24 de abril de 2012

2011/12 - 27J - Académica 0 - Olhanense 1: Com tanto azar será que ainda vamos a tempo de ter sorte?


nº espectadores: 4 669
nota ao árbitro: João Ferreira: 2
melhor do Olhanense: Fernando Alexandre
melhor da Briosa: Cédric Soares

Crónica

AAC-OAF: A Académica perdeu esta segunda-feira com o Olhanense em partida que contou para a jornada 27 da Liga ZON Sagres. O único golo do encontro foi apontado por Rui Duarte, à passagem do minuto 61. O 0-1 final não traduz minimamente o que se passou dentro das quatro linhas mas a verdade é que os "estudantes" nunca conseguiram acertar a mira na baliza de Fabiano Freitas.

A primeira parte pertenceu à Briosa, que tudo fez para inaugurar a contagem, mas esse privilégio pertenceria ao Olhanense, que marcou numa das primeiras vezes em que foi à baliza.

A perder, a Académica viu ainda Flávio ser expulso numa decisão inexplicável do árbitro do encontro... Até final, a Briosa carregou em cima do adversário mas o golo nunca viria a chegar, apesar das inúmeras oportunidades.

Uma palavra final para os adeptos da Académica que se deslocaram ao Estádio. Foram incansáveis no apoio à equipa, mais uma vez.

O próximo jogo da Briosa será frente ao Sporting, na próxima segunda-feira à noite em Alvalade.



MF: Algarvios agarram permanência à custa da crise estudantil. Briosa já vai em 15 jogos sem ganhar!

A crise da Académica fez a felicidade do Olhanense que, com um triunfo tangencial em Coimbra, carimbou a manutenção. Depois de duas derrotas consecutivas, os algarvios recuperaram a alegria e vão a Braga na sexta-feira com sensação de dever cumprido.

Quanto à Briosa. Que dizer? Mais uma derrota em casa, 15 jogos sem vencer, uma equipa à deriva, contestação dos adeptos, e a linha de água agora a apenas dois pontos, depois da vitória do Feirense sobre o V. Setúbal. Pasme-se: o Olhanense já não ganhava na cidade do Mondego desde 1961!

Visto por outro prisma, Sérgio Conceição voltou a ganhar ao ex-colega Pedro Emanuel. Foi assim como jogador, por duas vezes, em 97/98, quando estava no F.C. Porto, estreou-se agora enquanto treinador.

Pedro Emanuel inova, mas nada muda

Sérgio Conceição conseguiu contar com a disponibilidade de Fernando Alexandre, que recuperou em cima da hora do jogo, e assim pôde apresentar a estrutura habitual da equipa, a transbordar de tranquilidade pelo menos quando comparada com a Briosa. Já Pedro Emanuel revelou o que andou a esconder durante a semana: uma nova tática.

Com Nivaldo a ser a surpresa no onze, não tanto pela presença na equipa, mas mais pela posição no meio-campo, os estudantes apresentaram-se pela primeira vez esta época em 4-1-3-2. Resultados práticos? Nenhuns. A equipa exibia os mesmos problemas e com um acrescento de ansiedade, natural, que perturbava as ações, mormente na frente.

Já os algarvios, mais personalizados, nem precisavam de acelerar muito para chegar com facilidade à baliza de Peiser. Também sem grande vontade, diga-se, mas o quanto baste para mostrarem mais cabeça e critério na abordagem do jogo.

A Académica assumia as despesas, corria, desperdiçava boas saídas para o ataque, e, exceção feita a um cabeceamento de Nivaldo logo a abrir, só conseguiu ficar perto do golo num lance criado pelo próprio Olhanense. Fernando Alexandre quase marcou na própria baliza, valeu Fabiano.

O guarda-redes brasileiro manteve as luvas quentes no melhor período dos da casa, após o reatamento, com defesas a remates de Adrien e Diogo Melo, qual deles o mais perigoso. Isto já depois de Edinho ter falhado o alvo por pura precipitação.

Estudantes de cabeça perdida

Estava a Briosa entretida com os tiros ao alvo quando, num contra-ataque, Salvador Agra fugiu pela direita, aguentou a carga de Reiner, esperou pelo auxílio dos colegas para meter em Rui Duarte e... golo. Simples e eficaz. Os algarvios passavam para a frente, sem o merecer, é certo, mas no futebol a justiça é sempre relativa.

O resto, foi mais do mesmo em Coimbra. Os jogadores perdem rapidamente a cabeça, Fábio Ferreira é expulso (nono vermelho da época) e as atenções viram-se todas para a arbitragem. No lance seguinte pede-se grande penalidade por mão de Fernando Alexandre, que pareceu não existir.

A Briosa colocou todo o coração no jogo a partir daí, mas não bastou. Alguns falhanços incríveis, uma bola na trave, e muito Fabiano ajudaram a manter o resultado. Dentro de uma semana, há jogo em Alvalade, enquanto o Feirense vai à Marinha Grande, onde não se sabe ainda se haverá futebol no domingo...

As coisas estão a ficar tão negras para Pedro Emanuel como o equipamento da equipa.


O Jogo: A Académica não ganha desde 12 de dezembro, curiosamente, em Olhão, e está em maus lençóis, pois o Feirense, penúltimo classificado, ficou a escassos dois pontos. Com esta vitória, obtida com sofrimento, frieza e eficácia - em três remates à baliza, um golo, assinado por Rui Duarte, após assistência de Salvador Agra e uma bola ao poste, atirada por Yontcha -, o Olhanense garantiu a permanência.

Num jogo de especial importância, Pedro Emanuel tentou dinamizar o ataque, apostando inicialmente, e pela primeira vez esta época, num 4x4x2 com dois pontas de lança (Edinho e Rui Miguel), apoiados pelos extremos Marinho e Nivaldo e por Adrien Silva que, mais adiantado do que Diogo Melo, estava demasiado retraído. Contra um Olhanense no habitual 4x3x3 com Rui Duarte como maestro, a estratégia do treinador da Académica resultou na segunda parte, quando reentrou com outra energia e velocidade. Faltou o essencial: concretizar.

Sem marcar em casa em 2012 e desde que Éder deixou de jogar - golo ao Sporting -, a Académica voltou a revelar deficiências de finalização, em especial na fase decisiva quando, a jogar mais com o coração, perdeu excelentes ocasiões para respirar de outra forma. Os cabeceamentos de Rui Miguel e de Danilo (enviou uma bola à barra), na fase do desespero e quando jogavam há muito com menos um (a decisão de João Ferreira em expulsar Flávio, por acumulação de amarelos, pareceu exagerada) são bons exemplos da incapacidade de resolver. Agradeceu o Olhanense, a quem deve ser dado muito mérito.

Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final da derrota, em casa, diante do Olhanense, esta segunda-feira, em Coimbra:
«O futuro a Deus pertence. A mim, cabe-me vir comentar o jogo. Fizemos mais do que o suficiente para não sairmos penalizados. Mas é este o ciclo que atravessamos. Nada tenho a apontar aos jogadores, em termos de entrega e profissionalismo, nem vou falar do árbitro. Do público, foi fantástica toda esta envolvência. Fica o meu agradecimento a todos eles. O resto, é o futebol. Tivemos oportunidades, mas não concretizámos. O Olhanense foi forte naquilo em que faz a diferença. Conseguiu a vantagem e depois baixou o bloco. Arriscámos tudo, praticamente terminámos o jogo com dois defesas, o Fabiano fez duas grandes defesas, é o futebol. Não fomos eficazes. Tivemos duas ou três possibilidades e não fizemos golo, enquanto o Olhanense, na primeira oportunidade, aproveitou e depois é bola cá e bola lá. Mas os jogadores mostraram ter mais do que valor para ficar na Liga.

Como é que eu fico? Fico com vontade de trabalhar e continuar a dar o melhor. Acredito muito no que faço e, acima de tudo, na capacidade destes jogadores em se superaram. Esta cidade merece a felicidade de a equipa se manter. A greve da U. Leiria? A minha preocupação é a preparação com o Sporting, tudo o resto nem devo ser eu a comentar.» 



Sérgio Conceição atira-se ao presidente da Académica

Treinador do Olhanense desfiou um rol de episódios marcados pelos conflitos com José Eduardo Simões

A relação tensa entre Sérgio Conceição e o atual presidente da Académica conheceu esta segunda-feira um novo episódio. As indiretas começaram na entrevista rápida à Sporttv, no final do jogo, e prolongou-se na conferência de Imprensa, com o técnico do Olhanense a atirar-se a José Eduardo Simões.

Na génese, esteve a frustração de não ter conseguido terminar a carreira pelo clube do seu coração. Mas houve mais.

«Embora não seja de Coimbra, como sabem, nasci numa aldeia aqui próxima, sinto este clube como meu. Houve guerras no meu percurso, respeito a instituição, que me ajudou muito, até me pagou os livros para estudar, agora o que não aceito é que alguns dirigentes utilizem a Académica para bem próprio, nomeadamente o presidente», começou por dizer, apontando vários exemplos:

«Quando foi inaugurado o estádio com o meu nome [em Taveiro, a 10 kms de Coimbra], que não é meu, tem apenas o meu nome, comprei toda a bilheteira. Foram 60 mil euros, que ofereci à Académica. O presidente da altura, para agradecer, deu-me um cartão de sócio honorário, que perdi passados uns anos. Mandei pedir outro, mas este presidente disse que este cartão não tinha validade.»

«É só um dos casos da falta de respeito por alguém que adora a Académica. Mais: no último dia de inscrições, há uns anos, quando o Domingos me queira, o presidente telefonou-me e fez de tudo para que a Liga fechasse e eu não fosse inscrito. São esses passos de artista que não gosto, foram-me prejudiciais, e a Académica merece melhor que isso», finalizou.

Edinho, jogador da Académica, comenta a derrota desta segunda-feira, em Coimbra, frente ao Olhanense, no fecho da 27ª jornada da Liga, em declarações ao «flash interview» da Sport TV:

«Não digo que tenha sido ansiedade, faltou-nos um pouco de sorte. É difícil, não estamos numa boa situação, queremos vencer mas não estamos a conseguir. Não vamos baixar os braços. Da maneira que trabalhamos e que criamos oportunidades, é injusto o que nos está a acontecer, mas é o futebol. É óbvio que não é uma situação fácil, mas vamos continuar a acreditar, temos possibilidades de dar a volta.»

Destaques
MF: A figura: Fabiano
Não surpreende que ande nas bocas do mundo. As exibições não têm passado em claro e, esta segunda-feira, em Coimbra, o brasileiro voltou a ser um obstáculo intransponível para os adversários. Boas defesas a remates de Adrien e Diogo Melo, entre muitas outras ajudaram a garantir o zero na baliza.

O momento: golo do Olhanense

Foi como uma machada no coração dos estudantes. Quando ameaçavam marcar como ainda não o haviam feito na partida, uma simples jogada de Salvador Agra permitiu a Rui Duarte atirar a contar. O golpe foi rude e enervou de tal forma a equipa da casa que, pouco depois, «perdeu» o capitão por acumulação de amarelos.

Outros destaques:

Cédric
Numa equipa cada vez mais pressionada, foi dos poucos que não perdeu o norte. Procurou ajudar no ataque, sempre em altas rotações, até porque não foi muito importunado por Wilson Eduardo. Perto do final, tentou a sorte de meia-distância, a bola sofreu um desvio, e quase festejou golo.

Rui Duarte
Sem se dar muito por ele acabou por decidir o jogo com um remate potente e bem colocado. No resto, foi a ligação entre o meio-campo e ataque, potenciando o contra-ataque.


O Jogo: Destaques Académica

Cédric 6
Foi o elemento que manteve o rendimento mais uniforme ao longo dos 90 minutos. Ganhou o duelo a Wilson Eduardo.

Diogo Melo 6
Saiu por imperativos estratégicos. O trabalho à frente da defesa foi importante e envolveu-se em dois lances perigosos.

Ferreira 6
Saiu lesionado, mas enquanto esteve em campo foi determinado em todas as ações que protagonizou. Competente.

Rui Miguel 5
Melhor na segunda parte. Período em que mais se notou o seu inconformismo.

Flávio 5
Foi expulso por causa de uma decisão exagerada de João Ferreira e o capitão até estava a fazer um trabalho positivo.

Danilo 5
Não jogou muito tempo, mas isso não foi um problema para o brasileiro. Iniciou uma jogada que tinha tudo para dar em golo e ele próprio enviou uma bola à trave.



Minuto a minuto 

MF: 90' FINAL DO JOGO! Académica - 0 Olhanense - 1: enquanto o Olhanense festeja a permanência no primeiro escalão, a Académica vai ter fazer contas à vida. Com esta derrota, a equipa de Pedro Emanuel fica apenas com mais dois pontos do que o Feirense que, na próxima ronda, defronta a U. Leiria, cujo plantel fez um pré-aviso de greve, enquanto os estudantes vão a Alvalade.
90' Banco da Académica todo de pé, incluindo o presidente.
90' Nova oportunidade para a Académica, agora com Saulo a atirar ao lado.
90' O Olhanense quase mata o jogo, com Toy destacado a atirar ao lado.
90' Danilo atira à TRAVE!!! Cruzamento de Rui Miguel e cabeçada do médio a ser devolvida pelo ferro.
90' Mais uma saída de Fabiano Freitas a anular um cruzamento de Marinho.
90' CARTÃO AMARELO para Mateus (Olhanense )
90' Wilson Eduardo, com Hélder Cabral pela frente, atira ao lado.
90' Mais seis minutos!
89' Cruzamento de Marinho da direita, desvio de Rui Miguel junto ao primeiro poste e a bola passa a rasar o segundo poste.
89' CARTÃO AMARELO para Ismaily (Olhanense ): também fica de fora do próximo jogo.
89' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Reiner Ferreira entra Saulo
88' Yontcha destaca-se, lançado por Toy, entra na área e, perante a saída de Peiser, atirou AO POSTE!!!
87' Reiner está a receber assistência fora do relvado. Académica reduzida a nove...
86' CARTÃO AMARELO para Reiner Ferreira (Académica )
86' Mais uma falha gritante de Edinho depois de uma boa combinação com Danilo. Muito perdulário esteve avançado da Académica...
84' Cédric atira de muito longe, a bola sofre um desvio em Yontcha e passa a rasar o poste. Mais um canto para a Académica.
82' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Dady entra Yontcha
81' Edinho desvia de cabeça contra o corpo de Maurício e pede penalty, mas o árbitro marca canto.
80' Este resultado deixa a Académica numa situação muito complicada. É que o Feirense, com apenas menos dois pontos, vai jogar na próxima jornada com a U. Leiria cujo plantel fez um pré-aviso de greve por causa dos salários em atraso.
79' Carrega a Académica, mesmo com menos um...
77' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Rui Duarte entra Mateus
77' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Diogo Melo entra Danilo
77' Diogo Valente ganha espaço sobre a esquerda e cruza junto ao primeiro poste, mas estava lá Fabiano Freitas.
75' SUBSTITUIÇÃO Olhanense . Sai Salvador Agra entra Toy
73' Salvador Agra deixou o relvado e parece que não vai voltar...
73' «Joguem à bola», cantam os adeptos da Académica, numa altura em que o jogo está interrompido para Salvador Agra receber assistência.
71' Hélder Cabral, tal como Flávio Ferreira, falham jogo com o Sporting na próxima jornada.
70' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Nivaldo entra Diogo Valente
70' CARTÃO AMARELO para Hélder Cabral (Académica ) por falta sobre Salvador Agra.
66' CARTÃO AMARELO para Rui Miguel (Académica )
65' Fernando Alexandre escorrega e corta uma bola com o corpo. Os jogadores da Académica reclamam por uma grande penalidade que parece não existir.
64' SEGUNDO CARTÃO AMARELO para Flávio Ferreira (Académica ) por palavras.
64' CARTÃO AMARELO para Flávio Ferreira (Académica ) por falta sobre Wilson Eduardo.
62' Lá está a velha máxima do futebol...quem não marca, sofre.
61' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! OLHANENSE ! 0-1 por Rui Duarte: rápido contra-ataque conduzido por Salvador Agra que chega à área sem companhia e é obrigado a fazer um compasso de espera. Já rodeado por quatro defesas, o extremo passa atrasado para Rui Duarte que dispara à entrada da área, com o pé direito, sem hipóteses para Peiser. Bom golo!
58' CARTÃO AMARELO para Rui Duarte (Olhanense )
58' Estão 4.669 espetadores no estádio. Números fornecidos pela Académica.
57' Mais uma boa defesa de Fabiano Freitas a um desvio de Diogo Melo.
56' Mais dois cantos para a Académica, pressiona a Briosa.
55' Canto para a Académica. Os estudantes estão a dar maior velocidade a esta segunda parte e estão a conseguir provocar alguns desequilíbrios.
55' Espetacular defesa de Fabiano Freitas a uma «bomba» de Adrien!
53' Grande oportunidade para a Académica. Excelente passe de Diogo Melo a destacar Edinho que, já no interior da área, atirou em força, mas por alto. Podia ter feito melhor...
52' Wilson Eduardo, na marcação de um livre, sobre a esquerda, atira muito torto, sem qualquer perigo para a baliza de Peiser.
50' Marinho atira fora da área, mas muito por alto...
46' RECOMEÇA A PARTIDA, ainda sem alterações nas equipas.
46' Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, está entre os espetadores deste jogo, certamente para observar o Olhanense, próximo adversário dos minhotos.
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e Olhanense. Primeira parte muito fraca de ambas os lados. Os algarvios estão mais tranquilos e isso reflete-se no seu futebol, mas os estudantes podiam ter marcado ao cair do pano!
45' CARTÃO AMARELO para Salvador Agra (Olhanense), que não defronta o Sp. Braga na próxima sexta-feira!
45' Mais um minuto de compensação...
45' Que confusão na área algarvia, mas não surge o remate!
40' CARTÃO AMARELO para André Pinto (Olhanense), que somou o quinto cartão esta época e não vai, por isso, defrontar o Sporting na próxima jornada!
38' CARTÃO AMARELO para Diogo Melo (Académica )
38' CARTÃO AMARELO para Edinho (Académica )
36' Belo cruzamento de Nivaldo, mas Rui Miguel não chega!
35' André Pinto falha o corte, mas Edinho não consegue aproveitar e Fabiano acaba por amarrar a bola!
34' Jogo muito, muito morno...
29' Salvador Agra consegue rematar à segunda, mas ganha canto.
26' As coisas não estão a correr bem à Briosa...
22' Bateu à Ronaldo, mas... há uma grande diferença entre eles. A bola saiu fraca e ao lado.
22' Livre para a Académica ainda muito longe da área, mas Edinho acredita!
20' A Académica baixou o ritmo e está à por-se à jeito dos contra-ataque dos algarvios!
15' QUE PERIGO PARA O OLHANENSE!!! Não fosse o pé de Flávio Ferreira e Dady podia ter marcado da zona da grande penalidade!!
14' Dady atira muito por cima!
13' Fernando Alexandre, que esteve em dúvida, parece em dificuldades...
8' GRANDE OPORTUNIDADE PARA NIVALDO!! Centro da direita de Cedric e o cabo-verdiano cabeceia ligeiramente ao lado!!
6' A Briosa assume as despesas do jogo!
2' A Académica, afinal, está a jogar em 4-1-3-2. Uma novidade esta época!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e Olhanense
0' Em 19 jogos, a Académica leva uma natural vantagem neste confronto, com 10 vitórias contra cinco dos forasteiros, registando-se ainda quatro empates. De qualquer forma, o Olhanense tem-se mostrando um adversário de boa memória em Coimbra, onde não vence desde 1961.
0' Há vários clubes em missão de observação esta noite em Coimbra: Nacional, Sp. Braga (representado, como foi dito, por Leonardo Jardim), Beira Mar, Sporting, Middlesbrough, Celta de Vigo, Deportivo da Corunha, Hannover 96, Friburgo, Chievo, Antalyaspor e Gent.
0' O árbitro da partida será João Ferreira, de Setúbal, auxiliado por Luís Ramos e Rui Teixeira. O quarto árbitro é Fábio Veríssimo.
0' No Olhanense, confirmou-se a recuperação de Fernando Alexandre, que esteve em dúvida até ao limite...
0' OLHANENSE: Fabiano Freitas; Mexer, Maurício, André Pinto e Ysmaily; Cauê e Fernando Alexandre; Salvador Agra, Rui Duarte e Wilson Eduardo; Dady. SUPLENTES: Bruno Veríssimo, Vasco Fernandes, Jander, Mateus, Toy, Vitor Meza e Yontcha.
0' ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira e Hélder Cabral; Diogo Melo; Adrien e Nivaldo; Marinho, Edinho e Rui Miguel. SUPLENTES: Ricardo, João Real, Hugo Morais, David Simão, Danilo, Saulo e Diogo Valente.
0' Já chegaram as equipas oficiais!
0' Há uma surpresa no onze da Académica: Nivaldo vai ser titular, para jogar provavelmente no meio-campo, uma vez que Hélder Cabral também está no 11.
0' Leonardo Jardim está na bancada para observar a partida. O Olhanense é o próximo adversário dos bracarenses, já esta sexta-feira.
0' Dado curioso: o Olhanense está a aquecer com os 22 convocados!
0' Têm ambos 37 anos e estrearam-se esta época como treinadores principais depois de terem tido sucesso enquanto adjuntos, um no Standard de Liège e o outro no F.C. Porto.
0' Como jogadores, defrontaram-se duas vezes, em 97/98, Conceição com a camisola do Dragão e Emanuel ao serviço do Boavista. O primeiro ganhou em ambas as ocasiões.
0' Este será também um jogo recheado de curiosidades. Sérgio Conceição e Pedro Emanuel conhecem-se bem: foram colegas no F. C. Porto de Mourinho de 2003/04.
0' O mais baixo que o Olhanense esteve foi no 11º lugar, por altura da saída de Daúto Faquirá. Sérgio Conceição trouxe regularidade e a equipa está praticamente a salvo da descida.
0' Os algarvios tiveram uma série positiva de seis encontros sem perder, mas somaram duas derrotas consecutivas, embora mantendo o registo de tranquilidade patente, praticamente, ao longo de toda a época.
0' CONVOCADOS DO OLHANENSE: guarda-redes - Bruno Veríssimo e Fabiano Freitas; defesas - Vasco Fernandes, Mexer, Mauricio, André Pinto e Ismaily; médios - Fernando Alexandre Salvador Agra, Regula, Mateus, Jander, Cauê e Rui Duarte; avançados: Toy, Wilson Eduardo, Djalmir, Vitor Meza, Dady e Yontcha
0' Vítor Vinha, justamente, e André Micael, podem ser os atletas escondidos pelo Olhanense. Vá se lá saber porquê...
0' Como a equipa de Olhão ficará em estágio no centro do país, depois do encontro com os estudantes, para preparar o jogo de sexta-feira com o Sp. Braga, mais jogadores terão viajado integrados no grupo, embora o clube não tenha anunciado os seus nomes.
0' Fernando Alexandre, recorde-se, está em dúvida, e deverá fazer um teste antes do jogo para ver se está em condições de atuar.
0' O capitão volta aos eleitos após cumprir um jogo de castigo e Vítor Vinha não é opção por questões técnicas.
0' Sérgio Conceição fez apenas uma alteração na lista de convocados, divulgada pelos algarvios no seu site oficial, para este encontro. O técnico fez regressar Rui Duarte, deixando Vítor Vinha de fora.
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes - Peiser, Ricardo e Fábio Santos; defesas: Cédric, João Dias, Mvom, Orlando, Flávio Ferreira, João Real, Ferreira, Nivaldo e Hélder Cabral; médios - Habib, Diogo Melo, Hugo Morais, Adrien, Diogo Gomes, Danilo e David Simão; avançados - Marinho, Saulo, Magique, Rui Miguel, Fábio Luís, Willian Araújo, Edinho e Diogo Valente.
0' Entre os eleitos contam-se, todavia, vários atletas impossibilitados de jogar devido a lesão, como Orlando, Diogo Gomes ou Habib. Ainda assim, assinalem-se os regressos de João Dias, João Real, Fábio Luís, Reiner, Nivaldo e Adrien, os três últimos após castigo.
0' Pedro Emanuel decidiu chamar todos os jogadores para este encontro. Serão, no total, 27 atletas, uma vez que apenas Abdoulaye, ao serviços dos sub-23 do Senegal, e Éder, ainda sob alçada disciplinar não podem fazer parte da lista.
0' Já o Olhanense, caso ganhe ou empate, só pode ambicionar a subir um lugar, até ao oitavo posto, ultrapassando o V. Setúbal.
0' A última vez que isso aconteceu foi a 18 de Dezembro, há mais de quatro meses, no empate (1-1) frente ao Sporting, e a proeza coube a... Éder.
0' Em casa, o jejum é ainda maior: a equipa não soma os três pontos desde 26 de Setembro de 2011, depois da goleada (4-1) sobre o Feirense. A crise está também presente em matéria de golos: em 2012, a Académica ainda não marcou no Estádio Cidade de Coimbra.
0' Pior: os comandados de Pedro Emanuel não ganham há 14 jogos. A última vez que o conseguiram foi, curiosamente, em Olhão, no jogo da primeira volta, a 12 de Dezembro do ano passado.
0' Mas a verdade é que a Briosa está pressionada pelo triunfo de ontem do Feirense, diante do V. Setúbal, que fez subir a linha de água para apenas dois pontos de distância.
0' Em caso de vitória, os estudantes atingem 26 pontos, margem com a qual nunca nenhuma equipa desceu desde que o campeonato passou a ser disputado por 16 equipas. Mais: podem juntar-se a Rio Ave e Beira Mar no grupo dos 12º classificados.
0' A Académica ocupa o 14º lugar da classificação, com 23 pontos, enquanto o Olhanense está no nono lugar, com 29.
0' Mais uma tarde muito cinzenta em Coimbra e alguns aguaceiros, com uma temperatura, para já, de 14 graus. O relvado está em boas condições.
0' Boa tarde. Bem-vindos ao Académica-Olhanense, jogo de encerramento da 27ª jornada da Liga para acompanhar, ao minuto, aqui, no Maisfutebol. Fique ligado! 


Árbitro

João Ferreira - nota 2 

Outros 

Contestação em Coimbra continua

Alguns minutos após o final da partida entre a Académica e o Olhanense, que os algarvios venceram por 1-0, várias dezenas de adeptos dos estudantes juntaram-se na saída principal do Estádio Cidade de Coimbra, onde estava estacionado o autocarro da equipa. À medida que os jogadores iam entrando na viatura os impropérios subiram de tom num ato generalizado por nova derrota da Briosa, que recorde-se, elevou o título negativo para quinze jogos seguidos sem vencer.

Neste momento o autocarro já abandonou as instalações do estádio, sempre vigiado por perto por alguns agentes da Polícia de Segurança Pública e não registaram mais incidentes. 

Castigados & Lesionados 

Académica perde dois jogadores para Alvalade
Reiner Ferreira abandonou o jogo devido a um traumatismo no joelho direito

Pedro Emanuel não poderá contar com dois jogadores para a partida com o Sporting, da 28ª jornada da Liga. Hélder Cabral e Flávio, que foi expulso frente ao Olhanense (mas falharia de qualquer forma o encontro de Alvalade por completar uma sequência de amarelos), não podem ser opção, devido castigo.

Reiner Ferreira abandonou o jogo devido a um traumatismo no joelho direito. A situação clínica do defesa será reavaliada. A equipa treina esta terça-feira, começando a preparar a partida frente ao Sporting, que se realiza na próxima segunda-feira.

No final do encontro com os algarvios, cerca de uma centena de adeptos voltou a protestar junto ao autocarro da equipa. A contestação não foi, todavia, tão forte como aquando do regresso a Coimbra após o jogo com o Beira Mar, na jornada anterior.

Ficha de jogo: AAC-OAF
Fotos: MAISFUTEBOL

Sem comentários:

Enviar um comentário