19 de maio de 2012

Pedro Emanuel: "Tornar este momento inesquecível"

Para a Académica e para o seu treinador Pedro Emanuel, esta final da Taça de Portugal é um prémio pela época difícil que o emblema de Coimbra teve. E embora o Sporting seja favorito o técnico quer que os "estudantes" façam desta final um momento inesquecível.

"Quando chegamos a uma final, é legítimo tentar a felicidade. É isso que vamos tentar fazer. Um dos pontos que frisei, quando fui apresentado, era a intenção de chegar a uma das finais. Conseguimos isso de forma extraordinária, mesmo com uma época difícil. É a cereja no topo do bolo.", confessa Pedro Emanuel que quer uma equipa ambiciosa. "Temos uma identidade própria, criada ao longo de todo o campeonato, com momentos positivos e agradáveis, e outros não tão bons. A imagem que fica é a de fazer valer sempre os princípios que defendemos, de uma equipa competitiva e com ambição", explicou o treinador da Académica que recorda a história do clube. "A história do clube é rica, e por isso o entusiasmo é grande. É uma festa bonita do futebol português, e a Académica quer tornar este momento inesquecível para o clube e para a cidade", concluiu Pedro Emanuel.


«Esta equipa merece a Taça», defende Pedro Emanuel
Pedro Emanuel a viver um sonho. Ele a Académica e a cidade. Quarenta e três anos depois. Sair do Jamor com a Taça não é fácil, mas não o jogo, garante, não pode ser visto como a salvação da época.

«Não podemos ser tão redutores ao ponto de analisarmos a época da Académica de forma tão singela. Temos uma identidade própria, consistente, tivemos momentos agradáveis e outros não tão bons. Mas a imagem que deve prevalecer é a dessa vontade enorme de fazer valer todos esses princípios e ambição. É assim que nos vamos apresentar nesta festa bonita com toda a legitimidade que nos assiste de tentarmos ser felizes. E se analisarmos globalmente a nossa época, a conclusão tem de ser extremamente positiva, com o beneficio adicional de estarmos à partida apurados para uma pré-eliminatória da Liga Europa», afirmou o treinador da Briosa.

E vencer seria um prémio para todos, em particular para os jogadores.
«Nutríamos o sonho de chegar a uma final de uma das taças. Chegámos aqui de forma extraordinária, vencer seria a cereja no todo do bolo. Esta equipa merece, os jogadores pelo esforço, pelo desgaste físico e mental dos últimos jogos... Vamos lutar com dignidade e acima de tudo com o orgulho de estarmos a representar um clube, uma cidade, uma região que 43 anos depois volta ao Jamor e que merece esta festa», disse o treinador da Académica, deixando dois agradecimentos:

— O nosso objetivo no campeonato passa pela manutenção, este ano contra as expectativas aconteceu mais tarde. Queria deixar um agradecimento à Direção porque não é normal acreditar na equipa técnica após 16 jogos sem vencer. E queria deixar também um agradecimento aos nossos adeptos que nunca deixaram de nos apoiar.

Há não muito tempo a Briosa foi a Alvalade fazer a vida difícil a um leão em ressaca europeia, um jogo que já pertence ao passado.
«Amanha o jogo vai ser completamente diferente, não só pela envolvência, pelos onzes, mas também pela importância do próprio jogo e de como ele vai ser vivido. Naturalmente o Sporting, pela sua história terá outras responsabilidades, mas os jogadores da Académica terão outros níveis de ansiedade. Que serão facilmente controláveis. Vamos respeitar como sempre o nosso adversário mas vamos tentar ser felizes. Que seja um bom espetáculo», desejou Pedro Emanuel.

Sem comentários:

Enviar um comentário