13 de janeiro de 2013

2012/2013 - 14J - P Ferreira 1 - Académica 0


AAC-OAF: A Académica perdeu este domingo frente ao Paços de Ferreira por 1-0, numa partida que contou para a 14ª jornada da Liga ZON Sagres. No final do encontro, o técnico Pedro Emanuel optou por não fazer qualquer comentário à partida e será um pouco por aí que esta crónica será escrita.

O único golo da partida apareceu por intermédio de Paolo Hurtado, no início da segunda parte, numa jogada onde o jogador do Paços de Ferreira está em posição de fora de jogo e beneficia de uma falta não assinalada de Cícero sobre Flávio para poder prosseguir o jogo e fazer o único tento da partida.

A jogar num Estádio que parece valer muitos pontos, o Paços de Ferreira derrotou a Briosa que continua assim com 13 pontos na tabela classificativa. Na próxima jornada, a Académica recebe o Nacional.

nº espectadores: 1378
nota ao arbitro: Jorge Ferreira
melhor do P Ferreira: Vitor
melhor da Académica: João Real
notas e melhores by Luis Carlos Melo in Rádio Regional do Centro


Crónica

O Paços de Ferreira continua a apresentar-se como a sensação desta Liga. Ao vencer a Académica pela margem mínima, a equipa da Capital do Móvel ficou a um ponto do Sp. Braga, que ocupa a terceira posição. O pódio a curta distância, a glória nos pés de Hurtado, autor do único golo da partida, ao minuto 52.

Uma equipa fechada, outra à procura da chave para entrar. Durante a primeira metade do encontro, foi este o filme apresentado num Estádio da Mata Real bem composto, animado pela excelente temporada dos castores.

Castores à porta, entusiasmados com a possibilidade de aproximação ao terceiro lugar do Sp. Braga. A derrota dos arsenalistas na Madeira deixou o pódio a quatro pontos de distância. O Paços aproveitou.

A Académica assentou uma estrutura sólida, de madeira resistente aos primeiros impactos. Cenário curioso na Capital do Móvel, no reduto dos castores. A equipa de Paulo Fonseca sentiu naturais e recorrentes dificuldades para assumir a iniciativa de jogo perante um adversário fechado.

A primeira parte não deixou grandes saudades, com algum frio e nenhuma ocasião real de golo. No lance mais quente da etapa inicial, Cícero cai na área em disputa com Flávio mas a equipa de arbitragem liderada por Jorge Ferreira assinalou uma posição irregular do avançado.

A chave no instinto de Hurtado

Pedro Emanuel, entre duelos com o Benfica para a Taça da Liga e a Taça de Portugal, preferiu apostar numa estratégia de contenção, embora a rapidez dos seus homens da frente fosse suficiente para inquietar o último reduto dos locais.

Seria outro lance entre Cícero e Flávio, contudo, a desbloquear o encontro. Desta vez, foi o central a protestar junto da equipa de arbitragem. Ao minuto 52, após cruzamento da esquerda, o capitão da Académica caiu na sua área, em disputa de corpo com o ponta-de-lança do Paços. Hurtado aproveitou o inaugurou a contagem (1-0).

Hurtado, que marcara em Alvalade na jornada anterior, deixava os castores a morder os calcanhares do Sporting de Braga. Eliminado nos últimos minutos da Taça da Liga, o Paços brilha no campeonato e tem ainda os quartos-de-final da Taça de Portugal à sua espera. Aliás, como a Académica.

Dominar sem afastar a incerteza

Já em vantagem no marcador, a equipa de Paulo Fonseca encontrou finalmente espaços para jogar no meio-campo adversário. Com Josué e Vítor emparelhados no setor intermediário, os adeptos entusiasmaram-se com alguns lances dos dois criativos.

A Académica, contudo, não baixara os braços e ameaçava aproveitar esse festejo antecipado dos homens da Capital do Móvel. Pouco depois da hora de jogo, Pedro Emanuel arriscou tudo com a troca de Marcos Paulo pelo Carlos Saleiro. Encontro partido, incerteza até final.

Os castores mantiveram-se por cima até aos minutos finais, sem contudo arrumar o assunto. A Briosa continuava à espreita. Ricardo foi expulso, já perto dos descontos, mas os locais aguentaram os derradeiros momentos de pressão.


Opiniões 

Pedro Emanuel, treinador da Académica, comentou desta forma o desaire da sua equipa na visita ao Paços de Ferreira (1-0). Uma breve declaração, seguido de despedida dos jornalistas e abandono da sala de imprensa:

«Tenho de ser honesto. Pelo respeito que tenho por este grupo de trabalho e pelas instituições, a Académica e o Paços, e pela paixão que tenho pelo futebol, não vou comentar o jogo. Hoje estou triste.»

Paulo Fonseca, treinador do Paços de Ferreira, comentou desta forma a vitória da sua equipa (1-0) frente à Académica. Os castores ficam a um ponto do terceiro lugar:

«Champions? Se calhar foi uma brincadeira do Hurtado. Temos é de pensar no nosso objetivo, que é garantir a manutenção o mais rapidamente possível. Este jogo não altera isso, essa nossa forma de pensar. Quero realçar a reação que os meus jogadores tiveram depois da derrota em Alvalade para a Taça da Liga. Parece-me que estivemos bem do ponto de vista defensivo, não me lembro de ocasiões de golo da Académica. É um facto que as linhas curtas da Académica dificultaram a nossa circulação, mas depois do golo tivemos mais chances. Pedro Emanuel? Foi uma atitude dele, é livre de não comentar o jogo, estamos numa democracia.»

Paolo Hurtado, jovem peruano que marcou o único golo do Paços de Ferreira na receção à Académica (1-0), admitiu que ver o Sp. Braga a um ponto de distância deixa os jogadores pacenses a sonhar com a presença na Liga dos Campeões. Ele, pelo menos, já pensa nisso:

«Estou muito satisfeito, estamos a fazer coisas importantes para colocar o Paços de Ferreira em lugares de cima. Felizmente, estamos a conseguir grandes resultados. Pessoalmente, sinto-me cada vez melhor e quero chegar ao nível que demonstrei no meu país. Não me sinto um herói, não importa quem marca, importa é o trabalho do grupo.»

Já pensam na Champions? «Bem, a verdade é que quando saí, pensei para mim mesmo: agora tenho de pensar na Liga dos Campeões, pensar que é possível. Sim, já penso nisso.»


Destaques

A figura: Paolo Hurtado
O jovem internacional peruano, não obstante a sua frágil figura, tem sido um elemento interessante nesta equipa do Paços de Ferreira. Terceiro golo na Liga, sempre em momentos importantes. Marcou no triunfo frente ao Sp. Braga, garantiu a vitória do Paços de Ferreira em Alvalade para o campeonato e, esta tarde, inaugurou a contagem frente à Académica. Raramente faz os noventa minutos, mas é perigoso enquanto as pilhas duram.

O momento: Flávio por terra, bola nas redes
Minuto 52. Depois de uma primeira parte sem oportunidades flagrantes, o golo. Bola cruzada da esquerda e confusão na área da Académica. Flávio Ferreira pelo chão em despique corporal com Cícero, Paolo Hurtado aproveita, tira as medidas e finaliza. Ficam os protestos do homem da Académica. Lance rápido, difícil de avaliar.

Outros destaques:

João Dias
Sem alternativas para o lado esquerdo da defesa, Pedro Emanuel decidiu adaptar João Dias. Rodrigo Galo, que jogara ali no passado, ficou à direita. O português tentou corresponder às expectativas mas a verdade é que não disfarçou a adaptação. Um corpo estranho por ali. Paolo Hurtado aproveitou isso mesmo. Globalmente, exibição fraca da Académica.

Tiago Valente
Boa exibição do central pacense, vencendo o duelo com o perigoso Edinho. Cortes vistosos, sem contemplações, para a bancada. Os adeptos gostaram.

Josué e Vítor
Dois criativos em simultâneo. Paulo Fonseca ousou e os dois médios, nos melhores momentos, chegaram a deliciar as pessoas presentes o Estádio da Mata Real. Josué atravessa um grande momento de forma mas a colocação no flanco provocou maior desgaste. Melhor na primeira parte, deixando a segunda para Vítor. Pormenores de classe.


Minuto a minuto

90' FINAL DO JOGO! P. Ferreira - 1 Académica - 0. O Paços de Ferreira continua a apresentar-se como a sensação desta Liga. Ao vencer a Académica pela margem mínima, a equipa da Capital do Móvel ficou a um ponto do Sp. Braga, que ocupa a terceira posição. O pódio a curta distância, a glória nos pés de Hurtado, autor do único golo da partida, ao minuto 52.
90' SUBSTITUIÇÃO P. Ferreira . Sai Vítor Emanuel entra Filipe Anunciação
90' Quatro minutos de compensação
88' SEGUNDO CARTÃO AMARELO para Ricardo (P. Ferreira ), por mão na bola.
87' Continua por cima o P. Ferreira, mas sem dilatar a vantagem
85' SUBSTITUIÇÃO P. Ferreira . Sai Josué entra Manuel José
82' Vai subindo a Académica, embora não tenha criado perigo até agora
79' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Makelele entra Cleyton
78' Remate fraco de Saleiro, à figura
77' Caetano toca para Vitor mas o médio remata ao lado. Melhor o Paços
75' Bomba de Antunes, na cobrança de um livre, ligeiramente ao lado
73' SUBSTITUIÇÃO P. Ferreira . Sai Hurtado entra Caetano
72' CARTÃO AMARELO para Ricardo (P. Ferreira )
71' CARTÃO AMARELO para Ricardo (Académica )
70' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Wilson Eduardo entra Marinho
69' A Académica não criou perigo desde o golo consentido. Mas ainda faltam mais de vinte minutos
66' O Paços vai criando mais perigo mas pode deixar-se levar pelo entusiasmo
63' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marcos Paulo entra Carlos Saleiro
59' CARTÃO AMARELO para Tony (P. Ferreira )
59' O Paços vai lidando bem com a vantagem, aproveitando os espaços para ensaiar mais alguns ataques
57' A Académica tenta agora responder
56' Hurtado tinha marcado em Alvalade, na jornada anterior, e volta a picar o ponto
53' Muitos protestos de Flávio junto da equipa de arbitragem
53' CARTÃO AMARELO para André Leão (P. Ferreira ), por agarrar Makelele
52' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! P. FERREIRA ! 1-0 por Hurtado. Lance confuso após cruzamento na esquerda. Flávio cai e queixa-se de falta de Cícero na área. A bola sobra para Hurtado, que faz um compasso de espera e remata depois com o pé direito para o fundo da baliza
50' Mais um belo lance de Vítor. Voltou melhor, depois de uma primeira parte algo apagada.
48' O QUE FEZ VÍTOR! Excelente túnel do médio, que depois tenta um chapéu à entrada da área: bola por cima!
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE P. Ferreira e Académica. O árbitro termina a primeira parte antes de um livre perigoso para o Paços e aumenta a insatisfação dos locais. Mais bola para a equipa de Paulo Fonseca nesta etapa inicial mas escasseiam as reais oportunidades de golo
45' Um minuto de compensação
45' CARTÃO AMARELO para João Real (Académica ), por falta sobre Cícero
43' Grande passe de Josué para Hurtado, mas o extremo cruza atrasado quando Cícero já estava na pequena área.
42' O lateral está recuperado. Segue o jogo
41' Tony lesiona-se e está muito queixoso. Tem de receber assistência
40' 2-0 no V. Setúbal-Moreirense, 0-1 no Gil Vicente-Rio Ave. Este é o único golo da tarde sem golos, nesta altura
38' Canto para a Académica. Mais um
37' Alguma ansiedade do P. Ferreira na construção de jogo
35' A Académica só deixa Edinho à frente da linha da bola. Pouco espaço para jogar
32' Vítor tenta isolar Cícero, o avançado cai em lance com Flávio mas a equipa de arbitragem assinala posição irregular do jogador do Paços.
30' Bom cruzamento de João Dias, com Tiago Valente a afastar para canto. Desperta a Académica
29' Salim Cissé tabela com Makelele e tenta o cruzamento, mas Tony faz o carrinho e ainda ganha um pontapé de baliza
27' Os suplentes do Paços de Ferreira colocam mantas em cima das pernas para suportar o frio. Deste lado, ainda está sol. Mas por pouco tempo
25' Livre de Rodrigo Galo, defensiva do Paços afasta. Faltam ocasiões de golo
23' A Académica retrai-se nesta altura, embora a presença de elementos velozes como Wilson Eduardo e Salim Cissé motive alguma apreensão aos laterais do Paços
20' Ricardo levanta bem para Hurtado, este toca de primeira para o centro mas Cícero chega um pouco atrasado
19' Algumas dificuldades para os castores perante a organização da Académica
17' Poucas oportunidades de golo até ao momento
14' Josué bate um livre em bela posição mas erra o alvo
13' Boa casa na Mata Real. A excelente temporada do Paços chama o público à Mata Real
10' Maior segurança para a Académica nas transições, reagindo bem à pressão dos locais
9' Grande corte de Tiago Valente, quando Edinho se preparava para rematar! Posição duvidosa do avançado
8' Paços com mais bola nestes minutos iniciais
6' Na Académica, é João Dias quem surge como lateral esquerdo improvisado, com Rodrigo Galo no flanco direito
4' No Paços, Josué começa o jogo sob o flanco esquerdo, com Vítor ao centro e Hurtado pela direita
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE P. Ferreira e Académica
1' Remate forte de Wilson Eduardo, para defesa de Cássio a dois tempos
0' P. Ferreira e Académica em campo para o início do encontro
0' As equipas regressam aos balneários, findo o aquecimento
0' Depois deste jogos, Paços e Académica vão disputar os quartos-de-final da Taça de Portugal. Os castores recebem o Gil Vicente, enquanto os estudantes defrontam o Benfica em Coimbra
0' ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, João Real, Flávio Ferreira e Rodrigo Galo; Makelele, Bruno China e Marcos Paulo; Wilson Eduardo, Edinho e Cissé. Suplentes: Peiser, Júnior Lopes, Keita, Marinho, Magique, Cleiton e Saleiro
0' P. FERREIRA: Cássio; Tony, Ricardo, Tiago Valente e Antunes; André Leão e Luis Carlos; Josué, Vítor e Hurtado; Cícero. Suplentes: António Filipe, Caetano, Jaime Poulson, Arturo, Diogo Figueiras, Manuel José e Filipe Anunciação
0' EQUIPAS OFICIAIS
0' As equipas já aquecem
0' O P. Ferreira está na máxima força, enquanto a Académica tem Reiner castigado e Ogu e Hélder Cabral lesionados. Flávio Ferreira esteve em dúvida mas recuperou
0' Em 18 jogos para o campeonato nacional, o P. Ferreira venceu sete, contra igual número de empates e quatro triunfos da Académica. Na Capital do Móvel, os homens de Combra ainda não venceram. Nove jogos, cinco triunfos para o Paços, quatro empates.
0'
Pedro Emanuel: «Vão estar em campo duas equipas que gostam de ser competentes e organizadas e vão procurar o resultado. É o nosso objetivo e tenho a certeza que o do adversário também. Reconhecemos o mérito do Paços, uma equipa competitiva, solidária e que atravessa ainda uma fase de tranquilidade em função dos resultados obtidos»
0' Paulo Fonseca: «A derrota em Alvalade [1-0 frente, ao Sporting] não terá influência negativa para a Académica. A Académica só tem uma derrota fora de casa, é uma equipa muito difícil, com uma excelente organização dentro de campo e vem em crescendo de forma»
0' Se o Paços jogou duas vezes seguidas com o Sporting, a Académica tem dois duelos numa semana com o Benfica. Pelo meio, a Mata Real. A equipa de Coimbra recuperou o entusiasmo na Liga com um empate em Moreira de Cónegos, em resposta a uma desvantagem de dois golos, seguindo-se um triunfo na receção ao V. Setúbal (4-2). Pelo meio, obrigou o Benfica a trabalho redobrado para seguir em frente na Taça da Liga. Segue-se novo duelo com os encarnados, agora para a Taça de Portugal. Será importante manter a concentração.
0' A formação pacense esteve mais de três meses sem perder um jogo, assumindo-se como uma das sensações da temporada. Sucumbiu em Alvalade, o mesmo recinto onde vencera para o campeonato, acabando por despedir-se da Taça da Liga. Foi um passo atrás no sonho mas a prioridade dos castores é a Liga e o registo continua a ser impressionante. Quatro lugar na tabela e ambições intactas.
0' Tarde com algum sol mas muito frio em Paços de Ferreira
0' Boa tarde! P. Ferreira e Académica defrontam-se na Mata Real, para a 14ª jornada da Liga. O apito inicial está marcado para as 16h e o MAISFUTEBOL vai contar-lhe tudo AO MINUTO. Fique ligado!

textos maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário