9 de maio de 2012

Empate já deu permanência

Será em Guimarães, no sábado, que a Académica termina a participação na edição 2011/2012 da Liga ZON Sagres e logo numa partida de capital importância para os estudantes, que sabem não poder perder, sob pena de serem despromovidos, isto caso o Feirense triunfe em Barcelos.

E esta não será a primeira vez que a Briosa finaliza o campeonato na Cidade-Berço. Em 2008/2009, por exemplo, perdeu ali por 3-2 na derradeira jornada, numa época em que, sob a orientação de Domingos Paciência, obteve um ótimo 7º lugar. Mas mais significativo do que esse jogo de há três anos foi o que sucedeu a 30 de maio de 1976, igualmente no reduto dos vimaranenses. Na última ronda do Nacional da então I Divisão, a turma estudantil, que na altura era denominada de Clube Académico de Coimbra - após a extinção da Secção de Futebol em 1974 -, não podia perder frente ao Vitória de Guimarães, que já tinha assegurado, na altura, o 6º lugar. Uma eventual derrota e uma conjugação de resultados dos diversos adversários, obrigaria a formação conimbricense a ter de disputar uma liguilha para permanecer no escalão primodivisionário. Só que o Académico fez a sua parte e obteve um saboroso empate a três bolas. A equipa orientada por Crispim, uma velha glória do clube, esteve a ganhar por 1-0, graças ao golo de Rogério, mas viu os anfitriões virarem para 3-1. No entanto, entre o minuto 78 e 81, os capas negras igualaram com mais um tento de Rogério e outro de Camilo.

As contas da Briosa

A Académica precisa de um empate em Guimarães para garantir a sobrevivência na Liga ZON Sagres. No entanto, em caso de derrota, pode salvar-se caso o Feirense não vença em Barcelos

Na segunda volta do campeonato, os estudantes marcaram sempre nos jogos fora. A única exceção foi na 17ª jornada, no jogo em Vila do Conde, onde empataram a zero.

Sem comentários:

Enviar um comentário