12 de maio de 2012

2011/12 - 30J - V Guimarães 1 - Académica 2: Manutenção e Liga Europa asseguradas!?!



nº espectadores: 9 503
Árbitro: Artur Soares Dias, nota: 4
melhor do V Guimarães: João Alves
melhor da Briosa: Ricardo

Crónica

MF: O Vitória termina na sexta posição mas não vai à Europa. A Académica, que podia descer de divisão nesta última jornada, triunfou no Minho e alimenta esse sonho. É o futebol português na sua face mais caricata, sinal da crise que afeta todos os setores. Diogo Valente e Edinho deram o triunfo aos estudantes, com resposta insuficiente de Bruno Teles pelo meio (1-2).
A Federação Portuguesa de Futebol ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema. As informações disponíveis apontam para o licenciamento regular de duas equipas que chegaram a esta jornada perto da zona de descida: precisamente Rio Ave e Académica. Vitória e Nacional desistiram.

Como o Rio Ave foi derrotado pelo F.C. Porto, um triunfo da formação estudantil permitiria a ultrapassagem na tabela classificativa e a candidatura europeia. Assim foi.

Os adeptos locais, sem esquecer o historial de rivalidade com o emblema de Coimbra, torciam contra o adversário. Mesmo não tendo nada em jogo.

Sinal de humildade e clarividência

O Vitória, no final de uma época marcada por convulsão diretiva e problemas financeiros por resolver, manteve o nível alto e mereceu o sexto lugar na tabela classificativa. Mérito para o trabalho desenvolvido por Rui Vitória. Admitir que não seria possível garantir os pressupostos financeiros é, também, um sinal de humildade e clarividência dos novos responsáveis.

Que iria fazer este V. Guimarães à Liga Europa, tendo sérios problemas para resolver em casa? Sendo que essa realidade determinaria o início antecipado da temporada e eventual prejuízo na tesouraria. Para a Académica, a mesma coisa. Compensa de facto, para algo mais que o prestígio, disfarçar as dificuldades para alimentar o sonho europeu? Veremos.

A principal missão da Briosa era garantir a manutenção e assim aconteceu, sem esperar pela infelicidade alheia. Aliás, enquanto os seus adeptos celebravam o 3-1 do Gil Vicente ao Feirense, a equipa de Pedro Emanuel procurava segurar o ponto suficiente para se salvar. O resto seria um bónus.

Académica salva-se e quer a vaga europeia

A Académica garantiu, a permanência no primeiro escalão e ainda o provável acesso à terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

Ao bater o V. Guimarães, a equipa de Coimbra fica em posição de ocupar a vaga deixada em aberto, precisamente, pelos vitorianos.

A Federação Portuguesa de Futebol ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema. Pelas informações disponíveis, V. Guimarães e Nacional não cumpriram os pressupostos, ao contrário de Rio Ave e Académica.

Neste sábado, os estudantes ultrapassaram a equipa de Vila do Conde na tabela classificativa.

José Eduardo Simões, presidente da Académica, não quis falar publicamente sobre o tema, esta noite. O dirigente prometeu abordar a questão neste domingo, numa cerimónia de lançamento da final da Taça de Portugal.

Foi precisamente a presença no jogo do Jamor, aliada a uma boa primeira volta, a motivar a inscrição do clube nas competições europeias. O apuramento seria confirmado em caso de triunfo na final. Assim, nem será necessário bater o Sporting.

O emblema de Coimbra teve o licenciamento aprovado e pretende, de facto, ocupar a vaga na Liga Europa. Para já, poucas afirmações claras sobre esta inusitada situação.

«Passamos do inferno ao céu», limitou-se a dizer Pedro Emanuel, na conferência de imprensa realizada no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

O Jogo: A Académica podia ter descido de divisão, mas acabou qualificada para a Liga Europa. Isto aconteceu e o destino da Briosa ficará intimamente ligado ao Vitória de Guimarães, que, sabe-se desde o famoso caso N'Dinga, não é o melhor dos clubes na perspetiva de qualquer adepto da equipa de Coimbra.

É certo que para esta história ser exatamente assim, houve a necessidade da equipa de Pedro Emanuel ganhar no D. Afonso Henriques, onde entrou proibida de perder para apenas depender de si, mas, verdade seja dita, a ironia das ironias pertence ao V. Guimarães. Recue-se uma semana e ao facto do triunfo minhoto em Santa Maria da Feira ter permitido à Académica entrar na última jornada acima da linha de água; recue-se umas semanas mais até à decisão vitoriana de não se inscrever nas provas da UEFA e chega-se ao ponto fulcral. O que se encontra? O impossível tornar-se realidade, com uma equipa que ao minuto 80 defendia um empate que a salvaria da descida - ainda que por esta altura o Feirense já perdesse por 3-1 em Barcelos -, 60 segundos depois estar a festejar um golo que a qualificou para a Liga Europa. Obrigado, Vitória, o caso N'Dinga passou à história.

Houve um jogo capaz de explicar este desenlace só possível numa época atípica no futebol português. E, nesse jogo, o V. Guimarães foi quase sempre mais perigoso, o que nem sempre significa melhor, porque a Académica defendeu bem e isso também é futebol. Pedro Emanuel não queria a equipa demasiado recuada e por isso, contrariando uma tendência, jogou com apenas um trinco e mandou Adrien jogar ao lado de David Simão. O que aconteceu, ainda assim, foi uma enorme dificuldade na transição defesa-ataque, aproveitada pelo adversário para criar inúmeras situações de golo e o guarda-redes Ricardo escrever um currículo que lhe valeria o título de melhor em campo. Daí que, contra a corrente do jogo, a Briosa fosse para o intervalo a ganhar por 1-0, num momento em que a inspiração individual de Diogo Valente valeu mais do que 45 minutos de desempenho coletivo.

Rui Vitória terá percebido que a sua equipa tinha futebol, mas que Soudani não era referência que chegasse na frente do ataque e aos 58' fez entrar Edgar. A decisão aumentou a pressão sobre a defesa da Académica, que já acusara saber que o Feirense empatara. O golo de Bruno Teles haveria de reduzir a impressão de injustiça no marcador e aumentar a tensão entre os estudantes. As boas notícias foram chegando de Barcelos - o Gil Vicente criou uma vantagem de dois golos aos 76' -, quase ao mesmo tempo que, outra vez contra a corrente e no segundo remate à baliza, Edinho marcou o 2-1. Vitória, vitória, acabou-se a história!

Destaques

MF: A arte de Diogo Valente

A Académica entrou melhor, teve mais iniciativa e viria a chegar mesmo à vantagem, já em cima do intervalo. Excelente trabalho de Diogo Valente na área do Vitória, recebendo de Hélder Cabral e rematando em rotação, sem hipóteses para Ricardo.

A mesma formação estudantil já tinha enviado uma bola ao ferro, no decorrer da primeira parte, por intermédio de Edinho. Na equipa de Guimarães, sobrava a irreverência do jovem Ricardito e uma iniciativa individual de El Adoua para assustar o guarda-redes contrário.

O empate surgiria já na etapa complementar, graças a um remate inesperado e portentoso de Bruno Teles. O lateral esquerdo, pela direita, rematou cruzado e Ricardo não conseguiu evitar o golo, embora ainda tenha tocado na bola.

Edinho nos momentos decisivos

Pedro Emanuel tremeu por momentos. Fez um trabalho sério, manteve uma postura correta ao longo da temporada, sem conseguir afastar o espetro da despromoção. Manteve-se fiel aos seus princípios, mesmo quando perdeu Sissoko e Éder, sobretudo este. Sem a principal referência ofensiva, a Académica atacou Edinho no mercado. Foi feliz.

Esta Briosa, que pouco ou nada mudou na estratégia de jogo, mantendo o seu 4x3x3 de princípio a fim e tornando-se assim facilmente compreensível para os adversários, demonstrou personalidade nos momentos decisivos.

Personalidade e Edinho, precisamente. O substituto natural de Éder marcou golos essenciais para este final feliz. Em Guimarães, vindo não se sabe bem de onde, surgiu o 1-2 na cabeça do internacional português, em livre com culpas para Douglas Júnior, o substituto de Nilson.

E assim, no Berço, sem esquecer o caso NDinga, a Académica selou a permanência e deixou em aberto a possibilidade de ir à Liga Europa. O Vitória, sexto classificado, fica de fora. Assim vai o futebol português.


Momento do jogo: decidir por conta própria
Já tinha sido levantada a placa dos 3 minutos de compensação antes do intervalo e a Académica festejou o primeiro golo. A equipa da Briosa entrou bem no jogo e mostrou-se disposta a não depender do resultado do Feirense. Foi essa atitude que permitiu aos estudantes conseguir a vitória: a vontade de um clube histórico ficar na primeira Liga. No entanto a partir dos 30 minutos surgiu no jogo um maior ascendente por parte da formação da casa. Até que, já depois de ter sido levantada a placa dos três minutos de compensação que antecedia o intervalo, a Académica conseguiu o golo que viria a dar mais calma e olhar de outra forma para a 2ª parte do jogo. Hélder Cabral centra para dentro da área, e Diogo Valente recebe e remata em rotação com o pé esquerdo. Um belo golo, depois de um grande movimento do esquerdino. Os estudantes ficaram eufóricos com o momento.

A figura: Edinho
Edinho já tinha marcado frente ao Vit. Setúbal no último jogo, o que tirou os estudantes da zona de despromoção. O golo do ponta de lança da Académica neste jogo pode não ter sido o momento do jogo, mas foi seguramente um dos lances mais importantes na época da Académica. O Vitória tinha acabado de marcar o golo de empate e cada vez mais estava em cima do jogo. Edinho num bom cabeceamento para a baliza deu outra vez a vantagem aos estudantes. A manutenção já não ia fugir, como ficou demonstrado nos festejos do golo.

A desilusão: Abdoulaye
O jogador da Académica emprestado pelo F.C. Porto estava a passar despercebido do jogo. É verdade que não estava a ter grande trabalho e não tinha obrigações de construir jogo ou partir para o ataque. No entanto o futebolista senegalês decidiu entrar no jogo no capítulo disciplinar. Abdoulaye fez duas entradas violentas, a segunda onde recebeu amarelo, merecia mesmo o cartão vermelho. Entrada assassina. Infelizmente, já começa a ser hábito.

Diogo Valente
O extremo português esteve sempre bastante interventivo ao longo do jogo. Os colegas solicitavam-no e com a sua garra e vontade, Diogo Valente conseguiu arrancar uma boa exibição. A primeira meia hora estava a ser bastante equilibrada, no entanto foi dos seus pés que nasceu a jogada mais perigosa. Cruzamento do lado esquerdo, ao qual Edinho respondeu de cabeça e enviou a bola à barra. Depois de várias insistências junto à linha lateral, Diogo Valente inaugurou a contagem. Dentro da grande área foi assistido por Hélder Cabral, e rematou depois de uma bela rotação. A bola entrou ao ângulo da baliza de Douglas. Na 2ª parte continuou bastante lutador e esforçado.

Ricardo
Grande exibição do guarda-redes da Académica. O futebolista português, habitualmente suplente na formação da briosa (Peiser é normalmente titular) mostrou merecer mais oportunidades. Defendeu quase todos os remates do Vitória. Sem grandes hipóteses no golo de Bruno Teles. Três defesas na primeira parte que impediram o golo inaugural do encontro, e uma boa intervenção logo no inicio da 2ª parte, depois de um cruzamento de Bruno teles, a demonstrar concentração e vontade em ficar com o lugar e na mesma divisão.

Ricardito
O jovem jogador de 18 anos é uma cara desconhecida para os adeptos de futebol, mesmo os adeptos do Vitória de Guimarães não estão habituados a vê-lo. O futebolista formado no Sporting e que passou pela Naval foi uma das boas surpresas da partida. Rápido, com vontade e técnica assinaláveis, deve a si mesmo uma melhor capacidade de decisão nos momentos em que se pedia um cruzamento ou remate. Erros naturais face à idade e inexperiência no escalão principal. Também mostrou bons atributos a defender, procurando cortar jogadas dos estudantes. A merecer maior atenção no futuro.

O Jogo: Académica um a um

A figura - Ricardo
Realidade e sonho
Passou quase toda a época na sombra de Peiser e só foi chamado quando existiu o risco de descida. Não acusou nada disso, sendo prova a exibição de ontem, repleta de grandes defesas. Se o golo de Edinho garantiu a Europa as defesas de Ricardo tiveram duplo significado: permanência e UEFA.

Cédric - Aos 53' ofereceu o corpo à bola para evitar que o remate de João Paulo acabasse em golo.

João Real - Soudani escolheu-o muitas vezes como adversário direto e isso contribuiu para as dificuldades.

Abdoulaye - Tecnicamente evoluído, pecou no excesso de impetuosidade com disputa os lances "mais quentes".

Hélder Cabral - Exibição sofrível. Muitas vezes batido no confronto individual, fosse qual fosse o adversário.

Diogo Melo - Foi um obstáculo duro de ultrapassar. Paixão e suor.

Adrien - Ridícula tentativa de jogar bonito no lance de que resultou o 1-1. Salvou a nota com o passe para o golo de Edinho.

David Simão - Brilhou pouco. Trata-se de um jogador acima da média, mas só a fama não chega.

Marinho - Ajudou Cédric a defender e correu os quilómetros que a aptidão ofensiva de Bruno Teles assim obrigou.

Diogo Valente - Há o golo, um belo golo, mas houve mais. Diogo Valente foi também o que David Simão deveria ter sido a criar espaços no ataque.

Edinho - Um cabeceamento à barra e um golo que não só confirmou a permanência como garantiu a Europa. Uma exibição assim nem precisa de adjetivos.

Flávio - Ajudou a equipa quando a pressão do Guimarães se acentuou, em especial com a entrada de Edgar.

Saulo - Nada de importante a referir.

Danilo- Ajudou a queimar tempo.

Opiniões


Pedro Emanuel, treinador da Académica de Coimbra, comentou desta forma a vitória da sua equipa em Guimarães (1-2). Os estudantes evitam a despromoção e devem mesmo disputar a 3ª pré-eliminatória da Liga Europa:

«É o que se costuma dizer, o futebol é um jogo de emoções. Passámos do inferno ao céu várias vezes. O resultado da época é a meu ver justo pelo que fizemos ao longo dela. Queria dar uma palavra de conforto ao Feirense, apesar de saber que serve de pouco nestes momentos. Queria dar os parabéns aos jogadores, à massa adepta, que é exigente, também à minha equipa técnica e por último à direção que sempre acreditou e apoiou o projeto. Acaba por ser uma época desgastante mas agora é aproveitar a sensação de ficar na primeira liga antes de preparar a final da taça»

O que mudou para conseguir estas duas vitórias? «O que aconteceu foi que tivemos oportunidades e concretizámos, algo que falhou ao longo da época. Desperdiçámos muito ao longo da temporada. Estou sempre preparado para as dificuldades, só quem não sente as derrotas não sente as vitórias. Foi a concretização de uma boa época a nível de trabalho. Foi um ano de enriquecimento»

Como viveu o dia de hoje? «Quando falo de passar do inferno ao céu, tem até a ver com o jogo de hoje. O empate do Vitória e o ascendente deles, bem como empate do Feirense e bola ao poste que tiveram no jogo contra o Gil Vicente, esse foi o nosso momento de inferno. O nosso 2º golo e o tento do Gil é a passagem para outro momento antagónico»

Sobre o balanço da época: «Sinto-me um pouco triste por aquilo que produzimos ao longo da temporada não se ter traduzido em golos e mais pontos, mas estou também alegre pela superação das coisas menos boas»

Pedro Emanuel disponível para continuar

Garantida a permanência na Liga, Pedro Emanuel diz-se disponível para permanecer no comando técnico da Académica. «Só se as pessoas entenderem que não é possível continuar é que irei seguir o meu caminho», refere, manifestando-se «orgulhoso por representar» o clube de Coimbra.

«Disse ao presidente e voltei a repetir: eu sou um lutador. O caminho mais fácil, se calhar, era abandonar este grupo», realçou o treinador, após o triunfo por 1-0 sobre o V. Guimarães.

«Por um lado estou contente, porque garantimos a manutenção, por outro estou triste, porque a equipa merecia um pouco mais. Sabíamos das nossas limitações mas também das nossas qualidades. Tinha traçado como objetivo para a época os 30 pontos e não conseguimos. Essa é a minha falha, naquilo que prometi», indicou Pedro Emanuel.

A final da Taça de Portugal com o Sporting, agendada para 20 de maio, não está, ainda, no pensamento do treinador dos “estudantes”.

«Sinceramente, ainda não pensei nisso. Estas últimas semanas têm sido semanas de finais e temos preparado bem todas elas. Esta semana não vai ser diferente. Vamos tentar libertar-nos desta tensão. Estamos numa final, temos de desfrutar, com o orgulho de representar esta instituição», concluiu.

Rui Vitória, treinador do Vitória, comentou desta forma a derrota da sua equipa frente à Académica (1-2):
«Foi sobretudo mais demérito da nossa parte que mérito da Académica. Não se pode sofrer golos naqueles minutos, nem da forma que foram. É um problema recorrente ao longo da época. Tivemos um maior caudal ofensivo na 2ª parte, mas quando se sofre assim não há muito a fazer. Na 1ª parte fomos passivos, entramos na ratoeira da Académica, num jogo lento. Corrigimos ao intervalo e na 2ª parte foi diferente, com outra atitude. Mas depois sofre-se um golo de bola parada e não conseguimos empatar»

Que balanço faz da época? «É o fim de uma época difícil e queria dar um agradecimento especial aos adeptos. A equipa fez o seu papel ao longo da época. Temos que trabalhar no futuro, já a partir de amanhã. Espero que seja um final do ciclo de problemas que nos assolaram»


Bruno Teles, defesa do Vitória de Guimarães e autor do único golo na derrota frente à Académica (1-2), fez um balanço positivo da temporada e garantiu que a situação salarial será regularizada em breve:

«Entrámos muito passivos na primeira parte, como tem acontecido em alguns jogos. Na segunda costumamos jogar melhor. Sofremos golos em momentos complicados e não era aquilo que esperávamos, queriamos dar a vitória aos adeptos, que sempre nos apoiaram.

Balanço da época:«A época foi boa. Com todos os problemas que aconteceram, dentro e fora de campo, foi bom. Chegámos a bater no fundo e nunca me esquecerei de algo que o treinador nos disse: um dia vamo-nos rir daqueles que riram de nós. Terminamos a época com o sentimento de consciência tranquila.

Sobre os salários em atraso: «Situação está resolvida, estamos tranquilos em relação a isso. A nova direção disse que estava a resolver a situação e nós acreditamos, confiamos neles. Temos a certeza que eles estão connosco.»

Minuto a minuto

90' FINAL DO JOGO! V. Guimarães - 1 Académica - 2
90' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Adrien Silva entra Danilo
85' Nesta altura, a Académica ultrapassa o Rio Ave e pode sonhar com a Europa. Incrível
84' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marinho entra Saulo
82' SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai Alex entra Urreta
81' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-2 por Edinho. Incrível. Adrien bate o livre para a área, Edinho surge sem marcação e desvia de cabeça, com Douglas a sair completamente em falso
77' CARTÃO AMARELO para Nuno Assis (V. Guimarães )
75' Os adeptos da Académica festejam o 2-1 do Gil Vicente. A questão parece resolvida.
72' CARTÃO AMARELO para João Paulo (V. Guimarães )
70' O Vitória continua a ter mais bola. O empate basta à Académica
66' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! V. GUIMARÃES ! 1-1 por Bruno Teles. Grande disparo do lateral esquerdo, que estava à direita. A bola sai a meia altura, Ricardo ainda toca mas esta só para no fundo das redes
65' Vai carregando o Vitória.
62' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai David Simão entra Flávio Ferreira
59' CARTÃO AMARELO para Hélder Cabral (Académica ), por falta sobre Ricardito
57' CARTÃO AMARELO para Abdoulaye Ba (Académica ). Devia ter sido expulso. Entrada assassina do central!
56' SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai Barrientos entra Edgar
54' João Paulo surge em excelente posição para visar a baliza mas Cedric corta no momento decisivo!
51' Mais bola para o Vitória nesta fase, em busca do empate
48' DE NOVO RICARDO! João Alves bate um livre com tremenda força e obriga o guarda-redes da Académica a sacudir para canto
48' GOLO DO FEIRENSE! Curiosamente ou não, muito festejado pelos adeptos do Vitória, em jeito de provocação aos rivais da Académica. Mas o Feirense precisaria de vencer e a Académica perder para a lógica ser invertida
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE V. Guimarães e Académica. Incrível! Neste momento, com estes resultados, a Académica está na Liga Europa! O Feirense está a perder e está praticamente condenado. A Briosa pode ultrapassar o Rio Ave (F.C. Porto a vencer por 1-2) na classificação e chegar às competições europeias, face às desistências de Vitória e Nacional
45' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 0-1 por Diogo Valente. Hélder Cabral cruza para o centro da área, o esquerdino recebe e remata em rotação, com o pé esquerdo. Que grande movimento do esquerdino!
45' Três minutos de compensação e 30 graus assinalados no marcador eletrónico
45' CARTÃO AMARELO para Bruno Teles (V. Guimarães ), por falta feia sobre Cedric
44' GOLO DO GIL VICENTE AO FEIRENSE! Os adeptos da Académica vão fazendo a festa. Com este resultado, a manutenção está garantida, mesmo que a Briosa perca.
42' Cresce o Vitória. Agora é João Alves a cruzar na direção da baliza, com Ricardo a sacudir para canto
40' RICARDO SALVA A ACADÉMICA! Brilhante jogada de Alex, passando por três adversários, o último já na área, e rematando para defesa providencial do guardião forasteiro!
39' Acordam os restantes adeptos do Vitória, batendo palmas. Até agora, só se ouviam as claques
37' Hélder Cabral remata de meio da rua, mas Ricardo desvia a bola para canto.
36' David Simão fica caído após lance aéreo com João Alves. Nada de mais
34' As claques de V. Guimarães e Académica (estes, cerca de uma centena) vão tentando aquecer o ambiente. Tudo morno, para já
31' Primeira meia-hora sem golos. Oportunidades repartidas e mais bola para a Briosa. Um ponto basta para os estudantes. Só uma derrota, aliada a triunfo do Feirense, redundaria na descida
28' Tenta agora responder o Vitória. Nota-se ainda assim, mais vontade da Académica em garantir pontos
26' BOLA NA TRAVE DA BALIZA DO VITÓRIA! Diogo Valente, sem espaço, consegue ainda assim cruzar na esquerda e Edinho, com um belo movimento de cabeça, leva a bola ao ferro!
25' SUBSTITUIÇÃO V. Guimarães . Sai NDiaye entra João Alves. Adoua recua para central
23' NDiaye saiu em maca, agora vai para os balneários já pelo seu pé mas ainda visivelmente combalido. Vai entrar João Alves
21' Abdoulaye recuperou, mas o central do Vitória está em mau estado. Terá mesmo de sair. Não se consegue levantar
20' Choque violento entre Abdoulaye e Ndiaye. Ficam os dois caídos no relvado
17' Ricardo é um extremo de 18 anos, nascido em Lisboa e formado no Sporting até 2010. Passou pela Naval e chegou a Guimarães, onde está a ser valorizado
14' Boa iniciativa de Ricardo pela esquerda. Pormenores interessantes do jovem extremo do Vitória
12' Não há muito público em Guimarães, comparando com as assistências habituais. A não inscrição na Liga Europa terá motivado algum desalento dos adeptos locais
9' AGORA É JOÃO REAL! Canto de Diogo Valente na esquerda, o central surge na área sem marcação mas cabeceia à figura de Douglas!
7' SOUDANI FALHA! Grande jogada de El Adoua, passando por João Real e Abdoulaye antes de disparar para defesa incompleta de Ricardo. A bola vai ter com Soudani mas este cabeceia sem direção!
5' Jogo a um ritmo alto. A Académica quer garantir a manutenção. O V. Guimarães, que tem um historial de rivalidade com os estudantes, não parece disposto a facilitar
3' Bruno Teles desmarca Soudani e este remata fraco, cruzado, sem perigo
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE V. Guimarães e Académica
0' V. Guimarães e Académica em campo para o início do encontro
0' As equipas já estiveram a aquecer no relvado, que se apresenta em condições medianas. Tarde quente e abafada em Guimarães
0' Académica: Ricardo; Cedric, João Real, Abdoulaye Ba e Hélder Cabral; Diogo Melo, Adrien Silva e David Simão; Marinho, Edinho e Diogo Valente. Suplentes: Peiser, João Dias, Flávio, Rui Miguel, Nivaldo, Saulo e Danilo
0' V. GUIMARÃES: Douglas; Alex, NDiaye, João Paulo e Bruno Teles; El Adoua e Leonel Olimpio; Ricardo, Nuno Assis e Barrientos; Soudani. Suplentes: Preto, Freire, Amorim, Urreta, Edgar, Manu Molina e João Alves
0' JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS
0' Posto isto, sobra ainda a segunda via para a Académica. Os homens de Coimbra vão disputar a final da Taça de Portugal com o Sporting. Uma conquista do troféu abriria caminho para a entrada direta na Liga Europa. E, neste caso, a Académica podia ser despromovida na Liga e ir, de qualquer forma, às competições europeias
0' O Rio Ave recebe o F.C. Porto neste sábado e tem dois pontos de vantagem sobre os estudantes. Em caso de triunfo da Briosa no Minho, uma vez que tem desvantagem no confronto direito, não bastaria um empate à formação vilacondense para evitar a ultrapassagem.
0' Ironia surprema: V. Guimarães e Académica estão de costas voltadas desde o famoso caso NDinga. Desta vez, pode ser o clube de Guimarães a beneficiar involuntariamente o emblema de Coimbra.

0' O V. Guimarães não está inscrito nas competições europeias e o Nacional da Madeira anunciou ter desistido do processo de inscrição. Por isso mesmo, a vaga estará ao alcance de Rio Ave e Académica, os clubes devidamente licenciados.
0' Aliás, a formação que defronta o V. Guimarães neste sábado terá duas formas de alcançar esse feito inesperado. Se vencer esta tarde, garante a manutenção e pode mesmo ultrapassar o Rio Ave na tabela classificativa.
0' Estranho cenário para a Académica de Coimbra. Depois de um arranque de época promissor, os estudantes chegam à última jornada com a continuidade na Liga em risco. Ainda assim, tanto podem cair como chegar à Liga Europa!
0' O saldo dos embates entre os dois históricos emblemas no Estádio D. Afonso Henriques é claramente favorável aos minhotos que, em 48 jogos, venceram 31, cederam oito empates e consentiram nove derrotas. Mas na temporada passada os estudantes venceram em Guimarães por 2-0, com golos de Éder e Laionel. Já esta temporada, na primeira volta, os minhotos também foram a Coimbra vencer por 2-0. Nuno Assis e Anderson Santana fizeram os golos.
0' A Académica está em blackout e, como tal, Pedro Emanuel não falou
0' Rui Vitória: «Claro que todos os fatores de motivação são importantes e [participar na Liga Europa] tem alguma importância por tudo o que tem sido o nosso percurso. É um fator motivador para qualquer equipa e para qualquer jogador, mas não nos podemos guiar por isso neste momento. Estamos focados em dar aos nossos adeptos, e a nós mesmos, mais uma vitória, porque precisamos de terminar em beleza».
0' Na Académica, Orlando, Éder, Habib Pape Sow e Reiner estão lesionados. Diogo Gomes está em dúvida.
0' No Vitória, Toscano vai cumprir um jogo de castigo, enquanto Nilson, Defendi e Paulo Sérgio estão indisponíveis por problemas físicos.
0' Para a Académica, é mais uma semana de emoções fortes como foram as últimas depois de ter caído para os lugares de despromoção, na sequência do caso Leiria, e, na última ronda, ter recuperado a posição de vantagem em relação ao Feirense. No entanto, com apenas mais dois pontos do que a equipa de Santa Maria da Feira, nada está garantido. Se não perderem, os estudantes podem festejar, mas se perderem e o Feirense ganhar em Barcelos, só um eventual alargamento poderá salvar a equipa de Pedro Emanuel.
0' A equipa de Rui Vitória chega à última ronda com o sexto lugar definido e, sem conseguir cumprir os requisitos da UEFA, sem qualquer expetativa de vir a qualificar-se para a Liga Europa. Resta à equipa minhota despedir-se, perante os seus adeptos, com uma vitória que lhes permitiria fechar a temporada com um saldo positivo de golos ((39-38 nesta altura).

0' Neste sábado, Flávio Meireles foi nomeado diretor do futebol profissional. O antigo capitão do clube minhoto terá como responsabilidade a resolução de todos os dossiers relacionados com equipa principal. Flávio Meireles deixa de pertencer à equipa técnica de Rui Vitória. O antigo jogador do V. Guimarães entra em novas funções nos próximos dias e estará concentrado no planeamento da próxima temporada.
0' Boa tarde. O V. Guimarães recebe a Académica a partir das 18h30, na 30ª e última jornada da Liga. Siga tudo AO VIVO no Maisfutebol


Lances chave


7'El Adoua faz o que quer dos centrais da Académica, entra na área e remata para defesa de Ricardo.
9'Canto de Diogo Valente, João Real cabeceia à figura de Douglas.
26'Cruzamento de Diogo Valente, Edinho cabeceia com a bola a bater na barra.
40'Alex livra-se de vários adversários, remata para defesa, com as pernas, de Ricardo.
42'O cruzamento de Nuno Assis, junto da linha final, revela-se um remate e Ricardo defende para canto.
45'+1'[0-1] Belo golo, à meia-volta, de Diogo Valente.
53'Canto de João Alves, confusão na área, João Paulo remata e é o corpo de Cédric que evita o golo.
65'[1-1] Adrien quis sair a jogar, perde a bola à entrada da área e Bruno Teles remata forte.
73'João Real começa por ser batido por Soudani, mas recupera a evitar o remate do avançado. Tinha tudo para ser golo.

81'
Edinho torna prata em ouro
O Feirense já perdia por 3-1, o empate chegava e sobrava para as necessidades de uma Académica que entrou na jornada em risco de descer à II Liga… Foi com este panorama que o impensável aconteceu na atípica época da Liga ZON Sagres: Edinho acorreu ao cruzamento de Adrien e marcou o golo que a Briosa já não precisava para se salvar, mas que permitiu, imagine-se, qualificar para a Liga Europa.

Árbitro
Artur Soares Dias: nota: 4

O Jogo: Artur Soares Dias despediu-se da época em bom plano num jogo cercado de emoções fortes. Bem a decidir no aspeto técnico, o árbitro do Porto revelou-se justo nas decisões disciplinares e revelou ainda a preocupação de deixar jogar e apitar poucas vezes.

Outros destaques

A Briosa voltou a vencer fora 152 dias depois, seis meses certinhos! Desde 12-12-2011 e da vitória frente ao Olhanense que a Briosa não conquistava os 3 pontos fora de portas!

Edinho igualou Éder com 5 golos no campeonato, são eles os melhores marcadores da Briosa no campeonato.

Académica poderá participar nas competições europeias pela 3ª vez, depois das temporadas de 1969/1970 e 1971/1972, num regresso 41 anos depois!

Fontes: Maisfutebol e ABola, OJogo
Imagem: AAC-OAF

Sem comentários:

Enviar um comentário