14 de maio de 2012

Briosa vai reduzir orçamento na próxima temporada

Independentemente da presença na Liga Europa na época 2012/2013, a Académica vai reduzir o seu orçamento na próxima temporada. Quem o confirma é José Eduardo Simões, que apresenta as razões para esta medida:

- A próxima época vai ser preparada independentemente da participação na Liga Europa. Não é por isso que vamos ter jogadores mais caros nem um orçamento aumentado, antes pelo contrário. O IVA sobre os bilhetes é esmagador, o policiamento, a água, a luz, o gás, a segurança têm vindo a aumentar e, como tal, temos que diminuir o orçamento. Tudo isto não implica que queiramos ter uma equipa competitiva. Aliás, o facto de a Académica cumprir financeiramente com os seus compromissos é muito importante. Nesse sentido, é natural que jogadores de outros clubes tenham vontade em jogar na Académica.

O presidente dos estudantes garantiu também, numa simples frase, a continuidade de Pedro Emanuel no comando técnico da equipa. «Tem contrato por mais um ano…», afirmou.

link

Simões quer fase de grupos

Garantida a permanência e o acesso à Liga Europa - a ausência de equipas inscritas na UEFA entre o sexto e o 12º lugar da Liga ZON Sagres assim o permitiu -, a Académica faz já contas à vida. É que se, para já, via campeonato os estudantes têm assegurado o acesso à terceira pré-eliminatória da Liga Europa, uma vitória na final da Taça de Portugal sobre o Sporting abrirá novos horizontes. Isto porque, segundo o novo regulamento do organismo que tutela o futebol europeu, que entra em vigor, precisamente, em 2012/2013, os vencedores da Taça dos seis primeiros países classificados no "ranking" - Portugal está nesse lote - terão entrada direta na fase de grupos da Liga Europa.

É uma tentadora oportunidade que José Eduardo Simões não quer desaproveitar, ele que assumiu, ontem, a intenção do clube de participar nas provas da UEFA mais de quatro décadas depois da última presença, até porque a candidatura foi aceite "sem quaisquer reservas" por Liga, FPF e UEFA: "Se a Académica ganhar a Taça de Portugal, vai diretamente à fase de grupos, o que significa que terá uma verba pela simples participação. Depois, terá as transmissões televisivas, as receitas de bilhetes e, claro, as despesas inerentes a jogos e deslocações que não são assim tão simples. De qualquer modo, ir à fase de grupos é uma almofada financeira bastante boa para a Académica". Mas, uma certeza o presidente da Briosa tem. É que o orçamento não irá aumentar, bem pelo contrário.

Por outro lado, na vertente desportiva, começar na terceira pré-eliminatória obrigará, por certo, os academistas a iniciar os trabalhos mais cedo - a eliminatória joga-se a 2 e 9 de agosto -, enquanto a fase de grupos arranca apenas a 20 de setembro.

José Eduardo Simões, que admitiu que Pedro Emanuel tem contrato e por isso irá continuar para o ano, abordou ainda a saída de Éder: "O Braga mandou um fax a dar conta disso. É um corolário lógico do que se passou, independentemente de o destinatário ter mudado ligeiramente de agulha".

Sem comentários:

Enviar um comentário