21 de janeiro de 2013

2012/2013 - 15J - Académica 2 - Nacional 1



AAC-OAF: A Académica venceu esta segunda-feira o Nacional por 2-1 numa partida que fechou a primeira volta do campeonato. Com este triunfo, os comandados de Pedro Emanuel subiram para o décimo lugar da tabela classificativa, com 16 pontos, sendo que na próxima jornada voltam a jogar em casa, desta feita frente ao Beira Mar.

Perante 2664 espectadores, a Briosa não começou bem a partida e viu-se em desvantagem à passagem do minuto 20 do primeiro tempo, quando o venezuelano Mario Rondon finalizou da melhor maneira um lance de bola parada da turma insular. Sem que nada o justificasse, o Nacional estava em vantagem e a verdade é que esse golo pareceu intranquilizar os jogadores da Briosa.

Ainda antes do intervalo, Carlos Saleiro foi carregado em falta dentro da grande área e foi ele mesmo quem se encarregou de marcar a grande penalidade que seria, no entanto, defendida pelo brasileiro Gottardi.

O intervalo fez bem à Briosa que surgiu na etapa complementar mais afoita e com vontade em alterar o rumo dos acontecimentos. Makelele, logo nos minutos iniciais, fez a igualdade e depois seria Edinho, já nos últimos dez minutos, a fazer o 2-1 final com um golo que levantou o estádio. Do meio da rua, o 36 da Briosa desferiu um autêntico míssil que só parou dentro da baliza insular.

Os "estudantes" terminam assim a primeira volta com um triunfo. O próximo desafio está agendado já para esta sexta-feira, pelas 20:00, frente ao Beira Mar. O encontro será disputado no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra.

in AAC-OAF

nº espectadores: 2664
nota ao árbitro: Vasco Santos: 3
melhor do Nacional: Rondon
melhor da Académica: Edinho


Crónica

A Académica passou por um valente susto esta segunda-feira quando, sem dar quase por isso, já perdia em casa com o Nacional ao fim de pouco mais de um quarto-de-hora de jogo. O resultado premiava o cinismo madeirense e obrigou os estudantes a puxar de todos os trunfos.

Sobretudo de Edinho que, tendo ficado no banco, foi lançado na segunda parte para desmantelar, por fim, este Nacional que, mesmo reduzido cedo a 10 jogadores, soube fechar-se e defender o empate que consentira logo no arranque da segunda parte.

Fica, todavia, a interrogação. Teria a Briosa sido capaz de dar a volta ao texto caso os ilhéus tivessem conseguido chegar ao final do jogo com 11? Provavelmente, não. Mas aconteceu assim e com mais três pontos, a Académica salta da zona de despromoção para o 10º lugar. É obra!

O Nacional surgiu igual a si próprio. Muito organizado, bem posicionado, sem dar espaços a veleidades ao adversário. A Académica tinha mais bola, procurava explorar os flancos, com Marinho e Wilson Eduardo, que, para azar, haveria de sair logo, devido a lesão.

Concentrados, os homens de Manuel Machado foram fieis ao plano traçado. Deram um aviso num remate de longe de Diego Barcellos que Ricardo defendeu com dificuldades e, pouco depois, num livre, chegaram mesmo ao golo.

Lance típico. Livre de Revson para o coração da área, onde Rondón saltou praticamente sem oposição. A Académica pagava cara a distração e via-se, de um momento para o outro, a perder. Agora, ainda por cima, sem Wilson.

Parecia um cenário perfeito para os insulares, não fosse o minuto fatídico em que João Aurélio impede Saleiro de rematar na área e vê o vermelho por isso. O avançado, surpresa no 11 de Pedro Emanuel porquanto Edinho ficou no banco, foi para a marca, mas permitiu a defesa de Gottardi.

O intervalo chegou mesmo na hora certa para os madeirenses, permitindo à equipa recolocar as ideias no lugar e digerir as emoções, mas a segunda parte não podia ter começado pior. Num lance rápido, Makelele corresponde da melhor forma ao centro de Cleyton, e faz o empate sensivelmente da mesma zona que Rondón marcara.

Cerrar fileiras à moda da Madeira

Reposta a igualdade, a Académica procurou virar o marcador, mas esbarrou novamente na disciplina tática madeirense. Agora com 10, os nacionalistas fechavam-se ainda mais lá atrás e asfixiavam qualquer tentativa do adversário de conseguir aproximar-se com perigo da baliza de Gottardi.

Aos poucos, a Académica pareceu também ir na cantiga e adormeceu, por momentos, ou então adotou um estilo mais paciente, procurando, tal como Pedro Emanuel previra, provocar o erro dos ilhéus. O trabalho que isso dá.

Pedro Emanuel juntou Edinho a Saleiro, passou a jogar em 4-4-2, mas não estava fácil. As pernas madeirenses pareciam multiplicar-se à frente da baliza, ameaçando tornar o castelo absolutamente inexpugnável. Só um homem podia resolver isto. Esse mesmo. Edinho.

O melhor marcador da Briosa, e também um dos mais eficientes da Liga, andou por ali uns tempos, a tirar as medidas à baliza, e, qual predador, sempre à espreita, meteu a lança em África. Revson, por ironia um dos melhores nacionalistas, foi também para a rua e com nove os madeirenses renderam-se. Por fim.


Destaques


A figura: Edinho
Estava o jogo empatado (1-1) e muito difícil de resolver para a Académica, que jogava com mais um jogador, quando muitos olhavam para o banco e viam aquela que poderia ser a solução. Só poderia ser mesmo ele. Esperou, esperou, até que encontrou o momento certo. Mais um grande golo. A valer três pontos.

O momento: minuto 41
Foi o início do fim para os madeirenses. Não é que não tivesse havido outros momentos que também complicaram, mas este, pela grande penalidade, ainda que falhada por Saleiro, mas sobretudo pela expulsão de João Aurélio, deitou tudo a perder.

OUTROS DESTAQUES:

Makelele
Mais um belo jogo do brasileiro com nome de craque. Procurou encontrar linhas de passe no meio-campo, tarefa nada fácil face ao perfil do adversário, mas o camisola 8 dos estudantes encara cada jogada com um sorriso nos lábios. E foi com um destes, de orelha a orelha, que festejou certamente o golo que marcou, logo a abrir a segunda parte. Incansável ainda a recuperar bolas.

Revson
Fez a assistência para o golo de Rondón como se tivesse olhos no pé esquerdo e assinou mais um par de livres que causaram aflição na defesa estudantil. Pareceu foi ter perdido o controlo emocional na segunda parte e, depois de um primeiro amarelo, viu rapidamente um segundo e deixou a equipa com nove. Muito mal.


Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final da vitória sobre o Nacional, esta segunda-feira, em Coimbra:

«Foi um jogo bem disputado, frente a uma equipa de qualidade, em que precisámos de ser muito competentes. Penso que o Nacional chega à vantagem com mérito, mas também com demérito nosso, apanha-se no seu conforto, em vantagem, depois de um golo de bola parada, e começa a cortar linhas de passe. Surge o penalty e a expulsão do jogador do Nacional, não marcámos, o que seria importante, até para tirar um pouco a ansiedade dos jogadores. Na segunda parte, entrámos bem, a querer pegar no jogo, com paciência, e os golos surgem com naturalidade. Penso que o resultado se ajusta, com grande rigor de todos, que foi o que pedi. Foi vitória do querer e da competência, porque só querer não chega. Paixão e dedicação é importante, mas quando sabemos que queremos fazer.»

Manuel Machado, treinador do Nacional, no final da derrota com a Académica, esta segunda-feira, em Coimbra:

«Foi um jogo interessante de um modo geral, o Nacional entrou bem, geriu os primeirso momentos, foi-se assenhoreando da partida e marcou com naturalidade. Tínhamos o jogo mais do que controlado, julgo que qualquer observador atento não adivinharia o resultado no final dos 90 minutos. Agora não há só fatores técnicos no futebol, há uma terceira equipa em campo. Estou na ilha pelo quarto ano consecutivo, tenho uma relação já com o sentir e o pensar do madeirense, que me era, de certa forma, difícil de entender, agora já me é mais fácil entender o que pensam sobre a cultura portuguesa e até aquele sentido independentista. Quando fazem isto com uma equipa periférica, com erros que penalizam, afinal esse sentir e pensa, essa não identificação com cultura portuguesa e a vontade da ilha de se desligar, é compreensível. O que aqui aconteceu é feio em desporto, é feito em geral, e ainda mais com uma equipa periférica. O quarteto de arbitragem teve uma má tarde, deu um mau contributo para o futebol.»

Makelele, jogador da Académica, no final da vitória sobre o Nacional, esta segunda-feira, em Coimbra:
«Marcar é sempre importante, seja em que jogo for. Estou muito feliz em poder ajudar, o lugar da Académica é nos 4 ou 5 primeiros, e estamos a trabalhar para isso. Sexta-feira temos outro jogo difícil e quero ver se marco outra vez. De cabeça? Cabeça, Joelho ou barriga, o importante é ajudar a Académica. Passo a passo, vamos chegar onde queremos. Foco é todo no campeonato e assim fica mais fácil para trabalhar. O Edinho? Está como o Anelka, careca e barbudo [risos] Que posso dizer? É um jogador de seleção, é um prazer jogar com ele. Aquelachapada, só Cristiano Ronaldo mesmo. Entrou e deu-nos a vitória, claro que com a ajuda do grupo, mas com grande classe.»

Minuto a minuto

90' FINAL DO JOGO! Académica - 2 Nacional - 1. Vitória sofrida da Académica, que teve de chamar o melhor goleador, Edinho, que havia ficado no banco, para conseguir dar a volta ao Nacional, que jogou toda a segunda parte com 10!
90' Mais três minutos para jogar!
88' Segura Ricardo!!!!
86' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Carlos Saleiro entra Marcos Paulo
83' SEGUNDO CARTÃO AMARELO para Revson (Nacional )
82' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 2-1 por Edinho. Grande golo do internacional português, um verdadeiro míssel!!!
77' CARTÃO AMARELO para Revson (Nacional )
76' Livre de Revson, segura Ricardo!
74' SUBSTITUIÇÃO Nacional . Sai Diego Barcellos entra Keita
73' CARTÃO AMARELO para Bruno China (Académica )
72' CARTÃO AMARELO para Mexer (Nacional )
69' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marinho entra Edinho
68' Toada mais morna agora, a Académica adota um jogo de paciência...
61' 2664 espetadores no estádio, segundo dados da organização.
58' CARTÃO AMARELO para Edinho (Académica )
58' Ainda nem entrou é já tem amarelo: Edinho!!!
57' CARTÃO AMARELO para Reiner Ferreira (Académica )
56' CARTÃO AMARELO para Cleyton (Académica )
54' O Nacional praticamente abdicou do ataque, mas também não facilita lá atrás!
51' Académica tenta chegar ao segundo mas o Nacional, mesmo com 10, fecha-se bem!
48' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-1 por Makelele!! A Académica chega ao empate: a jogada desenvolve-se pela esquerda, Cleyton cruza largo e Makelele no coração da área atira de cabeça para golo!!
46' SUBSTITUIÇÃO Nacional . Sai Bruno Moreira entra Candeias
46' SUBSTITUIÇÃO Nacional . Sai Manuel da Costa entra Moreno
46' RECOMEÇA A PARTIDA
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e Nacional. Insulares matreiros, souberam aproveitar uma bola parada para abrir o marcador e depois os estudantes desperdiçaram uma ocasião de ouro: Gottardi defendeu o penalty de Saleiro!!! Mas no lance João Aurélio foi para a rua...
45' Mais dois minutos...
43' Livre de Galo, Ferreira cabeceia para grande defesa de Gottardi!!!
41' PENALTY FALHADO por Carlos Saleiro (Académica )
40' PENALTY DEFENDIDO por Gottardi (Nacional )
39' CARTÃO VERMELHO para João Aurélio (Nacional )
39' PENALTY ASSINALADO contra Nacional por falta de João Aurélio quando Saleiro se preparava para rematar!!!
37' CARTÃO AMARELO para Manuel da Costa (Nacional )
36' Fase mais incaraterística da partida.
29' Livre de Revson, muito por cima!
25' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Wilson Eduardo entra Amessan
24' AGORA DEFENDE RICARDO!!! Era mais um cruzamento largo, agora da esquerda, de Marçal, e cabeça de Manuel da Costa!
21' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! NACIONAL ! 0-1 por Mario Rondon. Livre de Revson para a área, onde Rondón salta praticamente à vontade, de cabeça, para o golo!!!
17' Marinho estatela-se no chão, em luta com Miguel Rodrigues, bem o árbitro a nada assinalar.
16' Boa iniciativa agora de Makelele, mas Gottardi resolve.
12' Boa defesa de Ricardo, a remate de Diego Barcellos de fora da área, depois de um par de passes errados de China e Flávio!
5' Grande pormenor de Wilson a tirar Marçal do caminho para correr em direção à baliza, mas, na zona da quina da área, rematou muito por cima!
2' Académica ao ataque. Canto.
2' Bom trabalho de Marinho, a fugir a dois adversários antes de entrar na área e rematar de pé esquerdo, mas fraco!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e Nacional
0' Mais público mesmo assim do que seria de esperar! Perto de duas mil pessoas.
0' Compasso de espera por causa de uma baliza que não está em condições...
0' O Nacional já visitou Coimbra por 19 vezes, conseguindo sair apenas por duas vezes com a vitória no bolso. Contam-se, por conseguinte, 11 triunfos para os da casa e seis empates. Os insulares, de resto, já não vencem na cidade dos estudantes há seis anos.
0' Para isso vai ser preciso melhorar o desempenho defensivo: 26 golos consentidos é o pior registo da Liga, em igualdade com o Beira Mar, que tem um jogo a mais.
0' Longe vão os tempos europeus de Manuel Machado e, em particular, da turma da Choupana. O percurso dos insulares tem sido bastante irregular, mas a vitória sobre o Sp. Braga, na última jornada, só pode servir de bom pronúncio.
0' A luta pela permanência continua bem viva no fundo da tabela e os estudantes não podem dar-se ao luxo de desperdiçar uma oportunidade como esta diante de um concorrente direto.
0' Os sinais de vida dados pela Académica com a vitória categórica (4-2) sobre o V. Setúbal, depois de oito meses sem triunfos em casa, esbarram na sensação do momento em Paços de Ferreira e, com isso, o desafio de hoje volta a ter contornos decisivos.
0' ALTERAÇÃO NA EQUIPA DA ACADÉMICA: afinal, joga Saleiro em vez de Edinho! A nova ficha acaba de ser distribuída, aparentemente houve um erro técnico, uma vez que o ex-sportinguista entrou logo com a equipa para o aquecimento!
0' As três equipas já aquecem no relvado, que depois da intempérie do fim-de-semana aparenta estar em condições muito aceitáveis. De resto, hoje pouco choveu em Coimbra, e estão cerca de 10 graus.
0' O árbitro da partida será Vasco Santos, do Porto, auxiliado por Alexandre Freitas e Tomás Santos. O quarto árbitro será Rui Patrício.
0' NACIONAL: Gottardi; João Aurélio, Miguel Rodrigues, Mexer e Marçal; Manuel da Costa; Claudemir e Revson; Mário Rondon, Bruno Moreira e Diego Barcellos.

SUPLENTES: Vladan, Crespo, Jota, Moreno, Mihelic, Keita e Candeias.
0' ACADÉMICA: Ricardo; Rodrigo Galo, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira e João Dias; Bruno China; Makelele e Cleyton; Wilson Eduardo, Edinho e Marinho.

SUPLENTES: Peiser, João Real, Keita, Marcos Paulo, Ogu, Amessan e Saleiro.
0' Já há equipas oficiais!
0' CONVOCADOS DO NACIONAL: guarda-redes: Vladan e Gottardi; defesas: João Aurélio, Manuel da Costa, Mexer, Miguel Rodrigues, Marçal e Crespo; médios: Moreno, Claudemir, Revson, Jota, Mihelic e Diego Barcellos; avançados: Mário Rondon, Candeias, Keita e Bruno Moreira.
0' Skolnik está lesionado e tem operação marcada para segunda-feira, no Porto, ao ligamento cruzado do joelho esquerdo. Mateus continua ausente ao serviço da seleção angolana.
0' O médio regressa à lista, na qual se destaca ainda a ausência de Isael, que saiu do clube para representar o Krasnodar, da Rússia.
0' Mihelic é a principal novidade nos convocados do Nacional esta partida.
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes: Ricardo e Peiser; defesas: Rodrigo Galo, João Dias, Flávio Ferreira, Reiner Ferreira e João Real; médios: Keita, Bruno China, Marcos Paulo, Makelele, John Ogu e Cleyton; avançados: Marinho, Wilson Eduardo, Edinho, Carlos Saleiro e Amessan.
0' Hélder Cabral não foi chamado por ainda estar a recuperar. O terceiro guarda-redes, Fábio Santos, e ainda Afonso ficaram de fora por opção. Halliche e Nivaldo, como é sabido, estão no CAN.
0' O jogador falhou o treino de sábado, mas já trabalhou no domingo, pelo que poderia não estar a cem por cento. Também Júnior Lopes não foi chamado, por opção, enquanto Reiner Ferreira e John Ogu, após castigo e lesão, respetivamente, estão de volta aos eleitos.
0' A ausência do avançado Salim Cissé é a grande nota de destaque dos convocados da Académica para o jogo este jogo, tanto mais que esta é a primeira vez que o africano não é chamado para um jogo.
0' Este jogo vai ser observado por enviados do Gil Vicente, Queen Park Rangers, Troyes, Rennes, Marselha, Instambul BB, Club Brugge, Rayo Vallecano, Borrusia Dortmund e Hannover 96.
0' Como tal, a direção da Briosa decidiu franquear as portas a sócios, reformados e estudantes, por forma a garantir mais algum público que, de outra forma, não seria possível ter.
0' O jogo foi marcado para hoje, para dar mais um dia de recuperação aos estudantes, que jogaram na quinta-feira para a Taça de Portugal com o Benfica, e em específico para esta hora (16 horas), de forma a permitir o regresso ainda hoje dos insulares à Madeira.
0' A Académica mergulhou abaixo da linha-de-água (15º lugar), com 13 pontos, em função da vitória do Gil Vicente no terreno do Estoril, mas o Nacional não está longe (11º, 15 pontos).
0' Boa tarde. Bem-vindos ao Académica-Nacional, o penúltimo jogo da 15ª, que encerra a primeira volta. Tudo para saber, aqui, no Maisfutebol, ao minuto. Fique ligado.

in maisfutebol
Assistência

Afinal com a campanha lançada pela Académica, levou o Cidade de Coimbra 2664 espectadores, que para uma segunda feira a tarde em comparação com outras tardes e noites é bom.


Outros

Amessan merece nota de destaque uma vez que voltou a jogar pela Académica, fazendo a sua segunda aparição na Liga. Depois de regressar do empréstimo ao Arouca, Pedro Emanuel fez alinhar o jogador durante a partida frente ao nacional ao substituir Wilson Eduardo.

A última vez que Amessan vestiu a camisola da Briosa foi em 10-11-2010 quando actuou no Académica 1 - Arouca 1 (2-4 gp), jogo da taça da Liga que ditou o afastamento da Briosa daquela competição.

Salim Cissé falhou frente ao Nacional o primeiro jogo neste campeonato ao não ser convocado por Pedro Emanuel. Além deste só não jogou na sexta jornada da liga Portuguesa frente ao V. Guimarães.

Makelele merece ainda nota de destaque pelo bom jogo que fez, mas acabou por ser Edinho, a ser eleito o melhor em campo do lado da Briosa.

by BP

Sem comentários:

Enviar um comentário