rui Miguel
    45'     Estão 4506 espectadores nas bancadas, segundo dados oficiais.
    45'     INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e V. Guimarães. Nulo que se aceita, entre equipas que se equivaleram num bom jogo até ao momento e com ambiente a condizer nas bancadas.
    44'     Remate de Edson, ao lado.
    36'     Orlando cabeceia por cima, num cruzamento de Diogo Valente.
    33'     Bom lançamento em profundidade de Diogo Melo para Sougou, Nilson deixa a bola bater-lhe à frente mas consegue, com dificuldade, segurá-la perante a ameaça do senegalês.
    29'     João Ribeiro é assobiado numa jogada junto à linha. O publico não lhe perdoa a troca de camisola!
    27'     CARTÃO AMARELO para Nuno Coelho (Académica )
    25'     Livre de João Alves, Freire desvia e Peiser faz uma grande defesa, mas estava em fora-de-jogo!
    23'     Grande remate de Teles, do meio da rua, com Peiser a sacudir para canto em dificuldades!
    21'     CARTÃO AMARELO para Alex (V. Guimarães )
    18'     Belo ambiente nas bancadas!
    16'     Fase mais equilibrada da partida, com o jogo a centrar-se no meio-campo.
    11'     Livre de Toscano, muito por cima!
    8'     Novo canto para a Académica, que tem empurrado o adversário para a sua defesa.
    7'     Mais um lance de bola parada: livre para a Académica, próximo da quina da área!
    6'     Fora-de-jogo assinalado a Sougou, que ficava na cara de Nilson!
    5'     Quase golo para a Académica!!! Chapéu de Miguel Fidalgo, de ângulo apertado, Nilson confiou no golpe de vista e não se fez à bola mas esta passou muito perto do poste direito!!
    3'     Mais um pontapé-de-canto, para a Académica. Nilson afasta com os punhos perante a ameaça de Nuno Coelho!
    2'     Já houve dois pontapés-de-canto, um para cada lado!
    2'     Muita gente do V.Guimarães na bancada...
    1'     COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e V. Guimarães. Saíram os minhotos!


Arbitragem

 Jorge Sousa ( AF Porto ) - nota: 4

Erros de pormenor

Jorge Sousa voltou a mostrar que é um dos melhores árbitros portugueses da actualidade. Entre os poucos erros cometidos pelo internacional do Porto, destacam-se um cartão amarelo não exibido a Ricardo, aos 57', e três foras-de-jogo mal tirados pelos assistentes com quem mais jogos faz.

Sem comentários:

Enviar um comentário