11 de abril de 2011

2010/11 - 26J - Sporting 2 - Académica 0: Yannick bisa, Patrício decide e leão volta a sorrir em Alvalade

Sporting 2 - Académica 0
Liga Zon Sagres - 26J
Estádio José Alvalade
09-04-2011 - 20:15

Académica: Peiser, Pedrinho, Berger, Luiz Nunes (Diogo Melo 63'), David Addy, Sow, Bischoff, Hugo Morais (Grilo 46'), Sougou, Diogo Valente (Laionel 72') Carreño.

Suplentes: Ricardo, Pedro Costa, Júnior Paraíba, Miguel Fidalgo.

Treinador: Ulisses Morais.

Sporting: Rui Patrício, Evaldo, Torsiglieri, Anderson Polga, Abel, Zapater, André Santos, Matias Fernandez, Djaló (Carlos Salaeiro 89'), Vukcevic (60'), Hélder Posatiga ( Valdés 84)

Suplentes: Tiago, Cédric Soares, Nuno André Coelho, Cristiano.

Treinador: José Couceiro

Ao Intervalo: 2-0
Marcadores: Yannick Djaló 32' e 35'

Árbitro: Hugo Miguel (3)
CA: Vukcevic 44', Luiz Nunes 50', André Santos 75'
CV: -

Espectadores: 24.485

Crónica

MF: O Sporting regressou às vitórias quase um mês depois e recuperou, provisoriamente, o terceiro lugar. Após três empates seguidos, desta feita não houve minutos finais fatais nem um leão tristonho, que soube segurar a vantagem construída na primeira parte sem perder de vista a oportunidade de a dilatar na segunda. Dois grandes golos de Yannick Djaló, uma bola na barra de  Polga, três excelentes defesas de Rui Patrício (todas com Bischoff na origem) e muito Matías deram outra alma a um Sporting, que tinha tudo a perder em casa (foi a quinta vitória em 13 jogos) frente a uma Académica que ainda não garantiu a manutenção. O Sporting voltou a sorrir e as pazes com os adeptos foram feitas. Foi uma boa vitória, colorida por meia dúzia de exibições
individuais, antes da deslocação ao Dragão e no primeiro jogo em casa da nova direcção.

Para aproveitar um eventual resultado favorável no derby minhoto, o Sporting não podia desperdiçar a oportunidade de vencer a Académica, mesmo sabendo que o adversário contava somar pontos nesta deslocação.

O Sporting entrou forte e veloz e assim manteve-se. Uma primeira oportunidade logo aos dois minutos, falhada por Zapater, deu o mote aos leões, que voltariam a desperdiçar por Yannick Djaló pouco depois. Em ambas Matías esteve no desenho, como estaria em quase tudo o resto. O médio chileno é o novo menino bonito do Sporting e parece feliz com a consideração.

Aos 14 minutos, Carreño, que se estreou a titular (má aposta de Ulisses Morais) introduziu a bola na baliza de Rui Patrício, mas a posição irregular, rapidamente assinalada pela equipa de arbitragem, tranquilizou o leão. Quatro minutos depois, Hugo Miguel também negaria o golo a Vukcevic pelo mesmo motivo, após cabeceamento à barra de Polga.

Djaló-Patrício-Bischoff

O Sporting não marcou e, quando aos 26 minutos, uma grande intervenção de Rui Patrício negou o golo a Hugo Morais, após contra-ataque iniciado por Bischoff, temeu-se o pior, que a pressão de vencer se apoderasse do leão. Mas não passou de receio.

Peiser, que minutos antes defendeu mais um cabeceamento de Polga, novamente em jogada combinada com Matías, não conseguiu travar um grande remate de Yannick, na sequência de um canto curto de Vukcevic para Matías, que atrasaria para o avançado.

Seguiu-se mais uma grande jogada do Sporting, com Vukcevic a desmarcar Djaló com um passe soberbo e o camisola 20 a fazer um chapéu a Peiser, que ainda tocou na bola, mas já sem hipóteses de evitar o segundo golo do Sporting, o quinto de Yannick na prova.

Para o fim da primeira parte ficou o melhor, com Rui Patrício a defender com mestria dois livres superiormente marcados pelo jovem Bischoff, ex-Arsenal.

Vantagem... manteve-se

A segunda parte arrancou com mais um desperdício de Zapater, sempre bem intencionado, mas demasiado perdulário e hesitante junto à baliza de Peiser.

O Sporting tem, também, a agradecer a Ulisses Morais o facto de ter deixado Miguel Fidalgo no banco de suplentes. O estreante Carreño nunca foi uma solução credível, como demonstrou aos 60 minutos, quando, tendo Sougou solto na direita, não conseguiu servir o senegalês.

A vencer por dois golos, o Sporting permitiu-se desacelarar, entregando à Académica a responsabilidade de fazer mais. Grilo, reforço na segunda parte, cabeceou ao lado, a 20 minutos do apito final.

Mas o Sporting conseguiu segurar a vitória. Nos últimos cinco jogos, a equipa leonina sofreu apenas um golo e se José Couceiro disse que não tinha motivos para ter preocupações com a defesa, desta feita também pode dormir descansado com o trabalho bem sucedido do ataque.

AAC-OAF: Com um Djaló eficaz e um Rui Patrício a defender o impossível, a Académica pouco podia fazer para sair de Lisboa com um resultado positivo e mais condizente com aquilo que se passou
dentro das quatro linhas. A turma de Ulisses Morais entrou de cabeça levantada no covil do leão mas cedo se percebeu que na baliza leonina estava hoje um guardião intransponível.

Foram várias as vezes em que os "estudantes" rondaram a baliza do Sporting mas as tentativas de Hugo Morais e os livres de Amaury Bischoff tinham sempre como destino as luvas de Patrício que
terá de ser considerado o homem do jogo em Alvalade.

Pelo meio, os dois golos de Yannick Djaló para o Sporting, numa altura em que os comandados de José Couceiro pouco tinham feito para justificar essa vantagem, acabaram por ser dois rudes
golpes para a estratégia montada por Ulisses Morais mas a verdade é que a segunda parte da Académica merece todos os elogios.

Faltaram os golos, é certo, mas os homens de Coimbra nunca se renderam ao resultado negativo e construíram vistosas jogadas que, no entanto, não tiveram o desfecho desejado.

A Académica sai de Alvalade com uma derrota por 2-0 mas com a certeza que, com esta atitude, serão muitos os êxitos que se seguirão.

O Jogo: O número três teima em aparecer no triunfo leonino. O Sporting terminou uma série de três jogos sem vencer na Liga ZON Sagres; recuperou, à condição, o terceiro posto na tabela  classificativa; e teve no trio Matías Fernández-Yannick Djaló-Rui Patrício a chave que abriu portas ao sucesso. Porquê este triunvirato, sem desprimor para os demais? É fácil: o primeiro assume-se finalmente como o estratega, o virtuoso, o mais influente e desequilibrador elemento da equipa verde e branca - mais difícil que tirar-lhe a bola, só mesmo agarrar um relâmpago -; o segundo voltou a ouvir aplausos ao facturar os dois golos do encontro; e o guardião fez três (lá está!) intervenções olímpicas que ergueram Alvalade e o confirmam como referência absoluta do colectivo. Para quem acabou de estrear luvas novas, o KO aplicado à Académica ganhou maior sentido nas mãos do guardião. Tudo isto na primeira metade, porque a segunda já não valeu o preço, ainda que reduzido, ao ingresso.

Com o Sporting no seu 4x2x3x1, contando com o regressado André Santos a trinco, e a Briosa em 4x3x3, a turma da casa começou por acusar alguma lentidão no desdobramento para o ataque, ganhando apenas maior rapidez no último terço do terreno. A primeira zona de planificação atacante carecia de chama e agressividade, só assumindo conteúdo e forma quando Matías Fernández  conduzia o esférico. Os estudantes deixavam as suas intenções explícitas ao espreitar o contra-ataque, sempre na procura dos extremos Sougou e Diogo Valente. O encontro esboçava equilíbrio ténue - aos 17', já tinham sido bem anulados dois tentos, um para cada lado -, com os centrais leoninos apostados na profundidade ao colocarem bolas directas no sector mais adiantado. Só a partir dos 20' o domínio leonino passou a ser claro, mas aí as insuficiências passaram para o último terço do terreno, com a Académica inerte e a ver o adversário circular calma e fluentemente o esférico. Vivendo da inspiração de Matigol - praticamente sem utilizar o jogo exterior -, a supremacia dos homens da casa ganhou efeitos com requinte de estrondo. Pouco passava do virar da meia hora quando um remate forte e colocado de Yannick Djaló valeu o 1-0, com assistência do artístico Matías Fernández. Ainda atordoada com o primeiro golpe, a Académica ficou prostrada na lona no mesmo "round", com o 20 a dar toques artísticos ao embate no segundo tento. Couceiro pedira eficácia, o avançado correspondeu ao desejo do técnico.

Com vida difícil expressa no marcador, os estudantes nunca se ergueram até final do primeiro acto. Como se não bastassem as dificuldades em criar perigo de bola corrida, surgiu Patrício em jogo.
Superior, o camisola um brilhou em duas defesas espantosas a livres batidos por Bischoff, já depois de desviar, num voo, um disparo venenoso de Hugo Morais. As novas luvas do guardião também seguraram (e de que maneira) a vantagem que viera para ficar.

Para a segunda parte, Ulisses Morais mexeu, naturalmente: Grilo rendeu Hugo Morais em troca directa. Os leões ressurgiram acelerados, acercando-se do último reduto academista, mas foi apenas fumaça. A cadência foi abrandando, o jogo tornou-se feio, e as mexidas de parte a parte nada trouxeram de vitamínico a um jogo cada vez mais anémico. Os leões mastigavam a partida, trocando a bola sem acutilância nem direcção. Com Matías esgotado, a equipa caiu de rendimento a ritmo galopante, o que diz muito da influência do internacional chileno. A Académica até teve uma oportunidade para reduzir, por intermédio de Grilo, mas Ulisses Morais saiu a continuar sem saber o que é derrotar o Sporting, que ontem ganhou um tónico para lutar pelo seu único objectivo. A
turma de Couceiro fez o suficiente numa só parte para que o triunfo lhe assentasse como uma luva, a tal que, calçada na mão de Patrício, também tem muito a ver com os preciosos três pontos ontem averbados e que servem igualmente - é bom não esquecê-lo - para atenuar uma carreira caseira no campeonato indigna de um grande.

Destaques

Matías Fernández

O Sporting é cada vez mais do chileno. A camisola 14 já não é um corpo estranho à equipa, muito menos é mal vista das bancadas e é para ela que se olha entre os que estão em campo. Matías
Fernández atravessa excelente momento de forma e, talvez como nunca antes acontecera, a exibição do chileno coincidiu com um bom desempenho da equipa. O 14 alimentou a chama dos leões,
com aquele transporte da bola, junto ao pé direito, e a perceber que entre as linhas da Académica podia desequilibrar. Também demorou algum tempo, mas, finalmente, alguém na Academia percebeu que uma bola parada de Matigol é meio golo. Nesta noite, foi apenas isso, meio, porque Polga não concretizou; mas meio golo teve também na assistência aveludada para Djaló, no primeiro da noite; e depois insistiu tanto numa jogada que fez mais meio, com o Sporting a chegar aos 2-0. Em menos palavras, fez a equipa jogar bem e chegar ao triunfo, no primeiro tempo e não a deixar ficar lá atrás, como em tantas outras noites, no segundo. Quando assim é, costuma dizer-se que foi o melhor em campo. O chileno começou a devolver o sorriso a Alvalade.

Vukcevic

Estava em noite sim e, quando isso acontece, Vukcevic pode ser desconcertante. É certo que costuma passar por altos e baixos, exibições melhores e outras menores, mas frente à Académica quis  mostrar serviço. Logo nos primeiros instantes mostrou ao que vinha, com vários lances pela direita. Entendeu-se muito bem com Matías e tentou quase sempre descobrir espaços atrás da defesa da Briosa. Para coroar o bom desempenho, um passe magistral para o segundo de Yannick Djaló. Jogou uma hora e isso bastou para ter influência no resultado.

Djaló

O que dois criaram, um terminou. E de que maneira. Até estava a ser aquele Yannick Djaló meio trapalhão, a correr mais que a bola, que ficava para trás. Mas de repente, um passe aveludado de Matías Fernandez permitiu-lhe abrir o marcador com um golaço à entrada da área. Encheu o pé e Alvalade saltou com a sentença do 1-0, justa para o que se via. Depois, aproveitou assistência de Vukcevic para o 2-0, num chapéu a Peiser. Pode não ter sido o melhor em campo, mas acabou por ser decisivo. Os dois golos que marcou e o jogo de Matías devolveram sorrisos aos adeptos.

Rui Patrício

Agora que Matías Fernández jogava com as mesmas cores, Rui Patrício mostrou que terá ultrapassado aquele golo do chileno, nos compromissos das selecções. E traz-se esse lance para aqui porque o guarda-redes dos leões defendeu dois tiros incríveis de Amauri Bischoff, de falta. Por Portugal, tinha partido tarde demais para o remate de Matías, mas em Alvalade voou duas vezes, a primeira delas num salto inacreditável, para outras tantas defesas a bolas paradas do dez da Briosa. Antes, já tivera outra intervenção muito boa, a remate de Hugo Morais. Quando foi preciso, estava lá e não falhou, ou seja, esteve seguro em todos os lances, do início ao fim. É isso que se pede a todos os guarda-redes. Mas exige-se ainda mais aos dos «Grandes».

Bischoff

O que a Académica fez de bem passou pelos pés de Amauri Bischoff. O 10 esteve sempre activo no meio-campo, fosse a querer a bola que os adversários tinham, fosse a recebê-la dos companheiros, para depois orientar o sentido de jogo da Briosa. Apontou dois livres de forma superior, que levam destino de golo, não fosse Rui Patrício. Bischoff deu emoção ao jogo, embora tenha caído um pouco de rendimento no segundo tempo e nunca tenha tido, até à entrada de Laionel, alguém que o acompanhasse de facto.

Carreño

Estreou-se a titular na Liga. Se antes pouco se dera por ele, também não foi agora que se destacou. Pode até ter sido apenas um dia mau, mas calhou logo no mais importante da temporada, até ao momento. Não fez esquecer, nem por sombras, Miguel Fidalgo. Esteve mal Carreño e má foi a decisão de Ulisses Morais.

Opiniões

Ulisses Morais, em declarações após o jogo com o Sporting da jornada 26 da Liga, que os leões venceram por 2-0:

«De forma geral, estou muito agrado e satisfeito pelo trabalho deste grupo, pelo modo como tem crescido. Tivemos um período curto, mas determinante para o resultado do jogo. Na primeira parte
tivemos 15 minutos em que não estivemos ao nosso nível. Não tem a ver só connosco, mas também com o que o Sporting fez. No resto fomos fortes e seguros, organizados, fomos uma equipa que a perder nunca se intimidou, revoltou-se com o jogo, de forma a que se surge um golo tudo muda. Houve alguns momentos em que fomos castigados, com um outro cartão que condicionou os jogadores. Se o Sporting fez dois golos na primeira parte, nós tivemos ocasiões na segunda, em que apareceu outra vez o Rui Patrício. Faz muito a história do jogo. Estou satisfeito com o comportamento da equipa. Os meus jogadores perderam, mas não perderam o respeito e a dignidade.»

«De forma geral, estou muito agrado e satisfeito pelo trabalho deste grupo, pelo modo como tem crescido. Tivemos um período curto, mas determinante para o resultado do jogo. Na primeira parte tivemos 15 minutos em que não estivemos ao nosso nível. Não tem a ver só connosco, mas também com o que o Sporting fez. No resto fomos fortes e seguros, organizados, fomos uma equipa que a perder nunca se intimidou, revoltou-se com o jogo, de forma a que se surge um golo tudo muda. Houve alguns momentos em que fomos castigados, com um outro cartão que condicionou os jogadores. Se o Sporting fez dois golos na primeira parte, nós tivemos ocasiões na segunda, em que apareceu outra vez o Rui Patrício. Faz muito a história do jogo. Estou satisfeito com o
comportamento da equipa. Os meus jogadores perderam, mas não perderam o respeito e a dignidade.»

O treinador do Sporting, José Couceiro, em declarações após o jogo com a Académica da jornada 26 da Liga, que os leões venceram por 2-0:

O Sporting tem tido problemas na finalização, o Yannick Djaló bisou. Fez trabalho específico com ele, durante a semana?

«Não em exclusivo, mas com ele. Se a finalização é um problema, temos de trabalha-la, tecnicamente e em termos motivacionais. O Yannick fez um bom jogo em Guimarães e disse-lhe que só não foi  fantástico porque lhe faltou o golo. A equipa entrou muito bem no jogo, como com a União de Leiria e V. Guimarães. Tivemos oportunidades para marcar, os primeiros 35 minutos foram muito bons.
Depois, na segunda, foi mais dividido, o objectivo era o 3-0, não conseguimos e tivemos de controlar, ficar com a bola. No geral, estou satisfeito. Nunca esteve em causa a atitude da equipa, mas a  questão da eficácia condiciona o jogo.»

Valdés entrou no final, não pareceu motivado, há algum problema?

«É natural que queira jogar mais, são opções que tenho de assumir e tomar. O Valdés é um jogador de qualidade, com que contamos e noutros momentos jogará mais. O jogo estava em aberto, o  2-0 é dos resultados mais traiçoeiros do futebol. Ou fazemos 3-0 e acabamos com a partida, ou o adversário faz um golo e fica tudo em aberto. As decisões têm de ser racionais. Não tomo decisões  pela pressão dos adeptos ou por outro factor, mas sim para rentabilizar ao máximo a equipa.»

Rui Patrício foi decisivo, como viu a exibição dele e a evolução?

«Indiscutivelmente, o Patrício é um guarda-redes de topo. Mostrou isso nos livres do Bischoff, apesar de no segundo me parecer ser simulação. O Rui esteve bem e vai continuar a evoluir, porque tem margem para isso.

O Sporting vai ao Dragão na próxima jornada, crê que a diferença entre as duas equipas é a que espelha?

«O Sporting teve muitos problemas ao longo da época, que não são normais num clube da nossa dimensão. O FC Porto foi justo campeão, mas quem joga no Sporting sabe que tem de entrar em campo para ganhar. Com respeito pelo FC Porto não vamos ao Dragão para jogar para o empate, porque assim perdemos de certeza absoluta. A diferença pontual é excessiva, por mérito d FC Porto, mas também pior demérito nosso.»

Pedrinho, defesa da Académica:
«Cometemos vários erros e o Sporting criou perigo. Eles resolveram o jogo em cinco minutos. Não conseguimos neutralizar o adversário. Temos de garantir a manutenção o mais rapidamente possível. Temos qualidade e mostrámos a espaços isso hoje.»

Briosos Um a Um

Peiser 6  - Não foi noite de "Speiser Man", que nada pôde fazer para contrariar os dois momentos de génio de Djaló. Mostrou o seu valor ao evitar um golo de cabeça de Polga num fantástico golpe de rins.

Pedrinho 5 - Discreto na direita, não acompanhou as deambulações (mortíferas) de Djaló para o centro - que "apenas" mataram a partida.

Berger 6 - Foi o melhor estudante a defender, pouco atrapalhado com Postiga e companheiros. Mostrou valor.

Luiz Nunes 5 - Ligeiramente diferente do colega do lado, revelou desnorte em alguns momentos. Ulisses Morais tirou-o para ele não ser expulso.

Addy 7 - Em conjunto com Diogo Valente, tentou explorar as fragilidades defensivas do Sporting. Muito perigoso na frente, bate-se bem com Vuk atrás. Virtuoso, de fintas desconcertantes e com marca pessoal.

Pape Sow 5  - Lento para a velocidade de Matías, teve o mérito de nunca desistir. Acabou em bom plano.

Bischoff 7 - Grande exibição de um médio que surpreendeu Alvalade. Todos os ataques passavam por ele... e com bom seguimento. Grande visão de jogo, mestre no passe e, sobretudo, nas bolas paradas. Só Patrício impediu que festejasse dois golos em livres directos.

Hugo Morais 5 - Só jogou a primeira parte - o pior período da Briosa. Sem fulgor para deter a boa entrada do meio-campo leonino.

Sougou 5 - Mostrou pouca capacidade de desequilíbrio.

Carreño 5 - Assustou logo no início, com um golo anulado por fora-de-jogo. Bom passe para um remate perigoso de Hugo Morais... e pouco mais.

Diogo Valente 5 - Não é um virtuoso, antes um trabalhador incansável. Moeu a cabeça a Abel e flectiu com perigo para o centro.

Paulo Grilo 6 - Trouxe dinâmica ao meio-campo e apareceu em situações de finalização.

Diogo Melo 5 - Entrada positiva para trinco.

Laionel 5 - Ficou demasiado tempo guardado como trunfo. Perturbou.

Lances Chave

1' Postiga encontra espaço em zona frontal e prime o gatilho, mas o tiro sai pela linha de fundo, sem perigo.

2' Soberba jogada de Matías pela direita, a iludir quem lhe saiu ao caminho. O chileno solicita Zapater no coração da área, mas o espanhol remata fraco para defesa de Peiser.

22' Zapater coloca a bola por alto na área, onde Postiga se eleva e cabeceia para trás, sem problemas para o guardião da Académica.

23' Pontapé de longe e sem nexo de Yannick Djaló, após aproveitar uma bola rechaçada pela defesa estudantil.

25' Mais uma tentativa débil de Zapater, novamente de frente para o alvo, ao tentar concluir em jeito.

25' Tiro espontâneo de Hugo Morais para resposta estupenda de Rui Patrício.

31' Livre executado por El Crá. Polga surge outra vez a pentear a bola, de costas para a baliza, para enorme golpe de rins de Peiser.

33' [1-0] Canto a favor do Sporting. Vuk toca para Matías, este dá curto para Yannick, que, sem demora nem pedido de licença, atira cruzado e certeiro, com Alvalade a explodir na festa do primeiro golo.

35' [2-0] Golo de Yannick Djaló.

39' Que defesa de Rui Patrício!!! Bischoff cobra um livre directo com selo de golo, mas o guardião voa até onde a coruja dorme - até ao canto superior direito - e espalma para canto.

45' Bischoff torna a bater um livre na mesma zona, e outra vez Patrício imperial a voar, com nova defesa para canto. Todos cumprimentam o "keeper" antes do subsequente canto.

46' Mais do mesmo: Matías descobre Zapa solto, e o 21 atira ao lado.

50' Remate potente de André Santos de fora da área, por cima da trave.

69' Grande abertura de trivela de Diogo Valente a convidar um isolado Grilo a marcar, mas o 13 cabeceia de forma disparatada.

80' Diogo Melo enquadra-se com a baliza ainda fora da área, pontapeando rasteiro e cruzado, ao lado da baliza.

87' Laionel tenta a meia distância, mas Patrício está lá.

87' Torsiglieri distrai-se a proteger a bola e Sougou quase marca, não fosse a atenção do número um leonino.

90'+3' No último acto, Grilo dispara de longe, mais uma vez com Patrício no sítio!

O MOMENTO: 35' [2-0]
De chapéu até ao pódio

Foi letal a passagem da meia hora para a Académica, no melhor e mais voraz período do Sporting. Como se não bastasse um primeiro soco no estômago - cortesia do tiro certeiro de Djaló aos 33' -,
dois minutos depois o 20 fez novamente a festa que leva o leão a engalanar-se para subir (provisoriamente) ao terceiro lugar no pódio, com direito a usar chapéu. Tudo começa em mais uma arrancada de Matías - sempre ele! Em esforço, El Crá fura pela meia esquerda, só chocando no contra de Pape Sow; Zapater recupera e a bola sobra para Vukcevic, que faz um passe brilhante para as costas da defesa estudantil, onde Yannick surge a toda a brida para, na cara de Peiser, lhe picar a bola por cima. Em vão, o guardião da Briosa ainda roça com os dedos no esférico que tinha como destino o fundo das redes. Era o 2-0, um prematuro ponto final no resultado.

Minuto a minuto

            90'       FINAL DO JOGO! Sporting - 2 Académica - 0. O Sporting venceu a Académica por 2-0, em encontro referente à 26ª jornada da Liga 2010/11. Yannick Djaló apontou os dois golos
do encontro realizado no Estádio de Alvalade, neste sábado. O avançado leonino inaugurou a contagem ao minuto 33,com um belo remate de fora da área. Inspirado, Yannick Djaló bisou pouco depois, com mais um golo adornado com um pormenor técnico, colocando a bola por cima de Peiser. A Académica tentou responder mas Rui Patrício respondeu à altura. Com este resultado, o Sporting recupera a terceira posição, à condição, esperando pelo desfecho do derby minhoto entre Sp. Braga e V. Guimarães.
            90'       SUBSTITUIÇÃO Sporting . Sai Yannick Djaló entra Carlos Saleiro
            90'       Três minutos de compensação
            90'       Ulisses Morais observa o jogo da sua equipa, sem grandes esperanças
            88'       Torsiglieri tenta sair a jogar na área do Sporting, Sougou pressiona e consegue cortar a bola, mas esta vai parar às mãos de Rui Patrício
            85'       CARTÃO AMARELO para Sougou (Académica ), por simulação
            84'       SUBSTITUIÇÃO Sporting . Sai Hélder Postiga entra Jaime Valdés
            83'       "Só mais um", pedem os adeptos leoninos
            82'       O Sporting vai controlando o jogo com tranquilidade
            81'       Diogo Melo remata em boa posição, à entrada da área, ligeiramente ao lado
            78'       Jogo mais confuso e morno, nesta altura
            75'       CARTÃO AMARELO para André Santos (Sporting ), por falta sobre Sougou
            74'       Evaldo cruza na esquerda e Yannick tenta dominar na área. Sem sucesso. A bola sai com força, directamente para fora.
            71'       SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Valente entra Laionel
            70'       ACADÉMICA FALHA O GOLO! Excelente passe de trivela de Diogo Valente. Paulo Grilo, isolado, cabeceia ao lado!
            68'       Bischoff bate um canto perigoso, Rui Patrício afasta a soco. Bela noite do guardião do Sporting
            67'       O lateral está recuperado. Segue o jogo
            65'       Abel fica lesionado, após choque com Diogo Melo.
            63'       SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Luiz Nunes entra Diogo Melo
            60'       SUBSTITUIÇÃO Sporting . Sai Simon Vukcevic entra Diogo Salomão
            60'       COMO É POSSÍVEL!!! Contra-ataque da Académica, bola da esquerda para o meio e Carrenõ, com Sougou solto na direita, não lhe consegue meter a bola!
            58'       Bom, Vukcevic fez um arco-íris, agora. Bateu um livre, Pape Sow cortou e o montenegrino, de primeira, deu um chutão na bola, para a bancada.
            55'       PEISER!!! Jogada de Matías, que mete em Zapater. Este tenta servir Postiga, mas o avançado portuguÊs não entende e Peiser sai a deslizar e agarra.
            50'       CARTÃO AMARELO para Luiz Nunes (Académica ). Falta sobre Postiga, que antecedeu o remate de André Santos.
            50'       André Santos para fora! Jogada de envolvimento do Sporting, com o médio a tentar de fora da área, mas ao lado.
            48'       Vukcevic cobra um livre lateral para as mãos de Peiser.
            46'       ZAPATER AO LADO! Outra vez Matías Fernandez a criar o lance, a meter atrasado para o espanhol, que atira para fora.
            46'       RECOMEÇA A PARTIDA
            46'       SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Hugo Morais entra Paulo Grilo
            45'       Homenagem a Naide Gomes e Francis Obikwelu, respectivamente medalha de prata (salto em comprimento) e ouro (60m) nos últimos Europeus de Atletismo de Pista Coberta
            45'       INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Sporting e Académica: os leões vencem os estudantes com um bis de Yannick Djaló, em apenas dois minutos (33 e 35). A Académica esteve muito perto de igualar, mas duas defesas soberbas de Rui Patrício a livres de Bischoff
            45'       GRANDE DEFESA DE PATRÍCIO! Mais um livre de Bischoff e mais uma excelente intervenção do guarda-redes leonino!
            45'       Mais um minuto para jogar
            44'       CARTÃO AMARELO para Simon Vukcevic (Sporting ), por falta sobre Bischoff
            41'       Berger melhor que Postiga, a anular o ataque
            39'       GRANDE DEFESA DE PATRÍCIO! Livre bem marcado por Bischoff e defesa soberba do guarda-redes português, a desviar com a mão direita!!!
            39'       Livre perigoso contra o Sporting, a penalizar falta sobre Addy
            35'       GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SPORTING ! 2-0 por Yannick Djaló: excelente jogada dos leões, com um grande passe de Vukcevic a desmarcar Djaló e o camisola 20 a fazer um chapéu a Peiser, que ainda toca na bola mas já sem hipóteses de evitar o segundo!
            34'       Estão 24.485 espectadores no José Alvalade
            33'       GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SPORTING! 1-0 por Yannick Djaló: canto curto de Vukcevic para Matías, o chileno atrasa para Yannick, que abre o marcador com um grande remate!
            31'       DEFENDE PEISER! Mais um live de Matías e mais um cabeceamento de Polga, agora a proporcionar uma excelente intervenção do francês!
            28'       Zapater coloca a bola fora para assistência a Sougou e Evaldo não gosta
            26'       GRANDE DEFESA DE PATRÍCIO! Remate de primeira de Hugo Morais, de fora da área, na sequência de um contra-ataque dos estudantes iniciado por Bischoff
            25'       Remate fraco e denunciado de Zapater em zona frontal à baliza de Peiser, quando o espanhol estava em posição para fazer muito melhor
            24'       Yannick, de fora da área, atira por cima da baliza de Peiser, após corte de Berger
            22'       Zapater pica a bola para Postiga, mas Peiser agarra
            18'       POLGA NA BARRA E FORA-DE-JOGO A VUKCEVIC! O central acerta no ferro da baliza de Peiser, após livre de Matías, a bola sobra para o montenegrino, que bate o guarda-redes
francês, mas em posição irregular. Mais uma boa decisão do árbitro
            17'       Falta dura de Hugo Morais sobre Matías Fernandez. O árbitro perdoou o amarelo ao jogador da Académica.
            14'       FORA-DE-JOGO A CARREÑO! No segundo canto de Diogo Valente, Rui Patrício afasta com os punhos, Sougou recebe de bicicleta e a bola sobra para Carreño, que bate o
guarda-redes do Sporting, mas estava em posição irregular. Boa decisão
            14'       Diogo Valente repete a marcação do canto, a pedido do árbitro
            14'       Sougou conquista um canto, num rápido contra-ataque do avançado senegalês, com Evaldo a cortar pela linha de fundo
            12'       O Sporting entrou muito bem nestes minutos iniciais
            9'         Vukcevic tenta fazer tudo sozinho, mas não consegue levar a melhor sobre a defesa da Académica
            7'         QUE PERDIDA! Matías coloca na perfeição em Yannick, mas o camisola 20 adianta demasiado a bola e permite a defesa de Peiser!
            2'         OPORTUNIDADE! Excelente trabalho de Matías a colocar em Postiga, o avançado coloca em Zapater e o espanhol atira para as mãos seguras de Peiser!
            1'         Sporting dá o mote, por Postiga: remate de fora da área, a passar ao lado do poste esquerdo da baliza de Peiser
            1'         COMEÇA A PARTIDA ENTRE Sporting e Académica. Sai a equipa da casa!
            0'         Manuel Fernandes vai dar o pontapé de saída simbólico, neste regresso da velha glória leonina a Alvalade
            0'         Um minuto de silêncio em homenagem a Artur Agostinho, recentemente falecido

Árbitro

Hugo Miguel - AF Lisboa (3)

O Tribunal de O JOGO

Expulsão perdoada a André Santos

Num jogo sem situações graves, ainda assim há a registar um lance, aos 75', que poderia ter determinado a expulsão de André Santos. Na verdade, a entrada do nº 26 do Sporting sobre Sougou é de tal forma dura que o painel de juízes do Tribunal de O JOGO não teve dúvidas em considerar que, em vez do amarelo, lhe deveria ter sido exibido o vermelho. Também Yannick, por entrada dura  sobre Sougou, aos 27', deveria ter sido admoestado

Momento mais complicado

75' André Santos entra de forma dura sobre Sougou. Justifica-se a exibição de cartão amarelo?

Jorge Coroado (-) A forma como André Santos entrou não foi distinta do modo como Yannick, aos 27', entrou sobre o mesmo Sougou. O cartão vermelho era o adequado. Como na primeira situação não o exibiu, na segunda ficou-se pelo amarelo.

Pedro Henriques (-) André Santos entrou de sola, em tackle frontal, pondo em risco a integridade física de Sougou. Em movimento rápido, é lance para advertência, mas com recurso à repetição, vê-se que é passível de cartão vermelho.

Paulo Paraty (-) A punição mais adequada deveria ter sido a exibição do cartão vermelho, por tal acção colocar em risco a integridade física de Sougou. Entendo, contudo, que, no momento, Hugo Miguel tenha, na dúvida, optado pela situação menos penalizadora.

Outros casos

14'  - Carreño estava em fora-de-jogo no momento em que recebe a bola e marca?

17' - É bem anulado o golo, por fora-de-jogo de Vukcevic, após a cobrança de um livre?

27' - Yannick deveria ter sido admoestado por ter atingido o joelho de Sougou?

56'  - Luiz Nunes bate com o cotovelo na cabeça de Postiga. Devia ter visto o segundo amarelo?

Jorge Coroado

14 - O jogador já estava adiantado em relação ao penúltimo defensor, quando o colega efectuou a bicicleta que lhe enviou a bola.

17 - Quando Polga cabeceou, Vukcevic já estava para além do penúltimo defensor. Fora-de-jogo inquestionável.

27 - Não mostrou qualquer cartão, mas deveria ter exibido o vermelho, pois Yannick entrou de forma imprudente sobre o adversário.

56 Luiz Nunes não bateu, limitou-se a levantar o cotovelo e esperar que Postiga, que recuava, nele embatesse. A falta justificou somente o livre directo assinalado.

Pedro Henriques

14 Fora-de-jogo correctamente assinalado, pois, no momento do passe, Carreño está adiantado em relação ao penúltimo adversário.

17 No momento em que Polga cabeceia, Vukcevic está adiantado em relação ao penúltimo adversário. A bola bate no poste, que é elemento neutro do jogo.

27 Não parece que Yannick pretendesse atingir com maldade Sougou, mas é imprudente na forma como aborda o lance. Justificava-se o amarelo.

56 Luiz Nunes tem o braço colocado à frente e, quando Postiga recua, acaba por haver contacto. Infracção negligente, mas sem motivo para acção disciplinar.

Paulo Paraty

14 Sim. Aquando do passe acrobático de Sougou, já Carreño se encontrava claramente adiantado em relação à linha de fora-de-jogo. Situação simples para o árbitro assistente.

17 No momento do toque de cabeça do seu colega, Vukcevic estava adiantado quanto à linha de fora-de-jogo. Beneficia da sua posição e só tem de ser punido.

27 Yannick é imprudente na forma como aborda o lance e disputa a bola, dando com a sola da bota no joelho de Sougou. Fica um amarelo por mostrar.

56 O livre directo é suficiente. Luiz Nunes levantou o braço para se proteger e acabou por tomar contacto com Postiga. Apenas negligência.

Apreciação global

Jorge Coroado

Jogo que teve alguma movimentação, mas nada de excepcional. Só no capítulo disciplinar é que o árbitro, eventualmente pela calma reinante, se deixou enlear, claudicando neste item.

Pedro Henriques

Arbitragem globalmente positiva, alicerçada numa boa condição física e técnica e numa colaboração irrepreensível por parte dos seus assistentes.

Paulo Paraty

Especiais dificuldades nos lances de fora-de-jogo e uma ou outra decisão falhada não retiram cariz positivo a um trabalho sem influência objectiva no jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário