Árbitro: Nuno Almeida (3)
melhor do Marítimo: Babá
melhor da Briosa: Marinho
.....::::: Crónica :::::.....
AAC-OAF: A Académica perdeu este sábado com o Marítimo por 3-2 em jogo que contou para a 10ª jornada da Liga ZON Sagres e que foi disputado no Estádio dos Barreiros. Na antevisão da partida, Pedro Emanuel tinha dito que o embate entre as duas formações seria um bom espectáculo de futebol e a verdade é que não se enganou. Uma partida com 5 golos e com uma Académica que sai dos Barreiros de cabeça erguida pela atitude que mostrou em campo, sobretudo na segunda parte.
A Briosa entrou algo apática no jogo e com isso aproveitaram os insulares para marcar dois golos na primeira meia hora. Baba mostrou que é matador e inaugurou a contagem aos 16 minutos mas Sami não lhe quis ficar atrás e fez o 2-0 aos 30. Vida difícil para a Académica que só depois de estar a perder por dois golos de diferença entrou realmente no jogo.
Ainda antes do intervalo, João Real marcou de cabeça, na sequência de um pontapé de canto, e no início da segunda metade foi Marinho quem igualou a contagem. A Briosa dizia presente nos Barreiros e mostrava-se capaz de discutir a vitória depois de ter estado a perder por 2-0. Uma atitude notável dos "estudantes" que nunca desistiram do jogo e colocavam assim em sentido um Marítimo que se tem revelado uma das surpresas do campeonato.
Contudo, a festa da Briosa foi sol de pouca dura porque apenas dois minutos depois do empate, Baba voltou a colocar o Marítimo na frente por 3-2 e não mais o marcador sofreu alterações. Pedro Emanuel tudo fez, colocou Diogo Valente e Fábio Luís em campo mas sem resultados práticos.
MF: Grande jogo, vencedor justo, boa réplica de quem perdeu, cinco golos, que pedir mais? Foi prometido um bom espectáculo e as duas equipas cumpriram. O Marítimo continua imparável perante os seus adeptos e a dar que fazer aos grandes na Liga. 3-2 frente à Académica.
Baba bisou e já soma 8 golos. A Académica deu uma boa imagem, mas Pedro Emanuel continua a ver a sua equipa a coleccionar derrotas fora de portas. Só na jornada inaugural é que os estudantes conseguiram vencer. Com esta vitória, os verde-rubros aumentam a diferença pontual na luta pela Europa.
O Marítimo surgiu cheio de moral e confiança, com muitos automatismos face ao facto de Pedro Martins utilizar a mesma equipa há várias jornadas, apenas com uma ou outra alteração face a lesões ou castigos. A Académica sem Adrien (castigado), surgiu com Danilo e com Marinho, como novidades no onze, mantendo o seu 4x3x3.
Quarto-de-hora diabólico
Desde muito cedo ficou bem vincado que os locais queriam marcar. Logo aos 5 minutos, após um canto de Rúben Ferreira, Rafael Miranda cabeceia bem, mas Peiser defende com segurança. Estava dado o mote para um quarto-de-hora diabólico.
Dando expressão ao maior domínio, os maritimistas chegam ao golo aos 16 minutos, num lance perfeito de contra-ataque. Peçanha lançou longo com o pé, colocando a bola em Sami que vê Danilo Dias e amortece para este. O médio ofensivo assiste na perfeição Baba que faz o seu sétimo golo na Liga, desviando a bola à saída de Peiser.
Os estudantes tentavam reagir, mas sem perigo, vendo o onze verde-rubro a dominar. Assim, à meia hora de jogo, num bom lance, os madeirenses chegam ao 2-0, com Rafael Miranda a cruzar bem sobre a linha de fundo, surgindo Sami nas costas de Baba a fazer o golo. Vantagem correcta e que prometia mais.
Só que, no primeiro lance de maior perigo, a formação de Coimbra consegue marcar. Após um canto (37m) de Marinho, João Real cabeceia com a bola a bater no relvado e a subir, e com Peçanha a voar mas a não desviar, nem Briguel que sobre linha também não o conseguiu fazer.
Recomeço de loucos!
Se a Académica conseguiu reduzir no primeiro lance, no recomeço, a turma de Pedro Emanuel ainda foi mais eficaz. É que após uma perda de bola de Roberto Sousa (com falta pareceu-nos), Éder foi por ali fora e rematou com muita força. Peçanha defendeu para a sua frente onde surgiu Marinho a empatar, no minuto 46.
Mas os estudantes mal tiveram tempo para festejar a igualdade. É que aos 48 minutos, Sami cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Baba que fez o seu oitavo golo na temporada e colocou de novo a sua equipa em vantagem.
O ritmo da partida continuou muito forte. E Marinho aos 53 minutos obrigou Peçanha a uma grande defesa para canto, após um excelente remate seu. A formação de Pedro Emanuel continuou a tentar chegar à igualdade e aos 70 minutos, Marinho, com mais um bom remate, levou o perigo à baliza madeirense.
Acusando alguma desconcentração defensiva, os pupilos de Pedro Martins foram recuando e passando por alguns calafrios. Aos 83 minutos, Peçanha brilhou e fez mais uma grande defesa a remate de Pape Sow, desviando para canto.
Só que, aos 84 minutos, numa falta violenta sobre Heldon, Abdoulaye viu o vermelho directo e a sua equipa ficou a jogar só com 10, complicando as possibilidades de reacção. No tudo por tudo, a Académica despejou a bola para área maritimista, mas a defesa local foi afastando como pôde.
Vitória, mais uma, do Marítimo (já lá vão oito jogos sem perder na Liga), que continua sem perder no «caldeirão», perante uma formação de Coimbra que fora de portas só venceu na primeira jornada. Um excelente jogo de futebol.
O Jogo: Cinco golos, futebol rápido, sem grandes condicionalismos tácticos e com os olhos postos nas balizas. Os amantes do futebol que melhor espectáculo queriam? Difícil nesta nossa realidade. Contudo, o início teve apenas um sentido, com a dinâmica equipa madeirense a encostar os estudantes ao seu último reduto e, não fosse o poste por duas vezes no mesmo lance, o conjunto de Pedro Martins poderia ter construído uma vantagem prematura logo aos 8'. Rúben Ferreira e Danilo Dias deixaram a mensagem, faltava saber se esta seria recepcionada pela formação de Pedro Emanuel. A resposta veio aos 15 minutos e foi negativa, pois o espaço concedido ao venenoso contra-ataque insular foi mortífero, com Danilo Dias a deixar Baba na cara do golo e o senegalês a não perdoar. Sami ampliou a vantagem aos 30 minutos num lance de contra-ataque, mas, quando nada o fazia prever, João Real, de cabeça após canto, reduziu a desvantagem no marcador. Sami ainda mandou ao poste, mas o intervalo chegaria sem que o marcador sofresse nova alteração. Melhorou a Académica e um minuto após o recomeço, a Briosa empatou por Marinho e ficou tudo em aberto, mas Baba fez questão de serenar o adversário e de cabeça recolocou a equipa da casa em vantagem. Que emoção! Na parte final, a realidade imperou e a rotação futebolística foi menor, não fossem os pontos o mais importante. O Marítimo segurou a vantagem e a infantil expulsão de Abdoulaye ajudou a cimentar uma vitória sem contestação, num jogo bem arbitrado e sem grandes casos a debater. Que todos os jogos tivessem esta qualidade e os estádios estariam bem mais vestidos…
.....::::: Opiniões:::::.....
Pedro Martins, treinador do Marítimo, comentou desta forma o triunfo frente à Académica por 3-2, em encontro referente à 10ª jornada da Liga 2011/12:«Foi um verdadeiro jogo de futebol, com tudo, duas boas equipas, principalmente, na segunda parte, e com a massa associativa a ser muito importante, ajudando imenso. A nossa primeira parte é de uma enorme qualidade, pois fomos muito confiantes e estivemos muito soltos criando boas situações de finalização. O segundo golo parece-me que é de facto fabuloso. Quem viu a primeira parte, pensava que o resultado era lisonjeiro face ao nosso domínio. Tivemos uma falha de marcação numa bola parada e custou o 2-1. Na segunda parte sofremos um golo a frio, mas conseguimos reagir muito bem logo de seguida e depois tivemos de nos empenhar e dedicar ao máximo, pois não é por acaso que a Académica está a fazer o campeonato que está a fazer, criando-nos muitos problemas. O apoio dos nossos adeptos foi fundamental para segurar o resultado».
(Missão cumprida, com o dilatar da vantagem pontual?) «Era importante vencer hoje, pois valia seis pontos, pois eu penso que a Académica é uma das melhores equipas do campeonato e um adversário na luta pela Europa. Vencendo ficámos com 8 pontos de avanço, o grupo é fantástico, trabalha diariamente para conseguir estes resultados, mesmo tendo pela frente muitas dificuldade e adversidades. Arranjámos força para chegar a este resultados».
(Os sócios podem continuar a sonhar alto?) «Não. Era importante vencer e vai ser difícil em quem vier jogar aqui nos Barreiros, nos ganhar, até porque, nós criámos uma áurea envolvente com a massa associativa, o caldeirão voltou a ser o caldeirão, mas o que nós pretendemos é chegar aos 45 pontos, que dará acesso ao quinto lugar e à Europa».
(Quando fala em dificuldades, teme que a casa venha abaixo?) «Não, nada disso. Nunca nos faltou nada, pois o presidente admite as dificuldades financeiras, mas não nos falta com nada e estes profissionais merecem-no. Sabemos que houve necessidade de reestruturar o clube em termos financeiros, de orçamento, mas surgem oportunidades de vários talentos, que permite que o clube continue a crescer».
(O Baba deve sair em Janeiro. Não o assusta?) «Não vou pensar nisso para já. Evidente que o Baba é um jogador que gostaríamos de continuar a contar, quem não gostaria de contar com a sua qualidade, está muito entrosado. Mas não vamos pensar nisso. Se sair também será bom, pois ele é um excelente profissional e o clube necessita de vender activos. O Baba é uma grande uma grande qualidade no futebol português».
Pedro Emanuel, treinador da Académica, comentou desta forma o desaire da sua equipa na deslocação ao reduto do Marítimo. Vitória insular por 3-2 na 10ª jornada da Liga 2011/12:
«É fácil de fazer uma leitura. Entrámos mal no jogo e demos 45 minutos de avanço ao Marítimo, o que é impossível de acontecer, pois o Marítimo é uma equipa com grande qualidade e com os seus jogadores muito motivados e num bom momento. É um suicídio a atitude com que entrámos, com uma apatia geral, isso levou a uma primeira parte onde o Marítimo fez dois golos e eventualmente até poderia ter feito o terceiro, foi mau de mais. Mudámos na segunda parte, ai fomos a Académica que normalmente é, disputámos o jogo, chegámos ao 2-2 mas sofremos logo o terceiro golo. Continuámos a disputar o jogo mas acaba por ser um final emocionante. Deixa-me um amargo de boca, é fazer dois golos nos Barreiros e perder o jogo. Mas isso é mérito do Marítimo».
(Resultado justo?) «Sem dúvida. Voltámos a fazer uma segunda parte boa mas é insuficiente».
(O que falta a esta Académica fora de casa?) «Falta aos jogadores acreditarem de que são capazes de porem em prática tudo o que fazem em casa, assumindo que têm valor para o fazer. Vocês vêem as segundas partes como hoje quando isso acontece.»
O Marítimo venceu a Académica por 3-2, na 10ª jornada da Liga 2011/12. Marinho fez o empate momentâneo para a formação de Coimbra, antes de Baba bisar e decidir o encontro. Declarações na flash interview da SportTV:
«Viemos aqui com o objectivo de garantir os três pontos. O empate após o intervalo deu-nos algumas esperanças mas acho que a nossa primeira parte acabou por contribuir para o resultado final. Demos praticamente toda a primeira parte de avanço ao Marítimo. Sabemos do valor da nossa equipa e esperamos dar já uma resposta no próximo encontro. Eu sou mais um do grupo e estou sempre à disposição do treinador.»
.....::::: Destaques:::::.....
A figura: Baba
Oito golos na Liga 2011/12. Melhor marcador da competição, deixando Éder (V. Guimarães) a um golo de distância e Cardozo e Wolfswinkel a dois, enquanto estes não entram em campo. A sua transferência para o Celtic de Glasgow caiu por terra no último momento e o futebol português ficou a ganhar. O avançado denota um faro tremendo pelo golo. Inaugurou a contagem com o pé direito, bisou de cabeça e ainda viu um tento anulado pelo meio, por fora-de-jogo. Imparável.
A desilusão: nenhuma
Este foi um dos jogos mais interessantes da Liga 2011/12 e seria injusto nomear culpados pelo triunfo do Marítimo. A equipa insular esteve melhor durante o encontro mas a Académica, que parece perder algum gás na Liga, nunca desistiu. Uma boa propaganda para o futebol português, com cinco golos.
O momento: minuto 49
O Marítimo entrou bem no jogo e parecia destinado ao triunfo, mesmo perante o 2-1 ao intervalo. Contudo, logo após o reatamento, Marinho empatou. Tudo parecia comprometido, mas a resposta surgiu em dois minutos. Sami assistiu, Baba marcou. Eficácia extrema para um dos melhores ataques do futebol português.
Outros destaques:
Sami
Um bom talento da Guiné-Bissau, resgatado à equipa B do Marítimo. O clube da Madeira manteve a aposta na equipa secundária quando os grandes deixaram de o fazer. Talentos como Sami ou Ruben Ferreira justificam o investimento. Cresceram nas proximidades da equipa principal, aprenderam as regras da casa e estão a afirmar-se na formação orientada por Pedro Martins. Sami iniciou o lance do 1-0, fez o segundo e assistiu Baba para o terceiro. Que pedir mais?
Marinho
Empurrou a Académica para a frente quando tudo parecia perdido. Ganhou o lugar a Diogo Valente e procurou criar desequilíbrios nos flancos. Se a equipa de Pedro Emanuel esteve na discussão do encontro durante largo período, isso em muito se deve a Marinho, um extremo pequeno mas veloz e acutilante. Conquistou um canto na primeira parte, assumiu a conversão e colocou a bola na cabeça de João Real para o 2-1. Após o intervalo, ganhou em velocidade a Ruben Ferreira para o 2-2. O Marítimo garantiu nova vantagem mas Marinho obrigou Peçanha a voar para segurar os três pontos, com um belo remate com o pé esquerdo. Não podia fazer muito mais.
Peçanha
Importante na etapa complementar, ao segurar a vantagem de 3-2. Voou para negar o golo a Marinho e a Habib, este já nos minutos finais da partida. Defesas que valem pontos.
Danilo Dias
Mais uma exibição de qualidade na frente de ataque do Marítimo. Colocado à direita num tridente ofensivo que está a encantar os adeptos da Liga portuguesa, Danilo Dias foge por vezes do corredor para criar desequilíbrios ao centro, a sua zona de conforto. Foi assim que lançou Baba no lance do primeiro golo. Esteve também no 2-0, percebendo a corrida de Rafael Miranda, isto depois de ter atirado uma bola ao poste, em excelente posição. Caiu de produção na segunda parte.
Rafael Miranda
Ponto de equilíbrio no futebol do Marítimo, equipa com uma estrutura sólida e perfeitamente definida por Pedro Martins. Rafael Miranda ataca a preceito e fecha a meio-campo quando a formação insular perde a posse de bola. Aliás, o exercício de recuperação do esférico é uma das chaves do sucesso deste Marítimo. Para isso, muito contribui o sector intermediário, com pressão alta no meio-campo adversário.
João Real
Melhor a atacar que a defender. Apontou o seu segundo golo na Liga 2011/12, num exemplar cabeceamento de cima para baixo, ainda na primeira parte. Contudo, não escapou incólume ao desnorte defensivo da Académica. Concedeu espaços à ofensiva do Marítimo. No 3-2, por exemplo, fez um corte incompleto e colocou a bola nos pés de Sami. Este cruzou para Baba e João Real não estava lá.
.....::::: Ao minuto:::::.....
90' CARTÃO AMARELO para Benachour (Marítimo )
90' CARTÃO AMARELO para Fábio Luís (Académica )
90' FINAL DO JOGO! Marítimo - 3 Académica - 2. O Marítimo venceu a Académica por 3-2, na 10ª jornada da Liga 2011/12. Num belo jogo de futebol, a formação insular ultrapassou o adversário de Coimbra e chegou ao terceiro lugar da prova, à condição. Sp. Braga e Sporting têm de responder em campo.
90' Três minutos de compensação
89' Heldon recupera. Recomeça o jogo
87' CARTÃO VERMELHO para Abdoulaye Ba (Académica ). Justo. Entrada por trás sobre Heldon, em tesoura. Tocou de leve na bola mas foi uma entrada violenta. O avançado do Marítimo fica lesionado
86' Excelente jogo nos Barreiros
84' Mais uma bela defesa de Peçanha, agora a remate de Habib. A Académica acredita!
84' Jogo ainda em aberto
81' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Sissoko entra Fábio Luís
80' SUBSTITUIÇÃO Marítimo . Sai Danilo Dias entra Heldon
77' CARTÃO AMARELO para João Real (Académica )
75' Bom lance de insistência de Baba. Um talento do futebol português
73' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Danilo entra Diogo Valente
71' Bom remate de Marinho, após lance individual de Sissoko. Bola ligeiramente por cima
71' O Marítimo tenta fazer pressão alta, evitando a subida da Académica no terreno
68' Fase mais calma do encontro
65' SUBSTITUIÇÃO Marítimo . Sai Olberdam entra Benachour
63' A Académica tem agora mais posse de bola
59' Pedro Emanuel pensa em alterações na equipa
56' Os adeptos do Marítimo estão extremamente satisfeitos!
53' Marinho dispara de pé esquerdo para bela defesa de Peçanha!
52' Jogo extremamente interessante nos Barreiros
50' Baba isola-se na liderança dos melhores marcadores da Liga: oito golos!
49' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! MARÍTIMO ! 3-2 por Baba. Jogo louco. João Real faz um corte incompleto após cruzamento na direita, Sami domina sob a esquerda e cruza para o coração da área, onde Baba surge de cabeça a desviar para o fundo da baliza
47' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 2-2 por Marinho. Éder ganha espaço no corredor central, parecendo fazer falta sobre Roberto Souza. O avançado dispara para defesa incompleta de Peiser, Marinho arranca em posição legal e faz a recarga com o pé direito
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Marítimo e Académica. A equipa da casa entrou muito bem no jogo e chegou mesmo a dispor de uma vantagem de dois golos. A Académica, com mais coração que razão, conseguiu reduzir e mantém-se na disputa dos pontos.
43' Danilo Dias tenta por duas vezes o remate com o pé esquerdo, no mesmo lance. Sem sucesso
41' Baba marca mesmo mas estava em posição irregular, na sequência de um passe de Olberdam no corredor central
40' Marítimo perto do 3-1! Livre na esquerda, Baba salta com Abdoulaye e o central da Académica desvia para a sua baliza. A bola passa a centímetros do poste
39' Segundo golo da época para o central da Académica. Jogo interessante até ao momento
38' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 2-1 por João Real. Marinho bate um canto na direita, João Real cabeceia sem oposição de cima para baixo, a bola bate na relva e sobe para entrar junto à barra! Peçanha voou, Briguel estava junto ao poste e saltou mas nenhum deles conseguiu evitar o golo!
35' A Académica não desiste do jogo e sobe no terreno. Contudo, sabe que isso acarreta riscos, frente a uma equipa com tamanha qualidade ofensiva como o Marítimo
32' Segundo golo de Sami na Liga 2011/12. O avançado guineense veio da equipa B do Marítimo e tem merecido a confiança de Pedro Martins
30' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! MARÍTIMO ! 2-0 por Sami. Briguel toca na direita para Danilo Dias, este lança Rafael Miranda em velocidade, já na área, o médio cruza rasteiro e atrasado. Sami surge nas costas de Baba e da defesa da Académica para um remate certeiro com o pé direito, junto à marca de penalty
29' A Académica ameaça em nova pontapé de canto, Peçanha recolhe e tenta lançar uma vez mais o contra-ataque rápido. Marinho intromete-se e trava a intenção do guarda-redes
27' Briguel cruza na direita, Sami tenta desviar ao segundo poste mas carrega Cedric em falta, devidamente assinalada
26' Pedro Emanuel está apreensivo, perante o desenrolar do encontro
24' A Académica tenta responder à desvantagem mas sente a falta de Adrien no sector intermediário
21' Mérito para o contra-ataque perfeito do Marítimo. Quatro/cinco toques entre quatro jogadores para um tento de belo efeito. Começou em Peçanha, passou por Sami e Danilo Dias e acabou em Baba
19' Baba alcança Edgar no topo da lista de marcadores da Liga: sete golos em dez jogos. Cardozo e Wolfswinkel somam seis
16' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! MARÍTIMO ! 1-0 por Baba. Incrível! A Académica cria uma bela situação num canto mas a bola morre nas mãos de Peçanha. Este chuta para a frente, Sami ganha na esquerda, toca ao centro para Danilo Dias, o brasileiro isola Baba e o avançado toca com o pé direito para fora do alcance de Peiser!
15' Aparece agora a Briosa. Num lance de insistência, Danilo ganha um canto. Primeiro sinal ofensivo dos visitantes
13' Sissoko tenta sacudir a pressão do Marítimo e empurrar a Académica para a frente
10' Agora é Sami, que consegue receber na área e rematar para mais uma intervenção do guarda-redes da Académica!
9' DUAS VEZES NO POSTE! Rúben Ferreira bate muito bem um livre, Peiser desvia para o poste, a bola sobra para o isolado Danilo Dias que atira cruzado mas acerta novamente no ferro!
7' O público vai tentando puxar pelo Marítimo. Académica encolhida.
5' Canto para o Marítimo. Entra melhor a equipa da casa
3' Ruben Ferreira chega perto da linha de fundo e tenta o remate directo, quando a melhor solução era cruzar. Bola para fora
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Marítimo e Académica
.....::::: Árbitro:::::.....
Nuno Almeida: nota 3
Sem comentários:
Enviar um comentário