8 de maio de 2012

Éder vai ganhar 300 mil por ano

Depois de ter salvaguardado um direito de opção sobre o jogador aquando da transferência de Diogo Valente, o Braga vai avançar para a contratação de Éder. Os bracarenses informarão ainda hoje a Académica sobre a intenção de contar com o avançado a partir de julho e até já definiram que proposta lhe vão apresentar: cinco épocas de contrato e um vencimento a rondar os 300 mil euros em cada uma delas. A partir daí será uma questão de tempo até que a contratação seja oficialmente anunciada no sítio do clube, uma vez que o o guineense, cuja ligação à Briosa termina a 30 de junho, já decidiu há muito que chegou o momento de dar o salto para uma equipa com outras ambições desportivas. Mesmo assim, os arsenalistas consideram que, a bem da boa relação existente entre as duas instituições, a liderada por José Eduardo Simões deve ser informada.


A névoa que existia em torno do futuro de Éder começa, assim, a desaparecer, depois de em janeiro o avançado de 24 anos ter recusado três propostas para deixar a Académica. Em cima da mesa terão estado uma oferta do Palermo, uma do Everton e ainda uma do West Ham, tendo esta última sido declinada no derradeiro instante e despoletado uma novela que até envolveu a polícia judiciária, já que a Briosa decidiu fazer uma participação do seu desaparecimento do hotel onde decorriam as negociações. Como resultado deste braço de ferro travado entre as duas partes, o guineense, que chegou a ser apontado ao FC Porto e ao Benfica, viu-se afastado da competição, depois de na primeira metade da temporada ter feito oito golos em 21 aparições. A equipa conimbricense sentiu essa falta e caiu abruptamente na classificação, estando, nesta altura, a lutar com o Feirense pela permanência no principal campeonato.

A contratação de Éder, que se engloba no tipo de negócio muito apreciado por António Salvador - jovem, barato ou sem custos e com enorme potencial -, visa reforçar um setor que no próximo defeso será alvo de uma autêntica revolução. Lima está a ser bastante cobiçado e dificilmente continuará no clube arsenalista, por muito que António Salvador já tenha manifestado o desejo de prolongar o contrato do brasileiro e, dessa forma, aumentar a cláusula de rescisão, que está fixada em 4,5 milhões de euros; Nuno Gomes está de malas feitas por outras paragens, pois a ligação entre as duas partes expira no verão e, até ao momento, não parece existir vontade em prolongá-la; por fim, Carlão será devolvido aos japoneses do Kashima Antlers, pois debateu-se com vários problemas musculares ao longo da temporada e nunca atingiu o rendimento esperado pelo treinador Leonardo Jardim. Por isso, o guineense será o primeiro de um conjunto de reforços a anunciar para o ataque, no qual terá a concorrência de Zé Luís (Gil Vicente).

link
_______________________________________________________________________________

Comparado a Adebayor e internacional português

Apesar de ter nascido em Bissau, Éder cresceu numa instituição comunitária de Coimbra e iniciou a formação na Escola de Futebol Pedro e Inês, da ADC Adémia, do qual saiu posteriormente para o Oliveira do Hospital. O potencial que demonstrava, e que o levou a ser comparado ao togolês Adebayor, despertou a atenção da Académica, que num primeiro momento ainda o cedeu ao Tourizense antes de o fazer regressar em definitivo meses mais tarde. A partir daí foi evoluíndo e até mereceu uma chamada à Seleção portuguesa de sub-23, pela mão de... Agostinho Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário